segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TEATRO


 11ª Mostra Transcendental começa hoje no Teatro do Shopping Via Sul
 

Com o tema “A juventude não é apenas um período da vida”, festival contará com apresentações em presídios, terminais de ônibus e em dez municípios do interior cearense

A 11ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental será realizada a partir de hoje (21) e segue até domingo (25), no Teatro do Shopping Via Sul, e com apresentações em 10 municípios do interior, em presídios feminino e masculino de Fortaleza e Itaitinga, além de casas de medidas socioeducativas da capital. Ao todo, serão encenadas sete peças de companhias teatrais dos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, trazendo exemplos positivos e mensagens de paz, amor, respeito e ajuda ao próximo. Com o tema “A juventude não é apenas um período de vida, mas uma qualidade de alma", a edição 2013 presta homenagem à figura do Papa João Paulo II, considerado um dos principais pacifistas da humanidade dos últimos anos.
Os ingressos para as peças da 11ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental podem ser obtidos mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis e um 1 (um) litro de água para cada ingresso. São quatro os pontos de troca em Fortaleza, localizados nos shoppings Aldeota, Benfica, North Shopping e Via Sul. “Nossa meta este ano é chegar às 20 toneladas de alimentos, cujo total arrecadado será destinado à Cruz Vermelha, que irá direcionar aos quatro municípios do interior cearense mais necessitados e afetados pela seca”, diz Suely Vieira, coordenadora da Estação da Luz, ONG promotora da Mostra.
As peças escolhidas pela comissão de seleção da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental este ano são: Por um Fio (SP), encenada pela companhia Conto em Cantos, criada a partir do universo das feiras populares, seus personagens, cores e sons, colocando em cena situações atrapalhadas que revelam um mundo onde todos temos inteligências e tolices; Samara Sempre Sabe (RJ), da companhia Amigos da Luz, se baseia na vida de Eldora Montgomery, uma senhora simples de Nova Jersei que tem apenas dois sonhos na vida: se mudar para Nova York e comprar uma televisão colorida;  O Morto e a Donzela (CE) é uma comédia situada no sertão da década de 40 e narra a aventura de uma donzela, que deseja desenterrar o falecido noivo, depois que passa a vê-lo, vivo, a pedir socorro; Um Amor de Renúncia (SP), trata de uma história de amor impossível, não por barreiras sociais de qualquer espécie, mas porque um abismo vibracional separa os dois enamorados; Ativistas da Paz (BA) se desenvolve por meio dos conflitos entre dois jovens envoltos na vida moderna repleta de angústias, valores materialistas e a violência que se manifesta em várias instâncias; e, por fim, A Vida é Sempre Bela (RJ), um monólogo de Nelson Xavier, que durante toda a vida lutou por ideais socialistas e se considerava filosoficamente materialista, sendo levado, por uma doença e o trabalho em um filme, a entrar no universo espírita e a representar o próprio Chico Xavier.
No total, 10 municípios cearenses recebem a 11ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. A Mostra Itinerante já esteve em Iguatu (16), Icó (17), Horizonte (18) e Aracati (19) com a peça “O Morto e a Donzela”. Hoje (20), é a vez de Guaiuba (20) receber o espetáculo. Amanhã (21) é a vez de Maracanaú, e, logo em seguida, Limoeiro do Norte (22), Jijoca (23), Viçosa do Ceará (24) e Guaraciaba do Norte (25). Todas as apresentações ocorrem às 20 horas, (em Viçosa às 21 horas) no teatro municipal de cada cidade, com exceção das cidades de Limoeiro do Norte e Aracati, que receberão os espetáculos em auditórios centrais e de fácil acesso.
A programação paralela será marcada pela tradicional presença nos principais Terminais de Ônibus da capital cearense (Lagoa, Parangaba, Siqueira e Messejana), desde ontem (19) e até quinta-feira (22), sempre às 18 horas, com apresentação do Teatro de Bonecos “O Mamulengo que Enganou a Morte”. Também abrangendo um público cada vez maior e levando mensagens de paz e de amor a todos, a peça carioca “Samara Sempre Sabe”, da Companhia Amigos da Luz, também é encenada, desde ontem (19) e até quinta-feira (22), nos presídios IPF - Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa e IPPOO 2 - Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira 2, além das casas de medidas socioeducativas Centro Educacional Dom Bosco (Masculino) e CEABM - Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota (Feminino).
Neste ano, a escolhida para receber a Comenda Madre Tereza de Calcutá da 11ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é a bailarina Anália Timbó. Seu trabalho e doação frente à centralidade da formação em Dança voltada para a infância, adolescência e juventudes acolhidas pela Associação Vidança Cia. de Dança do Ceará. A Comenda agracia personalidades ou instituições que trabalham em prol da disseminação de valores positivos como solidariedade, cultura de paz e não-violência, ética e retidão e será entregue hoje, durante a abertura da Mostra. 


PROGRAMAÇÃO:
Teatro Via Sul

Dia 21/08
21 horas – O morto e a donzela (CE) – censura livre

Dia 22/08

19 horas – A vida é sempre bela (RJ) – censura livre
21 horas – Ativistas da paz (BA) – censura livre

Dia 23/08

19 horas e 21 horas – Por um fio (SP) – censura livre

Dia 24/08

15 horas – Contos e Encantos (CE) – censura livre
19 horas e 21 horas – Um amor de renúncia (SP) – censura livre

Dia 25/0818 horas e 20 horas – Samara Sempre Sabe (RJ) – censura 10 anos



Apresentações nos terminais de ônibus
Dias 19 (Lagoa), 20 (Parangaba), 21 (Siqueira), 22 (Messejana), sempre às 18 horas

Apresentações em presídios e casas de medidas socioeducativas

Dias 19 (IPF - Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa), 20 (CEABM - Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota), 21 (Centro Educacional Dom Bosco) e 22 (IPPOO 2 - Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira 2) de agosto, sempre às 09 horas

Apresentações no interior do Estado

Dias 16 (Iguatu), 17 (Icó), 18 (Horizonte), 19 (Aracati), 20 (Guaiuba), 21 (Maracanaú), 22 (Limoeiro do Norte), 23 (Jijoca), 24 (Viçosa), 25 (Guaraciaba do Norte) de agosto, às 21 horas em Viçosa e em todas as outras cidades às 20 horas.
 

SERVIÇO
• 11ª Mostra de Teatro Transcendental
De 21 a 25 de agosto
Teatro do Shopping Via Sul
Ingressos: Shoppings Benfica, Aldeota,North Shopping e Via Sul
Mais informações pelo site www.teatrotranscendental.com

 






Musical “Prometemos não chorar” faz temporada em agosto 

Espetáculo com o grupo Ás de Teatro está em cartaz nas sextas
 

Durante o mês de agosto, o Teatro Sesc Emiliano Queiroz recebe o espetáculo “Prometemos não chorar” do grupo Às de Teatro. A apresentação é o primeiro trabalho autoral do grupo e fica em cartaz nas sextas, dias 16, 22 e 23/8, sempre às 20h, como parte da programação do projeto Sesc Convida.
O Musical aborda o universo brega, fazendo um levantamento desde a década de 60 até os dias de hoje. Os 12 atores em cena contam uma história três irmãs, Perfídia, Carol e Diana, que perdem o pai misteriosamente e têm sua fortuna roubada pela madrasta e sua filha e se vêem obrigadas a trabalhar num bar/club local.
Porém tudo muda quando Carol acidentalmente descobre o que realmente aconteceu com seu pai e acaba sendo sequestrada por sua madrasta. Começa assim uma corrida contra o tempo para encontrar a irmã perdida. Embalando essa louca história, temos os maiores clássicos da música brega, tocadas e cantadas ao vivo, com cenários e figurinos que remetem ao antigo teatro de revista de Walter Clark.
SERVIÇO
Sesc Convida
Espetáculo “Prometemos não chorar” (Um musical de classe)
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (AV. Duque de Caxias, 1701 - Centro)
Período: 16, 22 e 23/8
Horário: 20h
Entrada: R$ 6,00 (inteira); R$ 3,00 (meia)
Informações: (85) 3464.9347






Terça EnCena apresenta “O casamento e divórcio da Lagartixa”

Peça é baseada em pesquisas de cultura popular e literatura de cordel


A Unidade Fortaleza do Sesc recebe, nesta terça-feira (13), o espetáculo “O casamento e divórcio da Lagartixa”, como parte da programação do projeto Terça EnCena. A peça é encenada às 12h30, com entrada gratuita.
Baseada em pesquisas da cultura popular e na literatura de cordel, a montagem mostra para o público, com humor, dança e sátiras, o autêntico teatro de rua. No enredo, um Calango e uma Lagartixa se encontram e têm um objetivo comum: casarem-se. Mas, nem tudo é um mar de rosas e as diferenças aparecem, gerando grandes confusões, num salve-se quem puder.

SERVIÇO
Terça EnCena - Espetáculo “O casamento e divórcio da Lagartixa”
Local: Área de Convivência da Unidade Fortaleza do Sesc (R. Clarindo de Queiroz, 1740 - Centro)
Data: Hoje, 13/8
Horário: 12h30
Informações: (85) 3452.9090
Gratuito.

Nenhum comentário: