domingo, 4 de maio de 2008

INTERNET - INFORMÁTICA

Peste da internet, spam completa 30 anos de existência

Fenômeno que é um dos maiores estorvos dos usuários de internet, o spam, completou 30 anos no dia 3 de maio. O primeiro e-mail em massa foi enviado em 3 de maio de 1978, por um responsável de marketing da empresa Dec, hoje extinta, a cerca de 400 pessoas.

A mensagem convidava os usuários do sistema Arpanet --precursora da rede mundial de computadores-- da Costa Oeste dos Estados Unidos para uma inauguração que a empresa iria realizar.

O nome spam provém de uma cena do programa humorístico britânico Monty Python em que o grupo estava em um restaurante comendo carne enlatada Spam e repetia a palavra insistentemente, explica Brad Templeton, autor de várias pesquisas sobre o assunto."Daí veio o termo, algo que se repete de maneira excessiva e enervante", afirma.

O termo foi utilizado pela primeira vez no sentido conhecido atualmente há cerca de 15 anos por Joel Furr, um administrador da rede de fóruns Usenet. O termo virou "hit" durante a década de 1970 usado em diferentes contextos até se tornar mais conhecido como referência às mensagens não solicitadas, conta Templeton.

Atualmente, o spam é resultado de operações complexas que afetam a vida de milhões de pessoas e enchem as caixas de e-mail dos internautas.

Praga

A porcentagem de lixo eletrônico que chega às caixas de entrada, por exemplo, do Gmail (serviço de e-mail eletrônico do Google) quadruplicou entre 2004 e 2008 --passou de 20% para 80%. Segundo Jason Freidenfelds, do Gmail, 1% dos spam que chegam conseguem passar pelo sistema de filtros instalados.

Se o autor do primeiro spam enviou o e-mail teclando manualmente cada um dos destinatários, hoje essas mensagens são enviadas por meio de "cybermonstros", ou "botnets", como são mais conhecidos, que são nada menos que redes de computação ocultas que trabalham à revelia dos usuários.

Os "botnets" invadiram 30% dos computadores pessoais e de empresas sem proteção e difundem milhões de spam por dia, afirma Templeton.

Malícia

Tanto o conteúdo do spam como os motivos de envio mudaram muito ao longo dos anos. Hoje, alguns spam estão disfarçados, e-mails que parecem ser inocentes, mas que na realidade são uma armadilha de piratas virtuais para obterem números de contas bancárias e dinheiro.

No ano passado os spamers conseguiram colocar fora de serviço sites de internet do governo e de empresas na Estônia, por exemplo, bombardeando os servidores com milhões de mensagens, uma técnica utilizada por uma nova categoria de spamers dedicados à extorsão.

A forma de spam mais conhecida, no entanto, são as mensagens não desejadas que vendem, por exemplo, relógios Rolex falsos, pílulas mágicas para emagrecer e até mesmo remédios inimagináveis para melhorar a vida sexual.

Quase 12% dos usuários da internet já caíram no golpe de algum spam, afirmou Graham Cluley, consultor em tecnologia da empresa de segurança Sophos. Um caso trágico foi o 'do modelo brasileiro que morreu depois de tomar pílulas emagrecedoras que comprou após receber um spam. Fica claro que pessoas que enviam spam não têm ética alguma', acusou.

No ano passado, 75% dos norte-americanos foram vítimas de fraudes na internet, a maioria por meio de spam, prática que arrecadou aproximadamente US$ 239 milhões com os golpes.




PORTAL DOMÉSTICA EM DIA

PARA FACILITAR A RELAÇÃO ENTRE EMPREGADOR E EMPREGADO


O Doméstica em Dia, site que administra a relação entre o empregador e o empregado doméstico (diarista, secretaria, babá, jardineiro, piscineiro, copeiro, motorista, entre outros), chega ao mercado para facilitar o processo de regularização do trabalho, além de atender a legislação vigente garantindo aos empregados os seus direitos e tranqüilizando o empregador no cumprimento de seus deveres. Com uma equipe experiente e altamente qualificada em gestão de recursos humanos, além de um sistema que oferece tecnologia avançada e suporte aos usuários, comandada por Adriano Monteiro Alves, advogado e empresário, e Carlos Eduardo de Almeida Moysés, administrador de empresas, o portal realiza todas as funções burocráticas que a contratação de um empregado doméstico necessita.



O grande diferencial do site é a agilidade e praticidade de fazer tudo pela internet. O portal é a solução para organizar a vida doméstica e administrar todos os pequenos detalhes do cotidiano no trato dos empregados e suas tarefas, e, principalmente a regularização de seus direitos. Disponibiliza ainda serviços essenciais para a contratação rápida e segura do empregado, além de suporte nas áreas jurídica e administrativa. O Doméstica em Dia possui uma ferramenta online de gerenciamento de folha de pagamento do empregado e resolve todas as pendências em um só local e sem burocracia, oferecendo acesso a diversas notícias, legislações e tabelas, além de textos informativos.



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No Doméstica em Dia é possível encontrar também vários cursos para domésticas, como lavar e passar, curso de copeiras e arrumadeiras, etiqueta, e culinária - desde o nível mais básico até preparações mais sofisticadas. “Os benefícios como plano de saúde e odontológico, auxílio funeral, seguro de vida e previdência privada do empregado também podem ser realizados pelo portal, que recebe e agiliza todos os procedimentos com segurança e total sigilo”, explica Moysés.



O Doméstica em Dia foi desenvolvido na Plataforma Windows e totalmente programado em ASP (Microsoft Active Server Pages), na linguagem HTML (Hypertext MarKup Language), XML (Extensible Markup Language) e JavaScript, proporcionando um sistema dinâmico que oferece rápido acesso. Em um ambiente seguro as informações são totalmente protegidas através de criptografia com chave de segurança e transmissão dos dados através do protocolo SSL. O gerenciamento do banco de dados fica por conta do sistema Rubi, de propriedade da Senior Sistemas Ltda., que realiza a integração na gestão da folha de pagamento.



Como suporte ao usuário, o portal oferece ainda o link fale conosco, que responde às solicitações e dúvidas do cliente em até 24 horas úteis. “Essa ferramenta é essencial para esclarecer eventuais dúvidas a respeito de rotinas domésticas, questões jurídicas e trabalhistas, dentre outras referentes ao trabalho doméstico. Esse diferencial oferecido é rápido e eficiente”, conclui Moysés.





Perfil dos sócios Doméstica em Dia



Adriano Monteiro Alves, advogado e empresário formado pela PUC de São Paulo possui vasta experiência em advocacia nas áreas trabalhista e societária.



Carlos Eduardo de Almeida Moysés, administrador de empresas formado pela PUC de São Paulo trabalhou por 15 anos em empresas como Banco Safra, Dunkin' Donuts e Monsanto-Merisant. Desde 2003 está à frente da People Planning, empresa especializada em recursos humanos e idealizadora do Doméstica em Dia.





Doméstica em Dia

www.domesticaemdia.com.br

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