quinta-feira, 29 de agosto de 2024

"Erês, guris, bacuris e outros PUTOS ", de Tonio Carvalho, lançado pela Editora Kimera, trata das desigualdades entre crianças brasileiras

"Erês, guris, bacuris e outros PUTOS ", primeira obra na literatura para adultos de Tonio Carvalho, fala, através de contos, da crua realidade das crianças e das suas trajetórias submetidas a sofrimentos e às desigualdades sócio-culturais, em um país que escolhe para quem olhar.
As crianças do Brasil não são apenas os meninos e meninas, são os erês, guris, bacuris, pivetes, moleques, pivetes, garotos e garotas, miúdos e miúdas, putos - como a eles se referem em Portugal. Enfim, todos aqueles que são ou os que ainda somos, pixotes. A eles, este livro de contos é dedicado: aos que já se foram, humilhados, machucados, violentados e mortos e aos que ainda sobrevivem submetidos à maus tratos, miséria, fome, sede, frio, e ao mesmo ciclo perverso de humilhações e violências até a morte. Esse, infelizmente, é o mundo em que vivemos sob o olhar complacente dos que fomentam guerras, impõem discriminações de fé, sexo ou cor da pele. 
Estes nossos pequenos aí revelados, em “Erês, guris, bacuris e outros PUTOS”, são fruto do nosso olhar incrédulo sobre a crueldade humana – o que nos deixa muito p***, não como o termo é de uso em Portugal.

Sobre Tonio Carvalho

Tonio Carvalho é autor e diretor teatral. Como escritor, "Erês, guris, bacuris  e outros PUTOS "significa sua estreia na Literatura para adultos, embora já tenha lançado um livro de poemas intitulado "No Feitiço das Festas de Fé", inspirado em suas memórias da infância, vivida nos subúrbios do Rio de Janeiro.
Suas lembranças  do universo infanto-juvenil também o levaram à literatura e ao teatro para jovens. A "Coleção do Avesso" é um exemplo: textos bem humorados, poéticos ou provocadores como "A avó  dos dinossauros", "Lia foi à Lua", "O menino do avesso", foram alguns dos oito livros da Coleção  que fizeram a diversão e a reflexão da garotada. 
Em teatro, Tonio escreveu e dirigiu para um público  que encantava e emocionava jovens e adultos. Sua dramaturgia e suas encenações o levaram a receber inúmeros  prêmios Mambembe, RioArte, APCA, etc.
Além do teatro e da literatura, Tonio tem a expectativa de ainda ver filmados vários roteiros para cinema: " Belo", "Kim", "Dois Homens", etc. Em breve terá seu "Pequeno Atlas Poético" apresentado ao público - uma obra dedicada aos brasileiros de todas as idades e ilustrada por Fred Vegele.

Ficha técnica

Título: “Erês, guris, bacuris e outros PUTOS”

Autor: Tonio Carvalho

Editora: Kimera

Edição: 1ª edição, 2024

168 p

Literatura brasileira, crônicas

ISBN 978-85-68883-80-8

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Revisão: Flor de Letras / Claudia Gouvêa

Capa: Tonio Carvalho

Editor: Vanderlei Sadrack

Projeto gráfico: Editora Kimera  

https://www.editorakimera.com/product-page/er%C3%AAs-guris-bacuris-e-outos-putos

Mateus Mendes lança o livro "É a ideologia, estúpido!", mostrando de forma cirúrgica as disputas ideológicas atuais, provocando reflexões e vontade de lutar

Mateus Mendes, mestre em Ciência Política, lança o livro "É a ideologia, estúpido!", pela Editora Letra Selvagem, surgindo 'como uma lamparina luminosa em meio às trevas, a revelar o que se oculta por trás da aparente naturalidade de ideias, narrativas e jargões que, de tão repetidas e disseminadas subliminarmente no cotidiano das populações, se cristalizaram na mente de bilhões de trabalhadores e párias da sociedade capitalista', conforme Nicodemos Sena assinala.
A ideologia é a representação dos interesses das classes sociais, seja no encobrimento da realidade antagônica de grupos divergentes ou mesmo na constituição de uma sociedade baseada em uma nova ordem social. Mateus Mendes mostra de forma cirúrgica as disputas ideológicas atuais, reflete sobre as consequências deixadas pela ascensão bolsonarista e posiciona a organização da ação política para que a esquerda possa vencer a guerra ideológica. "É a ideologia, estúpido!" é um livro que cumpre seu papel - provoca reflexões e a vontade de lutar.
No próximo dia 14 de setembro, Mateus Mendes estará autografando o livro na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no stand da editora.
Mateus Mendes é coordenador do Grupo de Trabalho Digital da Rebrip (Rede Brasileira pela Integração dos Povos) e professor de Geografia da Rede Municipal Duque de Caxias. Atualmente, faz doutorado em Economia Política Internacional (UFRJ). É mestre em Ciência Política (UniRio), na linha de Política Mundial e bacharel em Geografia (UFF). Foi diretor do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação (Sepe). É autor de Guerra híbrida e neogolpismo: geopolítica e luta de classes no Brasil (2013-2018) (Expressão Popular, 2022)

“A presente obra de Mateus Mendes é uma contribuição formidável à análise crítica das disputas ideológicas que moldam a nossa realidade atual, contextualizando os fenômenos traumáticos que marcaram a nossa última década, explicando a ascensão do bolsonarismo e fornecendo substrato para a reflexão. É também um incentivo instigante para a organização da ação política, ao deixar claro que o primeiro passo para que a esquerda possa tentar vencer a guerra ideológica é começar a lutar . ” (Estevam Silva Editor do perfil Pensar a História).

Instagram: https://www.instagram.com/mendes.mateus1980/
Link para aquisição do livro: forms.gle/GdjVLZgNCkYQKf9M6

Ficha técnica

Livro: É a ideologia, estúpido!
Autor: Mateus Mendes
Editora: Letra Selvagem
1ª edição, Taubaté/SP, 2024
152p.
ISBN 978-65-89841-33-3 1. 
Ciência política – Relações internacionais – Geografia política  
Coordenação editorial: Nicodemos Sena 
Editora executiva: Marli Aparecida Perim 
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem
Design editorial (capa e miolo): Cesar Neves Filho 
Diagrama da página 90: Antonio Ribas 
Foto do autor: Germano Mendes 
Preparação de originais: Nicodemos Sena 
Revisão: o Autor 
Representante comercial: Marcelo Nogueira 
Dados Internacionais de Ca talogação na Publicação (CIP) Angélica Ilacqua – CRB-8/7057

Lalin Witch apresenta a exposição " Oblívio: O limiar entre dádiva e jura", com obras inéditas, na Galeria Dobra

A mostra propõe ao espectador entrar em contato com si mesmo, sem filtros.

A artista plástica Lalin Witch apresenta a exposição individual  " Oblívio: O limiar entre dádiva e jura"  , definida pela artista como uma busca a si mesmo, sem filtros, com a intenção de provocar a reflexão acerca de nossas atitudes e buscar a humildade capaz de questionar nossa conduta."Estamos acostumados a nos ver tanto por imagens reflexivas de nós mesmos que esquecemos onde mora nossa verdadeira figura.  Não é na imagem fria e inanimada que está a beleza e a vida, ou você acha que sim?”, questiona a artista.
Oblívio, substantivo masculino, ação ou efeito de esquecer; perda de memória; esquecimento. [Figurado] Condição do que ou de quem se encontra em repouso; descanso, adormecimento.
As obras, de técnicas e tamanhos diversos, convidam o espectador a buscar suas memórias e mostram essa inquietude de Lalin Witch diante de seu trabalho, confirmando a artista como a nova promessa jovem da arte brasileira.
Seu trabalho se expressa através da arte tradicional e moda, incentivando o visitante a fazer o mesmo e conhecer a si próprio através desse processo. Já viveram suas vidas de olhos abertos e peito fechado? Sobrevivendo com a ideia ilusória que verdadeiramente viver é apenas “estar” ? "Oblívio" vem para propor um pouco mais do que nossa visão alcança por si só, em suma, levar as pessoas por um caminho onde sejam capazes de vislumbrar o que muita gente se priva de entender. Então abra bem os olhos, respire fundo, tente perceber o que você pode ter esquecido há muito tempo atrás e você pode achar nessas obras.

Sobre Lalin Witch

Artista da geração Z, nascida em Niterói e estudante da UFF para graduação em biomedicina. Se estabelecendo na área artística desde 2011, já participou de exposições como “Unidiverso” na Usina Cultural, “ Sobre o que ninguém quer falar” na Aliança Francesa de Nova Friburgo, “O que os olhos não veem”, no espaço Eco Gaia, Niterói, entre outros.
Recentemente, em fevereiro, expôs na coletiva 'Arte na Lata', em Botafogo/RJ, e,  em março, na exposição 'Plurais', da Galeria Contemporâneos, com a obra 'Struggle', em homenagem às mulheres. Em abril, apresentou "Offence", na Galeria M.D. Gotlib, Shopping Cassino Atlântico.
Produz desde estampas personalizadas em produtos têxteis, a quadros em tela/vidro, desenhos em parede/ folha, design de tatuagens, tendo um estilo próprio que mistura influências de realismo , HQ e surrealismo. Curadoria e assessoria de imprensa Lalin Witch: Paula Ramagem.


Instagram: https://www.instagram.com/lalinwitch/

Serviço

Exposição:   " Oblívio: O limiar entre dádiva e jura" 

Artista: Lalin Witch

Curadoria artista: Paula Ramagem

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Local: Galeria Dobra

Rua Orestes, 28 - 2º andar - Fábrica Bhering - Santo Cristo, RJ

Visitação: 09 a 30 de setembro de 2024

De segunda a sexta, das 10h às 15h (ou com horário agendado), sábados das 14h às 19h.  

Censura livre

Gratuito.

Diego Mendonça participa da coletiva "Bandeiras, Mares, Rios e Cores", nascida após a enchente no Sul, na Galeria Art 100

Diego Mendonça, artista plástico multifacetado e conceituado no Brasil e no exterior, por juntar arte, sustentabilidade e empreendedorismo com maestria, participa da exposição coletiva 'Bandeiras, Mares, Rios e Cores', com curadoria de Angela de Oliveira, na Galeria de Arte Art 100 Porto Alegre.
O ano de 2024 foi marcado pela catástrofe climática que ocorreu no Rio Grande do Sul. A Art 100 reabriu suas portas com muito mais disposição e já com novas aberturas no mundo decor e no que diz respeito ao agitado mundo cultural do Sul do país. A exposição nasceu pouco antes da enchente e seguiu com maior força logo após. Itinerante, já passou por Fortaleza , Olinda, Búzios, Porto Alegre e agora segue sua jornada para Angra dos Reis e Belém .

Sobre Diego Mendonça

O olhar do mineiro Diego Mendonça vê o mundo em cores. Perspectiva que coloca em quadros. Sua pintura expressa retratos da vida. Na visão desse artista, a arte fala por si e leva o espectador a reflexões sobre quem somos, o que fazemos e com que emoção fazemos.
Diego Mendonça movimenta a economia local e divulga a cultura e a história da cidade e de Minas. Já fez exposição com materiais de reuso de madereiras de São João Del-Rei, fez parceria com a Casa das Latas para divulgar sua coleção Amazônia e conscientizar sobre a preservação. Agora, traz de volta a importância do estanho.  Seu trabalho confirma seu talento e mostra a arte como um empreendimento que pode alcançar a todos os públicos.
Diego Mendonça não é apenas uma promessa, mas uma realidade artística que já conquistou reconhecimento internacional. Sua capacidade de expressar emoções e questionar conceitos por meio de sua arte é uma prova do profundo legado criativo de Minas Gerais. Como um artista em ascensão, ele contribui para a rica construção artística do estado, agregando uma visão contemporânea e autêntica.
Nascido em 1982, em São João Del Rei/MG, Diego Mendonça é um exemplo notável de alguém que trocou a carreira de advogado para dedicar-se às artes, sua grande paixão. É mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del Rei - MG e foi discípulo de grandes nomes como o pintor Quaglia e Yara Tupynambá.  Graduando do curso de Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del Rei – MG. Formado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, 2009.
Com um currículo que abrange mais de 70 exposições, tanto individuais como coletivas, incluindo participações em locais renomados como a Sede da ONU em New York, o Louvre em Paris, o Consulado do Brasil em New York e em Versalhes, na França. As obras de Diego Mendonça são inspiradas em cenas do cotidiano, na natureza, na música e na literatura. Suas criações convidam o espectador a refletir sobre a vida e a necessidade humana, proporcionando uma experiência profunda dentro de seu mundo pictórico.

Instagram: @diegom_arte
TikTok: https://www.tiktok.com/@ateliediegomendonca?_t=8ej1fyn6YM9&_r=1

Paula Klien participa da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo com seu intrépido romance “Todas as Minhas Mortes”, lançado em maio de 2024 com grande repercussão pela Editora Citadel

No próximo dia 12 de setembro, a artista e escritora carioca Paula Klien estará em São Paulo, a partir das 19h, no estande do Grupo Editorial Citadel, para sessões de autógrafos e bate-papos durante a Bienal do Livro; encontro que acontece entre 6 e 15 de setembro no Parque Anhembi entre as principais editoras e livrarias do país para apresentar as novidades de 2024.
Este ano, a Citadel, conhecida por suas obras de autoajuda e crescimento pessoal de autores e filósofos relevantes, apostou em algo novo dentro de seu segmento: um romance autoficcional. O livro “Todas as Minhas Mortes” estará exposto com grande destaque no estande da editora. Desde que chegou ao mercado editorial no final do mês de maio, o romance de Paula Klien já apareceu cinco vezes na lista semanal da Publishnews, entre os livros mais vendidos na categoria de ficção.
A obra, segundo leitores, é uma experiência literária íntima e marcante. Segundo a autora, trata-se de uma das maiores entregas artísticas de sua carreira. “Eu me sentei sozinha, 12 horas por dia, durante 8 meses ao longo de 2 anos, para escrever os oito capítulos deste livro. Não sei o que foi mais difícil: costurar palavras, frases e capítulos, ou recosturar minhas feridas.”, confessa Klien.

Sobre o livro:

Entre o prazer e a dor: uma ode à existência feminina

No livro “Todas as minhas mortes”, Paula Klien apresenta uma narrativa visceral que retrata todas as vezes em que precisou renascer

Com honestidade, crueza e toques sutis de humor, a artista Paula Klien adentra as profundezas da existência feminina no livro Todas as minhas mortes. Neste romance de autoficção, publicado pela Citadel Grupo Editorial, a autora dissolve a fronteira entre realidade e fantasia, ao entrelaçar vivências reais com as nuances da própria imaginação.
É a voz narrativa ambivalente da protagonista Laví (abreviação de la vie ― ou a vida em francês) quem conduz o leitor a uma viagem pelas águas turvas da subjetividade humana.
Ousada, determinada e questionadora, a personagem subverte as convenções sociais. As vivências íntimas e visceralmente humanas de Laví provocam sentimentos e reflexões sobre temas relacionados à sexualidade, amadurecimento e maternidade. Entre o prazer e a dor, a protagonista expõe com honestidade suas forças e fraquezas para mostrar todas as vezes que precisou morrer para renascer – como uma fênix – até, finalmente, realizar o sonho de carregar um filho nos braços.
Capítulo a capítulo, Paula Klien narra uma fase na vida de Laví e a cada ciclo, uma montanha-russa de emoções, pensamentos e sensações toma conta do leitor, que facilmente se identifica com o personagem. Hora em êxtase, hora em agonia, a narradora evidencia que, assim como ela, ninguém é bom ou mau o tempo todo. Ela traz as múltiplas camadas e nuances da existência humana, do primeiro grito ao último suspiro.
Com uma escolha cuidadosa das palavras e evocando os espíritos de grandes pensadores como Nietzsche, Espinosa e Lacan, a escritora traz para a literatura, além de bagagem como artista multifacetada, elementos da psicanálise e da filosofia. Todas as minhas mortes é uma narrativa repleta de simbolismos, metáforas, mas também subjetividade, pois assim como a vida, essa é uma leitura única para cada um.

FICHA TÉCNICA


Título: Todas as minhas mortes

Autora: Paula Klien

Editora: Citadel Grupo Editorial

ISBN: 978-6550474140

Dimensões: 13.5 x 1.2 x 21 cm

Páginas: 176

Preço: R$ 64,90

Onde comprar: Amazon

Sobre a autora: Paula Klien nasceu no Rio de Janeiro em 1968. É artista plástica contemporânea com significativa projeção internacional. Embora utilize técnicas ancestrais na criação de seus desenhos e pinturas, ela foi pioneira em Cripto Arte e NFT (token não fungível). Artista multidisciplinar e diretora criativa de vanguarda, também trabalha com performance e vídeo, servindo-se de recursos de sua bagagem, como dança e música. Além disso, foi fotografa por dez anos, realizando trabalhos culturalmente relevantes. Muitas de suas obras visuais integram acervos de museus e importantes coleções. Embora tenha estudado Direito, Paula desistiu da carreira jurídica. A escrita é uma paixão antiga, e Todas as minhas mortes marca o lançamento da artista no universo literário.


Redes sociais do autor:

·       Instagram: @paulaklien

·       Site: Paula Klien -   https://www.paulaklien.com.br/

Sobre a editora: Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.


Contatos com a imprensa:

Paula Ramagem
PR Comunicação
paula3milenio@gmail.com
+ 00.55.21. 99506.7999


Simone Ruiz
As Gêmeas Produções
simone.ruiz1@gmail.com
whatsapp: + 00.55.21.99101.0937


Redes sociais da editora:



·       Site: Citadel



·       Instagram: @citadeleditora



·       Facebook: Citadel Grupo Editorial



YouTube: Citadel Grupo Editorial

Nando Paulino apresenta a exposição 'Sobreposições', no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, com pinturas que refletem a experiência humana

O artista plástico Nando Paulino apresenta a exposição 'Sobreposições', com curadoria de Marcia Marschhausen, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, trazendo pinturas expressionistas, onde formas e cores se fundem e transmitem ao espectador os estados emocionais da condição humana. 
Cada obra é um convite para explorar as camadas de significado por trás da superfície, revelando um mundo onde a arte não só reflete, mas também redefine a experiência humana. Uma experiência inesquecível.
'Sobreposições' abre no dia 08 de agosto e pode ser visitada até o dia 1º de setembro, de quarta a domingo, das 16h às 21h.

Texto Curatorial


SOBREPOSIÇÕES

A exposição "Sobreposições" mergulha profundamente nas tradições da pintura expressionista europeia, traçando um paralelo contemporâneo através da obra de Nando Paulino. Em cada tela, encontramos uma reflexão vívida sobre a complexa interação entre o indivíduo e o mundo que o cerca. Paulino habilmente captura os estados emocionais da condição humana. Os trabalhos são baseados em poses de modelo vivo que são posteriormente manipuladas para encontrar as sobreposições. Essas figuras humanas parecem fundir-se evocando um diálogo contínuo entre o humano e o inanimado. A estrutura visual das obras é primordialmente desenhística, mas enriquecida por uma paleta cromática dramática que ressoa com as cores ousadas do modernismo inicial do século XX. Este jogo entre forma e cor realça a intensidade emocional das composições.
Cada cena pintada por Paulino não só narra a história de indivíduos imersos em suas próprias contemplações e interações, mas também reverbera com ecos de movimentos artísticos passados. As figuras humanas, por vezes, parecem solitárias em sua introspecção, enquanto em outros momentos, se fundem harmoniosamente com o ambiente circundante, desafiando categorizações. Assim, em "Sobreposições", Nando Paulino revigora a clássica tradição do desenho erudito através de uma lente contemporânea, onde a narrativa visual é entrelaçada com uma estética distorcida. Cada obra é um convite para explorar
as camadas de significado por trás da superfície, revelando um mundo onde a arte não só reflete, mas também redefine a experiência humana.

Marcia Marschhausen _ curadoria

Sobre Nando Paulino

Carioca de nascimento, jornalista de formação, exerceu a profissão por 40 anos, passando pelos principais órgãos de Imprensa do Brasil. A partir do início da década de 2010, começou a dedicar-se às artes plásticas. Frequentou em São Paulo o atelier Dalton de Luca e, posteriormente, no Rio, passou a estudar na EAV (Escola de Artes Visuais) do Parque Lage, onde passou pelas oficinas de Chico Cunha, João Magalhães, Gianguido Bonfanti (modelo vivo), Ronaldo Rego Macedo e, atualmente, David Cury. Também frequentou a Coart-UERJ e Centro de Artes Calouste Gulbenkian, onde estudou aquarela com Alberto Kaplan. Faz parte do grupo Urban Sketchers Rio, do coletivo Artistas Sagapa, do Coletivo 21, do Espaço BB Galeria de Arte e do Coletivo Pressão de Borda.


Instagram: @nandopaulino57
Whattsapp: 21-975766357
Facebook: fernando.paulino.319
E-mail: fernandopaulino57@gmail.com


Exposições 

2016

Histórias Pintadas. Individual Ateliê Dalton de Luca (Vila Madalena, SP)

2017

Histórias Pintadas 2. Individual na Flim (Festa Literária de Santa Maria Madalena, RJ)
Escola em Transe no Parque Lage, RJ,. Coletiva.

2018

Mangueira e outros sambas. Individual na Flim (Festa Literária de Santa Maria Madalena, RJ)
Mostra EAV-Parque Lage. Coletiva

2019

Corpo & Afeto. Individual, na Casa de Pedra, em Ipanema. Com Artistas Sagapa
Seres. Individual, na Blé Galeria, em Botafogo. Com Artistas Sagapa
Parque #9. Coletiva. Na casa de Paulo Branquinho (curadoria de Gianguido Bonfanti)

2020

Exposição permanente no Espaço BB, Shopping Cassino Atlântico, RJ (até 2024)
Mostra EAV 2020. Virtual.

2021

O Samba é lá em Mangueira. Individual/virtual. Instagram do Espaço Cultural Ceperj, RJ
Territórios singulares. Coletiva/virtual no site da Eixo Arte (Coletivo 21).
Coletivo 21. Exposição Coletiva/virtual na Wikiarte
Entre Mundos – Conexões pela singularidade – Coletiva. Espaço BB e Saphyra & Ventura Gallery. Cassino Atlântico,
Coipacabana, RJ.

2022

Territórios Insustentáveis – Coletiva. Sala Antonio Berni, no Consulado Argentino, RJ. Curadoria Aline Reis
Coletivo BB saúda e pede passagem – Coletiva. Centro Cultural dos Correios, RJ. Curadoria Márcia Marschhausen
Resposta ao Caos – Coletiva. Casa de Cultura Odisseia, São Paulo. (Coletivo 21)
O samba é lá em Mangueira. Individual. Vila Olímpica da Mangueira
Encontros e Tal. Coletiva. Espaço Cultural Zurafa, Pinheiros, SP. (Coletivo 21)

2023

Assoma. Coletiva. EAV/Parque Lage.
O samba é lá em Mangueira. Individual. Festa Literária e Comunitária da Mangueira. Palácio do Samba, RJ.
Notícias à boca miúda de um mundo sem rumo. Coletivo Pressão de Borda. Galeria Paulo Branquinho, Lapa, RJ
Artesania ancestral – 95 anos da Mangueira. Coletiva. Crab, Praça Tiradentes, RJ

2024

When art meets carnival – New York Edition – Coletiva. Imersiva. Saphira & Ventura Gallery. New York NY

Serviço:

Exposição: Sobreposições
Artista: Nando Paulino
Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
Rua Humaitá, 163 - Humaitá, Rio de Janeiro - RJ,
De quarta a domingo, das 16h às 21h
Abertura: 08 de agosto de 2024 das 17h às 21h
Visitação: 08 de agosto a 01 de setembro de 2024
Curadoria Marcia Marschhausen
Iluminação Rogério Emerson
Montadora Fabiane Albuquerque
Assessoria de imprensa Paula Ramagem
Gráfica Tesouro Laser
Fotografia Pamela Silva
Censura livre. Gratuita.

Pacientes com fibromialgia precisam ser prioridade, afirma enfermeira Wladia Medeiros

No Brasil, pacientes com fibromialgia enfrentam uma batalha dupla: a dor crônica da condição e a dificuldade em acessar tratamento adequado através do Sistema Único de Saúde (SUS). A fibromialgia, caracterizada por dores musculares difusas e fadiga, é uma condição complexa que muitas vezes desafia o diagnóstico e o tratamento. A busca por um laudo médico e o subsequente acesso ao tratamento se tornam obstáculos significativos para muitos brasileiros que dependem do SUS.
Sem um laudo médico oficial, muitos ficam sem acesso a tratamentos especializados, como fisioterapia e terapias medicamentosa e psicológica. A demora na emissão desse laudo pode agravar os sintomas e impactar negativamente a qualidade de vida dos pacientes.
Wladia Medeiros, enfermeira e ativista social, compartilha sua perspectiva sobre o desafio. "O processo para conseguir um diagnóstico de fibromialgia é frequentemente longo e complicado. Muitos pacientes têm que passar por diversos especialistas e exames antes de obterem um laudo que ateste a condição. Enquanto isso, a dor e o desconforto se intensificam, prejudicando ainda mais a qualidade de vida deles", abordou.
A complexidade do diagnóstico se deve, em parte, à falta de exames específicos para a fibromialgia. O diagnóstico geralmente é feito com base na exclusão de outras condições e na avaliação dos sintomas clínicos. Isso resulta em um caminho demorado e muitas vezes frustrante para os pacientes, que podem sentir-se desamparados.
O Sistema Único de Saúde, apesar de ser um pilar fundamental na assistência à saúde no Brasil, enfrenta desafios em termos de priorização e recursos para tratamento de condições como a fibromialgia. A sobrecarga do sistema e a limitação de recursos podem contribuir para a demora na obtenção de diagnósticos e tratamentos adequados.
A questão da priorização é um ponto determinante. Especialistas e defensores da saúde pública argumentam que a fibromialgia deveria receber mais atenção no SUS, dado o impacto significativo que tem sobre a vida dos pacientes. A inclusão de políticas específicas e a melhoria dos processos de diagnóstico e acesso ao tratamento são passos importantes para melhorar a situação.
"Precisamos urgentemente de uma abordagem mais estruturada e eficiente para lidar com a fibromialgia dentro do SUS", destaca Wladia Medeiros. "Investir na formação contínua de profissionais de saúde e na criação de protocolos específicos pode fazer uma grande diferença. A prioridade deve ser garantir que todos os pacientes, independentemente de sua localização ou condição financeira, tenham acesso aos cuidados e tratamentos de que necessitam", finalizou Wladia Medeiros.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Últimos dias de inscrições para a 34ª edição do Cine Ceará

O festival acontecerá de 9 a 15 de novembro e vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Foto: Luiz Alves
 
Seguem até o dia 31 de agosto as inscrições para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com.
A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é direcionada a filmes de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos gêneros animação, ficção, documentário ou híbrido. Os longas inscritos devem ter sido concluídos a partir de 2023, com duração mínima de 60 minutos.
A Competitiva Brasileira de Curta-metragem é aberta a filmes realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de 03 (três) anos dos gêneros de ficção, documentário, animação ou híbrido, com duração máxima de 25 minutos, concluídos a partir de 2023, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará.
A Mostra Olhar do Ceará é aberta a filmes de curta-metragem, de 25 minutos no máximo, e longa-metragem, com duração mínima de 60 minutos, concluídos a partir de 2023, nos gêneros de ficção, documentário, animação ou híbrido, de produtoras cearenses ou dirigidos por cearenses, residentes ou não no estado do Ceará.
A exemplo das edições anteriores, a curadoria do Cine Ceará prioriza trabalhos inéditos e reservará no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras no conjunto das mostras competitivas. Todos os filmes selecionados deverão apresentar legenda descritiva para surdos e ensurdecidos em idioma português, conforme determina o Ministério da Cultura.
O 34º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta ainda com o patrocínio da AMBEV e da Freitas através da Lei Rouanet.

SERVIÇO:

34° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – Inscrições até 31 de agosto para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará. A 34ª edição acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.

Exposição em homenagem a Fausto Nilo abre sexta-feira (30) na Casa de Antônio Conselheiro

A mostra traz a trajetória do letrista e urbanista na casa onde viveu sua infância, em Quixeramobim-CE. A abertura contará com a presença de Fausto Nilo.

A exposição que celebra os 80 anos do artista, "Fausto Nilo: o tempo e o lugar" é uma realização da Casa de Antônio Conselheiro, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Localizado em Quixeramobim-CE, o equipamento cultural foi residência do homenageado durante a infância. Com curadoria de Jéssica Marques, a mostra traz a trajetória do letrista, arquiteto e urbanista sob a luz da memória afetiva. A abertura acontece dia 30 de agosto e contará com a presença de Fausto Nilo.
“Essa Casa é a Casa de Antônio Conselheiro, de Fausto Nilo e de todas pessoas que compreendam a arte como uma ferramenta de transformação social, com espírito revolucionário. É essa energia provocada pela feliz coincidência de Fausto Nilo ter morado, em sua infância, na Casa em que nasceu Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, uma cidade marcada por pessoas e episódios históricos para o Brasil. Abrir essa bonita e marcante exposição sobre o Fausto, em seus 80 anos, neste tempo e lugar, é uma celebração a sua vida, sua obra e é um presente para todos nós”, afirma o gestor do equipamento, Pedro Igor Pimentel.


O tempo e o lugar

“Fausto Nilo: o tempo e o lugar” versa sobre a trajetória do artista no sertão do Ceará na década de 1940. Nascido em Quixeramobim-CE, Fausto Nilo viveu na cidade até os dez anos, quando partiu para estudar em Fortaleza. Em sua terra natal, jogava bola ao som de Orlando Silva, através do sistema de alto-falante “Voz de Cristal”; desenhava paisagens azuis na beira do rio, lá nas marinheiras, e à sombra do pé de tamarindo observava o trem, que um dia o levaria em uma noite sem estrelas.
A curadora, Jéssica Marques, explica: “Fazer uma exposição sobre o Fausto Nilo em Quixeramobim-CE, na casa onde cresceu, é falar de memória afetiva, e esse foi o caminho para tecer a mostra. Em seus eixos curatoriais, a exposição traz as obras do artista com o seu olhar sensível; a criatividade da sua família; Quixeramobim  com o que há de bucólico e contemporâneo, e com isso transborda o espaço cultural ocupando a cidade”.


Mística Residência 

A casa onde nasceu Antônio Conselheiro, líder religioso e fundador do arraial do Belo Monte, mais conhecido como Canudos, foi construída no início do século XIX por Vicente Maciel, pai do líder sertanejo. No ano de 1949 foram feitas reformas na casa pelo então proprietário, Sr. Luís Costa, pai do compositor e arquiteto Fausto Nilo, a fim de se adequar aos padrões de conforto então vigentes, modificando os espaços com a criação de quartos e banheiros.


O homenageado

Nascido em Quixeramobim-Ceará, Fausto Nilo é letrista, arquiteto e urbanista. Ganhou destaque na cena musical brasileira nos anos 1970, sendo considerado um dos grandes nomes da MPB. Sua carreira musical começou a despontar com o sucesso da canção "Fim do Mundo" em 1972. Ao longo dos anos, ele compôs mais de 400 músicas que foram interpretadas por artistas consagrados como Fagner, Gilberto Gil, Gal Costa, Moraes Moreira e muitos outros. 
Além de sua carreira na música, Fausto Nilo também é um arquiteto renomado. Ele participou de importantes projetos desenvolvidos, incluindo o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A obra de Fausto Nilo é marcada por seu talento em unir poesia e melodia, criando músicas que são ao mesmo tempo sofisticadas e populares. Seu legado cultural é vasto, abrangendo diferentes áreas da arte e influenciando gerações de artistas.

Serviço:

Abertura da exposição: 30 de agosto às 19h na Casa de Antônio Conselheiro

Endereço: R. Cônego Aureliano Mota, 210 – Centro, Quixeramobim–CE

Instagram:  @casadeantonioconselheiro 

Cimento Apodi celebra o Dia Nacional do Voluntariado com ações em comunidades do Ceará

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, a Cimento Apodi demonstra seu compromisso com a cidadania e a responsabilidade social por meio de seu programa de voluntariado corporativo, que tem se destacado com impacto positivo nas comunidades onde atua. Para marcar o Mês do Voluntariado, a empresa realizou, no último dia 24 de agosto, três ações simultâneas em suas unidades no Ceará.
Desde a criação do Programa de Voluntários da Apodi, em 2019, houve uma evolução significativa, inclusive com a instituição de uma política estruturada em 2022, o que permitiu a expansão das atividades e o aumento da participação dos colaboradores da indústria cimenteira.
Este ano, o ciclo 2024-2025 do programa registrou um crescimento expressivo no número de voluntários, passando de 75 para 121 participantes, sendo que esses colaboradores dedicam até duas horas semanais ao voluntariado, desenvolvendo projetos contínuos que não apenas beneficiam as instituições e comunidades atendidas, mas também promovem o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.
No mês do Voluntariado, a Cimento Apodi realizou, no dia 24, três ações simultâneas em suas unidades no Ceará. Em Quixeré, cerca de 20 voluntários atuaram na Comunidade do Bom Sucesso, realizando pequenos reparos e melhorias como pintura de muros, capinagem, jardinagem e reparos elétricos. No Pecém, a Lagoa da Pré-Jubara, em São Gonçalo, foi o alvo das atividades. Enquanto na empresa matriz, no bairro do Cambeba, voluntários se dedicaram à limpeza e organização do Lago do Jacareí.
“Estas ações são fundamentais para fortalecer os laços com as comunidades que nos acolhem e para reforçar nosso compromisso com os pilares sociais da nossa estratégia ESG. Estamos certos de que o voluntariado é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento humano e a cidadania, tanto para os beneficiados quanto para os próprios voluntários”, Cybelle Borges, especialista de sustentabilidade da Cimento Apodi.
No ano passado, o programa realizou 25 projetos, beneficiando mais de 800 pessoas. Este ano, com o aumento no número de voluntários, a expectativa é de que o impacto seja ainda maior. “A Cimento Apodi segue firme em sua missão de contribuir para a sustentabilidade e o bem-estar social, promovendo ações que fazem a diferença no dia a dia das comunidades cearenses”, finalizou Cybelle.

Sobre a Cimento Apodi  

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.
Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.
A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite à empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Final de semana de música brasileira do final de semana no Cantinho do Frango

A programação do último final de semana de agosto no  Cantinho do Frango apresentará  nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 18h30,  o  cantor  Ciribáh Soares juntamente com seu trio apresentarão show com repertório de clássicos da Bossa Nova, do Samba e da MPB. Couvert: R$ 20,00.
O sábado, 31 de agosto, às 19h, será marcado pelo ecletismo dos músicos Gustavo Braga, Pardal, Paulinho do Pandeiro e Araújo  Bossa Nova, apresentando o show de “De Cabo a Rabo”, com Samba, Bossa, Forró, entre outros. Couvert: R$ 15,00.

Piano na hora do almoço

De sexta a domingo, sempre a partir do meio-dia,  o pianista Hérlon Robson apresenta sucessos nacionais e internacionais. Couvert: R$ 4,00.
Sextas, sábados e domingos, na hora do almoço, o som vem do vinil com o Dj Barry White. Nas sextas, no fim do dia, tem a A Hora Que O Galo Canta, que traz a música do Dj Alan Morais e um cardápio promocional das 16h às 20h. Momento ideal para quem quer descontrair, encontrar os amigos e saborear petiscos deliciosos após um dia intenso de trabalho. 

 Serviço:

Cantinho do Frango

Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota

Informações: (85) 3224 6112 / 98796  9066

Facebook: @cantinhodofrango

Instagram: @cantinhodofrangooficial

Site: cantinhodofrangooficial.com.br

Dia do Bacon


Criado na China, o bacon existe há pelo menos quatro mil anos, a iguaria é tão amada por todo o mundo que ganhou um dia para chamar de seu. A data escolhida é dia 31 de agosto. O bacon é a parte retirada da barriga do porco, sendo defumada e salgada, um processo que foi idealizado para prolongar a validade e a qualidade do alimento.
O Frango no Pote comemora o Dia do Bacon com 5 opções incríveis:

1.       GALO CHEDDAR E BACON: PÃO BRIOCHE, SOBRECOXA DE FRANGO CROCANTE, MOLHO DE CHEDDAR E PEDAÇOS DE BACON.

2.       CHEFÃO: PÃO BRIOCHE, MAIONESE, BARBECUE, BACON, 2 SOBRECOXAS DESOSSADAS, ALFACE, TOMATE E QUEIJO

3.       EXTREMO: 2 SOBRECOXAS DESOSSADAS NO LUGAR DO PÃO, MAIONESE, BACON E QUEIJO

4.        BRAZUKA:  PÃO BRIOCHE, MAIONESE CASEIRA, BACON, ALHO CROCANTE, SOBRECOXA DESOSSADA, CEBOLA EMPANADA, ALFACE, TOMATE E QUEIJO

5.       Galo Bravo: PÃO BRIOCHE, SOBRECOXA DESOSSADA, MAIONESE, BACON, BARBECUE, TOMATE E QUEIJO

Para mais informações: https://frangonopote.com.br/
Para celebrar o ingrediente, o Meatz Burger aposta entre os dias 25 a 31 de agosto na Semana do Bacon Meatz, com promoções especiais para os burgers mais vendidos. O BaconZ Burger (de R$37 por R$29,90) com pão australiano, burger de 170g, duplo queijo cheddar, bacon em fatias e molho especial. A outra aposta fica por conta do Bacon Duplo Burger (de R$47 por R$42,90) feito de pão australiano, duplo queijo cheddar, burger 340g, bacon em fatias e molho especial. Para finalizar o Combo Burger – Burger, batata e bebida (de R$55 por R$49) composto pelo hambúrguer BaconZ (170g), batata individual e bebida.
A Semana do Bacon Meatz estará disponível entre os dias 25 e 31 de agosto, nas seis lojas do Meatz Burger espalhadas pelo Distrito Federal. Os pedidos podem ser feitos via IFood ou app direto https://deliverydireto.com.br/meatzburger/. Encontre uma loja mais próxima pelo site https://meatzburger.com/#
No Itália no box o dia do bacon será comemorado com o prato: Penne ou spaguetti - Brócolis, bacon, molho branco e salsa (R$ 30,90).
SOBRE A EMPRESA: Guiado por suas raízes italianas e o amor pela culinária transmitido por gerações, em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box, o conceito era claro: oferecer massas italianas de qualidade a preços acessíveis e repletas de afeto. O cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas. A marca entrou no mundo da franchising em 2018 e hoje está presente em 70 cidades e 18 estados no Brasil. Somente em 2023, 30 novas lojas foram inauguradas, utilizando 40 toneladas de massa e alcançando um faturamento impressionante de R$70 milhões.

Serviço:

Site: https://www.italianobox.com.br/

Instagram: @italianobox

Endereços em São Paulo:

Meatz Burger

Endereço: R. dos Pinheiros, 320 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05422-000

Telefone: (11) 2679-6323

Frango no Pote:

Osasco, SP

R. Antônio Agú, 1135

Centro

Fax: (11) 4556-6847

Todos os dias | 11h às 23h

Italian Box:

Endereço: R. Verbo Divino, 926 - Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP, 04719-001


Endereços Rio de Janeiro:

Frango no Pote:

·         Tanque, RJ

Av. Geremário Dantas, 404 - Center Shopping Rio

Tanque

Phone: 21966703031

Todos os dias | 11h às 23h

·         Campo Grande, RJ

Estr. do Monteiro, 1200 - ParkShopping Campo Grande, Loja 202

Campo Grande

Todos os dias | 11h às 23h

·         Lapa, RJ

Av. Mem de Sá, 127

Phone: 021998322408

Todos os dias | 11h às 23h

Italian Box:

Endereço: R. José Bonifácio, 856 - Todos os Santos, Rio de Janeiro - RJ, 20770-240

Telefone: (21) 96544-0199

Meatz Burger

Rua Victor Civita, 66 - Jacarepaguá

Aberto de 11:30 às 23:30.

(21) 9 67451001.
 

Endereço Brasília:

Meatz Burger

Endereço: Asa Sul Comércio Local Sul 105 QUADRA 105 BL C - Asa Sul, Brasília - DF, 70344-530

Horário de funcionamento:

Aberto ⋅ Fecha às 23:00

Telefone: (61) 99981-8001

Menu: meatzburger.com

Frango no Pote:

ParkShopping, DF

SMAS Trecho 1

ParkShopping

Guará DF

Todos os dias | 11h às 23h

Italian Box:

Alameda Shopping, St. B Sul CSB 2 - Taguatinga, Brasília, Brazil 720515901.

O Festival Du Mar celebra o sucesso de sua edição de estreia em Canoa Quebrada

O Festival Du Mar Gastronomia e Cultura chegou ao seu fim no último domingo, dia 25, o evento que aconteceu nos quatro primeiros fins de semana de agosto, agitou as ruas de Canoa Quebrada, distrito de Aracati, no Ceará, com uma programação super recheada, e também movimentou o faturamento dos 36 estabelecimentos participantes do festival, que criaram pratos especiais para o evento, oferecendo uma experiência completa aos visitantes, turistas e amantes da boa gastronomia.
Realizada pela Artfully, Asdecq, Sebrae e com o patrocínio master da Stella Artois Pure Gold, Banco do Nordeste e do Governo Federal; entre os inúmeros destaques dessa edição de estreia, podemos citar o sucesso de crítica e público, além da repercussão massiva dos conteúdos digitais do Festival que tiveram um alcance de meio milhão de perfis. 
“O evento celebrou a toda a potência da culinária e da cultura de Canoa Quebrada, e de forma direta, através do turismo, aqueceu significativamente a economia local. Isso refletiu também nas redes sociais, os vídeos do festival somados tiveram mais de 1 milhão de visualizações” segundo Bernardo Lima diretor da Artfully.
A programação foi repleta de vivências incríveis, destaque para a Cozinha Show, aulas dinâmicas de culinária, com vários chefs conceituados como Pedro Barbosa, Anette Libertini, Bárbara Cakes, Emelly Costa, Ana Mota, Rennan Gomes e Luciano Ferreira. O evento já nasceu com uma visão voltada para a sustentabilidade e pelo zelo e cuidado para com o meio ambiente, entre as ações que aconteceram no festival, podemos destacar as Oficinas de Reciclagem e Plantio de Árvores, Limpeza da Praia, além da participação no Projeto Colorindo a Praça dos Pescadores. 
A programação cultural também foi um show a parte, destacando a participação da tradicional Dança do Coco com o Grupo Coco da Vila Estevão, Oficinas de Danças Circenses, Sarau, Capoeira e muita música com artistas locais que animaram as noites calorosas de Canoa Quebrada. Mais informações e também os registros dessa edição de estreia estão nas redes sociais do evento @festivaldumar e fique ligado que vem muito mais por aí, essa foi a primeira edição de um festival que será itinerante e vai rodar o Brasil para celebrar todos os sabores do litoral.

Prado (BA) celebra a temporada das baleias jubarte

A temporada de observação das baleias jubarte no mar brasileiro prossegue até novembro.  Prado, Cumuruxatiba e Corumbau, na Bahia, se tornam palco para que moradores e visitantes apreciem esses mamíferos que migram das águas geladas da Antártida para o litoral baiano, buscando as águas quentes e tranquilas para acasalar e dar à luz. 
As jubartes, mamíferos de quase 16 metros de comprimentos e de cerca de 40 toneladas, deixam as águas frias da Antártida, ricas em alimentos, para se reproduzir nas águas mais quentes e seguras da costa brasileira, pois oferecem um ambiente mais protegido contra predadores naturais. 
“Prado, com sua extensa costa e vistas panorâmicas, se destaca como um dos melhores locais para observar essas gigantes do mar em ação”, destaca a secretária municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Prado, Iracema Ribeiro. Para ela, a temporada das baleias jubarte é um dos momentos mais aguardados do ano em Prado. “Ver essas criaturas majestosas em seu habitat natural é uma experiência inesquecível e uma oportunidade para reforçar nosso compromisso com o turismo sustentável e a conservação ambiental”, pontua.
A cidade de Prado oferece diversos pontos estratégicos para a observação das baleias jubarte. Nos passeios de barco, especialmente organizados para a temporada, os visitantes podem se aproximar desses animais de maneira segura e sustentável, proporcionando uma experiência inesquecível.
Conhecida por suas praias paradisíacas e ambiente tranquilo, Cumuruxatiba é um destino imperdível para quem deseja avistar as baleias. As águas cristalinas e calmas são perfeitas para observação, com diversas opções de passeios guiados.
Corumbau, um pequeno paraíso, é outro ponto privilegiado para ver as baleias jubarte. A combinação de natureza intocada e a presença constante das baleias fazem de Corumbau um local ideal para entusiastas da vida marinha e da natureza.

Comunidade e preservação

Cabe lembrar que a temporada das baleias jubarte não só encanta os visitantes, mas também traz benefícios significativos para a economia local. O turismo de observação de baleias impulsiona negócios locais, como hotéis, restaurantes e operadores de passeios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
Além disso, a presença das baleias jubarte ajuda a promover a conscientização sobre a importância da conservação marinha. Prado, juntamente com organizações ambientais e operadores turísticos, está comprometida em garantir que as práticas de observação sejam realizadas de maneira responsável, minimizando o impacto sobre esses animais magníficos e seus habitats.
“Convidamos a todos a descobrirem Prado, Corumbau, Cumuruxatiba e Guaratiba durante a temporada das baleias jubarte. Com certeza, os visitantes irão se encantar com esse espetáculo da natureza e descobrir as belezas que nossa região tem a oferecer”, observa a secretária de Turismo.

Planeje suas férias de janeiro em Prado: Um paraíso de tranquilidade e natureza na Bahia

O ano está quase acabando, ainda faltam alguns meses, mas é sempre importante começar a planejar sua viagem de férias de janeiro. Para garantir uma experiência inesquecível, alguns passos são essenciais. Antes de tudo, é crucial definir seu orçamento e determinar quanto você está disposto a gastar. Isso ajudará a escolher o destino, as acomodações e os passeios que se encaixam no seu plano financeiro. Pense no tipo de férias que você deseja: prefere tranquilidade, aventura, cultura ou uma combinação de tudo isso? Se a sua ideia é relaxar em meio à natureza, Prado, na Bahia, é o destino ideal. O município é perfeito para quem busca sossego e um contato íntimo com a natureza. Com suas praias de águas cristalinas, calmas e mornas, Prado ostenta 84 km de faixa litorânea emoldurada por coqueiros, falésias coloridas e riachos.
Uma vez escolhido o destino, pesquise sobre as atrações, a cultura local, a gastronomia e as opções de lazer. As praias dos distritos de Cumuruxatiba e Corumbau, por exemplo, são verdadeiros paraísos, perfeitos para relaxar e apreciar a beleza natural. Mas, além das praias, Prado oferece diversas opções de passeios, como o Parque Nacional do Descobrimento, onde os visitantes podem desfrutar de momentos de paz e conexão com a natureza, mesmo durante a alta temporada. 
A escolha da hospedagem é fundamental para garantir o conforto e a experiência desejada. Para quem deseja curtir o sossego sem crianças, a Pousada Casa de Maria (www.pousadacasademaria) é a melhor opção. A Pousada não aceita reservas para crianças e adolescentes abaixo de 17 anos, garantindo um ambiente tranquilo e exclusivo. Com uma arquitetura que combina o rústico e o contemporâneo, está situada a apenas 250 metros da praia de Novo Prado e a 600 metros do centro da cidade. A área de lazer inclui piscina, sauna, um aconchegante bar e restaurante, além de um espaço fitness completo. A Pousada Casa de Maria é também pet friendly, proporcionando aos hóspedes a experiência de se hospedar em um estabelecimento sustentável, acolhedor e de alta qualidade.
Lembre-se, um bom planejamento é a chave para férias inesquecíveis.
Mais informações sobre hospedagem: www.pousadacasademaria.com.br e @pousadacasademaria.

Parte do orçamento familiar no Brasil é transferido para apostas esportivas e setor de Varejo sente o impacto, revela pesquisa

Para alocação de recursos nas Bets, apostadores transferem dinheiro que iria para investimentos e que seria gasto com alimentação, mostra estudo da PwC

O crescimento acelerado do mercado de apostas esportivas no Brasil, de 89% entre 2020 e 2024, representa um forte impacto no setor de consumo e no orçamento das famílias brasileiras, em especial entre as classes mais baixas. É o que indica o estudo “O impacto das apostas esportivas no consumo”, da Strategy&, consultoria estratégica da PwC.
O volume de apostas esportivas em 2023 foi estimado entre R$ 60 e R$100 bilhões, com o crescimento de 89% ao ano. A relevância das chamadas Bets entre os gastos das famílias brasileiras equivale a até 76% do que esses grupos gastam com lazer e cultura, ou 5% do que gastam com alimentação. Neste contexto, percebe-se que a tendência é de um avanço maior, com potenciais implicações nos diversos segmentos de consumo.
Neste estudo, a Strategy&, associa estes dados ao da pesquisa Hopes & Fears, da PwC, que revela que em 2023 o brasileiro chegou com menos dinheiro ao fim do mês. O estudo aponta que 37% dos trabalhadores do país dizem ter dinheiro sobrando no fim do mês. “Precisamos estar atentos às novas tendências de mercado e aos novos interesses do consumidor brasileiro, além de refletir sobre como ele pretende investir seu orçamento. Podem existir oportunidades de fidelização, crescimento e novas experiências. No entanto, o que está em jogo, na verdade, é a compreensão de como as apostas esportivas podem afetar a renda final desse consumidor”, comenta Luciana Medeiros, sócia e líder para o setor de Consumo e Varejo da PwC Brasil.
No estudo “Mercado da maioria”, feito pela PwC em parceria com o Instituto Locomotiva, foi constatado que parte do dinheiro que 52% dos consumidores costumavam aplicar na poupança para poupança ou em atividades de lazer como bares, restaurantes e delivery para 48% dos consumidores, é agora destinado para as apostas.
“Estamos em um país com um alto índice de emprego e inflação controlada”, analisa o sócio e líder da Strategy&, Gerson Charchat. “Mesmo assim, esta realidade não refletiu em melhores resultados para o setor de Consumo e Varejo, como foi o caso em cenários parecidos do passado. Entender como as apostas esportivas impactam o comportamento do consumidor é um desafio, uma vez que o cenário é volátil”, avalia.

Expansão

A indústria de apostas esportivas no Brasil movimentou, estimadamente, entre R$ 60 bilhões e 100 bilhões em 2023, com mais de 400 empresas atuando no setor - projeta-se que em 2024 o valor ficará entre R$ 89,9 bilhões e R$ 129,7 bilhões. Como parte desse valor passa de perdedores para ganhadores, ele volta a estar disponível na economia para os gastos das famílias.
No entanto, boa parte é “reinvestida” em novas apostas e fica presa dentro desse ecossistema. Além disso, a cada aposta, a “Casa” fica com uma taxa (Gross Gaming Revenue – GGR), estimada em 12% do valor apostado. O crescente mercado tem atraído centenas de empresas. Esse número pode se estabilizar com a nova regulação, que deve tributar a atividade, limitando ganhos e, por consequência, sua atratividade.

Perfil

Os apostadores de esporte online são formados, em sua maioria, por homens, jovens e de classe média baixa, com concentração no sudeste. Segundo dados do Instituto Locomotiva de setembro de 2023, ao menos 33 milhões de pessoas da população de baixa renda já fizeram apostas esportivas. Entre elas, 22 milhões costumam fazer ao menos uma vez por mês (20% da população de baixa renda).
De acordo com a pesquisa, 54% dos respondentes afirmam que a motivação deles para apostar é o desejo de ganhar dinheiro. Em seguida, as opções mais respondidas para a razão de apostar são: gostar da emoção/experiência (42%), gostar da competição (41%), tornar os jogos mais interessantes (36%) e que se trata de um hobby (25%).
As despesas com apostas esportivas representam (estimativas para 2023) o dobro dos gastos com streaming de vídeo,12 vezes os gastos com cinema e mais de 40 vezes os valores destinados à compra de ingressos para jogos de futebol.
“Precisamos compreender o que os consumidores pensam em relação às apostas esportivas, quais são as suas motivações, preocupações, demandas e consequências, para que possamos ajudar nossos clientes no desenvolvimento de planos estratégicos. A questão das mudanças nos hábitos de consumo decorrentes desse tema traz impactos perenes para as empresas de consumo, de varejo, de serviços financeiros e, até mesmo, de saúde para suprir as mudanças advindas dessa nova realidade”, afirma Gerson Charchat.

Fumantes podem fazer cirurgia plásticas? Especialista alerta para os riscos envolvidos

Dr. Josué Montedônio explica as complicações e cuidados necessários para fumantes que desejam realizar procedimentos estéticos

A realização de cirurgias plásticas por fumantes é um tema que gera muitas dúvidas e preocupações. Enquanto a busca por melhorias estéticas é compreensível, o hábito de fumar pode acarretar sérios riscos durante e após os procedimentos cirúrgicos. O Dr. Josué Montedônio, especialista em cirurgia plástica, explica as principais complicações e cuidados necessários para fumantes que desejam se submeter a cirurgias plásticas.
"Fumar compromete significativamente a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos. Isso pode afetar a cicatrização, aumentar o risco de infecções e levar a complicações graves durante e após a cirurgia", alerta Dr. Montedônio. Ele destaca que a nicotina e outros componentes do cigarro causam vasoconstrição, ou seja, estreitamento dos vasos sanguíneos, o que dificulta o fluxo sanguíneo adequado.
Uma das complicações mais comuns em fumantes é a necrose tecidual, que ocorre quando partes da pele e do tecido subjacente não recebem oxigênio suficiente e começam a morrer. "A necrose pode levar a cicatrizes graves e prolongar o tempo de recuperação. Em casos extremos, pode ser necessária uma cirurgia adicional para remover o tecido necrosado", explica o especialista.
Além disso, o tabagismo pode aumentar o risco de trombose, que é a formação de coágulos sanguíneos que podem obstruir os vasos e causar embolia pulmonar, uma condição potencialmente fatal. "Os fumantes também têm um risco maior de desenvolver complicações respiratórias durante a anestesia, como broncoespasmo e dificuldade na ventilação", acrescenta Dr. Montedônio.
Para minimizar os riscos, o especialista recomenda que os pacientes fumantes interrompam o uso do cigarro pelo menos 60 dias antes e 60 dias após a cirurgia. "O ideal é que o paciente pare de fumar com antecedência, para que o organismo tenha tempo de se recuperar dos efeitos nocivos do tabaco. Isso aumenta significativamente as chances de uma recuperação bem-sucedida e sem complicações", afirma.
Dr. Montedônio também enfatiza a importância de uma avaliação médica completa antes da cirurgia. "É fundamental que o cirurgião plástico conheça o histórico de tabagismo do paciente e avalie os riscos específicos associados ao seu estado de saúde. Em alguns casos, pode ser necessário adiar a cirurgia até que o paciente esteja em melhores condições", diz.

Terra Motos é escolhida pela Yamaha para Programa de Jovens Talentos e comemora 10 anos no Ceará

A Terra Motos, uma das principais redes de concessionárias de motocicletas do Ceará, foi  selecionada pela Yamaha para implementar o Programa Jovens Talentos, uma iniciativa inovadora voltada para a capacitação de novos profissionais no setor automotivo.
O Programa Jovens Talentos Terra Motos é uma oportunidade única para jovens com potencial e sonhos de ingressar no mercado de trabalho. Com início marcado para 19 de agosto e término em 17 de setembro de 2024, o programa oferece uma combinação enriquecedora de ensino teórico e experiências práticas. Durante quatro semanas intensivas, os participantes terão a chance de aprender sobre mecânica, eletrônica automotiva e desenvolver habilidades comportamentais essenciais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e empreendedorismo. As aulas presenciais ocorrerão aos sábados, enquanto atividades assíncronas serão oferecidas durante a semana por meio de uma plataforma online. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/DyvfG7m3nyXyn3Hy8.
Em paralelo, a Terra Motos celebra um marco significativo: a rede está prestes a completar 10 anos de atuação no Ceará. Entre os dias 26 e 31 de agosto, todas as lojas da Terra Motos promoverão uma série de comemorações, oferecendo condições especiais de financiamento e brindes personalizados para os clientes. A rede, que atualmente conta com três lojas – duas em Fortaleza e uma em Sobral – também revelou um plano de expansão para abrir novas unidades em outras cidades do estado. 
“Estamos extremamente felizes por ter sido escolhidos pela Yamaha para esse programa tão importante. O Programa Jovens Talentos é uma chance de transformar vidas e preparar os futuros profissionais do setor”, afirma Lúcio Salazar, diretor do Grupo AGP, representante da Yamaha no Ceará. “Nosso objetivo é proporcionar aos jovens uma formação completa, que combine conhecimentos técnicos e habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Além disso, estamos orgulhosos de celebrar uma década de sucesso no Ceará e ansiosos para expandir nossa presença no estado”, complementa o executivo. 
Com o selo de duplo diamante recentemente conquistado, a Terra Motos tem se destacado pela satisfação dos clientes e pelo reconhecimento contínuo no setor. A empresa está comprometida em continuar sua trajetória de sucesso e contribuir para o desenvolvimento da comunidade através da educação e da expansão de suas operações.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Mesa-Redonda no CRCCE discute Atualizações e Novas Tendências no Registro Empresarial

No próximo dia 30 de agosto, às 9h, o Auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) realiza a Mesa-Redonda "Atualizações e Novas Tendências no Registro Empresarial". Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o Programa Empresa Mais Simples, além de discutir suas vantagens e desafios, o encontro visa incentivar a adoção desse sistema pelos contadores, oferecendo uma oportunidade valiosa de atualização e troca de conhecimentos.
O evento reunirá alguns dos principais nomes do setor, incluindo Eduardo Jereissati, Presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), Clara Germana, Diretora Geral da Câmara Municipal de Maracanaú e Membro do Colegiado de Vogais da JUCEC Ceará representando o CRCCE, Janiel Felix, Contador e Presidente da Comissão SPED CRCCE, Flávia Regina Britto Gonçalves, Advogada da Administração Indireta do Estado de São Paulo (Jucesp), Ernesto Aires, Presidente da Comissão de Legalização de Empresas, e Levy Guedes, Vice-Presidente da Comissão de Legalização de Empresas.
Durante a mesa-redonda, os palestrantes abordarão as mais recentes inovações no registro empresarial, com destaque para o Programa Empresa Mais Simples, que promete simplificar e agilizar o processo de formalização e legalização de empresas no Brasil. Além de uma análise detalhada do sistema, serão discutidos os principais desafios enfrentados pelos contadores na implementação dessas novas práticas e como superá-los.


Serviço:

Evento: Mesa-Redonda “Atualizações e Novas Tendências no Registro Empresarial”

Data: 30 de agosto

Horário: 9h

Local: Auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE)

Endereço: Av. da Universidade, 3057 – Fortaleza/CE

Inscrições: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SGEWebSgi/View/User/login.aspx?HJ7

“Eu não sou tudo o que eu quero ser”, documentário inédito selecionado para o Festival de Berlim deste ano, estreia com exclusividade na FILMICCA no dia 30 de agosto

“Eu não sou tudo o que eu quero ser”, documentário inédito selecionado para o Festival de Berlim deste ano, estreia com exclusividade na FILMICCA no dia 30 de agosto
 
O longa, da diretora Klára Tasovská, é um retrato íntimo e corajoso da fotógrafa tcheca Libuše Jarcovjáková
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=sP7Cbjzcu2E
O documentário inédito “Eu não sou tudo o que eu quero ser”, da diretora Klára Tasovská,  que narra a história da fotógrafa tcheca Libuše Jarcovjáková e  foi  selecionado  para o Festival de Berlim deste ano, estreia com exclusividade na FILMICCA no dia 30 de Agosto. O longa é um retrato íntimo e corajoso desta grande artista, abordando a busca pela identidade e a descoberta da sexualidade.
Libuše Jarcovjáková, já apelidada de “Nan Goldin da Tchecoslováquia”, encontra-se num ambiente sufocante depois da Primavera de Praga de 1968. Há poucos locais onde pode se expressar livremente ou explorar a sua sexualidade. O documentário é composto pelas suas inúmeras fotografias e passagens dos seus diários, que capturam a ida dela para a Berlim Ocidental, a fuga para Tóquio e o regresso à Europa, sempre com sua câmera fotográfica como companheira constante.
A FILMICCA é um streaming nacional e independente de cinema autoral e cult, do clássico ao contemporâneo, incluindo lançamentos inéditos e exclusivos, com uma curadoria que valoriza filmes realizados por mulheres, histórias LGBTQIAPN+, narrativas negras, obras de novos autores e de diretores renomados do cinema mundial.  

Serviço:
Onde assistir: www.filmicca.com.br ou nos apps para Smart TVs Samsung, Android, iPhone, iPad, Apple TV, Android TV e Amazon Fire TV. Os apps possuem integração para espelhamento via Chromecast e AirPlay.
Planos de Assinatura: R$ 120,00 no Plano Anual e R$ 19,90 no Plano Mensal.
Passe Anual via Pix por R$ 100,00 | Oferta por tempo limitado
Disponível em todo o Brasil.

Competidores do “6 Week Challenge” participam da prova “Insanos Day”, neste sábado

Neste sábado (31/08) será realizada a primeira prova em grupo do “6 Week Challenge”, desafio promovido pela Academia Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque. Será o “Insanos Day”, atividade que reúne várias modalidades, para testar os limites dos participantes da competição. É uma prova que combina Indoor Cycling (ciclismo em ambiente fechado), Running (corrida em esteira) e Cross Training (treino funcional). Cada equipe passa cerca de 20 minutos em cada atividade, num ritmo intenso, conforme detalha o coordenador da Bodytech, Gil Duarte.
O “6 Week Challenge” começou no último sábado (24) e vai até 5 de outubro. A proposta é alcançar a melhor performance em seis semanas, com o acompanhamento de educadores físicos da academia, nutricionistas e psicólogos. Estão participando do desafio mais de 300 pessoas e o projeto tem uma pegada social: a cada quilo perdido pelos participantes será doado um quilo de alimento não perecível para o Instituto Povo do Mar e a Associação Peter Pan.
A competição é formada por times de 10 a 20 pessoas e o objetivo principal é estimular os participantes a adotarem hábitos saudáveis, com a prática de exercícios e alimentação correta. Cada grupo tem a liderança de um professor da Bodytech, que fornece orientação personalizada e suporte contínuo para ajudar os membros a atingirem seus objetivos. Para complementar a experiência, os competidores também têm acompanhamento de nutricionistas, com sugestões de alimentação para melhorar o desempenho e otimizar os resultados.
A partir de agora serão seis semanas focadas em saúde, bem-estar e performance. O desafio associa atividade física intensa e alimentação saudável, tudo para alcançar a transformação corporal desejada por cada grupo participante. O coordenador da Bodytech, Gil Duarte, adianta que os eventos exclusivos que ocorrerão durante o projeto, como o “Insanos Day”, vão movimentar ainda mais a acirrada disputa.
Além do “Insanos Day”, tem o “Beach Tennis Day”, campeonato em duplas na academia, que acontece no feriado de 7 de Setembro. No dia 14 de setembro tem o “Extreme Day”, com circuito de exercícios na praia. Dia 29 tem o “Running Day”, uma corrida de 5 quilômetros. No dia 05 de outubro, encerrando a programação de eventos em grupo, acontecerá a “Dance Battle Day”, uma competição de dança com batalhas entre os participantes, e a “Festa da Premiação”, na academia, com o anúncio dos ganhadores.
“Um dos aspectos mais motivadores do ‘6 Week Challenge’ é a oportunidade de fazer parte de um time com pessoas que compartilham o mesmo objetivo. Nossa intenção é que os ensinamentos aqui absorvidos fiquem para a vida toda, marcando uma verdadeira mudança de hábitos”, completa Gil Duarte.
A Bodytech acredita nessa mudança, assim as grandes marcas que se uniram como parceiras do desafio, nos eventos e nas premiações para o time vencedor. São elas: Audi Center Fortaleza, Iguatemi Bosque, Monster Energy, Powerade Brasil, Merx Wine, Corpo Malhado, Mandala Spa, Nativa Cafeteria, Ge Beauty, Ox Cosméticos, Adoria, Granja Regina, La Paleta, Beat.co Fortaleza, Clinica Qorpo, Twice, Mundo Verde Fortaleza, Le Klins, Indaiá, Monte Dourado, Live Fortaleza, Le Loyn Parfums, La Santé, Sabor e Vida, Cosbel, Francis Br, Sam’s Club e Nutri Juice.

Exposição Megabichos será aberta nesta terça (27), às 17h na CAIXA Cultural Fortaleza

Além da exposição, que permanecerá até o dia 3 de novembro, nos dias 27 e 28 de agosto será realizada a oficina “Formas que Transformam”. A inscrição é gratuita. 
(Foto: Marcos Scorzelli)


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, a partir desta terça-feira, 27 de agosto, às 17 horas, a exposição Megabichos – Matemática Poética, Geometria Selvagem, do designer e artista plástico Marcos Scorzelli. São 14 megaesculturas coloridas, produzidas em chapas de aço galvanizado, expostas ao ar livre nos jardins do equipamento cultural. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a mostra poderá ser visitada até o dia 3 de novembro, com acesso gratuito.    
Público de todas as idades poderá ver e interagir com as obras, durante todo o período da exposição.  São obras como a girafa de três metros de altura, cavalo, touro, beija-flor, ema e polvo, que retratam uma selva vibrante em formas tridimensionais, nascidas a partir de figuras bidimensionais planas como triângulo, círculo e quadrado. A ideia é provocar surpresa para o olhar que desperta a criança dentro de cada espectador.
Oficina “Formas que Transformam”

Nos dois primeiros dias da exposição, o artista Marcos Scorzelli, e o curador da mostra, Guto Nobre, ministram a oficina “Formas que Transformam”, na CAIXA Cultural Fortaleza. Serão duas turmas, a primeira, no dia 27 às 16h, e a segunda, no dia 28 às 10h. A atividade combina o aprendizado lúdico de conceitos de geometria espacial com a prática criativa, estimulando a construção de conhecimento de forma interativa e divertida. Durante a oficina, os participantes vão explorar as obras expostas e reproduzir, em material reciclado, a escultura do elefante que integra a mostra. Para participar da oficina, basta preencher o formulário de inscrição gratuito disponível no site www.caixacultural.gov.br.
Esta ação integra a programação do projeto Megabichos, selecionado no Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural – Patrocínios 2023/2024.

Sobre o artista:

Carioca, formado em design pela PUC Rio, Marcos Scorzelli começou a carreira inovando em projetos arquitetônicos, trabalhando como designer de interiores corporativos e desenvolvendo soluções cenográficas diferenciadas. Em 1993, criou com seu pai a Scorzelli Arquitetura e Design, que já recebeu prêmios por projetos desenvolvidos para empresas. Fotógrafo amador, Marcos é apaixonado pelo Rio e desenvolveu sua linguagem vivenciando a natureza exuberante da cidade maravilhosa. 

Serviço:

[Artes Visuais] Exposição Megabichos – Matemática Poética, Geometria Selvagem

Local: CAIXA Cultural Fortaleza - Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

Abertura: 27 de agosto, às 17h (livre para o público)

Visitação: de 27 de agosto a 03 de novembro de 2024

Horários: 10h às 20h (terça a sábado); 10h às 19h (domingos e feriados)

Entrada Franca

Informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Acesso a pessoas com deficiência e principais textos em braile


[Oficina] Formas que Transformam

Local: Sala do Educativo

Datas: 27 de agosto às 16h e 28 de agosto às 10h

Carga Horária: 45 minutos

Vagas: 20

Classificação: a partir de 06 anos.

Inscrições: site da CAIXA Cultural Fortaleza - para o dia 27/08 e para o dia 28/08

Fundação Waldemar Alcântara lança novos livros da Coleção Estante Ceará

A Fundação Waldemar Alcântara, lança nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, quatro novos livros da Coleção Estante Ceará. Nessa nova fornada, como na emblemática Padaria Espiritual, Fortaleza é o foco.

Na edição de 2024 a cidade de Fortaleza é revisitada por quatro trabalhos acadêmicos, três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, classificados em Edital público, lançado pela Fundação Waldemar Alcântara. Cada livro evidencia uma faceta da urbanidade que se expressa atualmente na concretização do que chamamos cidade. No caso, a capital do Ceará.
A coleção mostra uma cidade manifesta no decorrer dos quatro livros.
Nos temas, a Praça do Ferreira, ponto emblemático do Centro, as transformações paisagísticas pelas quais passou e seu diálogo com a modernidade ao longo do século XX, a partir das intervenções efetuadas em vários períodos; a constituição discursiva sobre os códigos comportamentais e de moralidade, enquanto estratégia de combate aos comportamentos e às práticas geradoras de incômodo, perturbação e desordem pública,  da segunda metade do século XIX; concepções, materializações e consequências das estratégias de controle territorial produção urbana do litoral de Fortaleza; ou ainda a Festa da Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas da Cabana do Preto Velho da Mata Escura, no bairro Bom Jardim que faz emergir questões  da religião, corpo e imagem.
Os títulos são: Amor, festa, devoção – A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas, de Jean Souza dos Anjos; As aranhas e as vespas – a construção discursiva sobre moral, comportamento e gênero em Fortaleza (1840-1890), de Nicodemos Zacarias Oliveira da Silva; Expansão urbana e controle territorial – o Mucuripe e a produção do litoral de Fortaleza, de Eider de Olivindo Cavalcante e A Praça do Ferreira em quatro tempos – paisagismo e modernidade em Fortaleza, de Julia Santos Miyasaki
Os livros foram produzidos com o apoio da Câmara Municipal de Fortaleza e inaugura a parceria que objetiva produzir conteúdo acerca de diferentes aspectos da urbanidade da nossa cidade e incentivar pesquisadores das universidades cearenses através da publicação de seus estudos

Serviço:
Dia: 29/08, quinta-feira
Hora: 19h
Local: Rua Júlia Vasconcelos, 100 – São João do Tauape (Sede da Fundação Waldemar Alcântara).