terça-feira, 9 de maio de 2023

Parceria Cimento Apodi, Secretaria de Educação de Quixeré e SESI estimulam Cultura Maker e Robótica

Capacitação atende 20 docentes e técnicos da Escola de Educação Básica Menino Jesus de Praga, com objetivo de desenvolver capacidades tecnológicas para ensino aos alunos

Investir na qualidade e modernização da educação: esse é o objetivo da Cimento Apodi em parceria com a Escola de Educação Básica Menino Jesus de Praga, no distrito de Lagoinha, em Quixeré/CE, com a realização do projeto “Robótica Maker Apodi”. 
O projeto tem apoio técnico do SESI e está oferecendo consultoria pedagógica para 20 professores desenvolverem aulas inovadoras, criativas e tecnológicas com uso da cultura maker (‘faça você mesmo’), com base na metodologia STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. 
A aula inaugural foi realizada de forma online no dia 3 de abril e o programa do curso deve durar cinco meses, com aulas online e presenciais, onde os professores receberão formação para implantar as metodologias de ensino para cerca de 293 estudantes, entre o 6º e o 9º ano. 
Segundo a especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi, Cybelle Borges, o Projeto Cultura Maker Apodi tem como foco principal o fortalecimento das escolas públicas especialmente como forma de complementar a formação do professor. “Nós atuaremos com 100% dos professores da escola Menino Jesus de Praga, com impacto positivo no ensino e aprendizado de 293 crianças e adolescentes com acesso a ferramentas de robótica, um dos requisitos do mundo do trabalho”, avalia Cybelle. 
“O projeto de Robótica está alinhando com a causa da Educação, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relevantes para a Cimento Apodi e está presente em outras iniciativas. Para a realização das oficinas a serem conduzidas pelo SESI, estão sendo disponibilizados, pela Apodi, como ferramenta metodológica, kits LEGO® que irão estimular, de forma didática, os alunos”, explica Gisele Sestren, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Cimento Apodi. 
Ainda de acordo com a diretora da escola, Maria Consolata Santiago Oliveira, os professores, técnicos de secretaria e coordenadores envolvidos com a formação estão muito entusiasmados com o curso. 
“Além da imersão ao programa, o aprofundamento da metodologia STEAM e a vivência pedagógica com base na metodologia maker, nós teremos ainda o importante acompanhamento pedagógico do SESI para realização dos planejamentos coletivos e interdisciplinares. Agradecemos muito à Apodi pelo apoio e por acreditar que a educação de qualidade é vital para o desenvolvimento de uma comunidade ”, diz Maria Consolata. 
Saiba mais - O STEAM é conhecido como uma abordagem pedagógica que integra áreas do conhecimento e é baseada em projetos. Tem como objetivo formar pessoas com diversos conhecimentos para que desenvolvam diferentes habilidades, entre elas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhando questões socioemocionais, e preparando os alunos com inovação, autonomia e criatividade para a resolução de problemas e desafios futuros. 

Sobre o SESI
O Serviço Social da Indústria - SESI, com 1.218 unidades espalhadas pelo Brasil, tem levado qualidade de vida aos trabalhadores da indústria, por meio de programas e projetos voltados para as áreas de saúde, educação, esporte, cultura, lazer, segurança no ambiente de trabalho e responsabilidade social. O SESI Ceará com 73 anos de existência, no que concerne à área de educação, contribui de forma efetiva para a elevação da escolaridade de crianças, jovens e adultos, formação cidadã e para o mundo do trabalho, ajudando assim nas qualificações dos índices educacionais do estado.

Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. 
A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, um Centro Tecnológico de Cimento e Concreto e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite à empresa atender às diferentes necessidades. 

Nenhum comentário: