Com participação nos principais eventos do Brasil, Secretaria da Cultura busca acordos de cooperação com investidores, diálogo com instituições estrangeiras e aprimoramento dos editais de investimento
A criação do Marco Legal dos Jogos Eletrônicos (Lei 14.852) , em maio de 2024, distribuiu uma nova era para o campo audiovisual brasileiro. Diante deste rico cenário, o Governo do Ceará , a partir da Secretaria da Cultura (Secult) , trabalha o aprimoramento das políticas públicas destinadas ao setor dos jogos no estado.
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio último, em São Paulo, a Secult Ceará marcou presença na “Gamescom Latam 2025” . Considerado o maior evento de jogos da América Latina, a iniciativa reuniu ampla programação com autoridades nacionais e internacionais que atuam neste mercado.
Durante o evento, a pasta, por meio de articulação da Coordenadoria de Cinema e Audiovisual (CCAVI) , dialogou com investidores internacionais, associações atuantes no mercado de jogos eletrônicos e participaram de palestras sobre políticas públicas e o mercado de games.
Além disso, foram realizadas reuniões para futuros acordos de cooperação, principalmente com foco em intercâmbio, coprodução e distribuição de obras produzidas pelo setor audiovisual cearense.
“Estamos comprometidos com um planejamento estratégico que impulsione a economia criativa. O setor de jogos eletrônicos cresce exponencialmente, passa por uma ampla reestruturação no País e o Ceará tem talento de sobra para se destacar nessa área. Nesse sentido, a Secretaria atua de forma articulada, promovendo reuniões com agentes culturais, ouvindo o setor produtivo e marcando presença em eventos estratégicos no Brasil e no exterior, para fortalecer políticas públicas e atrair investimentos”, destacou o Secretário Executivo da Cultura, Rafael Felismino.
Secult Ceará no mercado de games
Já nos dias 5 e 6 de maio, em Fortaleza, aconteceu o “Brazil Games Fast Travel: Land of Light” . O encontro internacional da indústria de jogos, realizado no Kuya – Centro de Design do Ceará , deu continuidade à agenda de articulações institucionais da Secult Ceará para o segmento de games.
As reuniões têm parcerias nacionais e internacionais e reuniram representantes do audiovisual no Conselho Estadual de Política Cultura do Ceará (CEPC), Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende), Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Sebrae Ceará, Banco do Nordeste (BNB), Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais Eletrônicos (Abragames), Brazil Games Export Program, e profissionais de companhias e iniciativas como EA Games (EUA) e Spielfabrique (ALE).
Na tarde de segunda-feira (5), o Secretário Executivo da Secult, Rafael Felismino, e a equipe da Coordenadoria de Cinema e Audiovisual (CCAVI), realizaram reunião com Jason Della Rocca (Execution Labs), Kristian Roberts (Nordicity), Juney Dijkstra (EA Games) e Thierry Baujard (Spielfabrique).
Na manhã de terça-feira (6), no Sebrae Ceará, o Plano Setorial da Indústria de Jogos no Ceará (ProGamesCE) foi tema de reunião realizada pela presidente da Ascende, Loana Russo, e pelo presidente da Câmara Setorial do Desenvolvimento Econômico da Cultura (CSDEC), Arison Uchoa.
Nesta oportunidade, estiveram presentes Camila Vieira, Josy Macedo e Marcus Antonius (CCAVI/Secult Ceará), Paulo Alcoforado (Ancine), Flaviene Vasconcelos (Secitece), Ananda Arnaud (SDE), Edjânio Chaves (BNB), Ruan Lessa (Sebrae) Jason Della Rocca (Execution Labs), Kristian Roberts (Nordicity), Juney Dijkstra (EA Games) e Thierry Baujard (Spielfabrique), Mike Yamazaki (Shining Tree) e Sasha Volkohon (Remote Control Productions).
Foto: Jeny Sousa
Na tarde de terça-feira (6), um encontro abordou a importância do setor como vetor econômico para o estado e seu papel na consolidação da empresa pública de audiovisual. Participaram o Secretário Executivo da Secult, Rafael Felismino; o diretor da Ancine, Paulo Alcoforado; a diretora de relações governamentais da Abragames, Raquel Gontijo; a gerente do Programa de Exportação de Games do Brasil, Patrícia Sato; Marilena Lima (CEPC); Márcia Noronha e Ananda Arnaud (SDE) e Flaviene Vasconcelos (Secitece).
“As reuniões com representantes de instituições, empresas e profissionais na área de games e audiovisual são importantes para a Secult Ceará estruturar parcerias e conexões para ações de nossa política cultural, além de estratégias para a implantação da empresa cearense do audiovisual”, destacou a coordenadora de Cinema e Audiovisual da Secult Ceará, Camila Vieira.
Fotos: Jeny Sous
Nenhum comentário:
Postar um comentário