quinta-feira, 11 de agosto de 2022

HOMENAGEM

Cineasta Renato Barbieri, diretor do filme "Pureza", receberá hoje a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho
A cerimônia será realizada nesta sexta, dia 11 de agosto, às 17h, no edifício-sede do Tribunal, em Brasília

A comenda é concedida, desde a década de 1970, a instituições e personalidades que se destacam no exercício de suas profissões ou pelos serviços prestados à sociedade e à Justiça do Trabalho.
Com 40 anos de carreira, o cineasta Renato Barbieri também é documentarista, produtor, roteirista e realiza filmes de longa-metragem e séries para TV nos formatos ficção, documentário e animação, com foco em produtos audiovisuais de relevância social e ambiental.
Recentemente, Renato Barbieri dirigiu o filme Pureza. Inspirada em uma história real, a obra retrata a saga de uma mãe que desafiou fazendeiros e jagunços para resgatar o filho da escravidão contemporânea na Amazônia brasileira. A batalha de Pureza para encontrar seu filho, deu impulso decisivo à criação, em 1995, do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, que uniu auditores-fiscais do trabalho, policiais federais e procuradores do trabalho para viabilizar o cumprimento da lei e a observância de direitos trabalhistas em todo o território nacional.

Outras personalidades homenageadas
Entre as personalidades homenageadas estão o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Alves dos Reis Júnior, o presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti, a senadora Simone Tebet, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, o prefeito de Natal (RN), Álvaro Costa Dias, e a empresária Luiza Trajano. A instituição que receberá a comenda este ano é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Sobre o cineasta Renato Barbieri
Renato Barbieri estreou na direção em 1983, como integrante da produtora paulista Olhar Eletrônico, ao lado de Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Marcelo Tas, entre outros. Na Olhar, dirigiu quase 200 reportagens especiais para a TV e realizou os premiados curtas “Do Outro Lado da Sua Casa” (1985), “Duvideo” (1987) e “Expiação” (1989).
A partir de 1992, Renato fundou a produtora GAYA Filmes e se especializou em documentários de forte repercussão nacional e internacional, que hoje já somam 52 títulos, com destaque para “Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás” (1998), “A Idade do Brasil” (2000), “A Invenção de Brasília” (2001), “Malagrida” (2001), “Terra de Quilombo – Espaços de Liberdade” (2002), “A Liga da Língua” (2003), “Cidades Inventadas” (2010), “A Revolta dos Cabanos” (2014), “Guerra da Independência na Bahia” (2015), “Cora Coralina – Todas as Vidas” (2016), “Brasil Migrante” (2017), “Consciência³” (2019), “Libertários” (2021) e “Servidão” (2022).
Por meio da GAYA Filmes, Renato Barbieri tem desenvolvido projetos audiovisuais com diversas instituições, como ONU, FAO, UNESCO, UNICEF, PNUD e Banco Mundial.

Pureza e a relevância de sua história no combate à escravidão contemporânea e à precarização do trabalho
Em 1997, Dona Pureza recebeu em Londres o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International, a mais antiga organização de combate ao trabalho escravo em atividade no mundo.
Em 2018, segundo estimativas da Walk Free Foundation, 369 mil pessoas foram submetidas à escravidão no Brasil. No mesmo ano, segundo a OIT, 40,3 milhões de pessoas foram submetidas à escravidão no mundo.
Vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais, Pureza é um filme de grande impacto para a sensibilização, conscientização e conclamação da sociedade brasileira pela definitiva erradicação do trabalho escravo contemporâneo e a promoção do trabalho digno no Brasil.

Serviço:
Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2022
Local: Tribunal Superior do Trabalho - TST 
Endereço: Setor de Administração Federal Sul, quadro 8, bloco B
Data: 11 de agosto
Horário: às 17h

Nenhum comentário: