segunda-feira, 14 de abril de 2014

RESTAURANTES

Ana Campos lança "Colher de Pau - Culinária Cearense" nesta quarta

Obra da chef e dona do mais famoso restaurante da Varjota, Ana “Negona” Campos, tem lançamento dia 16 de abril na Livraria Cultura

A publicação pela Lumiar e Midas produções Culturais traz 217 páginas fartamente ilustradas com fotos, textos e receitas, que contam além da história do restaurante cearense, aprofundamentos bem temperados sobre a arte culinária daqui e do mundo.

Dos primórdios à atualidade, o livro "Colher de Pau - Culinária Cearense" versa sobre degustes que formaram a cozinha local, do Nordeste e de outras regiões brasileiras, como também das importantes passagens pelos universos de sabores no globo. O lançamento do livro "Colher de Pau - Culinária Cearense" por Ana Campos acontece no próximo dia 16 de abril (quarta-feira), às 19 horas, na Livraria Cultura de Fortaleza (av. Dom Luis, 1010). A publicação tem mais de 45 receitas, especialmente selecionadas por Ana campos do cardápio de seu restaurante Colher de Pau, e faz também um verdadeiro retrato das culinárias regional e universal, recheado por minúcias históricas e curiosidades gastronômicas.
Como chama Ana Campos, “a cozinha é uma aventura e um prazer constantes”, e dessa forma é que convida todos às artimanhas de seus preparos. No capítulo dedicado ao modo de fazer de mais de quatro dezenas de pratos “do mar” e “da terra”, que pinçou entre os mais pedidos do menu, tem da Peixada Colher de Pau; Sirigado grelhado com molho de Maracujá, Escondidinho de carne de sol, ao arroz e Carré de carneiro, mais petiscos e quitutes como Galinha caipira, Língua ao molho madeira, Camarão empanado com farinha de tapioca, Polvo a moda da chef e Atolado de caranguejo com camarão”.
O restaurante Colher de Pau, em Fortaleza, como distingue a proprietária Ana Campos logo na abertura do livro, acolhe mesas de madeira com toalhas coloridas, e o movimento começa cedo para findar bem tarde. Às 9 horas o ambiente já está pronto para o almoço quando os fregueses começarem a chegar pelo meio-dia. Casquinhas de caranguejo, moquecas de peixe, travessas de carneiro, arroz de camarão, macaxeiras fritas, cumbucas escaldantes de feijão-verde e muita carne de sol com baião de dois, são algumas das iguarias, além das sobremesas preferidas, como pudins de milho, cartolas, quindins, cocadas, tapiocas com doce de leite ou goiaba.
Entre pedidos que se multiplicam, os garçons servem no salão climatizado e no ambiente aberto, sob duas frondosas mangueiras. O serviço flui da tarde à irrupção da clientela noturna, revelam os escritos de "Colher de Pau - Culinária Cearense”. Os comensais vertem cervejas geladas, drinks coloridos e petiscos da casa - como iscas de peixe, casquinhas de camarão, patinhas de caranguejo, bolinhos de macaxeira e outros mais - até a matança da fome no jantar. Pratos com peixes à delícia, camarão ensopado, galinha à cabidela, moqueca de arraia, galinha caipira, são delícias que saem da cozinha até a meia-noite, mas a freguesia em burburinho sempre permanece por lá até as primeiras horas do dia seguinte.

Na apresentação desse cotidiano da cozinha moderna, que preserva os sabores da culinária nordestina, do mar aos sertões, Ana Campos vai relatando como o ponto segue em pleno funcionamento há mais de 20 anos no polo gastronômico da Varjota, bairro centenário de Fortaleza, também celebrado no editorial do livro, como em São Paulo, onde mantém a segunda casa.
Ana Campos referencia o sucesso do restaurante ao pai Luiz, à avó e professora de culinária Maria Anita, mas, sobretudo, à mãe Vilmar, “quem deu vida e alma ao empreendimento, quando o Colher de Pau era apenas ‘uma modesta casa de esquina’”, atribui. Com equipe azeitada nos fundamentos básicos da excelência no atendimento e na exuberância da culinária caseira, a família festeja o sucesso permanente nas “sutilezas, infinitos detalhes e perfumes intensos”, que fizeram nascer e crescer o negócio. Os esforços nas mais de duas décadas do trabalho compromissado valeram para firmar o Colher de Pau, que evolui continuamente, integrando novas gerações. Além dos restaurantes no Ceará e o paulistano, já se ampliam em extensões de serviços no Colher de Pau Eventos (que promove e organiza grandes festejos em Fortaleza) e no Colher de Pau Refeições Coletivas (que leva a cozinha da casa para empresas).
 Prêmios, distinções, clientela movimentada e honrarias se multiplicam. Da mesma forma com que o restaurante Colher de Pau teve a satisfação, de em 1996 e até 2000 participar a convite da Secretaria de Turismo do Ceará nos sequenciais eventos da Bolsa de Turismo de Lisboa-BTL, quando reuniram países de língua portuguesa, tendo sido o único representante do Brasil na área gastronômica, o livro "Colher de Pau - Culinária Cearense” não se detém ao Ceará e à cozinha da casa, mas traz todas as influências e confluências do inventar e dos preparos gastronômicos, por onde, quando e quem importa.
 “Colher de Pau - Culinária Cearense" traz todas as receitas da cozinha e que fazem do restaurante um sucesso. Também ressalva a panorâmica profunda de momentos importantes da história gastronômica, celebrando o prazer de comeres e conheceres da mesa, em outros povos, antes de pousar no Brasil e adentrar o território nordestino. Une artistas, filósofos, chefs e comensais inominados com saberes famosos, de Chico Buarque, Marcel Proust, Rachel de Queiroz, Lewis Carroll, personagens como Dona Flor na cozinha de Jorge Amado e Madame Bovary nas letras de Eça de Queiroz, a Drummond de Andrade, Platão, Buñuel, da Vinci, Warhol, Van Gogh, Dali, Portinari, entre tantos, que elevaram a arte culinária a imponentes deleites. Traça assim, amplo bordado nordestino, brasileiro, pelas Américas, atravessa oceanos até a Europa e, por antigas como renovadas singularidades e infinitas convergências de tempos, espaços e especialidades a publicação celebra ainda a valoração de técnicas e trocas eternizadas. Das culturas greco-romanas, viking até antes e após o Achamento do Brasil, são apresentadass as permanentes evoluções que transformaram a culinária na mais antiga da artes.
Ao rememorar os primeiros documentos, livros de culinária, filósofos do gosto e sabores de saberes pelo Brasil e no mundo, o livro “Colher de Pau - Culinária Cearense" confirma a máxima de que, em qualquer
O livro une e alarga os sabores nordestinos, brasileiros aos do mundo, em seus extensos paladares e ensinamentos. "Colher de Pau - Culinária Cearense" é uma realização do Ministério da Cultura, via lei Rouanet, com patrocínio do Bic Banco. Editado em parceria pela Lumiar Comunicação  e Midas produções Culturais, conta com pesquisa textual da jornalista Cláudia Albuquerque, fartamente ilustrado por fotos de Jarbas Oliveira. As imagens e letras deleitosas vêm em mais de 200 páginas, que em capítulos memoriais e com atualidades sobre as construções das cozinhas, conta ainda acerca do próprio restaurante cearense e receituários de sucesso. Desde os primeiros tempos à Revolução Francesa, entre reminiscências, o livro "Colher de Pau - Culinária Cearense" alimenta a gula de leitores por relevos, que tem vistas ainda do Brasil recém-descoberto à chegada da Família Real Portuguesa, como bem das emigrações escravas ou voluntárias ao País, até chegar ao nosso modo de comer atual, dentro e fora do Ceará.

SERVIÇO
Lançamento livro “Colher de Pau - Culinária Cearense" por Ana Campos.
Dia: 16 de abril (quarta-feira), às 19h.
Local: Livraria Cultura - av. Dom Luis, 1010 – Fortaleza.


QUEM QUISER CONHECER O RESTAURANTE COLHER DE PAU, NO BAIRRO VARJOTA, EM FORTALEZA, AQUI VAI O SERVIÇO:
Colher de Pau - Rua Ana Bilhar, 1178 - Varjota, Fortaleza - CE, 60175-040
(85) 3267-6680

Nenhum comentário: