quinta-feira, 10 de maio de 2012

EDUCAÇÃO



Projeto educacional - Dançando na Escola

A visita das crianças do Dançando na Escola é uma forma de incentivo à dança e contribui com o pensar sobre a arte

Alunos das escolas municipais Ernesto Gurgel, Ismael Pordeus, Aldaci Barbosa e CIES Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, que recebem o Dançando na Escola, programa de formação em dança da Vila das Artes,  vão assistir ao espetáculo Sagrada na sede da Edisca no próximo dia 31 de maio. A apresentação do espetáculo faz parte da contra partida do edital manutenção de grupos ou artistas de dança cênica (Secultfor) do qual a Edisca foi contemplada. As crianças, além de assistirem ao espetáculo, participarão de um bate papo com os bailarinos. Sagrada é o último espetáculo de Dança da Edisca, estreado em janeiro de 2001.







Unilab comemora um ano e celebra o Dia da África

Atividades culturais, como danças, cantos e representações cênicas da África, Brasil e Timor

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), tutorada pela Universidade Federal do Ceará durante sua implantação, realizará, no próximo dia 25, solenidade alusiva às comemorações de um ano de inauguração. Também celebrará o Dia da África. O evento, aberto ao público, acontecerá a partir das 10h no Campus da Liberdade, em Redenção (Av. da Abolição, nº 3).

Às 10h30min, será ministrada a conferência magna “Entre Áfricas e Brasis: Heranças e Desafios” pela Profª Selma Pantoja. O escritor angolano Eduardo Agualusa falará, às 15h, sobre “A África e o Brasil: Novas relações culturais”. A programação prossegue até as 17h.

Antes, no dia 23 de maio, a Unilab promove a Quarta Cultural, com o lançamento de dois livros: “Corporeidade e Ancestralidade Africana”, de Norval Cruz, doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará, e “A luta contra a escravatura e o racismo no Ceará”, de Thsombe Lee Miles, PhD em História pela Brown University, USA. O evento, com início às 18h30min, encerrará às 20h com a peça teatral “Negros - O Poeta em Nova York”, da Companhia Palmas Produções Artísticas.














Ceará na final da Olimpíada de Biologia

555 alunos cearenses vão disputar, no dia 27 de maio, a última fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

O Ceará é o estado com mais participantes classificados na última fase, seguido dos estados de São Paulo (2º) e Minas Gerais (3º). De 70 mil participantes do país inteiro, somente 2.600 conseguiram passar para a etapa final. Os 10 melhores colocados vão representar o Brasil nas olimpíadas internacional e iberoamericana de biologia, em Cingapura e em Portugal, respectivamente. Organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), a competição reúne estudantes de ensino médio e pré-universitário.

 A Prova deste ano irá testar os alunos em conhecimentos atuais no campo das Ciências da Vida, que tem sido a tônica das provas das Olimpíadas Internacionais de Biologia - informa o coordenador nacional da OBB, Prof. Rubens Oda.

O resultado final da OBB será divulgado no dia 8 de junho. Os oito primeiro colocados na segunda fase serão treinados em laboratórios da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e no Instituto de Tecnologia ORT, no Rio de Janeiro.

A OBB é sempre uma grande oportunidade para melhorar a qualidade do ensino da Biologia no país e, sobretudo, para motivar o interesse pelas ciências da vida. Representarmos o Brasil com grande mérito nas etapas internacionais – enfatiza a presidenta da ANBio, Dra. Leila Macedo.

O Regulamento para a 8º edição da OBB encontra-se no site oficial (www.anbiojovem.org.br). Lá os participantes podem tirar todas as dúvidas.

OBB busca apoio
A ANBio busca apoio de empresas interessadas em apadrinhar estudantes para competir nas Olimpíadas Internacionais em Cingapura e em Portugal. Além do papel social, terá sua logo no site oficial da OBB.

As Olimpíadas de Ciências contam com o incentivo da UNESCO. E, no Brasil, têm o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), de universidades parceiras para o treinamento laboratorial e de membros da ANBio.

Sobre a ANBio
 A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999 com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços no campo das ciências da vida e de seus mecanismos de controle. A ANBio é a entidade credenciada oficialmente para a Coordenação Nacional da OBB desde 2005. No seu escopo de trabalho estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa, ensino, produção e de assistência em saúde.

ANBio na internet: www.anbio.org.br; www.bioselo.org.br
Página Oficial da OBB: www.anbiojovem.org.br











Projeto utiliza MPB para ensinar jovens de ensino médio

Na próxima segunda-feira (14), às 19 horas, o Teatro SESC Emiliano Queiroz recebe mais um encontro do projeto “Passando a Língua na Canção”, com a temática: Mulheres.

Na ocasião, serão apresentadas músicas que traçam o perfil da mulher das últimas décadas. Sexualidade, preconceito, conquistas femininas e muito mais serão temas debatidos na ocasião.

Durante uma aula-show, onde são tocadas consagradas composições da Música Popular Brasileira (MPB), três professores ensinam História, Literatura, Língua Portuguesa, cultura e atualidades.

Alunos do ensino médio, em sua maioria de escolas públicas, têm a possibilidade de se preparar para o ENEM de forma lúdica e interativa. Universitários, professores e interessados nas temáticas discutidas também participam dos encontros.

Ao som do violão, o contexto histórico/social da música tocada é explicado pelo professor de História Leirton Carneiro. Já o poeta, contista, ensaísta e professor de Língua Portuguesa Sinval Farias faz a contextualização literária das letras musicais.

SERVIÇO:
Projeto Passando a Língua na Canção
Tema: Mulheres
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro)
Data: 14/5
Horário: 19h
:::Gratuito:::
www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce

Nenhum comentário: