segunda-feira, 11 de agosto de 2008

CRÔNICAS



O ESPÍRITO DO NOSSO TEMPO COM MORDACIDADE E BOM HUMOR

O publicitário carioca lança “A Era Patética”, livro de crônicas que ironiza o teatro das relações humanas. O lançamento pela editora Marco Zero acontece na Livraria da Vila, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, dia 21 de agosto, a partir das 19 horas. No Rio de Janeiro está marcado para o dia 28 de agosto, às 19h30, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

Irreverência, senso crítico e bom humor são os ingredientes principais das crônicas de Gillus Boccattus, pseudônimo do publicitário carioca Mauricio Rodrigues de Souza Neto. A era patética, seu segundo livro, publicado pela Marco Zero, será lançado na Livraria da Vila, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, dia 21 de agosto, a partir das 19 horas. No Rio de Janeiro está marcado para o dia 28 de agosto, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

Assim como o livro de estréia – As abomináveis classes sociais (Marco Zero), lançado no ano passado –, A era patética traça um retrato sem concessões de uma época, a nossa. Observador atento do cotidiano, o cronista registra o comportamento social dos brasileiros, ironizando o teatro das relações humanas. Nada escapa ao olhar de Boccattus, que achincalha o culto às celebridades, o machismo, as relações de casal, o consumismo, a tecnologia, o marketing, a publicidade, o carnaval, a corrupção, a pretensão, o narcisismo.

“A Era patética é caracterizada pela auto-adoração do umbigo e a cegueira em relação ao entorno. Cordialidade, generosidade e solidariedade não fazem parte dessa Era”, escreve Boccattus na crônica que dá nome ao livro. Narrando episódios hilariantes, com desfechos surpreendentes, o cronista faz crítica social impiedosa, na mais pura linhagem estabelecida por Sergio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, de quem Mauricio Rodrigues é admirador confesso. E como Sérgio Porto, resolveu adotar um pseudônimo: Gillus Boccattus é uma homenagem a um dos padres da época de colégio, apelidado de Gil Bocão pelos alunos.

Rodrigues começou escrevendo crônicas para relaxar da estressante rotina de trabalho como publicitário. Os amigos gostavam dos textos e ele acabou criando um blog (www.gillusboccattus.zip.net) um pouco antes de publicar o primeiro livro. “A liberdade que existe no Rio de Janeiro é muito propícia ao humor. Isso está na base do que escrevo. Moro em São Paulo há muitos anos, mas sempre cultivei essa maneira de ver as coisas. Vivemos uma época de aparências, de superficialidade: é uma das fases mais imbecis de todos os tempos. Rir dessa pobreza de espírito é salutar e indispensável”, conta o autor.

Cada crônica é ilustrada com um desenho de Kikus Gozzus, pseudônimo de Euclides Oliveira, arquiteto, desenhista e pintor carioca radicado em São Paulo. O traço de Gozzus tem muito de caricatura e se adapta perfeitamente ao tom mordaz dos textos.

O autor

Carioca do Leblon, Mauricio Rodrigues de Souza Neto estudou no tradicional Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, administrado por padres jesuítas. Foi companheiro de turma de Paulo Coelho, Julio Bressane e Roberto Mangabeira Unger, entre outros. Filho de um médico-cirurgião e uma professora primária, formou-se em administração de empresas. É redator publicitário, diretor de criação e sócio da Bee Comunicação Associados, em São Paulo.


A Era Patética
Gillus Boccatus
Marco Zero, 144 págs., R$ 33,00

Nenhum comentário: