sábado, 1 de fevereiro de 2025

Hub Cultural Porto Dragão realiza curso de planejamento e produção de eventos culturais com a comunidade do Vicente Pinzon

Com vagas já preenchidas, formação é conduzida pelo produtor cultural Denor Sousa e integra o Faz a Cena - Programa de Formação nas Áreas Técnicas do equipamento cultural

O Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza, de 3 a 14 de fevereiro, o curso “Planejamento e Produção de Eventos Culturais” com a comunidade do bairro Vicente Pinzon. A formação, que é fruto de uma articulação com os grupos artísticos da região, é facilitada pelo produtor cultural Denor Sousa e oferece bolsas de incentivo à permanência.
São 25 vagas para realização do curso e recebimento da bolsa. A demanda foi solicitada para o programa de formação do Hub Porto Dragão a partir de uma parceria com o Coletivo Alto do Reggae, um projeto independente de produção de eventos que promove a cultura Reggae e conecta a comunidade. Todas as aulas serão ministradas na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas da comunidade e incentivar a participação.
“A formação tem sua importância em estabelecermos cada vez mais parcerias com territórios, comunidades, instituições e coletivos de cultura da cidade de Fortaleza e em outras regiões do estado. Nesta edição, levamos o Faz a Cena para o bairro do Vicente Pinzon, atuando com o público direto na oferta do Curso de Planejamento e Produção de Eventos Culturais. Acreditamos que este diálogo direto entre comunidades e equipamentos culturais é de grande relevância para mapearmos as necessidades de cada território e atuarmos com formações necessárias diretamente para os espaços e lugares” explica Rúbia Mércia, coordenadora de formação do Hub Cultural Porto Dragão.
O curso oferece um percurso que envolve a ideia, o planejamento e a produção de eventos culturais junto às comunidades, com o objetivo desenvolver conceitos básicos de produção, logística, relação com a produção técnica, execução do evento e pós-produção.
“Um dos pontos mais importantes do curso é mostrar para os alunos que trabalhar com eventos e artistas é extremamente plural, por isso, procuramos abranger nesta formação todas as áreas envolvidas no processo de produção. Dessa forma, criamos oportunidades para que o aluno se identifique com o que é mais próximo dele, seja na área técnica, financeira, artística, burocrática, comunicação, entre outras”, afirma o facilitador Denor Sousa, que também é produtor de artistas como Mateus Fazeno Rock, Brisa Flow, Sain, entre outros.
O curso “Planejamento e Produção de Eventos Culturais” integra o Faz a Cena – Programa de Formação nas Áreas Técnicas do Hub Porto Dragão, que oferece uma experiência formativa para a qualificação e profissionalização nas Áreas Técnicas e de Acessibilidade das Artes e da Cultura. O programa segue conectado com trabalhadoras(es) e coletivos artísticos das áreas técnicas para pensar a estruturação pedagógica de suas trilhas formativas, identificando conteúdos estratégicos para a qualificação profissional de quem tem interesse ou já atua na cena e no mercado.

Nenhum comentário: