
Diretor de “Tropa de Elite” lança filme sobre três famílias cearenses
O cineasta José Padilha participa nesta quinta do encontro Conversas com Cineastas, às 18h, na Vila das Artes. O novo filme de Padilha, “Garapa”, vai ter pré-estreia de lançamento também na quinta, às 21h, no Espaço Unibanco Dragão do Mar, para convidados.

Também participou do bate-papo com os cerca de 250 espectadores Francisco Menezes, do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), ONG criada por Betinho e que auxiliou Padilha no começo da produção, em 2005. Para ele, o filme é fundamental para ampliar o debate sobre a fome e fazer uma revisão de como se entende o problema no Brasil. No filme, uma mulher gorda tem filhos subnutridos, embora o fato de ela estar acima do peso não a excluir da desnutrição, disse Menezes.

O Conversas com Cineastas, que acontece desde abril, reflete sobre os vários estilos, técnicas e experiências em direção cinematográfica no Brasil. Hoje, José Padilha,conversa com o público a partir das 18h. Padilha dirigiu, entre outros, Ônibus 174 e Tropa de elite, sua primeira ficção que conquistou o Urso de Ouro no festival de Berlim.

Filme chega finalmente a Fortaleza, em sessão de arte, no North Shopping e Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi
Ator consagrado na TV e no cinema, Selton Mello faz uma estréia segura na direção com o filme Feliz Natal, vencedor de três prêmios no Festival de Paulínia (SP), em julho passado: melhor direção, atriz coadjuvante - dividido entre Darlene Glória e Graziella Moretto - e uma menção especial. Interpretada por Darlene Glória, Mércia é a matriarca de um clã marcado pela melancolia e a solidão - cada um a seu modo. Talvez por ser aquela que perdeu de vez o contato com a realidade, ela é a que menos se importa com as aparências que seu filho Theo (Paulo Guarnieri) e nora, Fabiana (Graziella Moretto), tentam manter.
Na ceia de Natal, conturbada por natureza e ainda mais complicada com a volta da ovelha-negra da família, Caio (Leonardo Medeiros), a mãe solta palavrões e implora por carinho e atenção dos filhos. A chegada de Caio, por sua vez, representa a necessidade de rever o passado - que sempre todos tentaram varrer para debaixo do tapete. Ele vive distante de todos, trabalhando um ferro-velho que montou numa cidade do interior. O retorno à capital tem mais a ver com seus antigos fantasmas pessoais do que com saudades da família.
Com roteiro assinado por Selton e Marcelo Vindicatto, Feliz Natal vai fundo na máxima do escritor russo Liev Tolstoi, que dizia que as famílias infelizes o são cada uma à sua maneira.
Aqui, não há muita chance para a redenção, afinal, este é também um filme sobre a perda da inocência. Cada personagem tem seu drama muito bem delineado e de forma bastante convincente a ponto de humanizá-los, não transformá-los em monstros, embora, em alguns momentos, suas atitudes possam ser bem monstruosas uns com os outros.
Fabiana, infeliz e insegura, desconta nos filhos, marido e sogra a sua insatisfação, ao perceber que está deixando a vida passar. Já seu marido parece ter desistido de vez de cuidar de si mesmo e da família, deixando-se levar pelos problemas, embora ele seja o pilar de sustentação dos outros. O pai, Miguel (Lucio Mauro), está casado com uma garota que tem idade para ser sua neta. Mas é em Mércia e Caio que recai o peso maior. Ela busca nele tudo aquilo que nenhum dos outros lhe dá, sem perceber que ele não tem nada de especial, que também é frágil. Muito condizentes com essas opções de narrativa e personagens estão a fotografia, montagem e trilha sonora de Feliz Natal. Assinada por Lula Carvalho (Tropa de Elite), a fotografia, muitas vezes com uma câmera na mão leve que segue os atores, e com iluminação natural do ambiente, traduz em imagens, cores e texturas o desconforto dos personagens. Já a trilha, assinada pelo músico e produtor Plínio Profeta, é capaz de criar climas sem ser excessiva - muito pelo contrário.
Darlene Glória brilha como não tinha chance de fazer há muito tempo. A sua personagem aqui é como uma releitura, décadas depois, daquela que fez em Toda Nudez Será Castigada (1973) - uma das maiores interpretações do cinema brasileiro. Boa parte do mérito é dela, claro, mas outra parte pertence ao diretor, que estréia com a segurança e um comando da linguagem cinematográfica de fazer inveja a muitos veteranos.
Filme sobre Jean Charles sai em junho

Marcelo Starobinas, jornalista e roteirista do filme ‘Jean Charles’, encontra paralelos entre as duas histórias. Com estreia marcada para junho no Brasil, o filme tem Selton Mello representando o imigrante mineiro que morreu em 2005 no metrô de Londres ao ser atacado pela polícia inglesa, confundido com um terrorista.
“O assunto havia saído um pouco da mídia por uns meses, mas há poucas semanas Ian Tomlinson morreu, e a nova tragédia tem alguns paralelos com a morte do Jean Charles. O drama do brasileiro vem novamente sendo usado como um exemplo dos absurdos que a polícia inglesa é capaz de cometer”, conta o roteirista, que se juntou ao projeto do
filme em 2007, quando ainda era uma co-produção com a emissora inglesa BBC, onde ele trabalhava.
O caso obteve grande repercussão na mídia, mas com a desistência da BBC, Starobinas e o diretor Henrique Goldman resolveram levar o projeto adiante. O roteirista está curioso para saber como seu filme será recebido pelos dois públicos mais envolvidos na história: o inglês e o brasileiro. Marcelo lembra que o roteiro foi desenvolvido nos idiomas dos dois países.
“Esta é uma história de grandes proporções aqui em Londres, o assunto não sai dos jornais, e escrevemos o roteiro com diálogos nos dois idiomas, e nem sempre o que é engraçado ou diferente ou comovente para um público também é para o outro. Andamos nesta corda bamba entre as culturas — estou curioso para ver como os diferentes públicos, no Brasil e na Inglaterra, receberão o filme”, comenta Starobinas.
O longa ainda não tem data de estreia marcada no Reino Unido. No Brasil, entra em circuito dia 26 de junho.
Caso ainda provoca comoção
Jean Charles até hoje é lembrado como símbolo dos casos de violência policial na Inglaterra, e também uma bandeira de movimentos de esquerda pelas liberdades civis. Segundo Marcelo Starobinas, roteirista e produtor do longa metragem, existem cada vez mais câmeras de segurança em Londres, e a polícia se vê cada vez mais no direito de invadir a privacidade.
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