segunda-feira, 26 de julho de 2021

TEATRO

Outro Grupo de Teatro apresenta “Psychopathia Sexualis” no 7o Festival Midrash de Teatro

Na quarta-feira (27/07), às 21h, a companhia cearense ‘Outro Grupo’ apresenta o espetáculo virtual “Psychopathia Sexualis”, livremente adaptado da obra homônima de Richard von Krafft-Ebing, com direção de Helena Vieira e atuações de Tavares Neto e da própria diretora. A apresentação acontecerá em plataforma virtual e é gratuita.

Em 1886, foi lançado o livro que seria um marco para o pensamento da sexualidade moderna: “Psychopathia Sexualis”. Escrito pelo médico alemão Richard von Krafft-Ebing, a publicação foi responsável por exemplo por inaugurar diversas palavras, dentre elas o uso dos termos heterossexualidade, homossexualidade e transexualidade. A publicação era uma espécie de catálogo clínico de “casos” de pessoas que sofriam do que ele considerava patologias sexuais.

Nesse novo trabalho o grupo mergulha mais uma vez numa investigação da história da sexualidade para pensar o tempo presente. A peça traz o livro para o nosso contexto por meio da linguagem cênica, utilizando-se de elementos autobiográficos e colocando em evidência a relação sexualidade e a patologização.


Sobre o Festival

O Festival iniciou sua programação no dia 18 de julho com a peça  “Galileu e eu - a arte da dúvida”, com a atriz Denise Fraga, e segue até dia 29 deste mês, sendo totalmente on-line. O público, além de assistir aos espetáculos, poderá participar de bate-papos, ao vivo, com atores e demais envolvidos nas peças.

Para esta edição, foram selecionados 20 espetáculos que buscam estimular a reflexão através de múltiplas experimentações materializadas em performances audiovisuais, peças-filme, ações transmitidas ao vivo, peças sonoras, aberturas de processos de criação, versões virtuais de peças teatrais e muito mais.

Márcio Abreu, diretor da Companhia Brasileira de Teatro e um dos grandes nomes do teatro brasileiro, foi o responsável pela curadoria do evento.

Serviço

Psychopathia Sexualis, do Outro Grupo de Teatro


Dia 27 de julho, às 21h, via plataforma virtual.

Ingressos gratuitos com debate ao final da apresentação.

Os ingressos podem ser adquiridos através das redes sociais do @midrashcultural ou através do link https://www.sympla.com.br/produtor/midrashcentrocultural

Nenhum comentário: