
CASA DA MÃE JOANA É O FILME MAIS VISTO DURANTE A SEMANA


Em Casa da Mãe Joana, quatro amigos que só pensam em curtir a vida, com grandes farras, lindas

CCBB Itinerante traz a mostra “José Dumont: O Homem que Virou Cinema!” com nove filmes do ator. No dia 02 (quinta-feira), José Dumont participa de debate na Unifor
O Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, em comemoração aos 200 anos do BB, apresenta em Fortaleza, entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, na Unifor, a mostra “José Dumont: O Homem que Virou Cinema!”, composta de nove filmes do ator José Dumont. A trajetória de carreira do intérprete transita por diferentes fases do cinema brasileiro e por filmes de diretores com estilos distintos.
A programação contempla desde filmes dos anos 70/80, como Tudo Bem, de Arnaldo Jabor, Coronel Delmiro Gouveia, de Geraldo Sarno, O Homem que Virou Suco, de João Batista de Andrade, A Hora da Estrela, de Susana Amaral, e Minas Texas, de Carlos Alberto Prates Correa, até obras mais recentes, como Abril Despedaçado, de Walter Salles, Árido Movie, de Lírio Ferreira, Os Narradores de Javé, de Eliane Caffé, e Os 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira.
Esses 30 anos de profissão cobertos pela programação é sinal da longevidade e da atividade ainda intensa de Dumont. Desde os prêmios nos festivais de Gramado e Brasília de 1981 por O Homem que Virou Suco, no qual vive as agruras de um nordestino em conflitante esforço de adaptação em São Paulo, o ator teve as portas dos sets de filmagem abertas, tornando um dos rostos mais presentes e mais expressivos da produção brasileira dos muitos anos seguintes.
No dia 2 de outubro (quinta-feira), às 20h, após a sessão de Narradores de Javé, de Eliana Caffé, haverá um debate com o ator, que estará acompanhado dos cineastas cearenses Rosemberg Cariry e Ivo Lopes Araújo.
O CCBB Itinerante também traz a Fortaleza atrações de outras áreas culturais. No dia 2 de outubro, Antonio Abujamra protagoniza o monólogo cômico A Voz do Provocador, no Teatro Celina Queiroz, e volta ao palco na noite seguinte, no mesmo local, para comandar Provocações, baseado em seu programa de entrevistas na TV Cultura, com direitos a manifestações poéticas e políticas.
De 30 de setembro a 3 de outubro, acontece a oficina Foto em Pauta, na Unifor, com aulas práticas e teóricas do professor e fotógrafo Eugenio Sávio. As inscrições devem ser feitas no endereço www.fotoempauta.com.br.
Nos dias 2 e 3 de outubro, é a vez das oficinas literárias Escritores Brasileiros, que serão realizadas na Universidade Federal do Ceará Na noite de abertura, doutora em Letras e Lingüística e professora da PUC_RJ Eliana Yunes fará palestra sobre leitura e literatura e a atriz Cássia Kiss lerá trechos de obras de Raquel de Queiroz. No dia 3, serão realizadas, também na Universidade Federal do Ceará, oficinas com as professoras Eliana Yunes e Lídia Cavalcanti, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará.
Sobre o ator
José Dumont foi premiado três vezes com o Kikito de Melhor Ator, em Gramado, três vezes vencedor do Candango, no Festival de Brasília, escolhido melhor ator em 1999, pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte, e premiado também em Havana, Miami, Recife e Rio de Janeiro. José Dumont é um sucesso indiscutível. O ator consegue transitar com grande criatividade e talento entre os mais diversos perfis de personagens.
Filho de Severino e Maria Porpino, nascido em Belém do Caiçara, no sertão da Paraíba, José Dumont foi criado pelo avô. Aprendeu a ler sozinho, a partir do cordel. O primeiro palco do futuro ator foi a casa do avô. Logo começou a ler novenas e o Novo Testamento para os vizinhos.
Mudou-se para São Paulo na juventude e trabalhou na Fábrica Progresso, nos Correios e numa fábrica de moinhos. Descobriu a arte de representar, aos 25 anos de idade, quando se envolveu numa peça de Eduardo Campos, dirigida por Haroldo Serra, que falava da periferia de Fortaleza, O Morro do Ouro.
O cinema viria pelas mãos de Zelito Viana. Após acompanhar um especial para TV escrito por Gianfrancesco Guarnieri, o cineasta resolveu chamar José Dumont para estrelar, ao lado de Jofre Soares e Stênio Garcia, o filme Morte e Vida Severina. O ator tinha então 27 anos e mudava-se para o Rio de Janeiro, onde acreditava que conseguiria muito trabalho e sucesso.
Morou numa pensão no Catete e passou um ano difícil depois do filme de Zelito. Voltou a aparecer nas telas em participações pequenas como as de Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia de Hector Babenco, Se Segura Malandro de Hugo Carvana, e, depois, como Piauí no filme de Arnaldo Jabor, Tudo Bem. Este personagem rendeu a Dumont um inesquecível elogio de Paulo Gracindo: “Esse menino vai ser um dos maiores atores do Brasil”. Mais que elogio, a frase se revelou um prognóstico.
SERVIÇO:
José Dumont – O Homem que Virou Cinema!
Data: 30 de setembro a 03 de Outubro de 2008
Local: UNIFOR
Salas: B e C
Capacidade: 60 lugares cada sala (120 lugares)
Horário: sessões 16h, 18h e 20h.
Entrada Franca
Programação
SALA B
SALA C

Debate:
02/10 – 20h
Debatedores: José Dumont, Rosemberg Cariry e Ivo Lopes

O filme "Última Parada - 174", de Bruno Barreto, será o representante brasileiro na corrida por uma das cinco indicações ao Oscar 2009 de melhor filme em língua estrangeira. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), no edifício Gustavo Capanema, sede da representação do Ministério da Cultura (MinC), no centro do Rio.
A comissão escolhida pela Secretaria do Audiovisual foi composta por seis jurados: Antonio Alfredo Torres Bandeira, Cleber Eduardo Miranda dos Santos, Silvia Maria Sachs Rabello, Maria Dora Genis Mourão, Giba Assis Brasil e Paulo Sérgio Almeida.
A comissão foi presidida pelo secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin. O órgão recebeu inscrições de 14 filmes de longa-metragem, interessados em concorrer à 81ª Premiação Anual da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences - Oscar 2009.
Foram eles: "A Casa de Alice", de Chico Teixeira; "A Via Láctea", de Lina Chamie; "Chega de Saudade", de Laís Bodanski; "Era Uma Vez", de Breno Silveira; "Estômago", de Marcos Jorge; "Meu Nome Não É Johnny", de Mauro Lima; "Mutum", de Sandra Kogut; "Nossa Vida Não Cabe num Opala", de Reinaldo Pinheiro; "Olho de Boi", de Hermano Penna; "Onde andará Dulce Veiga?", de Guilherme de Almeida Prado; "O Passado", de Hector Babenco; "Os Desafinados", de Walter Lima Júnior; "O Signo da Cidade", de Carlos Alberto Riccelli; e "Última Parada - 174", de Bruno Barreto, o filme escolhido.
"Última Parada - 174" é um filme de ficção baseado na história real de um sobrevivente de uma chacina no Rio de Janeiro que anos mais tarde sequestra um ônibus na zona sul da cidade. A história foi contada no documentário "Ônibus 174", de José Padilha, diretor de "Tropa de Elite".
Cinema do Brasil anuncia projetos selecionados para o II Encontro de Produtores do Mercosul
Encontro estimula co-produções
Produtores da área Audiovisual do Mercado Comum Sul-americano participarão do Encontro de Co-produção, onde apresentarão projetos de filmes com potencial de realização conjunta.
Os projetos brasileiros selecionados para participar do encontro foram: A Fabulosa Jornada de João e Maria (Um Filmes), de Arnaldo Galvão; A Montanha (Três Mundos Produções), de Vicente Ferraz Gonçalves e Isabel Martine; As Aventuras do Avião Vermelho (Armazém de Imagens), de Frederico Pinto e José Maia; As Órfãs da Rainha (Persona Filmes), de Elza Cataldo; Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios (Drama Filmes), de Beto Brant; Fala Sério (Albatroz Cinema), de Augusto Seva; Juan e Janaína (Panda Filmes), de Beto Rodrigues e Marias de Joana Mariani (Primo Filmes) Princesa de Corfu - Histórias do Cais (A.F Cinema e Vídeo), de Alain Fresnot; e Perto do Céu (Araçá Azul Cinema e Vídeo), de Solange Lima.
O Programa Cinema do Brasil vai apoiar o II Encontro de Produtores do Mercosul, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 28 e 29 de setembro de 2008. O evento é uma ação do Ministério da Cultura/SAV, da Ancine, do RECAM - Reunión Especializada de Autoridades Cinematográficas y Audiovisuales del Mercosul e do Festival do Rio. Durante o evento, produtores da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru apresentarão os projetos selecionados de obras cinematográficas de longa-metragem.
Estão programados para o Encontro pitchings dos projetos selecionados em uma rodada de negócios e relacionamento entre todos os participantes.
Sobre o Programa Cinema do Brasil
Criado em 2006, o Programa Cinema do Brasil quer fortalecer o cinema nacional no exterior e também atrair novas oportunidades para o mercado brasileiro. Desenvolvido pelo Siaesp – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo em parceria à APEX Brasil - Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o Ministério da Cultura, o Programa tem 120 produtoras associadas em todo o País.
NOTAS DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO
RESULTADO CINE BR
O Programa Cinema do Brasil anunciou a lista com os projetos brasileiros que serão apresentados no II Encontro de Produtores do Mercosul, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro. O evento é uma realização da Ancine, do Ministério da Cultura/SAV, da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM ) e do Festival do Rio. Veja os selecionados: www.ancine.gov.br/ .
FESTVÍDEO
Continuam abertas as inscrições para o 16º Festival de Vídeo de Teresina, que reúne anualmente produções locais, brasileiras e estrangeiras. O festival acontece de 1 a 6 de dezembro, na Casa da Cultura. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de outubro junto à Coordenação de Cinema e Vídeo. O 16º Festvídeo abrange as categorias Animação, Documentário, Experimental e Ficção, todos com duração máxima de 30 minutos. Regulamento, ficha de inscrição e outras informações: www.fcmc.pi.gov.br/.
ANCINE FECHA ACORDO
Firmado acordo de cooperação técnica entre Ancine e a Apex Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O objetivo é facilitar a troca de informações e resultados sobre as atividades audiovisuais desenvolvidas pelas duas Agências, possibilitando uma melhor gestão e uma análise mais detalhada a partir do acompanhamento do fomento às obras audiovisuais, co-produções e de outros negócios realizados. Outras informações: www.ancine.gov.br/ .
CINEMA GLOBAL
Uma oportunidade de pensar a experiência da globalização como memória, afeto e cotidiano, espaço de conflitos e diálogos, a partir de pontos de vista de diretores originários da África, China, França, México ou Brasil. A mostra Cinema Global, realizada pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFPRJ, é uma prévia do Seminário Internacional Do Atlântico ao Pacifico: 200 anos da chegada da família real e 100 anos de migração japonesa, a se realizar de 17 a 19 de setembro. Programação e outras informações: www.forum.ufrj.br/.
FESTIVAIS
MÍDIAS MÓVEIS
Até 5 de setembro
Estão abertas as inscrições para o Vivo arte.mov - 3º Festival Internacional de Mídias Móveis, que acontece de 21 a 25 de novembro, em Belo Horizonte (MG), com realização de eventos em Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Além da Mostra Competitiva, aberta até 4 de outubro para obras audiovisuais brasileiras com duração de 20 segundos a três minutos, o Festival traz como novidade o Prêmio Especial Mídias Locativas, aberto para projetos inéditos que explorem as possibilidades criativas das mídias móveis. As inscrições para esse prêmio podem ser feitas até 5 de setembro. Regulamento, inscrições e outras informações: www.artemov.net/.
OSCAR 2009
Até 8 de setembro
Estão abertas, até 8 de setembro, as inscrições para a seleção de filmes de longa-metragem aptos a concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira na 81ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences - Oscar 2009. Podem participar da seleção filmes lançados entre os dias 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008. Uma Comissão de Seleção, organizada pelo Ministério da Cultura, escolherá o filme brasileiro a ser indicado pelo pais. O nome da produção escolhida será divulgada no dia 16 de setembro. Regulamento e outras informações: www.cultura.gov.br/.
UP TO 3
Até 10 de setembro
Abertas as inscrições para o UP TO 3 Brazilian Short Animation Exhibition Of Toronto. A mostra de filmes de animação, que acontece entre 6 e 9 de, novembro, no Canadá, durante o Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, está aberta para filmes de até 3 minutos voltados ao tema "Relacionamento". As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro. Inscrição e outras informações: www.upto3.ca/ .
JANELA INTERNACIONAL
Até 12 de setembro
Inscrições abertas para o festival Janela Internacional de Cinema do Recife. O evento, que acontece de 13 a 20 de novembro, fica com as inscrições abertas até 12 de setembro. Para a mostra competitiva serão selecionados curtas-metragens brasileiros e estrangeiros realizados a partir de 2006. Inscrições e outras informações:www.janeladecinema.com.br/ .
7º NÓIA
Até 13 de setembro
Prorrogadas, até 13 de setembro, as inscrições para o 7º Nóia - Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário, que acontece em Fortaleza (CE), de 28 de outubro a 1º de novembro. Podem participar alunos regularmente matriculados nas instituições de ensino superior público e privado de todo o Brasil. Os estudantes universitários do Estado do Ceará, além das Mostra de Cinema e Vídeo, podem participar da Mostra Cearense de Fotografia Universitária e da Mostra Cearense de Bandas Universitárias. Inscrições e outras informações: www.festivalnoia.com.
VITÓRIA CINE VÍDEO
Até 19 de setembro
Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscrições para a mostra competitiva de curtas, médias e vídeos para o 15º Vitória Cine Vídeo, que acontece entre de 10 e 15 de novembro, em Vitória (ES). Serão aceitos vídeos e filmes em 16mm e 35mm (curtas e médias-metragens), com até 50 minutos de duração, finalizados a partir de 2007. Além da mostra competitiva, a programação do festival conta com o lançamento de longas-metragens inéditos na cidade, o projeto Cinema na Praia, o 9º Festivalzinho de Cinema entre outras atividades. Regulamento, inscrições e outras informações: www.vitoriacinevideo.com.br/.
BRASIL-PORTUGAL
Até 22 de setembro
Estão abertas, até 22 de setembro, as inscrição para o Edital de Co-Produção Brasil-Portugal 2008. Serão selecionados dois projetos de longa metragem, em regime de co-produção luso-brasileira, nos gêneros ficção, documentário ou animação, apresentados por empresa produtora brasileira na qualidade de co-produtora minoritária que detenha a titularidade de, no mínimo, 20% dos direitos patrimoniais da obra audiovisual. Cada um dos projetos selecionados receberá da Ancine o valor equivalente em reais a US$ 150 mil. A concessão do apoio financeiro estará condicionada à disponibilidade orçamentária da Agência. Regulamento e outras informações: www.ancine.gov.br/.
CINE GAIA
Até 22 de setembro
Estão abertas, até 22 de setembro, as inscrições para o Cine Gaia - 1º Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico (RJ), que será realizado de 31 de outubro a 9 de novembro. Serão selecionados filmes e vídeos que abordem a temática ambiental, sem restrições. Em sua primeira edição, o festival vem tomar parte das comemorações do Bicentenário do Jardim Botânico. Serão oferecidas ao público diversas atividades ligadas à conscientização ambiental. Todas as atividades e exibições serão gratuitas. Regulamento, formulário de inscrição e outras informações: www.cinegaia.org/.
FESTIVAL EM MURIAÉ
Até 27 de setembro
Estão abertas as inscrições para o 3º Festival de Cinema e Vídeo de Muriaé (MG). Os filmes e vídeos devem ser enviados até 27 de setembro para seleção das mostras ficção, documentário, animação, experimental e criança. Além das exibições diárias, o Festival vai realizar apresentações artísticas, oficinas, palestras e debates sobre produção audiovisual. Toda a programação terá acesso gratuito e aberto ao público. O evento acontece de 13 a 15 de novembro. Regulamento, inscrição e outras informações: www.faminas.edu.br/cinefestival/.
FESTIVAL DE CUSCO
Até 30 de setembro
Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Curta Metragem (Fenaco), que será realizado entre 13 e 15 de novembro, na cidade histórica de Cusco (Peru). Podem concorrer filmes com a duração até 30 minutos nas categorias ficção, documentário e animação. As inscrições podem ser realizadas atéo dia 30 de setembro. Regulamento, inscrições e outras informações: www.festivalcinecusco.com/.
CUCO II
Até 25 de outubro
Estão abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para o Festival Cuco II - Curta Cinema Online. O Festival de Cinema e Vídeo brasileiro este ano abre espaço para a categoria Animação. No total, serão cinco categorias premiadas: Cuco.Fic, Cuco.Doc, Cuco.B, Cuco.Art e Cuco.Anima. Regulamento, inscrições e outras informações: www.festivalcuco.blogspot.com/.
FESTIVAL DE TOULOUSE
Até 12 de janeiro de 2009
O Festival Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse convoca realizadores e produtores latino-americanos a inscreverem seus filmes (longas, médias e curtas-metragens) de ficção, documentários, ensaio e experimentais, para a seleção da 21ª edição do festival, que se realizará na cidade de Toulouse, França, de 20 a 29 de março 2009. As inscrições podem ser realizadas até 12 de janeiro de 2009. Regulamento, inscrições e outras informações: www.lacinemathequedetoulouse.com/.
VÍDEO INFANTIL
A partir de 1º de setembro
Com o objetivo de estimular a criação e difusão de vídeos realizados por crianças, com utilização de mídias móveis, acontece no Ceará, o I Festival BNB do Vídeo Infantil. O evento está aberto à participação de crianças de 6 a 12 anos, residentes na região metropolitana de Fortaleza. As inscrições acontecem entre os dias 1º e 30 de setembro. O tema do I Festival BNB do Vídeo Infantil é Minha Cidade, Meu Mundo. As mostras serão realizadas nos Centros Culturais do BNB, em Fortaleza, Sousa e Cariri. Regulamento, inscrição e outras informações: www.bnb.gov.br/.
Inscrições para o 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Termina no dia 30 de setembro, terça-feira, o prazo para inscrições da mostra competitiva do 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece no período de 18 a 25 de novembro de 2008.
A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis na Coordenação do Festival, que fica na Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, e no site www.sc.df.gov.br. Somente poderão participar das Mostras Competitivas em 16mm e 35mm filmes brasileiros de longa, média ou curta metragem concluídos a partir de outubro de 2007, que concorrerão a R$ 410 mil em prêmios nas diversas categorias.
O 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é uma realização da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e conta com patrocínio da Petrobras, co-patrocínio da Terracap, Sabin e IESB, e apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, BRB Financeira, Banco do Brasil, Banco de Brasília, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Sebrae, Embracine CasaPark, Kodak, Quanta, Dolby Digital, Estúdios Mega, MegaColor, Canal Brasil e Revista de Cinema.
Coordenação do Festival
Endereço: Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal - Setor Cultural Norte, Av. N2 – Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro, 70041-905, Brasília, DF.
Telefones: 61 3325.7777 e 3325.6212
Fax.: 61 3325.5366
e-mail: festbrasilia@sc.df.gov.br e cinema@sc.df.gov.br
site: www.sc.df.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário