segunda-feira, 1 de março de 2010

CINEMA NACIONAL

Los Angeles Brazilian Film Festival 2010 celebra os 15 anos da retomada do cinema brasileiro

A 3ª edição do LABRFF, na capital mundial do cinema, exibirá mais de 60 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens, documentários, animações e projetos de vídeo. Celebridades brasileiras e norte-americanas prometem encher de glamour o tapete vermelho do evento mais tupiniquim dos EUA.

Arte, competição, troca de experiências e muito cinema brasileiro. Assim será o 3º Los Angeles Brazilian Film Festival, que em 2010 celebra os 15 anos da retomada do Cinema Brasileiro. Para tal homenagem, uma seleção de filmes que marcaram o período foi preparada para destacar um dos melhores momentos do cinema brasileiro, comparável apenas ao Cinema Novo na década de 50. O LABRFF 2010 acontece de 27 de abril a 2 de maio, na capital mundial do cinema, Los Angeles, e exibirá mais de 60 filmes entre longas e curtas metragens, documentários, animações e projetos de vídeos. Além disso, a mostra competitiva promete ser bem acirrada.

Alguns dos filmes que marcaram esta nova fase do cinema brasileiro e resistem à passagem do tempo vão compor a grade de programação da Mostra Tributo ao Cinema da Retomada. Considerado o marco inicial desse período, o filme “Carlota Joaquina”, de Carla Camurati (Copacabana Filmes, 1995), será exibido juntamente com “Terra Estrangeira”, de Walter Salles e Daniella Thomas (Videofilmes, 1995), “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles (O2, 2003), “O Quatrilho”, de Fábio Barreto (LC Barreto, 1994) e “Lavoura Arcaica”, de Luiz Fernando Carvalho (Videofilmes, 2001).

A homenagem à Retomada chega num momento em que se discute a reformulação da Lei do Audiovisual no Brasil. E pretende demonstrar o alto nível da produção nacional alcançada graças às leis de incentivo que fomentaram o ressurgimento do cinema brasileiro. “Na década de 80 e parte dos anos 90, o cinema brasileiro praticamente desapareceu. Por falta de qualquer apoio à produção, durante este período foram lançados menos de dez longas por ano.

Na metade dos anos 90 foram criadas leis de incentivo ao cinema e retomou-se assim a produção. Em 2009, foram produzidos perto de 90 filmes brasileiros e os números continuam crescendo de forma sólida. Mais filmes significa mais qualidade e oportunidade em todas as áreas. Houve uma renovação quase completa de equipes e talentos. Este boom foi chamado de Retomada e caracterizou-se pela pluralidade temática e de estilos dos filmes. Por isso assistir um ou dois filmes não significa que se conheça o que foi feito no período. Surpresas aparecem o tempo todo. Vale garimpar”, declarou o diretor Fernando Meirelles.

Sobre a seleção dos filmes da Retomada, o fundador do LABRFF, Nazareno Paulo, explica: “São filmes simbólicos. Filmes ícones da Retomada que todo mundo conhece, identifica seus realizadores, comenta a obra e viram referência do cinema nacional. É como se fosse uma marca para o País. Quando se fala em futebol ou carnaval, o imaginário coletivo voa e vai buscar referências em imagens clássicas do Brasil. Assim funciona também para o Cinema da Retomada. Quando falamos em qualquer um desses filmes a serem homenageados, estamos nos referindo a filmes que se estabeleceram como sucessos de crítica, público ou bilheteria. E para muitos a primeira cena que vem à cabeça quando se remete a este período é a da Carlota Joaquina ou a do Zé Galinha, por exemplo”.

Mostras Competitivas

A Seleção Oficial LABRFF 2010 será composta por mais de 60 filmes, com dez longas metragens e quatro documentários integrando as mostras de competição avaliadas pelo júri oficial, composto por nomes consagrados e emergentes da indústria cinematográfica nacional e estrangeira. Já os curtas metragens selecionados concorrem na categoria de Melhor Prêmio escolhido pelo voto popular. Outras duas categorias que também serão premiadas pela votação do público são Projetos de Vídeos e Curtas Metragens realizados por brasileiros nos Estados Unidos.

A Seleção Oficial LABRFF 2010 completa, incluindo os filmes de animação e as mostras paralelas de longas metragens e documentários convidados, será divulgada dia 25 de março.

Agenda do LABRFF 2010

1º dia, 27 de abril, terça-feira:
Eventos: Tapete vermelho / cerimônia de abertura / premiére americana de um filme brasileiro (a ser anunciado) / festa

2º dia, 28 de abril, quarta-feira:
Eventos: Exibição de mostras o dia todo.
Film market: Painel de discussão 1 (tema e palestrantes a serem anunciados)

3º dia, 29 de abril, quinta-feira:
Eventos: Exibição de mostras o dia todo.
Film market: Painel de discussão 2 (tema e palestrantes a serem anunciados)

4º dia, 30 de abril, sexta-feira:
Eventos: Exibição de mostras o dia todo seguida de coquetel.
Film market: Painel de discussão 3, Workshop (temas e palestrantes a serem anunciados)

5º dia, 1 de maio, sábado:
Eventos: Exibição de mostras o dia todo / tapete vermelho / cerimônia de entrega de prêmios / premiére americana de filme brasileiro (a ser anunciado) / coquetel de premiação.
Film Market: Seminário (tema e palestrantes a serem anunciados)

6º dia, 2 de maio, domingo:
Eventos: Exibição de filmes.
Noite de encerramento com a premiére americana de um filme brasileiro (a ser anunciado) / festa de encerramento.

Missão do LABRFF

O Los Angeles Brazilian Film Festival – LABRFF tem como foco principal a promoção e difusão do audiovisual brasileiro na Califórnia, estimulando oportunidades de negócios através de painéis que discutem a coprodução de cinema entre Brasil e Estados Unidos, locações, legislação e outros assuntos ligados às atividades do setor.

O festival cria visibilidade e promove a cultura brasileira através da mídia mais importante do mundo: o cinema. Para os negócios, o LABRFF vem provando ser mais do que uma opção de mercado, tornando-se a melhor oportunidade para estabelecer um intercâmbio legítimo entre profissionais da área, além do encontro entre roteiristas, diretores e produtores executivos que querem investir em novos projetos de filmagens no Brasil.

Sobre o Festival

Fundado em 2007 pela produtora Meire Fernandes e pelo jornalista Nazareno Paulo, o LABRFF tem conquistado a cada ano um aumento significativo na participação de produtores, artistas e espectadores, somando-se um público geral de mais de 12.000 pessoas até o momento. Em duas edições, 2008 e 2009, o LABRFF exibiu 104 filmes, entre longas e curtas metragens, documentários, filmes de animação e projetos de vídeos.

O festival abriu uma janela inédita para a exibição de filmes brasileiros na Califórnia, trazendo produções nunca vistas na costa oeste americana e sendo responsável pela estréia de mais de 40 filmes nos Estados Unidos. Além disso, já foram distribuídos mais de 15 prêmios, e promovidos seminários, painéis de discussão e workshops sobre o Brasil como destino de filmagens e coprodução.

Nenhum comentário: