quinta-feira, 14 de novembro de 2019

BENFICA

Corredor Cultural tem programação no próximo dia 24 de novembro

Artistas do Ceará são destaque, com show da cantora Bia Ferreira, os grupos Big Band Jazz A7, Lay Maia e os Astecas, Aruandê e da dupla Preto & Café

Está reservada para o dia 24 de novembro mais uma ocupação do “bairro + bacana da cidade”. O projeto Corredor Cultural Benfica promove sua segunda e última edição de 2019, no entorno da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e na Praça João Gentil, também conhecida como Praça da Gentilândia.

Em seu terceiro ano, o projeto continua comprometido com a oferta de programação artística e cultural gratuita para pessoas de todas as idades, com Ciclofaixa de Lazer, feiras, oficinas, atividades infantis, ações de saúde e nutrição, e muito mais.

Um dos momentos mais movimentados do Corredor são os shows musicais vespertinos e noturnos, que, assim como na edição de outubro, migram para a Praça João Gentil, conhecida como Praça da Gentilândia, a dois quarteirões da Avenida da Universidade.

A atração principal desta edição é a multi-instrumentista, cantora, compositora, arranjadora e produtora mineira Bia Ferreira, que deve subir ao palco por volta das 21h. Radicada em Aracaju, a artista começou a produzir música a partir do contato com coletivos de luta negra e antirracista, conceituando sua arte como Música de Mulher Preta (MMP).

Tendo conquistado projeção nas mídias sociais com seus hits “Cota não é esmola” (que possui mais de 7 milhões de visualizações no YouTube) e “Levante a bandeira do amor”, a cantora está em franca ascensão no cenário independente nacional e internacional. Já passou por palcos como os das unidades da rede SESC pelo Brasil inteiro, Pulso Redbull Music (SP), Favela Sounds (DF), Oi STU Open (RJ), Festival Morrostock (RS), Time Out (Portugal) e Festival Guacamaya (México).

Além de trabalhar em seu primeiro álbum, intitulado “Um Chamado”, Bia tem feito participações recentes em teatro e cinema, como no filme “As Mil Mulheres” (2018) e no musical “Elza”, no qual substituiu a atriz Larissa Luz em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Presente nas principais redes de streaming, Bia acaba de retornar de turnê europeia, com sete concertos em cidades de Portugal e da Alemanha, todos com ingressos esgotados.

TAMBORES, JAZZ E CARNAVAL – Antes de Bia Ferreira, ainda à tarde, quem abre a programação de shows no palco da praça, às 16h, é a banda Lay Maia e os Astecas, formada em 2017 do encontro entre estudantes do Curso de Música (Fortaleza) da UFC. Dentre suas principais influências, estão Liniker e os Caramelows, Linn da Quebrada, Pabllo Vittar, Glória Groove e Lady Gaga. No Corredor Cultural, o grupo mescla músicas autorais com reinterpretações e novos arranjos dos artistas que o influenciaram.

Às 17h, sobe ao palco a Big Band Jazz A7, grupo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Sob coordenação do Prof. Edson Távora, o projeto segue o formato das tradicionais big bands do jazz, dedicando-se ao repertório instrumental do gênero. Formada por alunos do IFCE e músicos da comunidade artística de Fortaleza, a banda dedica-se à propagação desse gênero musical e trabalha repertório rico, com clássicos e versões contemporâneas do jazz.

A terceira banda, prevista para 18h, comemora seu primeiro aniversário com o show no Corredor Cultural Benfica. Nascida ano passado enquanto evento comemorativo ao mês da Consciência Negra, a Aruandê celebra a ancestralidade afro-brasileira, contemplando ritmos e manifestações culturais como samba, jongo, capoeira, coco, toré, bumba meu boi, maracatu, ijexá e muitos outros exemplos de herança africana.

A atração que se apresenta em seguida, às 19h, une dois talentos locais: Haroldo Guimarães (Haroldo Preto) e Giselle Café, que formam a dupla Preto & Café. Haroldo é cantor, advogado, mestre em Direito, ator e comediante. Um de seus trabalhos mais recentes foi a série global Cine Holliúdy, onde interpretou o personagem Munízio.

Já Giselle Café é formada pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e graduada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Consolidou-se como uma das mais experientes cantoras de Fortaleza no segmento de eventos sociais, com 20 anos de carreira e mais de duas mil apresentações no currículo.

A dupla fundou o bloco Café Preto, que já se apresentou na programação de pré-carnaval, carnaval e aniversário de Fortaleza. No show #SemPreconceito, além do repertório carnavalesco, os artistas prometem uma apresentação com ênfase na nordestinidade e sem patrulhamento estético.

Às 20h, é a vez do grupo Parahyba e Cia. Bate Palmas aliar a experiência musical do cantor Parahyba ao talento de uma novíssima geração de músicos fortalezenses. Com história intimamente ligada às lutas do bairro Conjunto Palmeiras, a banda trabalha composições autorais e faixas de grandes nomes da música popular brasileira, destacando ritmos do Nordeste e do Norte do Brasil como o baião, o xote, o carimbó e outras referências da nossa cultura.

SERVIÇO:
Corredor Cultural Benfica 2019 – 2ª Edição

Data: 24 de novembro
Horário: 7h às 22h (shows na Praça João Gentil ocorrem a partir das 16h)
Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e Praça João Gentil
Informações:
www.corredorculturalbenfica.com
www.instagram.com/corredorculturalbenfica
www.facebook.com/corredorculturalbenfica

Fonte: Produção do Corredor Cultural Benfica – fone: (85) 3276 2525 – e-mail: corredorbenfica@gmail.com

Nenhum comentário: