domingo, 6 de dezembro de 2009

PELO INTERIOR



Marta Aurélia finaliza temporada do show "Minha Alma Pelo Ceará", em Sobral

Aprovado pelo IV Edital de Incentivo às Artes no Ceará, o projeto de circulação do espetáculo “Minha Alma” foi apresentado em quatro diferentes regiões do estado. Nesta sexta-feira 11-12 o espetáculo fecha a circulação no Teatro São João, em Sobral/CE, e encerra sua temporada de cinco anos.
Produção musical contemporânea fortalece diálogo entre as bases culturais do Ceará com a reflexão e prática da Cultura de Paz. Cantora, compositora e atriz, Marta Aurélia finaliza com grande requinte a temporada do seu espetáculo “Minha Alma”, depois de cinco anos
(en)cantando o público do Ceará. “Minha Alma”, durante esse período, tratou de alguns pontos que merecem destaque: evidenciou a presença de outros artistas com suas obras, experimentou o diálogo entre expressão indígena (torém) e urbana (hip hop), dialogou Música com Teatro, e levou aos palcos de Fortaleza dezenas de músicos e suas contribuições como intérpretes e arranjadores.

Marta Aurélia reuniu algumas de suas composições às de artistas como Gigi Castro, Paulinho Moska, Jair Rodrigues, Abidoral Jamacaru, Bebel Gilberto, Fernando Néri, Pedro Luís e tantos outros.
A artista sintetiza tudo isso e celebra as parcerias e repertórios de pouco mais de vinte anos de carreira. Aproveita-se também dessa usina como um laboratório para a concepção do próximo trabalho musical, a se chamar Bilro.
Neste espetáculo, Marta vem acompanhada de Felipe Breier (voz, violão), Jorge Santa Rosa (contrabaixo acústico), Ivan Timbó (samplers, teclado, guitarra, cavaquinho), rodrigo de oliveira (voz, percussão) e Erivan Sales e Robson Gomes (beat box).


Marta Aurélia apresenta “Minha Alma pelo Ceará”
dia 11 de dezembro (sex) às 20h
Teatro São João (Praça Dr. Antônio Ibiapina, s/n - Centro de Sobral/CE)
informações: (85)9621-9700 ou (88)3611-2712
entrada franca




TV DIVIRTA-CE

Veja um trecho do show “Minha Alma”

_________________________________







89% dos Municípios do Ceará convocaram as Conferências Cultura. Agora é a vez da Estadual

O levantamento realizado pela Coordenação Executiva da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC) revelou que 2.529 municípios brasileiros realizaram suas conferências locais. Com relação à primeira edição da iniciativa, promovida pelo Ministério da Cultura, em 2005, houve um aumento de 112%, pois naquele ano, apenas 1.192 municípios se envolveram no debate cultural.

Para o coordenador executivo da II CNC, João Ribeiro, o resultado é inédito e, provavelmente, “não foi atingido por nenhuma outra conferência realizada no país”. A afirmação refere-se aos diversos fóruns que vêm sendo propostos pelo Governo Federal nesses últimos sete anos.

Em números absolutos, a Bahia foi a unidade da Federação que alcançou a maior mobilização - 369 de seus municípios promoveram debates locais. Já em termos territoriais, o Nordeste, com a adesão de exatos 1.000 municípios, foi a região que obteve o melhor desempenho. Neste quesito, o resultado do Ceará é expressivo e percentualmente o maior da região: 89,1% dos municípios envolvidos, ou seja, 164 cidades realizaram suas conferências municipais. Veja as fotos no flirck das Conferências: http://www.flickr.com/photos/dialogosdacultura/sets/

Os números também mostram que dois estados, Acre e Roraima, que não participaram da I Conferência Nacional de Cultura, conseguiram mobilizar 100% dos seus municípios. Outros três estados chegaram a envolver cerca de 90% dos seus municípios: Espírito Santo (89,74%), Ceará (89,13%) e Bahia (88,48%). Na seqüência vem Pernambuco com 78,37%, seguido pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, que contaram com a participação de, respectivamente 55,43% e 49,3%.

Etapa Estadual - O Ceará discute na esfera estadual nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, no Condomínio Espiritual Uirapuru, envolvendo 600 delegados no debate para a consolidação das políticas públicas de Cultura. As discussões serão sobre os eixos temáticos definidos no tema geral da Conferência Nacional: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. Todas as sugestões das etapas municipais e estaduais serão levadas para o encontro nacional e o Ceará mandará cerca de 60 delegados.

A abertura será no dia 8, às 19h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar com show gratuito para a população com a cantora Katia Freitas, Cristiano Pinho e os maracatus Az de Ouro e Nação Tremembé.

Nenhum comentário: