domingo, 8 de maio de 2022

FÓRUM DE ARTES VISUAIS

Centro Cultural BNB promove a Mostra 8 de Maio, com a participação de diversos artistas e homenagem a Vando Figueiredo
A Mostra 8 de Maio - Tudo pela Paz, chega a sua 11ª edição no Centro Cultural Banco do Nordeste, trazendo um recorte das artes visuais cearenses. O evento contempla as categorias: pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia e outras.
O artista plástico Vando Figueiredo será o homenageado, cearense com projeção nacional e internacional.
Este ano de 2022, a mostra apresenta 85 artistas cearenses, fazendo referência ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, e defendendo a Paz no mundo. 
A MOSTRA 8 DE MAIO é organizada pelo Fórum das Artes Visuais do Ceará – Júlio Silveira (presidente) Francisco Ivo, Zakira e Silvano Tomás ( coordenadores) parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).
A programação da MOSTRA contempla o público visitante com uma exposição de artistas cearenses e oferece um ciclo de palestras e oficinas práticas ao público em geral. 
Texto de apresentação do evento
Tudo começou quando o homem percebeu que havia uma conexão entre si e os seres e o mundo a sua volta, sentiu a necessidade de “registrar em algum lugar e de alguma forma” os seus dias e os feitos que se podia notar. Sentiu o impulso de contar todas as histórias que pudesse perceber, desde as mais sutis e subjetivas por ter a essência intrínseca e primordial da natureza divina do ser e da personalidade como criatura, enquanto numa experiência física individual e coletiva.
 Assim, surgiram “os privilegiados” (artistas) que foram capazes de expressar através de uma comunicação que conectassem a todos numa linguagem universal e numa memória existencial a temporal (arte) desde o belo e magistral, o bizarro, o profano e sagrado, sublime. As linhas, e formas e cores podiam expressar verdades e a magia visual das histórias e ideias e conceitos poderosos numa conexão de VIDA como o maior bem que existe... Assim, hoje, o artista pinta pela PAZ! 
A PROGRAMAÇÃO:
Abertura da Mostra dia 10/05 às 18 h
Visitação: Terça a sábado das 9h às 18h, a partir do dia 10/05 a 30/06
PALESTRAS
* Semana de 22 - MODERNISMO no Brasil com Segiane Cabrall - dia 12 – às 9h
* Poéticas Visuais Contemporâneas com Cláudia Sampaio - dia 19 – às 9h
* A nação vai à província do romantismo ao Modernismo no Ceará com Dr. Rodrigo de Albuquerque – às 9h
OFICINAS
*Iniciação a LINOLEOGRAVURA com Gerson Ipirajá - 11 e 13 de maio – às 9h
*Oficina de Colagem com Lana Guerra - 18 e 20 de maio – às 9h
*Oficina de Encadernação com Oscar de Queiroz de 25 e 27 de maio – às 9h
*Oficina de Cerâmica com Elizeu Joca - 01 e 03 de junho – às 9h
 

Nenhum comentário: