sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Jovens da periferia promovem festival cultural gratuito no Parque Santana

Festival Raízes de Cura encerra o segundo ciclo de atividades do programa EntrePontos com uma programação voltada à arte e à valorização cultural no Parque Santana e Mondubim

Nos dias 8 e 9 de novembro de 2024, o Parque Santana recebe o Festival Raízes de Cura, evento cultural gratuito que marca o encerramento do segundo ciclo de atividades do programa EntrePontos. Realizado em parceria com o Movimento Orquídeas, o festival visa fortalecer a cultura local, impulsionar a produção artística e trazer novas experiências para a comunidade do Parque Santana e áreas próximas.
O festival, realizado pelos jovens do programa, tem como propósito incentivar a produção cultural, promovendo uma programação repleta de atrações acessíveis e inclusivas. Na sexta-feira, dia 8 de novembro, o evento acontece na Lagoa da Libânia com apresentações musicais, performances teatrais, danças e comidas regionais das 18h às 22h. E ainda contará com a participação especial do cantor Daniel Groove que foi escolhido pela crítica como a revelação do Festival Lollapalooza em 2017. Ele também terá um bate-papo intimista no dia seguinte com os participantes da Formação para Agentes Culturais, onde compartilhará toda a sua trajetória artística. 
No sábado, dia 9 de novembro, o festival se desloca para o Mini Museu Firmeza, das 8h às 11h, com atividades interativas para crianças. O espaço oferecerá uma experiência única, onde os pequenos podem aprender sobre a história e as tradições do bairro de maneira divertida e educativa, incentivando o engajamento das novas gerações com a cultura local.
O Festival Raízes de Cura reúne artistas, produtores e moradores para celebrar a arte, a gastronomia e a identidade do território, promovendo a integração cultural e o desenvolvimento comunitário. “A missão do EntrePontos é capacitar a juventude para que se tornem protagonistas culturais em suas comunidades, e o Festival Raízes de Cura é uma realização que reflete esse compromisso”, ressalta Ivan Ferraro, diretor do programa.
Para mais informações, acompanhe o Instagram do programa @programaentrepontos e do Movimento Orquídeas em @movimento.orquideas.

Sobre o EntrePontos
O Entrepontos é um programa formativo que visa capacitar jovens e adultos para atuarem como agentes culturais em suas comunidades. Focado no desenvolvimento de habilidades em áreas como produção cultural, técnica e artística, além de comunicação e mídias digitais, o programa oferece formação gratuita e abrangente. Unindo teoria e prática, o Entrepontos organiza eventos culturais ao final de cada ciclo, permitindo aos participantes aplicar o que aprenderam para fortalecerem e intensificarem o movimento cultural local. Realizado pela Prodisc com apoio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, o projeto impacta positivamente diversos bairros de Fortaleza.

Sobre a Prodisc
Fundada em 2001, a Prodisc (Associação dos Produtores de Cultura do Ceará) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao fortalecimento da produção cultural no Ceará. Com foco na inclusão social e na formação de redes cooperativas, a Prodisc promove eventos, capacitações e parcerias para integrar artistas e profissionais do setor cultural ao mercado. A instituição é conhecida por sua atuação em projetos de alcance regional, nacional e internacional, como a Feira da Música de Fortaleza, que destaca a cultura independente e as expressões artísticas diversas, fortalecendo a cena cultural através de oficinas, rodadas de negócios e intercâmbio de conhecimentos​

Serviço
Festival Raízes de Cura – Encerramento do 2º Ciclo de atividades do EntrePontos

8 de novembro – 18h às 22h – Lagoa da Libânia, Parque Santana
9 de novembro – 8h às 11h – Mini Museu Firmeza, Parque Santana
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário: