segunda-feira, 17 de abril de 2023

Associação promove evento sobre a restauração do semiárido para abrir as comemorações do Dia Nacional da Caatinga

A ação será realizada no dia 19 de abril, em parceria com a Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos, com transmissão ao vivo nas redes sociais de ambas instituições

O Dia Nacional da Caatinga é comemorado no dia 28 de abril. Único bioma 100% brasileiro, é o tipo de vegetação predominante no Nordeste e está inserida no contexto do clima semiárido. Em referência à data, a Associação Caatinga (AC) irá promover uma série de ações ao longo do mês de abril, que inclui apresentação de teatro de fantoches em instituições nos dias 18 e 19 e um Seminário sobre Incentivos Econômicos para a conservação da natureza, no dia 25.
Já dia 19, às 8 horas, será realizado um evento sobre a restauração da Caatinga no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Gilmar Rodrigues de Lima, em Açu, Rio Grande do Norte. A ação é promovida pela Associação Caatinga, por meio do projeto No Clima da Caatinga (NCC), iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Além disso, o evento tem a parceria da Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), por meio do projeto Vale Sustentável (VS). A ação será transmitida pelas redes sociais (Facebook e Youtube) do NCC (@noclimadacaatinga) e do VS (@pvalesustentavel).
Entre os assuntos que serão abordados, estão a desertificação, o desmatamento, a restauração florestal e as iniciativas de conservação da Caatinga dos projetos NCC e VS, que estão alinhadas à Década de Restauração do Ecossistemas, uma data criada pela Organização das Nações Unidas. “O No Clima da Caatinga e o Vale Sustentável são projetos socioambientais que atuam diretamente na recuperação de áreas degradadas e o surgimento dessa parceria fortalece ambas instituições”, destaca Daniel Fernandes, coordenador geral da AC. “Temos certeza que esse evento será um sucesso e vamos trabalhar para criar novas iniciativas de preservação da Caatinga entre os dois projetos”, complementa Elisângelo Fernandes, coordenador geral do VS.

*Sobre a Associação Caatinga e o projeto No Clima da Caatinga*
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. O projeto No Clima da Caatinga é uma iniciativa patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto busca a diminuição dos efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.

*Projeto Vale Sustentável*
O projeto Vale Sustentável, desenvolvido pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos, desenvolve um conjunto de atividades voltadas à restauração florestal de áreas degradadas, à promoção da educação ambiental e ao fortalecimento da agricultura familiar.
As atividades são desenvolvidas nos municípios de Assú, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Itajá e Guamaré, cujas delimitações territoriais estão inseridas nas Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASD’s) do estado do Rio Grande do Norte. Visando mitigar o processo de desertificação que vem afetando esse espaço, diversas entidades uniram esforços para implantar um conjunto de ações que visam reverter o atual quadro de insustentabilidade presente nesses municípios.

Nenhum comentário: