Os turistas que visitaram Fortaleza em julho deste ano tiveram um gasto médio total de R$ 5.672,84, sendo a hospedagem o item de maior valor (31,8%). A média de permanência na Cidade foi de 6,1 dias. Os dados são da pesquisa “Perfil do Turista na Alta Estação”, realizada pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, entre os dias 12 e 28 de julho.
O levantamento entrevistou 403 pessoas e revelou que 100% dos participantes afirmaram que retornariam à cidade, motivados, principalmente, pelo lazer (43,6%).
Entre os entrevistados, 93% vieram à cidade a lazer; 6,2% a trabalho; e 0,8% para visitar a família ou amigos. Quanto aos fatores decisivos para a viagem, o principal motivo apontado foram os atrativos naturais de Fortaleza (91,2%). Ainda segundo o levantamento, 88,5% dos entrevistados afirmaram que as expectativas quanto à cidade foram totalmente correspondidas, sendo as praias (67,4%), o clima (59,9%) e a beleza natural (12,3%) os itens que mais agradaram os entrevistados.
O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, destaca a importância desse tipo de levantamento. “Essas pesquisas são fundamentais para entendermos quem é o nosso público e as mudanças de comportamento que podem ocorrer nesse perfil. Há algum tempo, por exemplo, Fortaleza era conhecida como cidade-dormitório, pois os turistas se hospedavam aqui, passavam o dia em praias vizinhas e voltavam apenas para dormir”, lembra.
“Isso mudou, e essa é mais uma das várias pesquisas que comprovam esse fato, pois mostra que 95,2% dos turistas vieram de sua cidade diretamente para Fortaleza e 64,8% não visitou nenhum outro município do Ceará. Isso se deve a um intenso trabalho de preparação da Cidade para oferecer mais e melhores opções aos moradores e visitantes, bem como o excelente Plano de Marketing Turístico desenvolvido nos últimos anos para promover Fortaleza no Brasil e no exterior”, observa.
Entre os turistas entrevistados que já conheciam a cidade, 72,6% já tinham vindo entre uma e cinco vezes; 22,3%, entre seis e dez vezes; e 5,1%, entre 16 e 20 vezes. Para 67,5% desse grupo, Fortaleza melhorou na comparação com as visitas anteriores.
Avaliação de equipamentos e serviços
A pesquisa também avaliou os equipamentos da Cidade. A maioria dos entrevistados considerou como bons ou ótimos os seguintes itens: vias de acesso a Fortaleza (86,4%); sinalização turística (85,1%); iluminação pública (85,9%); segurança pública (74,9%); e limpeza urbana (74%).
A gastronomia também foi avaliada como boa ou ótima por 94,3% dos participantes, enquanto o item entretenimento e lazer foi considerado bom ou ótimo por 98,7% dos entrevistados.
Perfil do entrevistado
A maioria dos entrevistados (95,6%) era de origem nacional, com a região Nordeste sendo a maior emissora, com 44,6% dos entrevistados. Quando se considera a origem por cidade, São Paulo foi a que mais enviou turistas (10,1%); seguida por Teresina (9,1%); Belém (5,3%); Mossoró (4,6%); e Belo Horizonte (4,1%).
A maioria dos entrevistados era do sexo masculino (52%), com ensino superior completo (62,5%) e idade entre 36 e 50 anos (49,8%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário