quarta-feira, 31 de julho de 2024

Em novo EP, Luh Lívia provoca discussões sobre assédio, saúde mental e transfobia

Novidade no mundo do pop rock! A cantora e compositora cearense Luh Lívia traz à luz o EP Infeli-Cidade. O novo trabalho, que chegará às plataformas no dia 02 de agosto, é permeado por músicas carregadas pela energia, irreverência e atitudes potentes - algumas das características marcantes da nossa Madre da Peste! - emoldurando a poética das letras nas quais Luh Lívia  toca em temas como, assédio, transfobia e saúde mental. Assuntos que cada vez mais chamam a atenção e  tornam-se pautas importantes na nossa sociedade. 
As canções recriam situações de um período mais deprimido de Luh Lívia. Possuem uma linguagem de caráter poético, com questionamento filosófico. Todas as músicas (exceção de duas) têm a assinatura do habilidoso músico Bruno Souza na produção musical e coprodução da própria cantora. Edu Recife, que já trabalhou com nomes como Krisiun, Moxine e Mafalda Morfina, assina a produção da faixa “Irreal”. Já a canção “Sinal da Tua Mão”, teve a produção de Matheus Brasil.
A capa do EP é do cartunista e artista gráfico cearense, Lucas Rebelo, que representa sonhos pessoais de Luh Lívia, onde ela tentava, repetidamente, dominar a direção da própria vida, através da condução de um carro.
Neste novo trabalho há um link com artistas cearenses: a participação da cantora Jael Lia na faixa “P.S. VSF!”, composição de Calé Alencar, que ganhou título de Luh Lívia e a releitura da composição “Melô do Djavan”, do cantor e compositor Mateus Fazeno Rock.
Com o EP  Infeli-Cidade,  Luh Lívia inicia a trilogia que ainda terá os  EPs “Explor-Ar”  e  “A-Mar” que comporão o novo álbum. As capas dos EPs contarão uma história e se completam entre si, mudando apenas a paleta de cores e a técnica aplicada em cada uma. Essa história foi baseada em um sonho que a cantora tinha constantemente e levava à sua psicanalista, entre os anos de 2022 a 2024.

Para fazer o Pré-Save de Infeli-Cidade - https://onerpm.link/547973431115

FAIXA A FAIXA

Irreal -  Abre o EP. Ela fala sobre a necessidade do ser pensante transformar-se em algo novo. O refrão diz e repete “Me tire desse jeito super-romântico. Me tire desse jeito tranquilo e irreal”. “Irreal” é dotada, propositalmente, de arranjos e efeitos eletrônicos.

Melô do Djavan - Versão de Luh Lívia para a composição de Mateus Fazeno Rock traz a interpretação de sua dor através da poesia de Mateus. É possível sentir essa emoção em toda expressão vocal.  

P.S. VSF! - Feat com a cantora Jael Lia, a composição do veterano cantor cearense Calé Alencar, feita intencionalmente para o novo trabalho da artista. O ponto de exclamação no título demonstra a postura afrontosa. Somam-se ao vocais, batuques e guitarras setentistas. É a música feminista contra o assédio, muito comum no meio da música e na vivência das próprias cantoras.

Inter-Luh-Dio- Como o próprio nome indica, é uma faixa de interlúdio do EP, que apresenta as vozes de Luh Lívia quando criança (entre 07 e 11 anos de idade). Gravações registradas em fita K7, com seus sonhos de menina. O resgate da sua infância para fortalecer sua essência e reencontrar-se consigo foi uma busca real da cantora durante o processo de composição dessas músicas.

Turu - Já lançada em single e clipe no ano de 2022. Turu fala de um pássaro que foi morto, diretamente ou indiretamente, por ser naturalmente livre. Essa morte surgiu através do julgamento e intolerância. Em seu videoclipe a narrativa se direciona à questão da transfobia.  

Sinal Da Tua Mão -  Foi a última canção composta para esse novo trabalho. A música reflete e celebra a dor do luto, através da odisseia que se vivera até ali.

Cartilha do Diabo Negro - Compreende a última faixa do EP e já inicia entoando “Pegou fogo na cartilha do diabo negro”. O verso decifrável apresenta a trama de uma relação abusiva. Depois que a música encerra, surge em tom descontraído um “bota pra viagem!”. Essa fala sinaliza uma passagem no tempo do mega-álbum, onde Luh seguirá para um novo momento: o próximo EP, “Explor-Ar”.

EP INFELI-CIDADE

1 - Irreal (Luh Lívia)

2 - Melô do Djavan (Mateus Fazeno Rock)

3 - P.s. Vsf! - FEAT. JAEL LIA (Calé Alencar)

4 - Inter-Luh-Dio

5 - Turu (Luh Lívia)

6 - Sinal da Tua Mão (Luh Lívia)

7 - Cartilha do Diabo Negro (Luh Lívia)


FICHA TÉCNICA

Produzido e gravado por Bruno Souza, em Fortaleza/CE.

Exceto “Sinal da Tua Mão” (produzida por Matheus Brasil) e “Irreal” (produzida por Edu Recife)

Letras e Músicas de Luh Lívia (exceto “Melô do Djavan”, de Mateus Fazeno Rock e “P.s. Vsf!”, de Calé Alencar)

Participação especial: Jael Lia em “P.s. Vsf!”

Fotos:Gabriel Pacífico

Figurino e Direção Criativa: Sherida Livas

Arte da Capa: Lucas Rebelo

Designer Gráfico: Jeferson Cordeiro

Consultoria Criativa: Jeovan Ventura

Produção Geral: Aline Survive, Priscila Rocha, Carla Santana

 Para acompanhar Luh Lívia:

Instagram: https://www.instagram.com/luhlivia

Youtube: https://www.youtube.com/luhlivia

Site: https://www.luhlivia.com

Nenhum comentário: