quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

CULTURA POPULAR


Projeto Curta a Tradição, Curta a Cultura, Curta o São Luiz celebra tradições populares

A programação vem acontecendo desde o mês de setembro no Cineteatro São Luiz e recebe Mestres da Cultura e Grupos Convidados até fevereiro de 2019

Neste mês de Dezembro, nos dias 14 e 21, respectivamente, Mestra Mazé e Mestra Raimundinha integram a programação do Projeto Curta a Tradição, Curta a Cultura, Curta o São Luiz partilhando suas vivências e fazeres culturais. A programação acontece sempre às 12h30, com uma breve roda de conversa, seguida de apresentação  no Hall do Cineteatro São Luiz. A iniciativa é idealizada pelo ator e circense, Cláudio Ivo e conta com Produção Executiva da Ideias Produções. Foi aprovada no X Edital Mecenas do Ceará e tem Apoio Cultural da Enel.

No dia 14, sexta-feira, Mestra Mazé irá partilhar com o público um pouco da sua história como uma das mais importantes cultivadoras da tradição junina do estado do Ceará. Mazé da Quadrilha, como é conhecida, idealiza há mais de 40 anos quadrilhas adultas e infantis na Comunidade da Cigana, na cidade de Caucaia. É integrante da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará - FEQUAJUCE e filiada à União Junina do Ceará. A programação acontece, quinzenalmente às sextas-feiras e é gratuita. O projeto dialoga sobre os territórios das tradições populares a partir de uma curadoria norteada por histórias, memórias e afetos.

No dia 21/12, será a vez da Mestra Raimundinha dividir com a platéia um pouco de sua trajetória e vida dedicada à Renda de Bilro do município de Trairí. Ela difunde há muitos anos a tradição, repassando a técnica e os conhecimentos a fim de fortalecer o artesanato na cultura popular. Até fevereiro de 2019, Mestres da Cultura e grupos convidados partilham sua trajetória e contribuições na cena cultural cearense. Todos são convidados a festejar e celebrar entre saberes e fazeres artísticos. O circo, a dança, o teatro, o humor e a música que estarão presentes ao longo desta edição promovendo uma reflexão sobre a nossa relação com a tradicionalidade e a regionalidade.

SERVIÇO:
Projeto Curta a Tradição, Curta Cultura, Curta o São Luiz
14/12 às 12h30 - Mestra Mazé
21/12 às 12h30 - Mestra Raimundinha
Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza - CE)
Entrada: Gratuita | Classificação Indicativa: Livre
                                                                                        

Nenhum comentário: