quinta-feira, 10 de maio de 2012

LIVROS - NÃO-FICÇÃO


Kit Atelier do Chocolate: uma delícia da CookLovers  

Ao final da obra, você encontrará os “truques do chocolateiro”, que são dicas de decorações, como fitas, lascas e cigarretes de chocolate

Neste livro, não estão apenas receitas, mas também o que se deve saber sobre o chocolate, qual seu modo de uso, os utensílios certos, como é o processo para transformá-lo de semente em chocolate, como temperar da maneira certa e como trabalhá-lo derretido.O kit Atelier do chocolate traz um livro encantador, com 40 receitas, três utensílios de chocolateiro, um molde especial de tablete de chocolate e um molde de figuras.

Entre as receitas estão os clássicos: tabletes caseiros de chocolate, tabletes customizados, ganaches, trufas, trufas fantasia, ameixas recheadas com ganache, doçuras para um café gourmand, quitutes de coco, botões customizados, barrinhas de amêndoas, telhas e outros. Além de receitinhas mergulhadas no chocolate, como frutas banhadas, biscoitinhos, merengues ao chocolate e brownies achocolatados.

Com este kit, você aprende, de forma simples e prática, a trabalhar e manusear os utensílios e as preparações deste complexo mas delicioso ingrediente.

Kit Atelier do Chocolate
Preço: R$ 89,90
1 livro de 40 receitas
3 utensílios de chocolateiro
1 molde especial de tablete de chocolate
1 molde de figuras

Informações: 
Editora Boccato e Editora CookLovers
Livraria Gourmet – Rua Augusta, 2542 Loja 8 Cerqueira César
CEP: 01412-100 - São Paulo - SP
tel.:(11) 3062-6454
www.lojacooklovers.com.br














Projeto Divinas Palavras tem sua primeira edição em reverência ao candomblé trazendo Mãe Beata de Yemanjá (RJ)


O projeto, que acontece dia 27 de maio de 2012, no Theatro José de Alencar, recebe um dos maiores nomes do candomblé nacional, a Mãe Beata de Yemanjá, que promove o  lançamento do seu livro “Caroço de Dendê”

“Sou de uma religião em que o tempo é ancestralidade. A fruta só dá no seu tempo, a folha só cai na hora certa”. A frase de Mãe Beata de Yemanjá, mãe de santo, traduz o respeito a tradição do candomblé, primeira religião  a ser abordada no projeto Divinas Palavras, que estréia no domingo, dia 27 de maio de 2012, às 17h, no Theatro José de Alencar. São os valores, crenças e saberes religiosos que entram em cena no centenário palco da cultura cearense, em programação de lançamento de livro.

Mãe Beata, nascida na Bahia, mas com atuação nos terreiros cariocas, chega à Fortaleza para lançar seu livro de contos intitulado “Caroço de Dendê- sabedoria dos terreiros: Como yalorixás e babalorixás passam conhecimentos a seus filhos” (editora Pallas) e promove uma verdadeira festa nos jardins do TJA, em homenagens as divindades com participações do ponto de cultura Alagba e afoxé Acabaca.  Mãe de santo, com 81 anos de vida, ela é aposentada como costureira da Rede Globo de Televisão, criou quatro filhos e é uma das militantes mais atuantes na questão da identidade de “Negra e Mulher de Terreiro”, como afirma.

O Ilê Omi Oju Arô (Casa das Águas dos Olhos de Oxóssi), comunidade na qual Beata é sacerdotisa suprema (yalorixá), atua em diversas frentes sociais: religião e saúde, luta contra qualquer forma de discriminação e contra a intolerância religiosa, cultura da paz, acesso à educação, ações afirmativas de saúde da população negra, movimento de diálogo intereligioso, direitos humanos, movimento de mulheres negras e movimento negro. Ela é presidente da ONG Criola (organização de mulheres negras que atua contra o racismo e o sexismo), integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM e conselheira do Projeto Ató Ire – Saúde dos Terreiros e também da Ong Viva Rio.

O projeto Divinas Palavras é uma realização do Marcos Salão e Beleza, Rede de Terreiros e Saúde do Ceará e Theatro José de Alencar, com patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado Ceará, Ile Ase Ossayin Yansan e Juliana Capelo Decoração. Apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza e parceria da Universidade Federal do Ceará, Fórum de Educação das relações Etnico-Raciais, Ponto de Cultura Alagba e Afoxé Acabaca. Produção de Luzir Gestão de Eventos.

Enredo - Em seu primeiro livro, “Caroço de Dendê” , ela faz ficção com suas memórias, que remetem aos valores, crenças e personagens do candomblé. Ela cresceu cercada pela presença de antigos escravos e seus descendentes. Suas memórias são fortemente ligadas às histórias de vida, desses homens e mulheres, na África e no Brasil, e pelas histórias no dia-a-dia desses engenhos. Como na tradicional narrativa africana, os contos reunidos em “Caroço de Dendê” misturam gente, animais e plantas. Deuses da natureza e pessoas da cidade. Vivos e mortos. Mãe Beata escreve com a simplicidade de quem conta histórias vividas e com a cumplicidade de falar para um ouvinte entendedor do sentido mais profundo de suas palavras. Os 43 contos são ilustrados pelos desenhos de Raul Lody, antropólogo e pesquisador do Museu Folclórico do Rio de Janeiro.

Lançamento do livro Caroço de Dendê da autora Mãe Beatá de Yemanjá e apresentações culturais.
Data: 27/05/2012
Local: Palco Principal Theatro José de Alencar
Horário: 17 horas
Entrada: Doação 2kg alimento não perecível revertidos para Associação Sol Nascente
Informações: (85) 9953.6493 / 3101.2567

















A Filosofia do Cérebro de João Fernandes Teixeira

Com linguagem simples, livro discute as relações entre a filosofia e a neurociência


 A reflexão sobre a neurociência e seus fundamentos ainda é pouco explorada no Brasil. Pensando nos desafios que ainda há pela frente neste campo de estudo, João de Fernandes Teixeira, um dos pioneiros na filosofia da mente no nosso país, produziu seu novo trabalho: Filosofia do cérebro.
O título, publicado pela PAULUS, trata, de forma simples e didática, das novas relações mútuas existentes entre a filosofia e a neurociência nos dias de hoje. “Um dos maiores filósofos da neurociência na atualidade, Carl. F. Craver, escreveu que, se a neurociência explicar o mistério da consciência, a ilusão do livre-arbítrio e o funcionamento da memória humana, mudaremos nossa autoimagem tão radicalmente como quando Copérnico nos tirou do centro do universo. Será que Craver está certo?”, indaga o autor no prefácio.

A partir dessa pergunta, Teixeira discorre sobre a trajetória da neurociência e as ambições científicas atuais. Cada vez mais abrangentes, elas se expandiram também para a filosofia, fazendo surgir uma nova disciplina: a “neurofilosofia”, a qual aposta que outras questões, além do problema mente-cérebro, poderão ser solucionadas pela neurociência em um futuro próximo, como as de ordem ética.

O autor também ressalta: definir o cérebro é o principal problema da neurociência. Dessa forma, ele cita ideias de alguns estudiosos no assunto para, finalmente, expor o seu pensamento. Teixeira faz uso de um conceito da teoria da computação, numa típica abordagem da filosofia da mente na qual ciência e filosofia se mesclam.

“Insisto que são os aspectos quantitativos do problema mente-cérebro, os números do cérebro, que impedem sua solução. Em outras palavras, estamos perguntando se o cérebro pode fornecer uma descrição completa de si mesmo, e se, a partir de tal descrição, poderemos desvendar se mente e cérebro são, de fato, a mesma coisa”, afirma.

No transcorrer das páginas, o leitor encontrará boxes com informações complementares, indicações de leitura e excelente conclusão, além de questionamentos ao final de cada capítulo, os quais servem para incentivar as discussões e o aprofundamento na temática abordada.

Filosofia do cérebro pertence à coleção Como Ler Filosofia, cuja proposta editorial é auxiliar todos aqueles que se interessam por essa fantástica disciplina. Entre os títulos da série estão Como ler a filosofia da mente e Inteligência artificial, ambos de autoria de João de Fernandes Teixeira.

João de Fernandes Teixeira é um dos pioneiros da filosofia da mente no Brasil. Bacharel em Filosofia pela USP e mestre em Filosofia da ciência pela UNICAMP, é também PhD pela University of Essex, na Inglaterra. Fez pós-doutorado em Filosofia da Mente nos Estados Unidos, sob orientação de Daniel Dennet. É pesquisador do CNPq e professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Publicou vários livros na área de filosofia da mente e ciência cognitiva.

Ficha Técnica:
Título: Filosofia do cérebro
Autor: João de Fernandes Teixeira
Coleção: Como Ler Filosofia
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 96
Preço: R$ 12,00
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas






Pela primeira vez em português: Lonely Planet desvenda a Croácia

O litoral croata é cheio de ilhotas e revela-se um dos melhores achados turísticos de todos os tempos


Sem deixar nada a desejar para a Grécia, o litoral croata surpreende com seus milhares de lagos, ilhas, cachoeiras e outras belezas naturais cercadas pelo mar azul. Localizada no Leste Europeu, a Croácia vai muito além: castelos, cidades históricas medievais, vida noturna agitada, esportes náuticos e radicais, gastronomia de alto padrão e muita cultura esperam os visitantes. Croácia: guia do país  faz parte da série de guias Lonely Planet, maior referência de guias de viagem mundial.

Logo nas primeiras páginas traz um apanhado geral sobre o país, suas atrações e sua cultura, permitindo um planejamento de viagem customizado, de acordo com as expectativas de cada viajante. O volume apresenta opções de roteiro em cada segmento de interesse – uma opção prática para quem se aventura a consultar tudo de última hora. Além disso, os quadros informativos fornecem dicas estratégicas, como locais interessantes para passeios com crianças (entre as quais o Museu Tecnológico), as melhores galerias de arte (incluindo espaços independentes de jovens artistas croatas), as praias mais adequadas para todos os gostos (sem esquecer colônias e campings de nudismo) ou ainda a exótica caça às trufas nas florestas da Ístria, com direito a degustação de queijos e, claro, trufas.

O guia abrange ainda um glossário, dicas úteis para viajantes de vários perfis (incluindo gays e lésbicas, mulheres desacompanhadas e portadores de deficiência física) e orientações gerais sobre o idioma croata, com as expressões mais usadas. Mapas detalhados contêm referências de transportes, atrações, telefones úteis e uma perspectiva em grande escala das cidades.  Também não faltam opções de hotelaria (como hospedagens-butique, resorts, imóveis para locação, acomodações particulares e campings), gastronomia (com destaque para a slow food, os cafés, carnes e queijos de diferentes tipos, cozinha mediterrânea e húngara e especialidades vegetarianas), cultura (spoken word, música clássica e popular, belas-artes, pop art, artesanato, arquitetura, etc.) e vida selvagem (observação de pássaros, refúgio de ursos jovens, parques nacionais, trilhas de cavernas e cachoeiras) completam a publicação. 

Ficha técnica

Título: Croácia: guia do país
Autor: Anja Mutic' e Iain Stwart
Editora: Globo Livros
Páginas: 360
Gênero: Viagem e Turismo
Formato: 12,8 cm x 19,7 cm
Preço: R$ 59,90
ISBN: 978-85-250-5067-0

Nenhum comentário: