52° Missa do Vaqueiro reúne cavalgada, feira de artesanato e música dentro da maior festa franciscana da América Latina
A Associação dos Vaqueiros Aboiadores e Pequenos Criadores da Microrregião Sertões de Canindé - AVABOCRI realiza pelo 52° ano consecutivo, um dia de homenagens ao vaqueiro, símbolo maior da cultura sertaneja. A festa, que acontece dentro da programação dos festejos de São Francisco, conta com uma campanha social, almoço comunitário, cavalgada, missa e música, que tem por intuito manter viva a tradição dos vaqueiros. A festa também é um momento de espiritualidade e de fé, voltado ao resgate dos sentimentos de fraternidade, solidariedade, amor, união e comunhão.
No dia 8 de outubro, Dia do Nordestino acontecerá 52° Missa do Vaqueiro - Cavalgada, Feira de Artesanato e para encerrar as comemorações apresentação do show ABOIOS – O SOM DO SERTÃO. O nosso intuito é reconhecer, respeitar e principalmente preservar aquilo que é nosso; NOSSO CANTO, NOSSOS SONS E NOSSOS RITMOS, dentre tudo que por mais é nosso enfim, NOSSA RIQUEZA CULTURAL SERTANEJA. Sabemos que os festivos populares tiveram e têm grande relevância para a humanidade, na medida em que a ação de celebrar, festejar e comemorar através das festas populares é realmente algo presente, fazendo com que diferentes povos, em diversos lugares e épocas, repitam determinados costumes e rituais sacro profanos.
Canindé no sertão do Ceará é conhecida como A CIDADE DA FÉ. Distante pouco mais de 1 horas de carro de Fortaleza (120 km), Canindé é uma cidade onde o turismo religioso atrai milhares de devotos de diversos pontos do País. A romaria cresceu tanto que o Vaticano concedeu o título de basílica à Igreja matriz e é hoje um santuário franciscano.
A primeira missa, aconteceu em 1970 e foi realizada pelo então vigário de Canindé Frei Lucas Dolle, pelo poeta popular Raimundo Marreiro e contou com a participação da Mestra da Cultura Dina Martins (A Rainha dos Vaqueiros), sendo a única mulher vaqueira entre os milhares de vaqueiros dos Estados: do Ceará, Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco. Tradicionalmente a missa mantém o espírito de confraternização, que reuni aproximadamente 1500 vaqueiros de todos os estados do Nordeste. Este evento tornou-se conhecido mundo a fora e contou com a presença de figuras ilustres, tais como: o “Rei do Baião” Luiz Gonzaga, Fagner, D. Helder Câmara, Waldonys, Elba Ramalho e muitos outros artistas de renome nacional.
Tradicionalmente antes da missa, acontece a cavalgada, os vaqueiros encourados, vestidos com gibão, perneiras, luvas e chapéu de couro, vestimenta típica do sertão nordestino, portando estandartes, bandeiras de São Francisco, do Brasil, Ceará, Canindé e da Associação dos Vaqueiros, ao som de chocalhos, seguem a cavalo do Parque de Exposição José Clerton Facundo Bezerra até o local da missa (Pátio da Basílica), que é presidida sempre pelo pároco de Canindé. A cavalgada tem percurso de 7 Km e presta homenagem ao vaqueiro, figura expressiva da caatinga nordestina. O intuito da Missa é mostrar, através da figura do homem simples, a bravura, a dedicação e a fé do homem sertanejo, valorizando a cultura popular e o artesanato local.
Dina lembra com os olhos cheiros de lagrimas, que o sucesso da primeira missa foi tão grande que, em 1976, Luiz Gonzaga fez questão de vir conhecer a festa. "Luiz Gonzaga ficou encantado com tudo que viu. Foi muita emoção para todos nós". É um momento de muita espiritualidade. Nesta missa fortalecemos nossa fé em Deus. É um evento marcado pela fé que emociona o homem forte do Sertão. Vaqueiro é um homem de fé, um homem de força, de coragem, SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA, BRAVURA E DE LUTA.
Logo após a missa é realizado uma grande confraternização com a realização de um almoço comunitário, tanto para os vaqueiros que vem de todo o Estado, como para os pedintes e menos favorecidos. Este é um momento de fraternidade, de humildade, de solidariedade, amor e união. SOMOS TODOS IRMÃOS E FILHOS DE DEUS.
PROGRAMAÇÃO:
52° FESTA DO VAQUEIRO:
CAVALGADA, FEIRA DE ARTESANATO E MISSA DO VAQUEIRO
08 de outubro de 2022
Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral
CAVALGADA – 7 KM
Horário: 7h
Local de Saída: Estatua de São Francisco a Praça São Francisco
MISSA DO VAQUEIRO
Horário: 10h
Local: Praça São Francisco (ao lado do parque de exposições) – Canindé – Ceará
FEIRA DE ARTESANATO
(couro, barro, rendas, bordados, crochê, xilogravuras e demais artigos típicos da arte popular)
Horário: 10h
Local: Praça São Francisco (ao lado do parque de exposições) – Canindé – Ceará
Encerramento: SHOW ABOIOS – O SOM DO SERTÃO
Horário: 20h
Local: Praça Azul – Canindé – Ceará
ABOIOS – O SOM DO SERTÃO
GRUPO: A RAINHA E OS VAQUEIROS
HISTÓRICO:
O Grupo de Vaqueiros de Canindé, como anteriormente era chamado, vêm se apresentando livremente desde 1970, quando aconteceu a primeira missa dos vaqueiros, dentro da programação da maior festa franciscana da América Latina, que é a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé.
No ano de 2005, com o reconhecimento da vaqueira Dina Martins como mestra da cultura do estado do Ceará, as solicitações de apresentações tornaram-se constantes, assim surge a necessidade de montar um show profissional.
O SHOW:
Gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro. Este é o figurino do grupo A Rainha e os Vaqueiros, usando o aboio como forma de retratar os sons e ritmos cearenses, intercalados com contos, ‘causo’, versos, poesias, toadas, trechos de cordéis e músicas de Luiz Gonzaga. Mas o figurino não é cênico. É a vestimenta que os artistas usam no dia a dia. Afinal, são vaqueiros-aboiadores, que durante anos de cavalgada já cantaram com Manoel Messias, Padre Tula, Fagner e em especial com o Rei do Baião.
Ao som de chocalhos, entra no palco Chico Walter, representante dos vaqueiros. Em meio à poesia, convida os seus amigos e companheiros de luta, os vaqueiros-aboiadores, o maestro Hidelbrando e o seu regional de zabumba e triângulo. Juntos, interpretam a música de abertura. Em seguida entra Mestra Dina, que completa a cena para uma sequência de dez músicas, que são fruto de uma pesquisa sobre o cancioneiro popular dos vaqueiros-aboiadores, baseadas em suas vivências e em poesias que admiram, em especial, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
O show não se prende apenas ao roteiro musical. Os aboiadores artistas utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma das propostas do grupo, que é de preservar o caráter natural do homem do campo.
A 52° Missa do Vaqueiro é uma promoção da Associação dos Vaqueiros Aboiadores e Pequenos Criadores da Microrregião Sertões de Canindé - AVABOCRI, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Canindé, Paroquia de Canindé, Santuário de São Francisco de Canindé, Instituto José Moreira Lima – Casa do Zé. Produção: W10 Produções.
Realização:@avabocri
Mestra Dina Martins: @dinavaqueira
Produção:@w10producoes
Apoio:@casadozé @prefeituradecaninde @paroquiacanindece @santuariocanindece
Arte visual: @fabianochavess
Designer: @fabiodutra.dsgn
Fotos: acervo mestra Dina
INFORMAÇÕES:
§ Mestra Dina Martins
Presidente da AVABOCRI |+55 85 99634-8058
Mestra da Cultura e Rainha dos Vaqueiros
§ Fernanda Gomes
Diretora da W10 produções |+55 85 99926-4079
Acesse a seguir o link com fotos de divulgação.
https://drive.google.com/drive/folders/13S9LepnjKSl6ZJv_2HaQaFLuRk0letM6?usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário