A Prefeitura de Fortaleza realizou a primeira “Pesquisa de Avaliação da Praia do Futuro e do Perfil do Usuário”.
O levantamento revelou que 100% do público entrevistado retornaria a área de lazer, 99% ficou feliz com a experiência vivida no local e 97% indicaria para outra pessoa.
O material foi elaborado entre os meses de julho e agosto pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio do observatório do Turismo de Fortaleza. A pesquisa, que entrevistou 300 pessoas, cita que o gasto médio do turista que frequentou o local no período foi de R$ 292,73, enquanto o do morador foi de R$ 238,76.
De acordo com o levantamento, o principal motivo pelo qual a maioria dos entrevistados visita a Praia do Futuro é o lazer/ passeio (71%), barracas de praia (15%) e o banho de mar (10%). O mar foi o mais citado entre as preferências dos participantes (24%), seguido pela praia (17%) e pelas barracas (11%).
“Essa era uma demanda antiga dos empresários. Fizemos a da Beira-Mar no primeiro semestre deste ano e agora a da Praia do Futuro. Uma pesquisa específica para essa região é de extrema importância para identificarmos o que deve ser melhorado nessa área, onde precisa de mais investimento, qual a opinião do turista e do morador, entre outras informações. Isso vai ajudar tanto o poder público quanto à iniciativa privada a otimizar investimentos e iniciativas na área”, avalia Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza.
“Ficamos muitos satisfeitos com o resultado. A pesquisa mostra, por exemplo, que 99,5% dos usuários identificam a Praia do Futuro como um polo gastronômico e cultural e 96% deles consideram que o local é um cartão-postal de Fortaleza”, destaca.
Equipamentos e estrutura
Na avaliação dos equipamentos e da estrutura da Praia do Futuro, ficou entre bom e ótimo a acessibilidade (82%), atrativos (84%), sinalização de equipamentos (86%), equipamentos (87%) e iluminação (75%).
No caso das tendas, feirinhas e trailers, os itens que mais se destacaram foram localização (88%), produtos disponíveis (85%), atendimento (82%) e variedade de produtos (81%).
As barracas de praia tiveram os seguintes quesitos entre bom e ótimo: estrutura (96%), produtos disponíveis (96%), variedade de produtos (93%), diversidade (97%), atendimento (92%), mobilidade (93%) e atrações (91%).
Perfil do entrevistado
A maioria dos frequentadores é morador de Fortaleza (60%), os turistas nacionais ficaram em segundo lugar (35%), seguidos pelos turistas regionais (4%). A maioria prefere ir pelo período da manhã (98%). Dos entrevistados, 83% disseram se sentir seguros durante a visita à Praia do Futuro.
Com relação à estrutura, o tipo de barraca que mais agrada são as tradicionais(67%,) seguido de barracas com parque aquático (30%) e Beach Clubs (3%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário