sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Gomes de Matos Consultoria em contagem regressiva para a décima edição do Fórum 2024 "Novo Mercado, Novos Métodos"

O Fórum reúne nomes consagrados nos segmentos de inovação, tecnologia e inteligência artificial em um ambiente que propicia networking e conhecimento
 

A Gomes de Matos Consultoria já está finalizando os últimos detalhes para a realização do seu tradicional Fórum "Novo Mercado, Novos Métodos", que acontecerá no dia 10 de outubro, de 8h às 19h, no Teatro Riomar Fortaleza.  Em sua décima edição, o evento terá como tema "O Impacto da Tecnologia e Inovação na Gestão Empresarial" e vai trazer especialistas para falar com quase mil participantes inscritos.
 O Fórum Novo Mercado Novos Métodos é um projeto estratégico da Gomes de Matos, que corrobora com a ideia inovadora da organização de disseminar e democratizar conhecimentos e fomentar networking. O momento trará   reflexões, cases, provocações e conceitos que auxiliarão empresários(as) na solução de desafios, na condução de times e na melhoria dos resultados de suas carreiras e/ou  empresas.
Entre os palestrantes confirmados: o sócio fundador e presidente do Conselho da Gomes de Matos,  Eduardo Gomes de Matos; Ricardo Alem (palestrante em grandes eventos da Singularity e HSM Expo e líder de programas de inovação e transformação digital para a América Latina, na Amazon - AWS); Poliana Abreu (Diretora de Conteúdo da HSM  e Head da Singularity University Brasil); Felipe Calixto (Executivo e co-fundador da Sankhya Gestão), Felipe Spina (Escritor, CEO e cofundador da Maestro ABM) e Felipe Pereira (Fundador da Máquina de Dados e especialista em Tecnologia). O
apresentador Wladson Sidney conduz o cerimonial do evento, com sua verve bem-humorada e divertida, trazendo um clima leve e descontraído ao fórum de negócios.
Segundo Eduardo Hamdan, CMO do GM Group, o Fórum está consolidado, é considerado um dos maiores eventos de gestão do Nordeste e em todas as edições recebe novos participantes, inclusive de outros estados. "É uma oportunidade de troca de conhecimento e networking, abordando temas essenciais à alta performance pessoal e dos times", explica.
O Fórum "Novo Mercado, Novos Métodos"  reúne empresários, executivos, entidades de classe, formadores de opinião, lideranças empresariais, empreendedores e profissionais de recursos humanos e conta com um público cativo e sedento por informações de vanguarda do mercado. 

PALESTRANTES:

EDUARDO GOMES DE MATOS

Chairman da Gomes de Matos Consultoria, economista, consultor responsável pela implantação de inúmeros projetos de estratégia e competitividade em várias empresas pelo mundo. Especializado em Desenvolvimento Empresarial e na utilização das mais modernas ferramentas de Gestão Empresarial. Autor dos livros: Novos Padrões de Gestão Empresarial, Treinamentos Comportamentais, Gênio sem Lâmpada e do best seller, pela Literare Books, A Nova Gestão I e II. 

POLIANA ABREU

Diretora de Conteúdo da HSM e Head da Singularity University Brazil. Responsável pela curadoria de conteúdo de inúmeros projetos, entre eles, a revista HSM Management e o maior evento de gestão da América Latina – HSM +. Mais de dez anos de experiência em educação executiva, com expertise no desenvolvimento de programas de capacitação em cultura organizacional, sustentabilidade corporativa, empreendedorismo social, inovação e liderança. É Graduada em Relações Internacionais com MBA em gestão de negócios e especialização em ESG.

FELIPE CALIXTO

Felipe Calixto, cofundador e CEO da Sankhya, compartilha mais sobre a trajetória do negócio e sua visão sobre o futuro da gestão de empresas. Especialista em tecnologia e IA aplicada à negócios, transformação digital e cultura de inovação.

FELIPE SPINA

Como CEO e cofundador da Maestro ABM, autor de quatro livros e especialista em Account-Based Marketing, eu ajudo empresas a escalarem seus negócios com estratégias focadas e eficientes.

VIÉS SOCIAL

A Gomes de Matos Consultoria, atenta aos seus valores e sempre buscando cumprir sua missão social e ser fiel à sua essência cristã, vem realizando, desde 2023,  o projeto “Excelência na Gestão Financeira” para a obra católica de evangelização Lumen, cuja missão é atender crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social e oferecer, gratuitamente, atividades esportivas, educativas, culturais, cursos profissionalizantes, atendimento médico e odontológico e acolhimento às pessoas em situação de rua.
A Gomes de Matos estruturou voluntariamente a gestão financeira, organizou seus processos, estabeleceu o planejamento e controle financeiro da instituição. A estruturação e a definição das atividades necessárias ajudaram na melhor visualização dos números da instituição para tomada de decisão e sua expansão, podendo beneficiar ainda mais pessoas.
A partir dessa iniciativa e dos processos organizados, percebeu-se a iniciativa de criar o "Selo Lumen" para as empresas e organizações que já apoiam o projeto, que hoje atua com 45 casas de apoio no Brasil, majoritariamente no Ceará, e incentivar mais empresas a colaborarem com esse projeto importante que oferece oportunidade de uma nova vida para a população "invisível", que vive nas ruas das grandes metrópoles.
A Obra Lumen é mais um projeto social realizado pela Gomes de Matos, entre tantos outros já contemplados pela consultoria como: CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Lar Santa Mônica.

SOBRE O GM GROUP:  

O GM Group é composto pelas empresas: Gomes de Matos Consultoria, Rocket55, Diezel Growth Marketing e Corporate Connections. 

GOMES DE MATOS:

Considerada a maior consultoria do Norte e Nordeste, a Gomes de Matos agora é GM Group. A empresa, fundada pelo economista e empresário Eduardo Gomes de Matos e pela esposa, Fernanda Ponte, já passou por diversas evoluções, sempre mantendo a sua essência e seus valores baseados na integridade, no respeito e na confiança, prezando pelo zelo e pela excelência em cada serviço que oferece às empresas clientes.
A Consultoria já realizou mais de 2.000 projetos em gestão empresarial, além de prestar assessoria e realizar cursos e treinamentos em educação corporativa, sendo o mais conhecido a "Escola de Consultores". Atualmente, cerca de 60 pessoas compõem o staff entre especialistas,  consultores e sócios, que atuam nas diversas áreas das empresas, visando solucionar e garantir a perenidade das organizações, em praticamente todo o Brasil e até fora dele. A Resibras, localizada em Portugal, é cliente GM, desde de 2022.  "Com o objetivo de Desenvolver Pessoas, Organizações e a Sociedade temos trabalhado constantemente para alavancar o poder da Paixão, Emoção, Respeito e Amor nas pessoas e organizações", afirma o sócio fundador, Eduardo Gomes de Matos.
O GM Group conquistou um marco relevante em 2023, a organização bateu o recorde de crescimento, faturamento e consequentemente lucro de toda sua história.  Em 2025, celebra três décadas de atividades e muita história para contar. Uma organização que valoriza o seu time e oferece possibilidade de ascensão e capacitação contínua, sendo respeitada pelos clientes internos, externos e por toda a sociedade.

DIEZEL

A Diezel representa a vertical de Marketing e Growth do GM Group, destacando-se pela especialização em impulsionar o crescimento de empresas de forma rápida e sustentável. Com uma equipe experiente e altamente qualificada, a Diezel oferece um amplo leque de serviços, que incluem o desenvolvimento de estratégias de marketing e growth hacking, e tecnologia para impulsionar modelos de negócios através de inovação, business intelligence, branding, design thinking, criatividade, análise de dados e foco em performance fazem parte do seu DNA. Comprometida com o sucesso de seus clientes, a Diezel Growth Marketing visa ajudar empresas a atingirem seus objetivos de negócios e a se destacarem acima da média.

ROCKET 55

É uma empresa do ecossistema GM Group especializada em educação, desenvolvimento e transformação de pessoas. Sua missão é formar profissionais excepcionais adaptados à Nova Economia, com a metodologia Nova Gestão, de forma que sejam capazes de impactar positivamente as empresas e os times com quem trabalham. A equipe de instrutores altamente qualificada, possui profundo conhecimento das melhores práticas de gestão, comprometida em fornecer uma experiência de aprendizado única e transformadora. 

CORPORATE CONNECTIONS

No Corporate Connections, são criados ambientes onde negócios e conexões florescem. Com uma variedade de espaços meticulosamente projetados para eventos corporativos, como reuniões, palestras e workshops, os eventos tornam-se mais que um encontro e sim uma experiência marcante. No Corporate Connections existem espaços ideais para cada propósito, desde palestras inspiradoras até reuniões estratégicas, todos eles incluindo toda a infraestrutura necessária.

SERVIÇO:

Fórum  Novo Mercado Novos Métodos: “O Impacto da Tecnologia e Inovação na Gestão Empresarial“.

Data: 10 de outubro de 2024

Local: Teatro Rio Mar Fortaleza - R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Fortaleza - CE  - Shopping Rio Mar Fortaleza

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/forum-novo-mercado-novos-metodos-2024/2248140?referrer=br.search.yahoo.com

Mais detalhes @gomesdematosconsultoria

Confira as instituições que ocupam os quiosques sociais dos Shoppings RioMar em Fortaleza em setembro

O valor arrecadado com as vendas nos espaços será destinado integralmente para a manutenção das ações das entidades. Além disso, o espaço permite que o trabalho de impacto dessas organizações alcance mais pessoas


Em setembro, a Associação de Arte, Cultura e Preservação Ambiental ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Fortaleza, localizado no Piso L1, próximo à loja Mundo Verde. Já o Instituto Povo do Mar (IPOM)  é quem ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Kennedy, que fica no Piso L1, próximo à loja Ponto da Moda. O projeto “Quiosque Social” é uma iniciativa do Instituto João Carlos Paes Mendonça em Fortaleza, atuando junto a instituições que, durante um mês, ocupam quiosques nos Shoppings do Grupo JCPM de forma gratuita. Além da renda, eles também podem apresentar seus produtos e conquistar novos clientes.
No RioMar Fortaleza, os frequentadores poderão adquirir artesanatos e trabalhos manuais produzidos pelos voluntários, como bolsas, laços, bonecas, bijuterias, itens de decoração, dentre outros. Todo valor arrecadado com as vendas será destinado para a manutenção das ações da instituição, fundada em 2012 com o objetivo de dar espaço e voz aos artesãos do município de Eusébio (CE). Além disso, a Associação busca, a partir da participação de feiras e exposições, gerar visibilidade aos artesãos e, consequentemente, promover a geração de renda.
No espaço do RioMar Kennedy, o IPOM oferece itens produzidos por moradores do bairro Serviluz, Praia do Futuro e Caça e Pesca. Estão à venda, por exemplo, camisetas, biquínis, pinturas, porta-chaves, entre outros. O valor arrecadado com as vendas é para manter as ações do Instituto. Fundado em 2010, o IPOM é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade garantir o acesso à educação, ao esporte, às artes, à cultura, trabalhando com grupos operativos para o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social nas Comunidades do entorno. Todos os projetos realizados pela instituição são voltados para a construção de consciência crítica.
“Os quiosques sociais desempenham um papel crucial ao dar visibilidade e suporte financeiro às instituições sociais que ocupam esses espaços. Eles funcionam como uma vitrine para o trabalho artesanal e, ao mesmo tempo, garantem que as ações e projetos dessas organizações possam continuar beneficiando as comunidades atendidas”, destaca o coordenador de Gestão e Articulação Social do Instituto JCPM em Fortaleza, Edgard Cruz.

Sábado de muito pop rock com O Verbo e Luh Lívia no Beach Park

Sábado de muito pop rock com O Verbo e Luh Lívia no Beach Park

Neste sábado (21), o pop rock tomará conta da Vila Azul do Mar, espaço de convivência do Beach Park. A partir das 17h, sobem ao palco principal a banda O Verbo, seguida pela cantora Luh Lívia. Para as crianças, na área próxima ao carrossel, tem show de mágica com Éflem e a apresentação do Trio Aquarelinha. No domingo, a banda B.Side se apresenta a partir das 19h50, com um repertório repleto de ‘rock of ages’. 
Com entrada gratuita, a Vila Azul do Mar é um espaço perfeito para relaxar e se divertir com a família e os amigos. O local oferece lojas e quiosques dos mais variados produtos, além de opções para degustar o melhor da gastronomia cearense, como a Pizzaria da Vila (eleita no TOP 10 Restaurantes para Família no mundo do TripAdvisor, 2023) e o Coqueiral Bar e Restaurante. Destaque também para o carrossel e para a área de jogos, que encantam adultos e crianças. 
Mais informações e programação no perfil @vilaazuldomar do Instagram, no site www.beachpark.com.br ou pelo telefone (85) 4012-3030

Serviço – Vila Azul do Mar
Acesso gratuito

Sábado (21)

Infantil – Próximo ao carrossel
17h –  Show de mágica com Éflem
20h – Trio Aquarelinha

Palco Principal
17h – O Verbo (Pop rock nacional)
19h50 – Luh Lívia (Pop rock nacional e internacional)

Domingo (22)

Palco Principal
19h50 – Banda B.Side (Rock of ages)

Sobre o Beach Park  

Com 39 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro.
O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio.

Budega do Raul celebra o universo de Harry Potter em festa temática no dia 21 de setembro

Budega do Raul celebra o universo de Harry Potter em festa temática no dia 21 de setembro

A franquia de livros e filmes do bruxo Harry Potter conquistou o coração de crianças e adolescentes no mundo e se consolidou como um clássico no gênero fantasia. Devido à nostalgia, o público ainda se conecta com ações em homenagem ao bruxinho. Pensando nisso, a Budega do Raul promove uma festa idealizada por fãs para fãs, no dia 21 de setembro, a partir das 19h. 
Festa conhecida na capital cearense, a “Calourada de Hogwarts” acontece desde 2017 e, desta vez, chega com uma nova roupagem. Intitulada “Baile do Harry Porr*”, a festa terá ativações para que os fãs sintam a experiência imersiva da volta às aulas do universo dos bruxinhos. No evento, a Budega do Raul e a S1 Produções promoverão atividades para os presentes, como: flash tattoo, lojinhas, drinks especiais, brincadeiras, além da decoração temática. 
Nesta edição, a festa traz um line-up de peso para os fãs da saga Harry Potter. Os DJs Femo, Silas, Angel History e Vinni sobem ao palco para manter a animação até o final da festa. O evento inicia às 19h e segue até às 3h. Para os que apreciam uma música animada e o clima de sensualidade, a festa tocará os gêneros funk, brega funk, música latina, clássicos dos anos 2000 e pop. 
Aos interessados em participar deste momento, a produtora S1 disponibilizou a compra dos ingressos através da plataforma OutGo. Em mais uma edição, a festa já foi realizada em outras casas de festas da cidade, como: Órbita Bar, Kosmika Club e Kobra Bar. 

Serviço:

Evento: Calourada de Hogwarts

Data: 21 de setembro

Horário: A partir das 19h

Local: Budega do Raul, Rua Antônio de Castro, 530 - Cidade dos Funcionários 

Ingressos: https://outgo.com.br/calourada-de-hogwarts-na-budega-do-raul 

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Programando e Aprendendo Itinerante inicia novas turmas em setembro em três municípios do Ceará

Realizado pelo Instituto Idear, o projeto ensina programação e robótica gratuitamente para estudantes da rede pública

O projeto Programando e Aprendendo, realizado pelo Instituto Idear, dará início a novas turmas em setembro. Desta vez, alunos de escolas públicas dos municípios de Pacoti, Caucaia e Paracuru recebem a formação, através do Programando e Aprendendo Itinerante. O projeto é gratuito e promove o desenvolvimento tecnológico e social de jovens entre 8 e 17 anos, trabalhando habilidades como programação, robótica, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe.
O programa é voltado para crianças e adolescentes que estudam nas escolas parceiras do projeto, da rede pública de ensino, e prioriza alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que até o momento representam 61,38% dos beneficiados. As atividades são totalmente gratuitas para os participantes e escolas ou instituições parceiras.
Ao todo, o projeto já formou 3.048 jovens nos seus dois formatos, municipal (em Maracanaú) e Itinerante (estadual), proporcionando oportunidades significativas de crescimento pessoal e acadêmico. "Aprendo bastante sobre programação e tecnologia. Fico animado em saber que até o final do projeto vou estar sabendo muitas coisas da área. E algum dia eu vou poder ter uma profissão muito boa por causa disso", conta o estudante Victor Gabriel Andrade, da escola EMEIEF Prefeito Almir Freitas Dutra, em Maracanaú.
O diretor da instituição de ensino EMEF Estudante Ana Beatriz Macedo Tavares Marques, do mesmo município, Genivando Lira, também destacou o impacto do programa. "O projeto do Idear vem transformando a vida dos nossos estudantes, contribuindo diretamente para a inclusão social e para o processo de ensino-aprendizagem. Só temos a agradecer por essa parceria."

Os cursos oferecidos abrangem uma variedade de tópicos, incluindo:
-Lógica de Programação e Pensamento Computacional;
-Desenvolvimento de Jogos Digitais;
-Desenvolvimento de Aplicativos;
-Criação de Animações em Pixel Art;
-Robótica Básica.

Com uma carga horária total de 60 horas, o projeto combina aulas semipresenciais com atividades complementares, totalizando 18 horas, desafios de lógica com 12 horas e módulos específicos de 30 horas. Temáticas adicionais, como Cyberbullying e Ética Digital, Xadrez e sua relação com a Matemática, e Educação Financeira, também são abordadas. As inscrições e a seleção dos participantes acontecem nas próprias escolas que estão participando da iniciativa.
O coordenador do projeto, Fernando Fasti, destacou a importância dessa iniciativa: "É super importante esse projeto para inserir os jovens no mundo da informática. Temos focado em crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 17 anos. A ideia e o objetivo do projeto são o ensino da lógica de programação e da robótica, e com isso eles desenvolvem outras habilidades, como o raciocínio lógico."
O projeto é realizado pelo Instituto Idear em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará e empresas patrocinadoras como: Nubank, Votorantim Cimentos, Dass, Gerdau e Democrata e apoio Aniger, dsm-firmenich, Dilly Sports e GNR Fortaleza.

Instituto Idear

O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 18 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.
Conheça no www.idear.org.br.

Cirurgiões-dentistas do Ceará podem garantir anuidade gratuita com a participação no Exame de Proficiência do CFO

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de setembro

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) prorrogou o prazo de inscrições para o Exame Nacional de Proficiência em Odontologia até o dia 13 de setembro. Este exame tem como objetivo avaliar o conhecimento dos novos profissionais e identificar áreas de aprimoramento, garantindo que estejam alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a regulamentação da profissão. Atualmente, o Ceará tem 1.074 profissionais aptos para avaliação. O Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE) vem incentivando a participação dos inscritos na entidade. É a primeira vez que um Conselho de Classe na área da saúde promove uma avaliação desse tipo. As inscrições são gratuitas.

Quem pode participar:

Poderão participar do Exame de Proficiência todos os cirurgiões-dentistas que solicitaram a primeira inscrição no sistema conselhos no período entre 1º de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024. A inscrição no exame é facultativa e gratuita, e os interessados devem se inscrever exclusivamente via internet no site do Instituto Quadrix.

Benefícios para os participantes:

Os cirurgiões-dentistas que realizarem o Exame de Proficiência terão a oportunidade de concorrer a diversos prêmios, incluindo:

- 10 consultórios odontológicos (2 por região);

- 27 ultrassons odontológicos com jato de bicarbonato (1 por estado);

- 27 fotopolimerizadores odontológicos (1 por estado);

- 27 canetas de alta rotação (1 por estado);

- 27 tablets (1 por estado).

Todos os participantes receberão isenção da anuidade do Conselho de Odontologia para o exercício de 2025, mediante a apresentação do certificado de participação no exame.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site do Instituto Quadrix ou entrar em contato pelo e-mail contato@quadrix.org.br e seguir as instruções detalhadas fornecidas pelo edital.

Como funciona?

A prova é objetiva, com questões de múltipla escolha, abrangendo várias áreas da odontologia. 

Serviço:

Exame de Proficiência do CFO

Inscrições: https://quadrix.org.br/todos-os-concursos/inscricoes-abertas/cfo_proficiencia2024.aspx

Prazo: 13 de setembro de 2024

Contatos CRO CE: (85) 2222-0600 / 0800 011 0006 

´Territórios da Leitura´ entrega a oitava biblioteca de escola pública em Icapuí nesta segunda (16/9)

Depois de Maracanaú, Quixadá, Iguatu, Russas e Trairi, agora é a vez de Icapuí. Ao todo, mais de cinco mil estudantes da educação básica serão beneficiados pelo projeto    

Revitalizar bibliotecas em escolas públicas e realizar atividades que incentivam a leitura literária. Essa é a base do projeto Territórios da Leitura, que está entregando em setembro oito bibliotecas, em seis cidades do Ceará. São elas: EMEIEF José Assis de Oliveira, em Maracanaú, no dia 5; EEF José Bonifacio de Sousa em Quixadá, no dia 9; EEF Clara Alves de Araújo em Iguatu, no dia 10; EMEIEF Ana Xavier Lopes em Russas, no dia 11; EMEF Jonas Henrique de Azevedo, EMEF Mestre Sabino e EMEF José Firmino da Cunha no Trairi, no dia 12; EEF Professora Mizinha em Icapuí, no dia 16. Ao todo serão contemplados mais de 5 mil estudantes da educação básica do Ceará.
O Territórios da Leitura revitaliza as bibliotecas com pinturas, móveis projetados, cadeiras coloridas, pufes e mesas, trazendo novas cores e conforto. Ganham ainda computadores, smart TV, ar condicionado e jogos educativo-culturais, além da ampliação do acervo de cada biblioteca com a doação de 200 novos livros de literatura infantojuvenil. O projeto oferece também oficinas literárias, contação de histórias, mediações de leitura para estudantes, formações e consultorias para os educadores na área de dinamização de biblioteca escolar e mediação de leitura literária. 
A biblioteca é considerada essencial na formação educativa dos estudantes. De acordo com Patrícia Bezerra, bibliotecária e consultora do Territórios, “as bibliotecas são locais de encontro com a leitura, socialização e criação cultural, além de serem ambientes propícios para a aprendizagem e a ampliação de conhecimentos, e isso é apenas o básico. Com a implementação deste projeto, estudantes, corpo docente e funcionários da escola poderão usufruir de tudo o que uma biblioteca bonita, acolhedora, bem equipada e com um bom acervo pode oferecer”.
O Territórios da Leitura é realizado pela Invento Produções Culturais e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Tem como patrocinadoras nesta edição as empresas Vestas, Dakota e Cie Durametal. Parceria da BG Soluções Sociais, do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e das Secretarias de Educação de Maracanaú, Iguatu, Quixadá, Icapuí, Russas e Trairi. Produção D’grau Produções.

SEMINÁRIO VIRTUAL

O projeto também oferece um seminário virtual para educadores sobre leitura literária na educação básica, que será realizado entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro. O evento é gratuito e aberto ao público, consiste em cinco palestras com especialistas renomados no Brasil, as quais serão transmitidas no canal do YouTube da Invento Produções Culturais, sempre das 18h às 19h. Para receber o certificado, o participante se inscreve no site do projeto, assiste às transmissões das palestras ao vivo e assina a frequência online. As inscrições podem ser realizadas no site (https://territoriosdaleitura.com.br/), a partir do dia 7 de outubro.

SOBRE TERRITÓRIOS DA LEITURA

O Territórios da Leitura está no seu quinto ano de realização, desenvolvendo o hábito da leitura como um meio de emancipação social. Com esta edição, o projeto chega à marca de 27 bibliotecas de escolas municipais revitalizadas e mais de 16 mil estudantes contemplados, em diversas cidades cearenses. O projeto já beneficiou escolas de Aquiraz, Fortaleza, Forquilha, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, e agora, chega nas cidades de Iguatu, Quixadá, Icapuí, Russas, Trairi e novamente em Maracanaú. De acordo com pesquisas internas realizadas em 2023, os alunos se sentem mais estimulados a ler e a frequentar o novo espaço, assim como os educadores também aprovam a revitalização e os benefícios das formações oferecidas.

INVENTO PRODUÇÕES CULTURAIS

A Invento Produções Culturais, realizadora do Territórios da Leitura, é uma empresa cearense de produção cultural e está completando 15 anos de atuação. Com o propósito de utilizar a criatividade como estímulo para pensar e fazer cultura, a Invento se destaca também pelos projetos autorais voltados para as novas gerações e de democratização do acesso à cultura, especialmente pelo Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), que realizou 13 edições. A produtora criou ainda o projeto “Ventos do Saber”, que revitalizou bibliotecas em comunidades indígenas e periféricas de Caucaia, Itaitinga e Pecém, assim como já fez a produção executiva do festival Maloca Dragão e da programação de férias do Dragão do Mar e de outros eventos culturais. Assina a produção do Cine Miau e do Ateliê de Brincar. 

Mais informações:

Site: https://territoriosdaleitura.com.br/  

Instagram: https://www.instagram.com/territoriosdaleitura/  

YouTube Invento Produções Culturais: 

https://www.youtube.com/inventoproducoesculturais   

Grupo Petrópolis lança Crystal Ice: primeira linha de Ices da marca

Novos produtos chegarão a todo o país até agosto, visando acompanhar as principais tendências de consumo e atender à demanda do público jovem

A Crystal, marca do Grupo Petrópolis – maior cervejaria com capital 100% nacional – lança a Crystal Ice. Composta por bebidas alcóolicas prontas para o consumo chega para oferecer uma experiência diferenciada e com preço atrativo aos consumidores que buscam praticidade e sabor e, a partir deste mês, poderá ser encontrada em todas as grandes redes de supermercado e bares do Brasil.
Com ingredientes de qualidade e proposta de ser uma bebida pronta para consumo, Crystal Ice conta com um teor alcoólico equilibrado de 5% – 0,5% menor que o convencional do segmento –, característica que agrada mais o paladar do público. A bebida tem como base o saquê e a vodka, uma combinação já conhecida e aprovada pelos consumidores. Além disso, Crystal Ice possui menos açúcares adicionados que a média do mercado, e apresenta uma carbonatação diferenciada – isto é, a sensação de bolhas de CO² na língua –, o que a torna mais refrescante, saborosa e equilibrada.
Lançada em três sabores refrescantes – limão, frutas vermelhas e frutas amarelas –, a novidade será comercializada em embalagem long neck flint de 275 ml, facilitando a identificação do produto pelo seu público.
“Queremos proporcionar uma nova experiência de bebidas alcóolicas prontas para o consumo. A Crystal Ice combina praticidade, sabor e refrescância, tornando cada gole leve e agradável, perfeito para o paladar brasileiro. Com a sólida reputação da marca Crystal, já consagrada em todo o país, temos confiança de que a Ice dará continuidade a esse legado, conquistando novas gerações”, ressalta Cristiane Rosa, gerente de Marketing das marcas Crystal, Itaipava e Lokal no Grupo Petrópolis
A estratégia do Grupo Petrópolis é aproveitar a reputação de uma cerveja tradicional como a Crystal, para lançar uma linha de Ices prontas para o consumo, ideal e prática para churrascos e outras confraternizações, sem deixar de lado o custo-benefício, marca registrada da Crystal.
SOBRE A CRYSTAL ICE – Linha Ice da Crystal – marca do Grupo Petrópolis – reúne em seu portfólio bebidas alcóolicas prontas para o consumo, disponíveis em três sabores: limão, frutas vermelhas e frutas amarelas. Produzida a base de vodka e saquê, a Crystal Ice oferece praticidade, sabor, refrescância e menos adição de açúcar que a média do mercado. Totalmente adaptada ao paladar brasileiro e com ingredientes de qualidade, a linha Ice agrega ainda mais excelência e inovação à Crystal, marca já consagrada no segmento.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It! e Tônica Petra; o isotônico TNT Sport; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis Estados e mais de 160 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais no link e em @grupo.petropolis nas redes sociais.

Dicas do Pão de Açúcar para armazenar frutas e verduras corretamente

O Pão de Açúcar mantém um cuidado contínuo com a qualidade e a durabilidade dos produtos que oferece. Por isso, compartilha dicas valiosas para ajudar os consumidores na hora de armazenar frutas e verduras corretamente em casa. Isso é essencial para manter o sabor, aroma e os benefícios dos alimentos por mais tempo. Dicas como essa podem ser encontradas no Blog do Pão.
A seção de hortifruti das lojas do Pão de Açúcar de Fortaleza oferecem produtos frescos, mantidos em um ambiente climatizado logo na entrada da unidade. Todas as quartas e quintas, o cliente ainda tem a chance de aproveitar a promoção de até 20% de desconto em frutas, verduras e legumes orgânicos. 
Após as compras, o primeiro passo é lavar frutas e verduras antes de guardá-las, utilizando uma solução de água com hipoclorito de sódio (água sanitária) ou bicarbonato de sódio, ambos disponíveis na marca exclusiva Qualitá, para eliminar micro-organismos e bactérias. Após a lavagem, é crucial garantir que estejam completamente secas para evitar a decomposição acelerada.
Outro cuidado importante é separar as frutas que emitem etileno, um gás natural que acelera o amadurecimento. Frutas como abacate, abacaxi, banana, figo, maçã, mamão, manga, melão, pêra, pimentão, tomate e uvas devem ser mantidas longe de produtos sensíveis ao gás, como batatas, folhas, cenouras, aspargos, brócolis e pepinos.
Alguns alimentos se beneficiam de temperaturas mais baixas, como as encontradas na geladeira. Abacates e abacaxis maduros, aspargos em sacos plásticos, cenouras e abobrinhas em recipientes fechados, folhas frescas cobertas com papel toalha, mangas e melancias maduras, melão cortado, morangos e pêssegos maduros são exemplos de produtos que devem ser refrigerados.
Já produtos como maçãs, peras, bananas, tomates, pimentões, pepinos, frutas cítricas com casca, cebolas, alhos e batatas devem ser armazenados em fruteiras ou locais frescos e arejados, longe de luz direta. Para ervas frescas, é recomendado colocá-las em um copo com água, como um buquê, trocando a água diariamente e cobrindo as folhas com plástico para manter a umidade.
O Pão também oferece a conveniência de entregar os produtos frescos por delivery através do site paodeacucar.com ou do aplicativo Pão de Açúcar Mais. Ainda é possível contar com a praticidade do Clique e Retire, diretamente na loja, garantindo sempre a melhor qualidade. 

Laura Ribeiro expande o Studio L e visualiza futuro para o mercado da beleza

A empreendedora Laura Ribeiro, fundadora do Studio L, tem conquistado destaque no mercado de beleza com um modelo de negócios inovador e uma trajetória inspiradora. Desde o início humilde em 2017, quando começou a trabalhar com sobrancelhas em uma pequena sala, Laura tem transformado sua visão em realidade, expandindo significativamente sua empresa e enfrentando desafios com resiliência e criatividade.
 Ela compartilha detalhes sobre sua jornada empreendedora e os elementos que fazem do Studio L um diferencial no mercado. “Minha trajetória começou com um pequeno negócio focado em sobrancelhas e cílios. Percebi rapidamente que para crescer, precisava envolver uma equipe e diversificar os serviços oferecidos. Em menos de seis meses, expandimos para um novo local e aumentamos nossa equipe de três para oito pessoas,” revela Laura.
O Studio L, que inicialmente se dedicava exclusivamente a sobrancelhas e cílios, enfrentou um desafio significativo com a pandemia. “O maior desafio foi reinventar o negócio durante a pandemia. Com a redução no fluxo de clientes e o alto custo do aluguel, eu tinha medo de ter que fechar as portas. Mas usei esse tempo para agregar novos serviços, como unhas, cabelo e depilação, e isso nos ajudou a manter a equipe ativa e engajada,” disse a empresária. 
Um dos grandes diferenciais do Studio L é seu modelo de atendimento em poltronas, o que proporciona um ambiente mais confortável e acessível para os clientes. “Transformamos o atendimento ao cliente com nossas poltronas especiais, oferecendo não só conforto, mas também um serviço de alta qualidade a preços acessíveis. Essa inovação se tornou um dos nossos principais atrativos,” explica Laura.
Olhar para o futuro é uma parte essencial da visão de Laura para o Studio L. “Vejo nossa rede se expandindo para se tornar uma marca nacional, alcançando muitas mulheres que buscam o conforto e a qualidade que oferecemos. Estamos planejando o lançamento de um clube de assinaturas, um clube de descontos e um clube de indicações, que oferecerá benefícios exclusivos para nossas clientes e parceiras,” comenta a empreendedora.
Laura também tem planos ambiciosos para apoiar outros empreendedores no setor de beleza. “Queremos ajudar outros estúdios a se organizarem e a implementarem uma boa gestão financeira. Acredito que levar a força da nossa marca para outros empreendedores pode trazer resultados positivos e ajudar a evitar que muitos negócios se aproximem do fracasso devido à falta de orientação,” afirma Laura.

Novo álbum da Marimbanda ‘Lindo Sol’ tem show de estreia em Fortaleza nesta sexta-feira (20)

O grupo instrumental cearense celebra 25 anos de carreira com show e oficina na capital; além do lançamento do álbum
Crédito: Indja

Com sete composições inéditas de Luizinho Duarte (1954 - 2022), ‘Lindo Sol’ traz as múltiplas facetas do músico, que foi o fundador e principal compositor da Marimbanda, transitando por samba, baião e funk, além de pitadas de mistério e experimentação. O álbum é a estreia em disco dos novos integrantes do grupo: Netinho de Sá, baixista de pulso firme; e Michael da Silva, baterista fenomenal e discípulo de Luizinho. Michael toca a bateria de forma inusitada, com as mãos e de forma percussiva (sem se privar das baquetas). Completam a formação do quarteto instrumental: Heriberto Porto, nas flautas; e Thiago Almeida, no piano e nos arranjos.
“Esse trabalho tem o compromisso de tocar Luizinho Duarte. Minha felicidade é poder rezar isso cada vez que estou em contato com sua música. Ele continua me conduzindo nesse trabalho, conversamos através da Marimbanda que é o templo de Luizinho, é onde está a magia do seu pensamento.”, afirma Thiago Almeida que assina os arranjos do novo álbum.
‘Lindo Sol’ estreia no canal de YouTube da Marimbanda no mesmo dia em que o grupo realiza show na capital cearense, 20 de setembro. Com entrada gratuita, o espetáculo tem início às 19h no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB). Já no dia 21, às 9h, o grupo realiza a última oficina da temporada, sobre práticas de conjunto, criação e improvisação musical.
Este projeto é uma realização do Governo Federal “União e Reconstrução”, por meio do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, e tem patrocínio do Banco do Nordeste. A produção é da Lumah Produções Culturais e R.P. Cultural. 

Lindo Sol

Dentre as sete composições inéditas que estreiam neste álbum, duas contam com participações especiais, são elas: Dora Utermohl no violoncelo e Mathilde Fillat no violino e rabeca, na faixa 4 “Lago das Pedras”; e de Adelson Viana na sanfona, na faixa 5 “No forró do Barro Seco”.
“O Luizinho tinha muitas facetas, transitava por vários gêneros, principalmente os brasileiros como o samba, o choro, o baião, o frevo, a bossa nova, mas não somente. Às vezes ele nos surpreendia e vinha com um tango, uma música afro-caribenha, uma valsa-jazz, e muitos funks, aqueles no estilo dos anos setenta. Neste álbum, a Marimbanda passeia por três gêneros musicais: dois sambas (Samba Louco e O Samba na Escola), dois baiões (Lago das Pedras e Forró no Barro Preto) e dois funks (Lindo Sol e Em Tuas mãos), além de Abracadabra 2, que é bastante diferente das outras, com passagens experimentais e misteriosas e uma parte bem iluminada, pra cima.”, contextualiza Heriberto Porto, integrante do grupo.
A faixa 1 dá nome ao álbum, ‘Lindo Sol’ é um funk em sol maior, como o célebre ‘Feito Assim’, do disco Marimbanda, lançado em 2001. A partir desta composição de Luizinho, o pianista Thiago fez um arranjo bem desafiador.
‘Abracadabra 2’ é uma composição de Thiago Almeida e Luizinho Duarte. Possui uma primeira parte cheia de surpresas e mistérios, já a segunda vira um samba em três tempos, bem colorido, duarteano, salseado.
A terceira faixa do disco é ‘Em Tuas Mãos’, um jazz. “Esta é dessas músicas que a gente se pergunta: de onde vem tanta inspiração, de onde o Luizinho tirava tantas ideias? É uma música com uma forte referência ao universo do jazz fusion dos anos setenta e oitenta, nas sonoridades que remetem aos grupos como o Weather Report e trabalhos como os dos norte-americanos Billy Cobham e de George Duke. As sonoridades do piano elétrico ‘Fender Rhodes’ e do baixo elétrico remetem ao som do jazz e pop de Stevie Wonder, Chick Corea e Herbie Hancock.”, explica Heriberto.
‘Lago das Pedras’ é a quarta faixa do álbum e chega com participações especiais. A peça foi composta em 1999, no começo da Marimbanda. É um baião que traz muitas características do mestre Luizinho: uma primeira parte melódica e lírica, e uma segunda parte muito suingada, rítmica com "ares de salsa". Thiago Almeida escreveu o arranjo incluindo o violoncelo e o violino tocado por duas grandes instrumentistas, além de importantes pesquisadoras e professoras das cordas: Dora Utermohl, professora doutora da Universidade Federal do Ceará, e Mathilde Fillat, pesquisadora do violino popular brasileiro e integrante de diversos grupos camerísticos em São Paulo. Nesta faixa, Heriberto usa diferentes flautas: flauta em sol, flauta baixo e flauta em dó.
Luizinho tinha uma vertente de forrós e baiões que viraram clássicos. ‘De Frente ao Baião’, ‘Tudo Vem’ e ‘Eu Quero Baiãozar’, gravados pela Marimbanda, são exemplos dessa pegada nordestina dentro de sua obra. ‘No Forró do Barro Seco’, quinta faixa de ‘Lindo Sol’, é um arrasta-pé ligeiro e muito animado. A participação do mestre da sanfona, Adelson Viana, é um momento muito especial deste álbum. Adelson é um colaborador constante da Marimbanda desde o primeiro disco, quando gravou o tango ‘Morangotango’. 
O arranjo faz alternar os andamentos da música, passando do presto muito rápido para o forró moderado. No final é uma criação musical coletiva, com improvisos instigantes. Michael da Silva faz a zabumba na bateria explorando ao máximo as nuances e sutilezas do instrumento.
‘Um Samba Louco’ é um samba muito rápido, bem a cara de Luizinho, que tocava e compunha sambas rápidos como ninguém. ‘Chega de monotonia’ de Luizinho e ‘Marimbanda’ de Adriano Giffoni foram gravadas assim, a 180 batimentos por minuto.
O que é peculiar nesta gravação é a forma com que Michael da Silva usa a bateria. Ele não a vê somente da forma convencional, marcando o ritmo, acompanhando, mas a usa como um instrumento de várias possibilidades e sonoridades. A sua bateria faz a zabumba, faz o pandeiro, atabaques e diversos instrumentos. É uma bateria viva, que além do ritmo, dialoga com as harmonias e melodias, uma reverência e referência à forma de tocar de Luizinho Duarte. Os arranjos de Thiago deixam espaço para esta expressividade e criatividade do músico.
O álbum finaliza com um samba desses que nascem para ser um clássico do gênero. É um samba da “escola de sambas Luizinho Duarte”: uma melodia em dó maior, cheia de balanço. A versão da Marimbanda para esta música (‘O Samba na Escola’) é cheia de fusões de gêneros: o samba conversa com o jazz, o rock e até o boogie woogie, em mais um arranjo de Thiago Almeida. 

Luizinho Duarte

Luizinho Duarte (1954-2022) foi muito mais que um músico talentoso, foi o coração e a alma da Marimbanda, foi o fundador do grupo, baterista e principal compositor. 
Com uma dedicação de cinco décadas à música, Luizinho se destacou não apenas como um exímio instrumentista, mas também como um respeitado intérprete, arranjador e professor de música.
Trabalhou com vários cantores do Ceará, como Calé Alencar, Amelinha, Cesar Barreto, Fagner e Ednardo. Suas composições foram gravadas por músicos de destaque, como Adriano Giffoni, Roberto Marques e a Spok Frevo Orquestra. Além disso, têm canções — muitas ainda inéditas — em parceria com diversos compositores, como Rogério Franco, Paulo Araújo, Jon Soarez, Eason Nascimento, Dalwton Moura, Richell Martins, entre muitos.
Para Luizinho, as composições surgiam de forma inesperada e suas inspirações provinham do cotidiano, das relações afetivas e da rica poesia presente no cotidiano. Capturava a essência da música brasileira em sua diversidade, especialmente a música do Nordeste. 
Seu legado inclui um vasto acervo com mais de 500 composições, em sua maioria inéditas; um tesouro cultural que a Marimbanda se compromete a preservar e difundir. 
No site da Marimbanda, foi criado um espaço para as pesquisas e produções acadêmicas sobre Luizinho e sua música, além de ser disponibilizado partituras gravadas pelo quarteto.

A Marimbanda

Com os três álbuns anteriores, Marimbanda (2001), Tente descobrir (2005) e Caminhar (2020), o quarteto se estabeleceu como referência na música instrumental brasileira, destacando-se por trazer uma identidade própria e pela maestria técnica de seus integrantes.
Conquistou repercussão nacional desde o “4° Prêmio Visa - MPB Instrumental” (SP), em 2000; o “Circuito Sesc Instrumental Paulista”, em 2004; o show na “Sala Funarte Sidney Miller” (RJ), em 2001; e o “Circuito Cultural Banco do Brasil”, em 2008; entre outros.
Realizou elogiadas turnês na França e na Bélgica. Em 2017, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Nordeste, por meio da Lei Rouanet, a Marimbanda embarcou em uma turnê nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. 
Destacam-se também projetos como o show “Universo Brasil”, em parceria com o músico carioca Carlos Malta que estreou no Espaço Cultural do BNDES no Rio de Janeiro (2018); e o Projeto “Epifania Kariri”, com os Irmãos Aniceto, e Carlos Malta, selecionado pelo Rumos/Itaú Cultural (2017/2018) que culminou no DVD do espetáculo, um verdadeiro tributo à cultura nordestina, e seu lançamento no prestigiado Auditório Ibirapuera em São Paulo (2019).

Serviço

Turnê e lançamento do álbum ‘Lindo Sol’ do quarteto instrumental Marimbanda

Show de lançamento do álbum

Data: 20/9, às 19h

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) — R. Conde d'Eu, 560 - Centro

Acessibilidade: como política afirmativa da Marimbanda, antes do início do show, o grupo receberá pessoas com deficiência para uma troca de ideias sobre a banda e os instrumentos. Na ocasião, as pessoas interessadas também poderão conhecer o palco e um pouco dos bastidores do show.

Oficina de práticas de conjunto, criação e improvisação musical

Data: 21/9, às 9h

Duração: 120 minutos

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) — R. Conde d'Eu, 560 - Centro

Vagas: 20

Inscrições: pelo WhatsApp no número: (85) 98635.6049

Para mais informações: 

www.marimbanda.com.br

Lideranças do Supermercado Pinheiro participam do ABRAS’24: Food Retail Future

Evento tem como tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor” e reúne os maiores empresários do varejo alimentar brasileiro

Lideranças do Supermercado Pinheiro participam, em Campinas, do ABRAS’24: Food Retail Future. Honório Pinheiro, presidente da rede, Alexandre Pinheiro, diretor Comercial, Xênia Pinheiro, diretora de Gestão de Pessoas, e Gerivane Apolinário, diretora financeira, participam do evento que reúne os maiores empresários do varejo alimentar brasileiro. Esse ano, o tema central é “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”.
O evento abordará reflexões sobre a vida dos consumidores, das suas necessidades não atendidas, dos seus desejos e da sua relação com o varejo alimentar.  Além da programação dedicada a visão de futuro e estratégia setorial, há painéis políticos e econômicos com a participação de autoridades, para tratar da visão de futuro do país, reforma tributária, temas que impactam diretamente nas atividades empresariais do varejo alimentar.
Na programação, destacam-se nomes como Dymfke Kuijpers, sócia sênior e líder global de varejo da McKinsey & Co, Luciana Medeiros, sócia e líder da indústria de consumo e varejo da PwC Brasil, Jorge Rujana, líder de produtos de consumo para Américas Bain & Co, e Philip Kotlher, professor Kellogg School of Management Northwestern University.
"Participar do ABRA’24 é uma oportunidade de imersão com grandes especialistas nacionais e internacionais que trazem as tendências mais atuais relacionadas ao varejo alimentar. Podemos encontrar parceiros, trocar conhecimentos, fomentar novos negócios e aprender em um ambiente que reúne um seleto grupo de empresários e executivos do setor supermercadista do país e seus fornecedores”, destaca Honório Pinheiro, presidente do Supermercado Pinheiro.

Em Iguatu, Lagoa Bastiana inspira projeto que traz cinema e conscientização ambiental

A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes, e Hospital de Brinquedos, de Georgina Castro, são alguns dos filmes exibidos ao público. Oficinas audiovisuais e ações ambientais também integram a programação, que tem início no dia 28 de setembro

Vem aí o Cine Bastiana, projeto que une cinema e conscientização ambiental, levando a sétima arte a Iguatu, cidade do centro-sul do Ceará, que ainda não possui salas de cinema. Motivado pela defesa da Lagoa Bastiana, uma Área de Proteção Ambiental (APA) em risco devido ao crescimento urbano desordenado e à poluição, a iniciativa busca valorizar as riquezas naturais da região e promover o cinema como uma arte acessível a todas as pessoas. Toda a programação é gratuita.
Apoiada pela Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e com parceria do Cine Alicerce e da ADESCE, o Cine Bastiana vai realizar exibições mensais de filmes, com início nos dias 28 e 29 de setembro. Além disso, o projeto promoverá oficinas audiovisuais, integrando cultura, meio ambiente e sustentabilidade. Setembro inicia a programação que deve seguir até Maio de 2025.

Filmes da programação

No sábado (28), a programação começa às 9h30 com a Sessão Infantil, que exibirá os filmes Hospital de Brinquedos, de Georgina Castro, Rua Dinorá, de Samuel Brasileiro e Natália Maia, A menina e o mar, de Gabriel Mellin, e Memórias, de Lavínia Nascimento, que também é designer do projeto. No final do dia, às 17h30, será realizada a Sessão de Estreia com a exibição do filme A Filha do Palhaço, dirigido por Pedro Diógenes. Já no domingo (29), a programação recomeça com a repetição da Sessão Infantil às 9h30. Às 15h, está prevista a Sessão da Tarde. Por fim, às 17h30, será realizada novamente a Sessão de Estreia com a exibição do filme A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes.

Oficina Audiovisual: Interpretação para Câmera

No dia 28 de setembro, das 13h às 18h, o Cine Bastiana realizará o Workshop de Interpretação para Câmera, ministrado por Georgina Castro, artista e diretora atuante no mercado audiovisual. A oficina é uma oportunidade para explorar a atuação naturalista, comum em TV e cinema, por meio de exercícios de criação e improvisação. Voltado para um público heterogêneo, o workshop acolhe tanto iniciantes quanto atores experientes. As inscrições podem ser feitas de 19 a 24 de setembro, pelo formulário https://forms.gle/5e35P9hDZ9i8rdCP8

Lagoa Bastiana: patrimônio natural em risco

Inspirando o nome do projeto, a Lagoa Bastiana é um patrimônio natural que está em processo de aterramento ilegal, mesmo sendo uma Área de Proteção Ambiental (APA). A expansão urbana desordenada e a especulação imobiliária ameaçam a lagoa e outras áreas de água natural em Iguatu, região historicamente conhecida por suas lagoas. O Cine Bastiana surge, então, como uma ação cultural que também busca conscientizar a comunidade local sobre a preservação ambiental. O projeto é uma oportunidade de vivenciar o cinema, fortalecer a cultura local e estimular a defesa do meio ambiente, utilizando a arte como forma de engajamento social e sustentabilidade.

AGENDA CORRIDA | CINE BASTIANA - SETEMBRO

28 e 29 de setembro, sábado e domingo
no auditório do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira

SESSÃO INFANTIL
9h30
- Hospital de Brinquedos, de Georgina Castro
- Rua Dinorá, de Samuel Brasileiro e Natália Maia

- A menina e o mar, de Gabriel Mellin
- Memória, de Lavínia Nascimento

SESSÃO DE ESTREIA
17h30
- A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes (16 anos)

28 de setembro, sábado, 13h às 18h
Workshop de Interpretação para Câmera, com Georgina de Castro
no auditório do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira
Inscrições até 24/9 na bio de @cinebastiana
Gratuito. 14 vagas. 16 anos

SOBRE GEORGINA CASTRO

Atriz, roteirista, diretora e preparadora. Sua estreia no cinema foi no elenco do premiado filme “O Céu de Suely” (2006), de Karim  Ainoüz. Com quase 30 anos de profissão, atuou em mais de 20 longas como “Corpo Elétrico” e “Tatuagem”, além de participações em séries como “Hebe”(2020) e “Sob Pressão” (2019), ambas na TV Globo. Em 2022, esteve no ar na novela “Um Lugar ao Sol” (TV Globo). Em 2025, poderá ser vista em “Guerreiros do Sol”, nova novela original da Globoplay. Em 2022, seu segundo curta “Hospital de Brinquedos” venceu o prêmio de “Melhor Interpretação” para o elenco no 29º Festival de  Cinema de Vitória. Fez a preparação de elenco do premiado documentário “Cine Marrocos” (2021), de Ricardo Calil e do longa “O Melhor Amigo” (em finalização), de Allan Deberton. Atualmente, está em fase de captação de recursos do primeiro longa como diretora e roteirista “Hamster”, vencedor do “Prêmio de Incentivo à Roteiristas Mulheres” do Festival Cabíria (2017),  “Prêmio de Roteiros Antônio Bivar” (2020) e contemplado pelo PROAC desenvolvimento de Roteiros (2020). Também está desenvolvendo o roteiro do segundo longa “A Mão que Balança a Rede”, vencedor do primeiro lugar do “Cabíria Prêmio de Roteiro”, concurso nacional que tem como foco o protagonismo feminino no audiovisual. 


SINOPSE DO FILME “A FILHA DO PALHAÇO”

Dirigido por Pedro Diogenes

Ficção/Drama, Brasil (Ceará), 104 min., 16 anos, 2022

Joana, uma adolescente de 14 anos, aparece para passar uma semana com o pai, Renato, um humorista que apresenta seus shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza, interpretando a personagem Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha terão que conviver, passando por novas experiências, que transformarão suas vidas profundamente. Com Lis Sutter, Demick Lopes, Jupyra Carvalho, Ana Luiza Rios e participação especial de Jesuíta Barbosa.

SOBRE O DIRETOR PEDRO DIOGENES

Dirigiu e roteirizou 9 longas-metragens, realizou 11 curtas e trabalhou como técnico de som em mais 60 filmes. Seus longas foram distribuídos nas salas de cinema do Brasil, além de terem sido exibidos e premiados em importantes festivais. Pedro dirigiu os longas: Centro Ilusão (em finalização), A Filha Do Palhaço (2022), Pajeú (2020), Inferninho (2018), O Ultimo Trago (2016), Com Os Punhos Cerrados (2014), No Lugar Errado (2011), Os Monstros (2011) e Estrada Para Ythaca (2010). Pedro Diogenes se formou na primeira turma da Escola de Audiovisual de Fortaleza em 2008, integrou o coletivo Alumbramento entre 2010 e 2016 e atualmente faz parte da Marrevolto Filmes.

Diário do Nordeste e Somos Um lançam o Pod_Impactar, podcast que destaca ações para uma sociedade menos desigual

Com apresentação de Mariana Marques, a produção, gravada no Conexão ODS, traz entrevistas com referências nacionais e internacionais sobre modelos econômicos mais equitativos e outros temas socioambientais.

Pod_Impactar, o mais novo podcast do Diário do Nordeste, que integra o Sistema Verdes Mares (SVM), chega com o propósito de lançar luzes sobre a importância e o potencial transformador do empreendedorismo social e da economia de impacto positivo. A produção estreia no dia 23 de setembro, em parceria com a Somos Um, organização de apoio a negócios de impacto positivo no Ceará. O convidado do primeiro episódio é Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, que fala sobre o papel do Pacto Global da ONU no Brasil, as conquistas da Agenda 2030 e as mudanças no universo empresarial para tratar de temas relevantes para a sociedade. 
A temporada também conta com uma entrevista com o Professor Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz e criador do microcrédito, que recentemente assumiu o governo interino de Bangladesh.
Semanalmente, cada um dos 10 episódios vai ao ar no canal do Diário do Nordeste no YouTube (https://www.youtube.com/@diariodonordeste), nas segundas-feiras, às 17h; e na TV Diário, nas terças-feiras, às 20h30, reprisando aos domingos, às 20h.
Com apresentação da empresária e publicitária Mariana Marques, o Pod_Impactar traz discussões envolventes e histórias inspiradoras, abordando diversos temas que contribuem para uma sociedade menos desigual, como modelos econômicos mais equitativos e humanos, além de temáticas sociais, ambientais, raciais, de gênero, entre outras. “Buscamos levar à audiência conteúdos que realmente façam a diferença; informar e inspirar para um futuro mais sustentável são a essência dessa produção”, afirma Erick Picanço, diretor comercial e de marketing do SVM.
Os entrevistados são personalidades de referência nacional e internacional que atuam para uma sociedade mais equânime e sustentável. “Acho que nenhum podcast tem uma curadoria como essa. São nomes muito importantes, conversas ricas e extensas, sobre problemas e soluções atualíssimas”, afirma Mariana. Os convidados são: Prof. Muhammad Yunus, economista e Prêmio Nobel da Paz; Rutênio Florêncio, empreendedor social e CEO do Instituto Pensando Bem; Liane Freire, fundadora do Aliança Ella Impacta; Luciana Costa, diretora de infraestrutura e mudanças climáticas do BNDES; Celina Hissa, CEO da Catarina Mina; Priscilla Veras, CEO da Muda Meu Mundo; Fábio Silva, CEO da Rede Muda Mundo; Mônica Fernandes, mentora de negócios e CEO da Empoderar-Te Soluções; Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil; Ana Sarkovas, fundadora da ECOA Capital; Marina Feffer, cofundadora do Generation Pledge; Denise Hills, especialista em sustentabilidade e inovação ESG; e Izabel Accioly, especialista em diversidade étnico-racial e antirracismo. "Os problemas são complexos, mas as conversas precisam ser simples, para que todos possam compreender e se engajar. O Pod_Impactar nos possibilita esse diálogo, que é urgente, sobre como garantir o futuro”, diz Rafael David, diretor do programa.

Sobre o Sistema Verdes Mares (SVM)

O Sistema Verdes Mares é formado pelas emissoras de televisão TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri e TV Diário; rádios FM 93 e Verdinha; e portais Diário do Nordeste e G1 Ceará. O conglomerado de comunicação pertence ao Grupo Edson Queiroz, um dos maiores grupos empresariais do país, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados.

Sobre a Somos Um (@somosumce)

A Somos Um é uma organização estruturante, sem fins lucrativos, que busca solucionar problemas sociais e ambientais por meio dos negócios, colocando impacto no centro das decisões. A organização presta serviços e realiza projetos para apoiar empreendedores e negócios de impacto e para impulsionar organizações e iniciativas de apoio ao ecossistema de impacto, além de produzir conteúdo sobre o tema, realizar cursos, hackathons sociais, programas de incubação e de aceleração de negócios de impacto, consultorias, e também iniciativas de articulação e mobilização de atores do setor. Inspirados pelo Professor Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, sonhamos com o dia em que não haverá mais pobreza.

Serviço

Podcast Pod_Impactar - toda semana um novo episódio

. Canal do Diário do Nordeste no YouTube (https://www.youtube.com/@diariodonordeste), nas segundas-feiras, às 17h

. TV Diário, nas terças-feiras, às 20h30 e aos domingos, às 20h

Reabilitação: Casa de Cuidados do Ceará promove projetos de resgate da mobilidade de pacientes em tratamento

O sedentarismo é um alto fator de risco para a saúde. Manter-se inativo causa, entre outros problemas, dores no corpo, devido ao desgaste de articulações e cartilagens, além de perda natural de flexibilidade. No caso de pacientes em processo de reabilitação, como os internados na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o resgate da mobilidade traz benefícios como aumento da frequência cardíaca e da respiração, melhora da oxigenação e redução do tempo de internação.
E isso é importante para quem, muitas vezes, passa ou passou longos períodos parado, por causa de internações, por exemplo. “Os treinamentos de mobilidade promovem melhoria da qualidade de vida do paciente, com diminuição das dores, aumento da independência e prevenção de complicações psicológicas, além de prevenirem problemas musculares e respiratórios”, explica a diretora da CCC e médica geriatra, Ursula Wille Campos.
A mobilização de pacientes é uma atividade multidisciplinar, na qual a Enfermagem e a Fisioterapia desempenham um papel fundamental, ao auxiliar na execução dos movimentos, monitorar o paciente e garantir a segurança dele.
“A colaboração entre esses e outros profissionais é essencial para garantir a qualidade da assistência ao paciente. Na CCC, temos uma equipe multidisciplinar que segue um Plano Terapêutico Individual com foco na qualidade de vida e reintegração social”, acrescenta a gestora.

Sala de Reabilitação é um dos espaços de mobilização da Casa

A Casa de Cuidados do Ceará oferece projetos e espaços em que a mobilidade dos pacientes é estimulada. “A CCC possui uma sala de reabilitação para exercícios de fortalecimento, de equilíbrio e de alongamento, com acompanhamento da equipe da Fisioterapia”, explica a coordenadora da área, Aryadne Marques. “A mobilização na reabilitação também previne complicações de constipação, lesões por pressão, atrofia muscular, pneumonia e trombose”, acrescenta a fisioterapeuta.
A sala de reabilitação é o local favorito do paciente Juatan Pereira Negreiros, 52. Com o trabalho de mobilidade feito pelos fisioterapeutas, Juatan, que tem uma doença rara, conseguiu ficar de pé. “Quando cheguei aqui eu mexia apenas a cabeça e o pescoço, mas com esse tratamento consegui ficar de pé, inclusive foi o dia mais emocionante que vivi aqui dentro. Estou melhorando a cada dia e só tenho a agradecer”.
Os movimentos promovem a melhoria da coordenação motora, o controle de comorbidades, a correção postural, a autonomia e a resistência cardiorrespiratória, por exemplo. Pacientes da unidade com 60 anos ou mais, perfil majoritário do equipamento estadual, realizam atividades físicas pelo menos três vezes por semana, a fim de aumentar a capacidade funcional e prevenir quedas. O hábito também é estimulado em pessoas internadas acometidas por acidente vascular cerebral (AVC), vítimas de trauma ou com doenças neurodegenerativas.

Projeto Pôr do Sol da CCC também estimula a mobilidade dos pacientes

Um dos projetos da Casa de Cuidados do Ceará que atua no estímulo à mobilidade dos pacientes é o Pôr do Sol, que leva pacientes para observarem o fim do dia em uma área externa, promovendo atividades físicas e cognitivas ao ar livre.
“Selecionamos pacientes em condições de estar em cadeira de rodas ou que podem caminhar. Entendemos que é um espaço diferente, que proporciona mais estímulos, além de sair um pouco do atendimento tradicional”, explica Aryadne. Outros benefícios são a melhora da qualidade do sono, do humor ou de uma possível desorientação, além de melhoria da saúde física e mental.
Francisco Assis, 56, está na CCC desde o dia 28 de agosto. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), perdeu a fala e ficou com os movimentos do lado direito do corpo comprometido. Diariamente, ele frequenta a sala de reabilitação da Casa “exceto na quarta-feira, que é o dia do pôr do sol”, justifica. Ele já usou cadeira de rodas, mas hoje se considera independente. “Consigo ficar em pé, andar e tomar banho, faço tudo sozinho, mas antes dependia de outras pessoas. Eu me esforço, o que a doutora manda fazer, eu faço. Quero melhorar cada vez mais”, reforça.

Exposição Hiper-realismo no Brasil alcança marca de 14 mil visitantes em Fortaleza

Com a passagem pela cidade, mostra já soma mais de 95 mil visitantes em todo o Brasil

A exposição "Hiper-realismo no Brasil", presente na CAIXA Cultural Fortaleza se tornou uma das mais visitadas mostras deste ano. Com entrada gratuita e uma ampla adesão do público, a exposição, que apresenta as esculturas de Giovani Caramello, atraiu mais de 14 mil visitantes. 
“Desde a abertura, em 9 de julho, a mostra tem sido um sucesso, com um pico de 8.300 visitantes em julho e mais de 5 mil em agosto. Em setembro, a exposição teve um menor fluxo, mas continua atraindo público, batendo o número de 14 mil visitantes no início deste mês”, comemora Icaro Ferraz Vidal, curador da exposição. 
A mostra reúne dez peças de figuras humanas hiper-realistas, esculpidas em resina, silicone e terracota, oferecendo uma experiência imersiva e reflexiva sobre a condição humana. As obras mais destacadas incluem "Nikutai", uma imponente escultura de 2,5 metros de altura, e "Segunda Chance", que retrata um idoso com uma profundidade emocional e técnica impressionante.
Ícaro destaca também que a exposição não apenas fortalece o movimento hiper-realista no Brasil, mas também convida os espectadores a uma introspecção sobre a fragilidade da existência humana. "Cada escultura é um convite para uma reflexão profunda sobre a nossa própria impermanência e as emoções que definem a experiência humana", afirma.
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de visitar, a exposição funciona de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h. A entrada é gratuita, e o espaço é acessível para pessoas com deficiência.

Serviço

Exposição Hiper-realismo no Brasil – Giovani Caramello 

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Visitação: terça a sábado, 10h às 20h; domingos e feriados, 10h às 19h.

Classificação indicativa: 14 anos

Acesso gratuito

Mais informações: (85) 3453-2770 / caixacultura.gov.br

18ª Primavera dos Museus: espaços da Secult Ceará realizam programação especial de 23 a 29 de setembro

Em 2024, evento nacional aborda o tema “museus, acessibilidade e inclusão”. Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) reúne uma série de atividades gratuitas como visitas mediadas, cursos, rodas de conversas e oficinas 

A “Primavera dos Museus” é uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Anualmente, o evento mobiliza a programação de museus e instituições culturais brasileiras em torno de uma mesma pauta. Em 2024, o evento chega à 18ª edição com o tema “museus, acessibilidade e inclusão”. Acontece de 23 a 29 de setembro.
As instituições museológicas mantidas pelo Governo do Ceará fazem parte dessa história. A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), via Sistema Estadual de Museus  (SEM/CE) e Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) garante uma série de atrações como visitas mediadas, cursos, rodas de conversas e oficinas em sua Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
Pensada a partir da rede composta pelos equipamentos de cultura do estado, geridos também em parceria com Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Cultura e Arte, a programação estimula a participação do público em temas relevantes da sociedade contemporânea. As atividades realizadas ao longo da semana (ver programação completa) estão alinhadas com o tema debatido nesta 18ª edição. 
A criatividade, memória e expressões do povo cearense participam dessa mobilização nacional. Entre os destaques da programação está a “Formação em Museus”. Além de contribuir com a qualificação, a iniciativa busca aperfeiçoar a gestão e divulgação do patrimônio salvaguardado nas instituições museais de vários territórios do estado. 
Realizado em parceria com a Associação dos Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE), este ciclo formativo foi iniciado em fevereiro deste ano. A “Formação em Museus” circulou pelos municípios de Crato, Pacoti, Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Itapipoca. A próxima etapa dessa jornada educativa é na capital cearense, durante a Primavera dos Museus.
De 24 a 26 de setembro, na Escola Porto Iracema das Artes, serão abordados os módulos “Criação e Gestão de Museus”, “Documentação em Museus”, “Conservação em Museus” e  “Educação Museal” e “Acessibilidade em Museus - Modos de acontecer”, que traz a Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Secult Ceará, Thamyle Vieira; e o Técnico em Cultura da Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural, Caio Cysne.

Primavera no Ceará

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac), espaço da Secult Ceará gerido em parceria com IDM, organiza diferentes ações formativas junto ao Museu da Cultura Cearense (MCC) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). São ações como os cursos “Introdução a Libras e a Cultura Surda”, “Diversidade e Inclusão em Espaços Educacionais e Culturais” e a roda de conversa “Experiências de Acessibilidade e Inclusão Cultural”. 
O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-CE), equipamento gerido em parceria com Instituto Mirante, propicia as oficinas “Fotografia para pessoas cegas” (com João Kulcsár) e “Óculos 3D para pessoas surdas” (com Sam Célio e Nair Beatriz). 
No sábado (28), o museu também abre espaço para o debate, com a fala aberta “Travessias compartilhadas: acessibilidade nos territórios da cultura”. A fala aberta será realizada na Praça do MIS e contará com as participações de Céu Vasconcelos, Weverson Martins e Thamyle Vieira.
Dentre as opções voltadas para o público, a Pinacoteca do Ceará realiza o “Percursos em Libras: Poesia nas sombras - Arte e tecnologia” (dia 26/09). O espaço traz a oficina “Aquarela em Libras” (com Lauro Neto) nos dias 27 e 28. No domingo (29), será vez do “Ateliê Criança Cria | Cores e formas: autorretratos”.
Na sexta-feira (27), a Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, traz mediação acessível à exposição “Fausto Nilo: O tempo e o Lugar”. Em Quixadá, na quinta-feira (26), a Casa de Saberes Cego Aderaldo faz a visita Mediada Acessível à exposição “Memórias Líticas: Patrimônio da Serra Azul”.
Museu do Ceará, Museu Ferroviário Estação João Felipe, Sobrado Dr. José Lourenço e Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo também marcam presença na programação. 

Abrace a Primavera dos Museus

Realizada desde 2007, a Primavera dos Museus busca promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. Este compromisso é importante para ampliar o público visitante e intensificar a relação destas instituições com a sociedade. 
Trata-se de uma temporada cultural coordenada para educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.
Assim, para refletir a importância dos museus como impulsionadores da educação e pesquisa, os equipamentos culturais públicos do Ceará sediam, dentre outras ações conjuntas, palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas, visitas mediadas e ações com escolas. 


Serviço:

18ª Primavera dos Museus - Museus, acessibilidade e inclusão 

De 23 a 29 de setembro, na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece)

Programação completa aqui

Inscrições para curso “Formações em Museu” aqui

Programação sujeita a alterações

Instituto Revoar disponibiliza palestras gratuitas sobre Setembro Amarelo para empresas

O Instituto Revoar está oferecendo palestras gratuitas para empresas durante o Setembro Amarelo. As palestras têm como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância do cuidado com a saúde mental e proporcionar um espaço seguro para discutir temas relacionados ao bem-estar emocional. Empresas interessadas em agendar uma palestra podem entrar em contato diretamente com o Instituto Revoar pelo Instagram @institutorevoar ou pelo telefone (85) 99988.8192. “O Setembro Amarelo é uma oportunidade para as empresas promoverem a saúde mental e criar um ambiente seguro para discussões abertas, melhorando o bem-estar dos colaboradores, visando o conforto no ambiente de trabalho”, explica Elaine de Tomy, vice-presidente do Instituto Revoar.  

Sobre o Instituto Revoar

O Instituto Revoar, braço social da Rede Memorial Fortaleza. Revoar vem do significado tornar a voar, voltar voando, que é associado a leveza e descoberta, e simbolicamente, ajuda as pessoas a se renovarem e se reconectar com o mundo novamente.

Sobre a Rede Memorial Fortaleza:

Desde 1995,  iniciou suas atividades com a funerária Cred Urna. Inaugurou em 2001 o Cemitério Memorial Fortaleza. Em 2017, fundou o Instituto Revoar, cujo propósito é levar informação e promover a reflexão para melhoria da saúde emocional de uma forma gratuita e abrangente. Recentemente, criou o Memorial Fortaleza Pet.

Quais a importância e os benefícios de sair da informalidade? Especialista explica

Em um cenário econômico dinâmico e desafiador, a formalização de negócios surge como uma estratégia crucial para empreendedores e empresas de todos os tamanhos. Deixar a informalidade e tornar-se um negócio formal traz uma série de benefícios que vão além da legalidade, influenciando diretamente o crescimento e a sustentabilidade das operações.
O primeiro ponto é que a formalização oferece segurança jurídica para o empreendedor, garantindo proteção contra questões legais e litígios. Empresas formalizadas têm acesso ao sistema jurídico para resolver disputas, proteger propriedade intelectual e assegurar direitos contratuais.
Negócios formalizados têm mais facilidade para acessar linhas de crédito, financiamentos e investimentos. Instituições financeiras e investidores preferem trabalhar com empresas que apresentam um histórico contábil e uma estrutura legal bem definida.
"A formalização confere maior credibilidade ao negócio. Clientes e parceiros tendem a confiar mais em empresas que operam de forma transparente e legal, o que pode resultar em uma vantagem competitiva significativa", diz Davi Vasconcelos, Diretor da Norral Contabilidade. "Empresas formalizadas podem usufruir de benefícios fiscais e incentivos oferecidos por governos e órgãos reguladores. Além disso, a formalização permite uma melhor gestão tributária e evita multas e penalidades associadas à sonegação fiscal", pontuou. 
Formalizar um negócio também garante que os empregados tenham acesso a direitos trabalhistas e benefícios sociais, como seguro-desemprego e aposentadoria. Isso promove um ambiente de trabalho mais justo e seguro.
Davi Vasconcelos ainda reforça que os negócios formais têm acesso a ferramentas e práticas de contabilidade que permitem um melhor planejamento financeiro e controle das finanças, ajudando a identificar oportunidades e riscos. "Empresas formalizadas têm mais facilidade em estabelecer parcerias comerciais e expandir suas operações. A formalização é frequentemente um pré-requisito para contratos e acordos comerciais", comentou. 
Por fim, formalização permite registrar e proteger marcas, patentes e outros ativos intangíveis, evitando que terceiros se apropriem de suas inovações e criações.

Campeã olímpica Ana Patrícia curte férias no Beach Park

A jogadora de vôlei de praia Ana Patrícia, que conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris de 2024, está curtindo merecidos dias de descanso e diversão no Beach Park. Hospedada no Suites Beach Park Resort, o passeio vem rendendo momentos inesquecíveis.
Ana Patrícia se divertiu nas mais de 30 atrações do Aqua Park, eleito o melhor parque aquático das Américas pelo TripAdvisor em 2024, e conheceu “A Volta da Moreia”, nova atração do local. Desfrutou também das piscinas e de toda exclusividade do resort para poder recarregar as energias depois de dias tão intensos.
A atleta participou do ‘AgoraPod', um dos canais de entretenimento do Beach Park, compartilhando sua trajetória de vida, conquistas e desafios da carreira. O episódio irá ao ar em breve, em todos os canais digitais (Youtube e plataformas de streamings) do podcast.
Ana Patrícia é reconhecida por sua determinação, força e técnica, além da estatura. A atleta tem 1,94. Natural de Minas Gerais, destacou-se no esporte desde jovem. Começou a ganhar visibilidade internacional ao competir nas categorias de base, conquistando títulos importantes como o Campeonato Mundial Sub-21.
Em 2018, Ana Patrícia formou dupla com Rebecca Cavalcanti, e juntas alcançaram resultados expressivos no circuito mundial de vôlei de praia. Com Rebecca, ela representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde a dupla chegou até as quartas de final. E, este ano, jogando ao lado de Duda, foi consagrada com o ouro em Paris.

Arena Sports 

Para quem se inspira no exemplo da Ana Patrícia e adora as práticas esportivas, durante esse mês, o Beach Park está promovendo o "Arena Sports", ação exclusiva para quem está hospedado em um dos 4 resorts do destino, com diversas atividades para adultos e crianças. Os esportes variam entre aquáticos, como marco polo, basquete aquático e polo aquático, e atividades fora d'água, como beach tennis, vôlei de praia, caminhada na praia, treino funcional e muito mais. As atividades ocorrem nos finais de semana durante todo o mês de setembro.
Sobre o Beach Park Entretenimento
Com 39 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 200 mil m² e reúne um parque aquático, quatro resorts, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar - espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2023).
O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio.

“Bota a cara no sol”: cearense Natasha Martory estrela campanha de Avon

Dona do inesquecível “Bota a cara no sol, mona”, a cearense Natasha Martory foi escolhida pela Avon para reviver o bordão na campanha digital da nova coleção Avon Ultra Color Sunkissed. Com cores quentes que representam o calor reconfortante do sol, a nova linha da líder de maquiagem no Brasil é inspirada na trend em que especialistas em make compartilharam truques de como simular o efeito ensolorado na pele. Reforçando a diversidade que está no DNA da marca, Natasha apresenta no vídeo todos os itens da coleção para as seguidoras da marca.
Entre as novidades, dois diferentes tipos de paletas para sombra além de uma paleta multifuncional com duas versões para contemplar todos os tipos e tons de pele: Sunkissed (para peles mais claras) e Golden Hour (para peles mais escuras). Os tons podem ser utilizados como Iluminador, Blush e Contorno, ou seja, um pack compacto e completo para usar dos olhos às bochechas.  Já as duas paletas de sombras são acabadas em matte, glitter/brilho e metálico, cores majoritariamente nude, cada uma com um toque rosa ou verde - sendo super indicadas para utilizar em todas as ocasiões, feitas para durar o dia todo. Por fim, as cores novas dos batons semi mate, lip pant e esmaltes 60 segundos acrescentam o que faltava na composição do visual ensolarado.
A coleção Sunkissed já está disponível no e-commerce da marca (https://www.avon.com.br/) e na Revista da Beleza Avon, com a Consultora da Beleza mais próxima.

Mônica Salmaso apresenta seu novo show, 'Minha Casa', em Fortaleza

Cantora vem percorrendo o país desde agosto e estará no Cineteatro São Luiz, no dia 29 de setembro

Apontado como um dos melhores shows de Mônica Salmaso, ‘Minha Casa’ finalmente vem percorrendo o Brasil desde agosto e chega em Fortaleza no dia 29 de setembro, no Cineteatro São Luiz, com patrocínio da Icatu Seguros. ‘Minha Casa’ é o ontem, o hoje, o que é pra sempre.  É um reencontro com o público, com o país que emana arte e beleza. É um canto de amor. “Minha casa é meu norte, identidade dos afetos, o Brasil pulsante, a força da criatividade e da resistência. Da Re-existência”, define a cantora. O show teve estreia nacional em São Paulo em 2023 e passou pelo Rio de Janeiro no início do ano, e agora pegou a estrada passando por oito cidades brasileiras.
As casas de Mônica Salmaso são múltiplas, espalham-se pelos diferentes Brasis que a artista canta em sua obra. Passada a pandemia, ela lançou dois CDs gravados em 2021 e 2022, respectivamente ‘Canto Sedutor’, com Dori Caymmi, e ‘Milton’, em duo com André Mehmari e participação especial de Teco Cardoso. Além disso, a artista foi a convidada da turnê ‘Que tal um samba?’, de Chico Buarque, percorrendo o Brasil e Portugal por 10 meses, em 2022 e 2023. 
O show faz um passeio pela trajetória da artista, mas traz músicas nunca gravadas por ela, reafirmando a cantora como uma dedicada desbravadora do vasto cancioneiro brasileiro. “Desenhei o repertório deste show mergulhada no desejo vivido - durante a turnê com o Chico e a imensa plateia que nos assistiu - de voltar para casa depois de tudo o que passamos no Brasil e na pandemia. Celebrar a vida e os encontros, celebrar a consciência do valor que as nossas melhores relações têm para nós, a consciência do que somos e do que realmente precisamos. Dos nossos defeitos e faltas. Dos nossos afetos.”
O show é também fortemente influenciado pela experiência do projeto ‘Ô de casas’, nascido durante a fase de isolamento da pandemia de Covid 19, quando Mônica produziu de sua casa, à distância, 175 encontros musicais em vídeos de duetos. A série, lançada no Instagram, Facebook e Youtube, gerou uma grande rede de afeto. Pessoas passaram a seguir seus perfis na expectativa dos vídeos seguintes, um coletivo de bordadeiras e bordadores a presenteou com 150 bordados feitos a partir dos vídeos e um verdadeiro correio amoroso se deu com pessoas enviando os links para seus amigos e familiares.
“Não consigo separar o que cada uma destas coisas (o que Brasil viveu e passou, a pandemia, a série ‘Ô de casas’ – de onde tirei 10 canções para o repertório do show - e a turnê ‘Que tal um samba?’) operou em mim. Sei que saí muito mudada, pessoalmente e no meu trabalho. Sinto hoje a força real que a música tem na vida das pessoas, que a arte tem de fundamental na nossa sanidade mental e emocional. Desejei falar sobre isso, celebrar nossa identidade, sem deixar de falar das nossas mazelas. Este show fala do meu amor pela vida, pela arte e pelo Brasil. A minha casa. A nossa casa.”
Com direção musical da cantora em parceria com seu marido, o flautista e saxofonista Teco Cardoso, o show traz ainda os músicos Tiago Costa (piano), Neymar Dias (viola caipira e contrabaixo), Lulinha Alencar (acordeon), Ari Colares (percussão) e Ricardo Mosca (bateria). ‘Minha Casa’ nasceu para percorrer os diferentes Brasis e esparramar afetos. 
Mônica Salmaso apresenta um repertório diverso que transita por grandes nomes da música brasileira. O show inclui canções como ‘Saudações’, de Egberto Gismonti e Paulo César Pinheiro e ‘Vou na Vida’, de Swami Jr. e Virgínia Rosa. ‘Noite Severina’, de Lula Queiroga e Pedro Luís, ‘Acalanto’, de Teresa Cristina, e ‘Quebra Mar’, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro, também fazem parte da seleção. A cantora interpreta ainda clássicos como ‘A Violeira’, de Tom Jobim e Chico Buarque, ‘Valsinha’, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes e ‘Morro Velho’, de Milton Nascimento. Entre outros destaques estão ‘Xote’, de Gilberto Gil e Rodolfo Stroeter, ‘Paulistana Sabiá’, de Ginga e ‘Beatriz’, de Edu Lobo e Chico Buarque, que complementam o setlist da noite.

Ministério da Cultura e Icatu Seguros apresentam

Mônica Salmaso – Minha Casa 


Ficha técnica ‘Minha Casa’


Mônica Salmaso – voz e percussão

Tiago Costa – piano

Neymar Dias – viola caipira e contrabaixo

Lulinha Alencar – acordeon

Teco Cardoso – sax e flautas

Ricardo Mosca – bateria

Ari Colares - percussão

Mônica Salmaso e Teco Cardoso – Direção Musical

Desenho e operação de luz: Silvestre Júnior

Engenheiro de som: Carlos Rocha

Engenheiro de monitor: Daniel Tápia

Direção de Produção: Carla Assis

Assistente de produção e conteúdo digital: Aline Santos

Fotos e vídeos de divulgação: Dani Gurgel

Freelancer Producções: Produção local

Divulga Ação: Assessoria de imprensa local 


Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Icatu Seguros

Realização: Ministério da Cultura / Governo Federal 


Serviço - show ‘Minha Casa’ - Mônica Salmaso

Data: 29 de setembro (domingo)

Horário: 18h

Local: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – Fortaleza / CE

Valores: 

Ingressos padrão: R$ 150,00 (inteira) e R$ 75,00 (meia)

Ingressos populares Lei Rouanet: R$ 39,00 (inteira) e R$ 19,50 (meia)

Vendas: Sympla ou na bilheteria do Cineteatro (funcionamento de terça a sexta, de 9h30 às 18h, e aos sábados, de 9h30 às 17h. Aos domingos, 2h antes do evento até o horário de início da atração). 

Classificação indicativa: Livre 

Duração: 90 minutos

Créditos fotos: Aline Santos