segunda-feira, 13 de março de 2023

"Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" é a produção mais premiada da história do cinema

Festa do Oscar teve ritmo frenético e entregou sete estatuetas para o filme
Tentando conquistar um novo público jovem e afastar o fantasma da baixa audiência de um programa que perde espectadores todos os anos, a cerimônia de entrega do Oscar 2023 contou com uma agilidade exacerbada e desnecessária, consagrando o filme "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", que ganhou sete estatuetas. Evitando ousados e tagarelas como Chris Rock, que recebeu um tapa na cara de Will Smith no prêmio do ano passado por uma piada mal contada sobre a esposa do ator, os organizadores do Oscar optaram por escalar um inexpressivo e super sem graça  apresentador, que mal apareceu, nem teve tempo de fazer piada. Os indicados a melhor filme não tiveram apresentação e no quadro da homenagem a artistas que já haviam falecido, eles colocaram a maioria em fotos duplas, mas escalaram Lemjy Kravitz para cantar ao vivo. Lady Gaga confirmou presença na última hora e cantou a música de "Top Gum Maverick com visual desleixado. Rihanna foi outra apresentação musical de destaque.
O programa em sua 95ª edição começou domingo 20h, com as celebridades no "tapete", que este ano não foi vermelho, pela primeira vez desde 1961. A cerimônia oficial começou 21h, e terminou às 00h30, horário de Brasília. O evento ocorreu em Los Angeles, na Califórnia, sediado, como tradicionalmente, no Dolby Theatre. Em alguns anos a festa do Oscar no Brasil terminava depois das 2 da madrugada. Mas a vontade de enxugar o evento, inclusive de temas polêmicos, acabou deixando a premiação artística sem "alma", com os atores mal tendo tempo de agradecer o Oscar, e nenhuma manifestação política a favor do meio ambiente ou dos direitos humanos - uma lástima por se tratar de um programa transmitido para centenas de países e milhões de pessoas.
As celebridades e seus convidados foram recebidos com um tapete na cor champanhe na entrada a premiação. A mudança foi proposta por Lisa Love, colaboradora da Vogue, e Raul Àvila, diretor criativo do Met Gala — ambos consultores criativos do Oscar. Segundo Love, a luz do horário em que os convidados chegam e são fotografados destoa dos looks da cerimônia. Assim, eles optaram por cobrir a entrada do Teatro Dolby, em Los Angeles, e transformar o tapete "vermelho" em um evento noturno. Champanhe foi a cor escolhida. A partir dessa decisão, a equipe do Oscar passou a testar cores mais adequadas para o tapete — a fim de evitar que o ambiente ficasse mal iluminado. "Isso é apenas uma leveza e espero que as pessoas gostem. Não significa que sempre será um tapete da cor champanhe", afirmou Love em coletiva de imprensa.
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” foi o grande vencedor da noite, levando sete dos 11 dos principais prêmios que concorria. Além de ser o grande vencedor do Oscar 2023, o filme se tornou o mais premiado da história do cinema, conquistando 165 prêmios nesta temporada. Outro destaque da premiação foi o longa alemão “Nada de Novo no Front” que ganhou quatro categorias. Brendan Fraser deu a volta por cima, marcando seu retorno à Hollywood com o impactante “A Baleia” e ganhou o esperado prêmio de Melhor Ator. O filme também venceu na categoria de Cabelo e Maquiagem. 
Guillermo del Toro venceu mais um Oscar, dessa vez por “Pinóquio”, em que usou a técnica stop-motion para dar vida à uma nova versão do boneco de madeira.
Filmes como “Os Banshees de Inisherin”, “Os Fabelmans”, “Elvis” e “Tár”, que concorriam em várias categorias, foram esquecidos pela Academia e saíram de mãos vazias da premiação.
Abaixo, confira a lista completa de ganhadores da grande noite:

GANHADORES DO OSCAR

Melhor Animação: Pinóquio

Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan - Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor Atriz Coadjuvante: Jamie Lee Curtis -  Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor Documentário: Navalny

Melhor Curta-metragem: An Irish Goodbye

Melhor fotografia - Nada de Novo no Front

Melhor maquiagem e penteado - 'A Baleia'

Melhor figurino - Pantera Negra Wakanda Forever

Melhor filme internacional - 'Nada de Novo no Front' 

Melhor curta documentário 'The Elephant Whisperers' 

Melhor curta de animação - 'The Boy, the Mole, the Fox, and the Horse' 

Melhor trilha sonora - 'Nada de Novo no Front'

Melhores efeitos visuais - 'Avatar: O Caminho da Água'

Melhor roteiro original -Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'

Melhor roteiro adaptado -- 'Entre mulheres' 

Melhor som -'Top Gun: Maverick

Melhor montagem - 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'

Melhor direção - Daniel Kwan e Daniel Scheinert - 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'

Melhor ator - Brendan Fraser - 'A Baleia

Melhor atriz - Michelle Yeoh - 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'

Melhor filme -  'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'

 Veja looks das celebridades no Instagram do @divirtace

Nenhum comentário: