Atendimentos por síndrome gripal aumentam 1.230% na primeira semana de janeiro e Hospital OTOclínica expande prestação de serviços
O surto das síndromes gripais no Ceará neste início de 2022 vem lotando emergências hospitalares. Conforme atual relatório de atendimentos do Hospital OTOclínica, recém-integrado ao Grupo Kora Saúde, já na primeira semana deste ano foi possível perceber um aumento de 1.230% na demanda por atendimento de pacientes com quadros de síndrome gripal.
Enquanto que no dia 5 de dezembro de 2021 foram 23 atendimentos deste tipo na unidade, no dia 5 de janeiro de 2022 o número saltou para 306. No quarto dia deste ano atual, os atendimentos na emergência do hospital localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza chegaram ao pico de 361.
O avanço dos casos de síndrome gripal começou a ser percebido no Hospital OTOclínica Matriz ainda no dia 27 de dezembro. Com isso, a diretoria se reuniu e adotou uma série de estratégias para otimizar a recepção de pacientes e garantir que aqueles que chegam ao hospital sem sintomas de síndrome gripal, mas também necessitando de atendimento de emergência, sejam bem recebidos.
Veja abaixo a lista das medidas adotadas
- Divisão das entradas. Uma exclusiva para fluxo de síndrome gripal outra para não gripal
- Divisão da equipe de classificação de risco, atendimento/recepção, equipe médica, sala de medicação e sala de observação
- Expansão das salas de medicação
- Divisão da equipe de laboratório para coleta de pacientes com síndrome gripal e não gripal
- Disponibilização de exames de detecção de sindrome gripais
- Equipe médica do pronto atendimento redimensionada para atendimento ao público
- Divisão dos leitos de internação e UTI em alas gripais e não gripais
- Treinamento das equipes de atendimento e assitencial sobre pacientes com síndrome gripal.
A unidade hospitalar aconselha que, se possível, pacientes busquem atendimento presencial às 7h ou a partir das 16h, pois o intervalo entre este período é de maior movimento. O serviço de pronto atendimento via telemedicina do Grupo OTO para casos de baixa complexidade permanece disponível.
O acesso acontece por meio do aplicativo OTO app, já disponibilizado na Google Play e App Store. Ao baixar o aplicativo, o paciente deve fazer um cadastro prévio, indicar os sintomas e selecionar data e horário para o atendimento. Após isso, ele(a) receberá um aviso da solicitação do atendimento e deverá aguardar a chamada via teleconferência no OTO app. Planos de saúde aceitos para esta modalidade podem ser consultados dentro do próprio aplicativo.
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