
Festival Choro Jazz 2013 acontece pela segunda vez em Fortaleza
> Ganhador de cinco Grammys, o americano Terence Blanchard fará apresentação com seu quinteto
Em sua 5ª edição, o Festival Choro Jazz, que nasceu em Jericoacoara, e acontecerá na praia paradísíaca de Jijoca em dezembro, chega novamente a Fortaleza, pelo segundo ano consecutivo com vários shows de alguns dos mais renomados músicos do mundo.


Junto com as apresentações musicais, o Festival Choro Jazz oferece ainda, gratuitamente, uma consistente programação pedagógica com ênfase na música instrumental, sua riqueza e multiplicidade de formas. O evento compreende, portanto, um conjunto de vivências artísticas e um território propício para novas criações, em busca da extensão da produção de conhecimento e ambiência para o fluxo de informação, compromissado com a valorização e democratização da cultura.
O programa didático segue a linha das edições anteriores e conta novamente com a parceria do renomado Festival de Imersão Educacional da Música Brasileira, California Brazil Camp, que chancela as oficinas. As atividades voltadas a músicos, estudantes de música e apreciadores da música têm vagas limitadas. São oferecidas oficinas de composição, choro, canto, piano, violão, clarinete, sopros, percussão, bateria e prática de conjunto, tudo isso gratuito. As inscrições já estão abertas e todas as informações estão disponíveis no site do festival: www.chorojazz.com. Os workshops estão acontecendo em Fortaleza na Caixa Cultural. Além dos cursos e shows, o Festival Choro Jazz 2013 também promoverá em Jericoacoara exposições e lançamento de livro. Confira abaixo a programação completa.
PROGRAMAÇÃO - FESTIVAL CHORO JAZZ 2013
SHOWS
FORTALEZA
LOCAL: ANFITEATRO DO CENTRO CULTURAL DRAGAO DO MAR
28/11
21h - Bandão Choro Jazz
22h30 - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise
29/11
21h - Quarteto Marimbanda participação especial Macaúba
22h30 - Trio Curupira
30/11
21h - Luciana Rabello Quarteto
22h30 - Terence Blanchard Quinteto
JERICOACOARA
LOCAL: PRAÇA PRINCIPAL
03/12
21h - Nonato Luis e Tulio Mourão
22h30 - Terence Blanchard Quinteto
04/12
21h - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise
22h30 - Sizão Machado Sexteto
05/12
21h - Luciana Rabello
22h30 - Laércio de Freitas Quarteto
06/12
21h - Louise Woolley
22h30 - Gianluca Littera e Trio Curupira
07/12
21h - Bandão Choro Jazz
22h30 - João Bosco
08/12
21h - Renato Borguetti Quarteto participação especial: Alegre Correa
22h30 - Zé da Velha e Silvério Pontes
OFICINAS
Fortaleza • Workshops no Centro Cultural da Caixa
28/11 - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise
29/11 - Trio Curupira
30/11 - Luciana Rabello
Jericoacoara:
Prática de Conjunto - Arismar do Espirito Santo
Choro - Mauricio Carrilho
Violão - Alessandro Penezzi
Piano e arranjos - Gilson Peranzzetta
Sopros - Mauro Senise
Clarinete - Alexandre Ribeiro
Pandeiro - Celsinho Silva
Bateria e percussão - Cleber Almeida
Canção brasileira - Jean Garfunkel
Canto - Paula Santoro
OUTRAS ATIVIDADES • JERICOACOARA
Exposições • Todos os dias:
Alcy Linhares: Chorões na Praça
A Arte de Bin Lata
Zinho
Lançamento de livro:
07/12 às 17h - Paulo Garfunkel: “Três Fábulas de Esopo” e “Chão de Fábrica”
FESTIVAL “LETRAS, FLORES & VINHOS” PROMOVE CULTURA, MÚSICA E POESIA

“Letras, Flores e Vinhos” é o nome do novo Festival que acontecerá em Guaramiranga. Em sua primeira edição, o evento traz como proposta preencher, através da literatura e da poesia, complementada com a música, mais um acontecimento na cena cultural da região, já bem representada pelo teatro (Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga) e pela música (vide Festival de Jazz & Blues). O Festival Letras, Flores e Vinhos estreia apresentando uma programação diversificada e com focos específicos e bem definidos. Além da programação cultural, gastronômica e negocial, o público terá também a oportunidade de aproveitar as potencialidades naturais, o clima ameno, o ambiente bucólico, a tranquilidade e o aconchego, enfim, as boas coisas que somente a serra oferece, traduzidas em passeios, trilhas, banhos de cachoeira e muito mais. Na verdade, o fato de estar na serra já é um privilégio.
Uma das atrações do Festival Letras, Flores e Vinhos, que acontece de 15 a 17 de novembro (sexta a domingo) é o músico Marcelo Leite, que lança oficialmente seu segundo CD. “Levando o Samba na Flauta” é o título do segundo CD oficial da discografia do flautista cearense, bacharel em Música pela Universidade Estadual do Ceará, professor de teoria musical. Marcelo Leite, que se auto-intitula “flautista de som brasileiro”, conta com larga experiência e conceito na cena musical do Ceará, especialmente em Fortaleza. O lançamento marcará também o início de uma turnê que contará com uma série de shows que acontecerão na capital e em outras cidades. O repertório é composto de 12 (doze) sambas clássicos, os quais foram minunciosamente selecionados e gravados com arranjos instrumentais especiais. “Batuque na Cozinha” (João da Baiana), “Cadência do Samba” (Ataulfo Alves/Paulo Gesta), “Luz Negra” (Nelson Cavaquinho/Amâncio Cardoso), “Timoneiro” (Paulinho da Viola/ Hermínio Bello de Carvalho) são alguns dos sucessos. Durante o show, Marcelo Leite conta um pouco da história de cada samba, inclusive, curiosidades. Como o título já deixa explícito, o show será conduzido pela flauta “mágica” do maestro Marcelo Leite, que será acompanhado dos conceituados músicos da cena musical instrumental cearense: Carlinhos Crisóstomo (violão e bandolim), Luiz José (cavaquinho) e Rossano Cavalcante (Percussão).
Outra atração musical será o Trio Guará, que busca inspiração na bossa de João Gilberto, Tom e Vinícius, no samba de Ary Barroso, Cartola, Noel, e Gonzaguinha, no choro de Chiquinha, Zequinha, Pixinguinha e no flamenco de Paco de Lucía e Vicente Amigo. O Trio Guará traz para os palcos do mundo instrumental a mistura ideal entre as batidas ritmadas, versões exclusivas e produções próprias tocadas ao vivo, entregando ao público seus sentimentos na forma instrumental.
O Templo da Poesia Instituto Cultural, entidade de fomento à cultura com atividades diversificadas, que está com nova sede no município de Maranguape, estará marcando presença no evento, com diversos escritores e poetas. Na ocasião será apresenta uma performance poética homenageando o centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes.
O Festival promoverá duas palestras e uma oficina, abertas ao público: uma sobre o tema “Paisagismo Turístico”, ministrada por profissionais especializados da empresa MPV - Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, aberta ao público, no Hall do Teatro Rachel de Queiroz, hoje, das 16h às 18h, e outra sobre o tema “Roteirização Turística em Propriedades Produtoras de Flores”, ministrada por consultores especializados da empresa Result Consultoria e Inteligência em Turismo, aberta ao público, no Memorial do Engenho, amanhã, no mesmo horário. Também será realizada a oficina “Vamos Manusear as Flores da Serra” com a participação da Associação Guaraflora, gratuita e aberta para a comunidade em geral. O também promoverá um “Encontro de Negócios” inédito na Região do Maciço de Baturité. Trata-se de uma programação especialmente idealizada visando oferecer um formato de encontro que reúna simultaneamente um leque de empresas (expositores) e empresários das cadeias produtivas do turismo e de flores da Região (público-alvo) para conversar, trocar ideias e, principalmente, fazer negócios.
SERVIÇO:
• Festival “Letras, Flores e Vinhos - Turismo, Cultura, Gastronomia e Negócios” - I Edição
• Local: Guaramiranga, Região do Maciço de Baturité, Ceará
• Período: De 15 a 17 de novembro de 2013 - www.letrasfloresevinhos.com.br
15ª Mostra Sesc Cariri de Culturas homenageia Patativa do Assaré
Abertura do evento acontece hoje no município de Assaré, com Grupo Lume
Com o objetivo de diversificar e ampliar ainda mais a atuação do evento nos espaços da região, a abertura do evento acontece hoje no município de Assaré, com o Grupo Lume, às 17h, que fará um grande cortejo pelas ruas da cidade. A ação conta com a participação de 70 artistas caririenses que realizaram oficinas com o grupo, resultando no espetáculo intitulado “Cortejo Abre-Alas”.
Logo depois, às 18h30, no Largo do Calçadão de Assaré, vai ser hora da celebração entre sanfoneiros. O gaúcho Renato Borghetti e os cearenses Waldonys e Adelson Viana se apresentam com o melhor da música regional. O show acontece na praça principal do município de Assaré.
O presidente do Sistema Fecomércio do Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, explica que essa iniciativa também é uma forma de otimizar a programação do Circuito Patativa, além de prestar uma homenagem. “Este ano queremos reconhecer esse grande poeta que é Patativa do Assaré. Um poeta contemporâneo, que emprestou o nome dele ao nosso teatro de Juazeiro do Norte. Simbolicamente nós estamos fazendo a abertura em respeito à história do Patativa e a todo povo de Assaré e do Cariri”, reforça.
SERVIÇO
XV Mostra Sesc Cariri de Culturas
Abertura
Dia: 8/11
Grupo Lume – “Cortejo Abre- Alas”
Horário: 17h
Local: Ruas da cidade de Assaré
Shows com Renato Borghetti, Waldonys e Adelson Viana
Horário: 18h30
Local: Largo do Calçadão de Assaré
Informações: (88) 3512-3355
Nenhum comentário:
Postar um comentário