A diversidade sonora da banda de câmara Tum Toin Foin de Porto Alegre, criada pelo músico Arthur de Faria, em 2018, para celebrar seus 30 anos de carreira, desembarca no Ceará para duas apresentações especiais neste mês. O grupo, que une influências do rock, música de concerto, choro, samba, jazz e música regional gaúcha, se apresenta no dia 19 de fevereiro, em Nova Olinda, e no dia 22 de fevereiro, às 18h, em um concerto junto da Camerata de Cordas da UFC, no encerramento do FAN Festival, no Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza.
Com um repertório que transita entre o erudito e o popular, a Tum Toin Foin apresenta músicas autorais do maestro Arthur de Faria, muitas delas escritas para trilhas de filmes e peças teatrais, bem como reinterpreta composições de artistas diversos como Chico Buarque, Björk, Tom Zé, Radamés Gnattali, Villa-Lobos, Carla Bley, Thelonius Monk e Black Sabbath. O espetáculo propõe uma viagem musical onde palavras são substituídas por paisagens e aventuras sonoras, explorando os limites da música instrumental sem fronteiras.
“Espero o melhor dos mundos: tocar em praça pública, de graça, esse repertório e com uma bela orquestra, é um presente da vida. E estar na Fundação Casa Grande, novamente, é renovar a esperança na humanidade”, compartilha o maestro Arthur de Faria.
O show traz ainda arranjos do maestro que foram escritos para essa formação, banda e orquestra de cordas, já realizada em um concerto de estreia em Porto Alegre, em 2023, ao lado da Orquestra do Theatro São Pedro. A apresentação de Fortaleza conta com a composição de nove músicos, além da parceria com a Camerata de Cordas da UFC, permitindo a inclusão de dois solistas convidados: o flautista cearense Heriberto Porto e a cellista gaúcha radicada em Fortaleza Dora Uhtermold.
“Os estudantes estão muito animados por conhecer a proposta da Tum Toin Foin, por ela ser muito interessante e interativa. Além do desafio do repertório variado com uma escrita muito bem feita. Estamos ansiosos para encontrar com o grupo e fazer essa interação e esse belíssimo espetáculo na praça do MIS. Tenho certeza de que o público vai adorar e que vai ser um sucesso”, expressa Liu Man Ying, coordenadora da Camerata de Cordas da UFC.
Com sua sonoridade que equilibra rigor erudito, pegada pop e espaços para improvisação, a Tum Toin Foin reafirma seu compromisso com a experimentação e a liberdade musical, proporcionando ao público de Fortaleza e Nova Olinda uma experiência única. A apresentação tem duração de 75 minutos e entrada gratuita.
Serviço:
O espetáculo Tun Toin Foin é um produto do edital Funarte de Música Pixinguinha - Rede das Artes 2023.
Data: 22 de fevereiro.
Horário: 18h.
Local: Praça do Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410 - Meireles, Fortaleza - CE).
Duração: 75 minutos.
Classificação: Livre.
Entrada: Gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário