segunda-feira, 1 de outubro de 2007

HOLLYWOOD Daniel Portela


Tom Cruise filma últimas cenas na pele de militar nazista

O ator americano Tom Cruise já abandonou o uniforme militar nazista que vestiu para interpretar o oficial alemão Claus Schenk von Stauffenberg, que liderou um atentado cometido contra Adolf Hitler em 20 de julho de 1944.

O longa "Valkyrie", do diretor Bryan Singer, chega desta maneira a sua última etapa - na qual a presença de Cruise já não é mais necessária - após uma filmagem controvertida e supostamente "amaldiçoada", durante a qual cenas já registradas desapareceram e alguns figurantes ficaram feridos durante as gravações.

O longa-metragem continua a ser rodado na Alemanha até o final deste mês.

Com um orçamento de quase US$ 80 milhões (cerca de R$ 145 milhões), as filmagens de "Valkyrie" transcorreram em meio a fortes medidas de segurança e afastadas tanto da imprensa como de curiosos.

O projeto foi cercado por polêmicas mesmo antes de sua filmagem começar. Os descendentes de Von Stauffenberg criticaram a participação de Tom Cruise, já que não viam com bons olhos o fato de um membro ativo da Igreja da Cientologia interpretar o familiar famoso.

A equipe também teve de lutar com as autoridades de Berlim para obter as permissões necessárias para gravar no histórico edifício Bendlerblock, onde Von Stauffenberg e seus cúmplices foram executados, símbolos da resistência antinazista.

A destruição de certas cenas rodadas no emblemático edifício e em um laboratório de Munique contribuiu para reforçar uma suposta "maldição" em torno do filme, chegando ao ponto de o jornal alemão "Bild" falar inclusive em sabotagem.

Já no primeiro dia de filmagem, onze figurantes ficaram feridos, um deles gravemente, depois de terem caído de uma plataforma que se desprendeu do topo de um caminhão.

As primeiras cenas de "Valkyrie", que também conta com a participação de Kenneth Branagh, Bill Nighy e Tom Wilkinson, terão como cenário o pátio do Bendlerblock, onde uma placa lembra a execução dos autores do atentado fracassado contra Hitler, interpretado por David Bamber.

A equipe obteve as permissões necessárias depois de muita negociação com os ministérios de Defesa e Justiça alemães, que temiam que "o local fosse desonrado".

Apesar das dificuldades, os produtores convenceram os alemães de que o filme servirá para "estender uma ponte da barbárie nazista" à "Alemanha democrática".



George Lucas planeja versão televisiva de "Guerra nas Estrelas"

O diretor americano George Lucas, criador da série cinematográfica "Guerra nas Estrelas", confessou que planeja realizar uma versão televisiva da saga, informou hoje (17) o jornal "Los Angeles Times".

Em entrevista ao jornal, Lucas admitiu que "acabara de começar a trabalhar esta idéia".

No entanto, afirmou que a história será centrada nos "pequenos personagens" do universo de "Guerra nas Estrelas" e que, desta forma, os fãs não verão novas histórias de personagens célebres da História do cinema, como Luke Skywalker e Darth Vader.

"Não tratará de Luke Skywalker, Darth Vader ou nenhum destes personagens. É algo completamente diferente. Mas é uma boa idéia, e vai ser muito divertido levá-la à frente", indicou o diretor, que não revelou os detalhes da trama, mas disse que tratará da "vida dos robôs".



Atriz Helen Mirren fará filme sobre bordel ao lado do marido

A atriz britânica Helen Mirren vai protagonizar um filme sobre um casal que gerencia um bordel em Nevada sob a direção de seu marido, Taylor Hackford.


Mirren contracenará ao lado de Joe Pesci, e o filme contará a história do primeiro prostíbulo legalizado em Nevada e da violência que surge entre o casal constantemente em conflito pela infidelidade.

Hackford, diretor do filme sobre Ray Charles, "Ray", disse que a trama se inspira na história dos donos de bordel Joe e Sally Conforte, que fundaram o lendário prostítulo Mustang Ranch.

O filme será o primeira do casal Hackford-Mirren depois que, em 1985, trabalharam juntos em "O Sol da Meia-noite" ("White Nights").

Neste ano, Helen Mirren conquistou o Oscar de melhor atriz ao interpretar a rainha Elizabeth 2ª no filme "A Rainha" (2006).

Nenhum comentário: