Theatro José de Alencar de Portas Abertas: primeira edição de 2022 acontece na próxima quinta, reunindo atividades presenciais e online
Visita Guiada especial com Ricardo Guilherme (foto), “Hora do Ângelus” com Franklin Dantas e a estreia do projeto “Café com Jazz&Blues” são alguns dos destaques do dia 17
O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, no dia 17 de fevereiro, a primeira edição de 2022 do seu tradicional projeto “Theatro de Portas Abertas”, que celebra a cada mês o aniversário de fundação do TJA (17 de junho de 1910).
A programação tem início pelas Visitas Guiadas gratuitas com a equipe de guias culturais do TJA nos seguintes horários: 9h, 10h e 11h. Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de conhecer de perto as histórias e curiosidades dos diversos espaços do equipamento; a Visita Guiada com Acessibilidade, feita pelo intérprete de Libras Alberto Moreira Júnior acontece nos seguintes horários: 14h, 15h, 16h, 17h e 18h. Em ambas, o agendamento é feito pelos fones (85) 3101-2583 / 3101-2586.
Às 10h, pelo canal do YouTube do TJA, a live “Acessibilidade: Sensibilização, Troca de Experiências e Escuta” será mediada pelo diretor geral do Theatro José de Alencar, Pedro Domingues, e contará com as participações de João Paulo Lima (CCBJ), Thamyle Vieira (GT em Acessibilidade Cultural) e Valéria Cordeiro (CODAC/ Secult). A atividade contará com intérprete de Libras.
Sobre os convidados
João Paulo Lima é artista-performer-educador e escritor. Doutorando em Dança (UFBA). Mestre em Literatura Comparada. Técnico em dança contemporânea e assessor de acessibilidade. Desenvolve suas pesquisas sobre corporeidades diversas. Dirigiu espetáculos como “Kahlos”, “De las entrañas” e “Corpo Intruso”. Elaborou solos em dança e vídeo-performance: “Devotees” e “Cova”. Formou parte do Núcleo de Estudos e Processos em Performance Arte. É ainda ativista dos direitos das pessoas com deficiência.
Thamyle Vieira Machado é mulher cega, pedagoga, especialista em Gestão Escolar e coordenação pedagógica. Analista de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Consultora em Acessibilidade Cultural e Audiodescrição. Participa do grupo de Trabalho em Acessibilidade Cultural do Ceará e compõe a equipe do Laboratório de Audiodescrição e Produção de Outras Tecnologias Assistivas, do Projeto Sinalidade (Faculdade de Letras-UFRJ).
Valéria Cordeiro é graduada em Administração, especialização em Gestão Cultural com ampla experiência em Produção Cultural, na função de coordenação executiva de diversos projetos culturais do Estado, assim como no desenvolvimento, gestão e produção de ações, projetos e programas sócio-culturais no âmbito público e privado. Atualmente está como gestora na Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural da Secult/CE.
Mais atrações
O ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme será o guia para uma Visita especial às dependências do TJA. À frente do projeto “Um Conto em Cada Canto”, RG - como é conhecido - irá percorrer, neste episódio #2 (a estreia ocorreu em setembro de 2021, pelo canal do YouTube), os espaços do equipamento ao mesmo tempo em que relembrará histórias e outros causos.
No Pátio Nobre, as duas últimas atrações: às 18h, a tradicional “Hora do Ângelus” será conduzida pelo tenor Franklin Dantas que, na ocasião, apresentará “Fragmentos de Modernismo - 100 Anos da Semana de Arte Moderna", reunindo música e poesia. Às 19h, será a vez da estreia do novo projeto do Café Iracema, “Café com Jazz&Blues”, com show da cantora Nayra Costa na companhia do guitarrista Mimi Rocha.
O projeto, pensado para o Café Iracema e que teve sua proposta contemplada via Lei Aldir Blanc (Secult), seguirá ainda pelos dias 24 de fevereiro (Tatiana Freitas e Lu D’Sosa) e 3 de março (Fabíola Líper e Lu D’Sosa), sempre com apresentações gratuitas e de acordo com os protocolos vigentes de combate à Covid-19.
Protocolos de biossegurança
Em respeito aos protocolos de retomada do setor cultural em vigor no Estado, é obrigatório o uso de máscara de proteção individual durante todo o período de permanência no TJA; para adentrar no equipamento, portanto, é necessária ainda a apresentação do comprovante com as duas doses da vacina contra a Covid-19, acompanhado de RG ou outro documento oficial com foto.
Para todos os horários das Visitas Guiadas, faz-se necessário um agendamento por telefone e grupos de, no máximo, 12 pessoas por visita. É também recomendada a higienização das mãos; totens com álcool em gel 70% estarão espalhados por todos os espaços comuns do Theatro. Confira a programação detalhada de fevereiro:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA*
(* sujeita a alterações)
9h, 10h e 11h
VISITAS GUIADAS
Com a equipe de guias culturais do TJA
Entrada franca - mediante agendamento pelos fones (85) 3101-2583 / 3101-2586
10 HORAS
LIVE “ACESSIBILIDADE: SENSIBILIZAÇÃO, TROCA DE EXPERIÊNCIAS E ESCUTA”
Com Valéria Cordeiro (CODAC/ Secult), Thamyle Vieira (GT em Acessibilidade Cultural) e João Paulo (CCBJ) / mediação: Pedro Domingues (diretor geral do TJA)
(YouTube do TJA)
14h, 15h, 16h, 17h e 18h
VISITAS GUIADAS COM ACESSIBILIDADE
Com o intérprete de Libras Alberto Moreira Júnior
Entrada franca - mediante agendamento pelos fones (85) 3101-2583 / 3101-2586
16 HORAS
“UM CONTO EM CADA CANTO - EPISÓDIO #2”
Visita Guiada Especial com Ricardo Guilherme
Entrada franca - mediante agendamento pelos fones (85) 3101-2583 / 3101-2586
18 HORAS
HORA DO ÂNGELUS
Com o tenor Franklin Dantas
(Pátio Nobre)
19 HORAS
CAFÉ COM JAZZ&BLUES
Estreia do projeto com Nayra Costa e Mimi Rocha
(Pátio Nobre)
SERVIÇO
Theatro de Portas Abertas - Fevereiro 2022
Quando: dia 17 (quinta-feira), a partir das 9h
Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro) e canal do YouTube do equipamento (www.youtube.com/theatrojosedealencar)
Programação gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário