Com visitação gratuita, a mostra “Territórios” exibe obras do fotógrafo e cineasta Walter Carvalho e tem recursos inclusivos para deficientes visuais
Prossegue em cartaz até o dia 29 de novembro (sexta-feira), a exposição fotográfica “Territórios”, do fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, no Espaço Cultural Arandu, em Caucaia (CE). Com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30, a mostra é uma realização do Instituto Myra Eliane, gestor do Arandu, em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza.
Inspirações de um artista da imagem
“Territórios” reúne 27 fotografias de Walter Carvalho e tem curadoria de Eder Chiodetto. As obras revelam o olhar sensível de Walter Carvalho sobre o cotidiano, com registros que abrangem cenas urbanas, esculturas e alegorias de carnaval. O uso de recursos de fragmentação e reconstrução de corpos e objetos estimula o público a construir novas interpretações. O olhar cinematográfico do artista também está presente em fotos que evocam movimento e fluidez entre o estático e o dinâmico.
Inclusão de deficientes visuais
Com o objetivo de promover inclusão de deficientes visuais, há recursos na linguagem braile, audiodescrição e reprodução em alto relevo em parte das fotografias. “Fazer obras desse artista tão importante que é Walter Carvalho, com um trabalho extenso e rico em filmes e novelas representativos para o Brasil, chegarem às pessoas da periferia de Caucaia e possibilitando novas maneiras pensar simboliza o quanto acreditamos na arte como vetor de transformação social", destaca Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2016, em Fortaleza (CE), que tem como propósito "transformar vidas através dos Valores Humanos". Atua na promoção da Educação Infantil com base nos Valores Humanos, na formação de jovens e adultos, além de ofertar ações culturais gratuitas para a população. A entidade conta com equipamentos próprios, onde desenvolve as atividades de educação e capacitação profissional - o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso; o Centro de Formação Profissional Yolanda e Edson Queiroz (Cenfor); e os espaços de fomento às artes - Memorial Edson Queiroz (Cascavel-CE) e Espaço Cultural Arandu (Caucaia-CE).
Sobre o Museu da Fotografia Fortaleza
Inaugurado dia 10 de março de 2017, o MFF mantém dois andares de acervo fixo e um outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, mantém 12 projetos sociais, dentre eles, Museu nos Bairros e Museu no Interior, que já visitaram diversas comunidades, levando teoria e prática acerca do mundo da fotografia.
O equipamento realiza ainda uma série de ações para divulgar novos talentos e promover a fotografia, a partir de cursos e visitas guiadas para a terceira idade, e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado de sua proximidade com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e das Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Serviço
Exposição Territórios
Período: até 29 de novembro (sexta-feira)
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30
Local: Espaço Cultural Arandu, à Av. Central, s/n, Bairro Araturi. Caucaia (CE)
Agendamento de grupos: arandu@myraeliane.org
Contato: (85) 3493.5696 ramal 3
Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário