segunda-feira, 15 de agosto de 2022

LITERATURA NO BENFICA

Livros de Ricardo Kelmer, Eduardo Pereira e Léo de Oliveira serão lançados no Boteco Vintage, Reboot Comic Store e Shopping Benfica em agosto
Em agosto, o bairro Benfica estará movimentando a literatura do estado com uma programação diversificada de lançamentos de livros de escritores cearenses em diversos locais. Um livro com uma pesquisa sobre o Homem-Aranha e a Marvel feita pelo escritor e pesquisador cearense Eduardo Pereira é um dos lançamentos, na Reboot Comic Store da Avenida 13 de Maio.
Por que a direção da Marvel decidiu matar Gwen Stacy, a namorada do Homem-Aranha? E que consequências o episódio teve não só na vida do super-heróicomo da própria editora e do mercado de revistas do gênero? E o que estaria por trás das relações pessoais entre o jovem Gerry Conway e Stan Lee que levaram a essa medida? Neste livro surpreendente e único no mundo sobre o tema, o fã e pesquisador Eduardo da Silva Pereira revela a história por trás da tragédia que continua a abalar gerações de leitores, quase 50 anos depois. E mostra que se a mesma não tivesse sido produzida e publicada, talvez não ocorresse a revolução das graphic novels na década de 1980. Exagero? Leia e opine.
 Obra impressionante, principalmente para os amantes de quadrinhos e heróis, o livro de Eduardo é sobre o Homem-Aranha e as entranhas da Marvel nos anos 70: "A Noite em que a Marvel fez o Mundo Chorar: a História por Trás da Morte da Namorada do Homem-Aranha" será lançado dia 20 de agosto na Reboot, a partir das 14h.
Já no dia 26 de agosto, às 19h, o Shopping Benfica promove o lançamento do livro “Perfil HQ” (Lua Azul Edições), da jornalista, escritora e pesquisadora Heliana Querino, que reúne 33 entrevistas com personalidades cearenses, como Descartes Gadelha, Maria Luíza Fontenelle, Talles Azigonm, Jorge Pieiro, Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti, Preto Zezé, dentre outros, publicadas no site Segunda Opinião e "Governantes, poder e dinheiro", de Osvaldo Euclides, coordenador do caderno Segunda Opinião.
Heliana Querino nasceu em Brejo Santo, mas, desde 1999, mora em Fortaleza. Ela deu início às entrevistas em 2016, concluindo em 2021. Nas páginas, o leitor pode conhecer um pouco mais sobre a trajetória de algumas das personalidades que, por sua vez, ajudam a contar um pouco da história de Fortaleza. “Quando recebi o diploma de jornalista, senti que, para minha vida profissional ‘tomar novos rumos’, era essencial conhecer mais sobre a cidade de Fortaleza. A cidade onde eu já morava desde 1999. E para isso, não me contentava só com os livros ou que aprendi na sala de aula, eu queria escutar histórias contadas pelos próprios protagonistas”, revela.
Dia 27 de agosto no Boteco Vintage, também no Benfica tera mais uma noite de autógrafos com o escritor Ricardo Kelmer, que está percorrendo o Ceará, divulgando s
seu livro "Para Belchior com Amor", que chega à sua terceira edição. Organizada por Ricardo Kelmer e Alan Mendonça, esta edição foi enriquecida com ilustrações e novos autores, com mais contos, crônicas e cartas inspirados em canções de Belchior. O livro traz 24 textos de 23 autores cearenses, e conta com a participação especial de Vannick Belchior, filha caçula do rapaz latino-americano de Sobral, que escreveu uma bela carta para seu pai. Em 2021, ela iniciou-se profissionalmente como cantora, interpretando o repertório de Belchior.
Literatura para celebrar um notável literato. Ele que soube, como poucos, harmonizar música e poesia, e que fez de sua obra e sua vida um intenso canto de amor, liberdade, questionamento e rebeldia. Salve Belchior!

Participam do livro, com canções: Alan Mendonça (Tudo outra vez), Ana Karla Dubiela (A palo seco), Carmélia Aragão (Paralelas), Cleudene Aragão (Coração selvagem), Ethel de Paula (Conheço o meu lugar), Gero Camilo (Na hora do almoço), Jeff Peixoto (Sujeito de sorte), Izabel Gurgel (Aguapé), Joan Edesson de Oliveira (Galos, noites e quintais), José Américo Bezerra Saraiva (Apenas um rapaz latino-americano), Josely Teixeira Carlos (Monólogo das grandezas do Brasil), Kelsen Bravos (Comentário a respeito de John), Léo Mackellene (Até mais ver), Mariana Marques (Pequeno mapa do tempo), Nirton Venâncio (Bahiuno), Raymundo Netto (Fotografia 3x4), Ricardo Guilherme (Como nossos pais), Ricardo Kelmer (Divina comédia humana e Ypê), Roberta Laena (Como o Diabo gosta), Roberto Maciel (Velha roupa colorida), Thiago Arrais (Alucinação), Xico Sá (Todo sujo de batom) e Vannick Belchior. Ilustrações de Carlus Campos, Marcos Oriá e Léo de Oliveira.

Nenhum comentário: