quinta-feira, 16 de maio de 2024

Estação das Artes recebe Baile do Preto, com campanha em solidariedade ao Rio Grande do Sul

Equipamento da Secult Ceará participa ainda da 2ª Semana Nacional de Registro Civil até sexta-feira (17.05)

A semana será de alegria e solidariedade na Estação da Artes - espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. O equipamento promove programação eclética e gratuita de quinta (16) a domingo (19), incluindo o Baile do Preto - com campanha solidária aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul - e a festa Numalaje, apresentações de forró e samba, além de atividades infantis. Durante a semana, a Estação recebe ainda o “Registre-se!”, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) destinada à emissão de 2ª via de documentos para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade.
Na quinta (16), o cantor e compositor Juruviara apresenta o projeto Forró Manzape. A apresentação musical consiste na fusão de experimentos rítmicos que passeiam pela música brasileira e nordestina, trazendo ao público releituras do cancioneiro popular em sua diversidade, com influências de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Flávio José, Jackson do Pandeiro, Chico César, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, entre outros. O show entrega um repertório diverso, trazendo o forró como seu epicentro, e acontece no espaço da Gare, das 19h30 às 21h30.
Baile do Preto promove arrecadação de doações para RS na sexta (17)
A noite de sexta (17) na Estação será ocupada pelo Baile do Preto, programação solidária às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Como parte dos esforços empreendidos pela Central Única das Favelas (Cufa), os organizadores da festa sugerem ao público entregar na entrada do evento um quilo de alimento não perecível.
A festa reúne convidados como Preto Zezé, Babu Santana e os Cabeças de Água Viva e Tico Santa Cruz, além das atrações Dexter, Belinho, Mulher Barbada, Vanessa A Cantora e dos DJ’s Indira Marley, Doido e LOO, e tem como proposta homenagear antigos bailes que marcaram época com sua atmosfera vibrante e envolvente, além de celebrar a diversidade e a riqueza da cena musical local.

Festa Numalaje retorna à Estação das Artes no sábado (18)
Já no sábado (18) é a vez da Gare receber pela segunda vez o projeto Numalaje, promovido pelos DJs Lolost e DDzin. Criada em outubro de 2022, a festa nasceu da vontade coletiva de pessoas negras e LGBTQIAPN+ de periferia de reunir semelhantes e ocupar diversos espaços de Fortaleza. 
No setlist da discotecagem está garantida a fusão de ritmos eletrônicos com o funk. A celebração integra o programa Ocupa Estação, que desde julho de 2022 tem como objetivo consolidar a Estação das Artes como palco de múltiplas expressões, aproximando o público do espaço e do seu entorno.


O público infantil tem espaço garantido no Domingo na Estação, que neste dia (19) promove entre 10h e 13h a Oficina Pintura Infantil “Monotipia Botânica”, com os arte-educadores Iuri Tavares e Fleuri Cardoso. O momento convida a criançada a coletar folhas, flores e ramos presentes no espaço para experimentar a monotipia botânica, que consiste em uma técnica de transferência de texturas encontradas na natureza, situada entre a pintura, a gravura e o desenho.
Às 10h, pessoas de todas as idades se encantam com o  espetáculo "Terra de Quem Rói", da Companhia Itinerante de Malabares. A apresentação se vale de palhaçaria clássica, malabarismos e acrobacias para interpretar a história de três ratinhos que lutam por sua sobrevivência. Por meio de uma dramaturgia simples e excêntrica, o espetáculo é pautado em reflexões sobre a complexa realidade social.
Na mesma manhã, a Gare recebe ainda, a partir das 11h, o show Samuel Rocha “Bordando o Sete”. Entre março e abril de 2023, o músico se tornou o primeiro violonista sete cordas cearense a fazer o lançamento de um álbum autoral em turnê pela Europa, passando por cidades como Toulouse, Colônia, Strasbourg e Albertville, e, em especial, participando do 19° Festival de Choro de Paris. O projeto reúne composições influenciadas por sonoridades tradicionais e contemporâneas, passeando pelo choro, baião, xote, maxixe, frevo, gafieira, dentre outros.
A programação do Domingo na Estação é encerrada com o Samba do Brasa, às 12h30, no Mercado AlimentaCE. Inspirado nas noites de samba que seu pai fazia em Fortaleza, Paulinho Brasa se apaixonou pela música e pelo gênero, tendo integrado o bloco Camaleões do Vila e os grupos Sem Kerer e Balaco. Com grande vivência na cena local do samba, o músico tem acompanhado intérpretes como Gabi Nunes, Theresa Raquel, Grupo Mesura e Samba Maioral. No Samba do Brasa, toca os clássicos do samba e insere um repertório de MPB no ritmo.

2ª Semana Nacional de Registro Civil leva serviços para dentro e fora da Estação
Em parceria com diversos órgãos do poder público, a Estação das Artes abre as portas durante a semana para receber os serviços da 2ª Semana Nacional do Registro Civil do Poder Judiciário – “Registre-se!”. A campanha acontece entre os dias 14 e 17 de maio e pretende disponibilizar emissão da segunda via de documentos e de orientações jurídicas e de proteção social para pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade.
As ações do programa objetivam conjugar esforços entre órgãos e entidades dos Três Poderes e da sociedade civil, com a intenção de combater o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros, em especial, à população considerada em estado de vulnerabilidade. No Ceará, a campanha do Conselho Nacional de Justiça é realizada em parceria com o Tribunal de Justiça, por meio da Corregedoria Geral da Justiça.
Durante a 2ª Semana Nacional de Registro Civil, a Estação das Artes recebe na Gare, entre terça e sexta, de 9h às 16h, atendimentos de serviços públicos municipais, estaduais e federais, como o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, o Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), Defensoria Pública da União, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), a Secretaria da Proteção Social (SPS) e a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Já na Praça da Estação, de terça a quinta, acontecem ações do Projeto Acolher, da Secretaria da Proteção Social do Estado (SPS).

Serviço
Semana na Estação das Artes
Dias 14 a 19.05
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 - Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Acesso gratuito
Entrada sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre




Nenhum comentário: