Mais do que um festival de cultura pop, o Sana se firma, aos 25 anos, como uma força transformadora no universo de crianças e jovens. A edição “Parte 2” de 2025 acontece neste fim de semana, no Centro de Eventos do Ceará, com a expectativa de receber mais de 100 mil visitantes de 22 estados brasileiros, entre sexta (18) e domingo (20). Criado por 15 amigos apaixonados por anime e games, o evento virou referência nacional — e um dos mais longevos do Brasil. Com um impacto que transcende o entretenimento, o Sana já atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas ao longo dos anos e injetou cerca de R$ 500 milhões na economia local. Em cada edição, são gerados quase 3 mil empregos diretos e indiretos — metade deles ocupados por mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+.
Um dos momentos marcantes do Sana 2025 foi a realização da cerimônia GeekAção, que homenageou gestores públicos e empresas parceiras por acreditarem no poder social do festival. A solenidade reconheceu quem possibilitou o acesso de milhares de jovens ao universo geek, à cultura e à educação. O GeekAção simboliza a essência do Sana: democratizar o entretenimento e fomentar cidadania e pertencimento por meio de experiências criativas e acessíveis.
Foram homenageadas na cerimônia personalidades e autoridades como Débora Sombra (SENAC), os secretários estaduais Eduardo Bismarck (Turismo) e Rogério Pinheiro (Esportes), o deputado estadual Guilherme Bismarck, o deputado Romeu Aldigueri (presidente da Assembleia Legislativa do Ceará), ao lado de sua esposa Tainah Marinho, e Denise Carrá, secretária de Turismo de Fortaleza, representando o prefeito Evandro Leitão.
“O Sana é fruto de 25 anos de trabalho coletivo, de uma equipe apaixonada e do apoio de instituições e empresas que acreditam no Nordeste. Só nesta edição, conseguimos trazer 35 mil jovens graças ao GeekAção. Quero agradecer à Enel, Claro, Solar Coca-Cola, Sesc/Senac, Riot Games e Kabum por acreditarem no nosso potencial. Esse apoio nos mostrou que o Ceará é capaz de fazer o maior evento geek do Brasil. A gente monta toda a estrutura com fornecedores locais — isso movimenta a economia, gera emprego e, principalmente, transforma vidas”, destacou Daniel Braga, presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), realizadora do Sana.
E transformar vidas é o que o Sana tem feito com maestria. Projetos como GeekAção, Sana e-Sports, Sana Esportes e Geek Patas promovem inclusão digital, adoção de animais, incentivo à prática esportiva e acesso gratuito para alunos da rede pública. Em 2024, 54 mil estudantes participaram gratuitamente do evento, graças a parcerias com governos e prefeituras. “O GeekAção estimula a leitura, o interesse por tecnologia e inspira os alunos a pesquisarem mais. O Sana quer ser um lugar acessível, acolhedor e transformador”, reforça Daniel.
O futuro do Sana promete ir ainda mais longe. Atualmente, 16 marcas patrocinam o evento, número que deve dobrar nos próximos anos. A internacionalização já é realidade: há um time exclusivo dedicado à prospecção de tendências e negociações com empresas e artistas do Japão, Europa e Estados Unidos. “Queremos fazer do Sana um hub geek nacional, um polo de criatividade, tecnologia e impacto social. Vamos expandir, mas sem perder nossa essência plural e acessível”, finaliza Igor Lucena, diretor do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário