segunda-feira, 3 de junho de 2024

DIVIRTA-RJ: Rio de Janeiro recebe a Mostra Ecofalante de Cinema, 5 a 12 de junho

Reconhecida como a mais importante vitrine sul-americana para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, a mostra traz obras selecionadas para os festivais de Sundance, Tribeca, DOCNYC, Cinéma du Réel, Hot Docs e Visions du Réel, filmes inéditos, produções brasileiras, títulos clássicos, debates e encontros.
O longa "O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft", do aclamado e premiado diretor Werner Herzog (Trailer), e "Solo Comum", do qual participam nomes como Laura Dern, Woody Harrelson, Jason Momoa e Rosario Dawson (trailer), são alguns destaques inernacionais.
Os títulos "Amor, Mulheres e Flores", de Marta Rodriguez e Jorge Silva, é exibido na mesma versão restaurada em 4k mostrada na seção Cannes Classics, do Festival de Cannes de 2023. Já "Tesouros do Lixo", obra-prima do importante documentarista senegalês Samba Félix Ndiaye (1945-2009), é um dos filmes restaurados exibidos na Mostra Ecofalante de Cinema Rio.
Um ciclo de debates acompanha as projeções com participação de Ivana Bentes, Helena Strecker, Luiz Fernando Duarte de Moraes, Renato Crouzeilles, Jerônimo Boelsums e outros nomes.
A sessão de abertura acontece no dia 5 de junho (quarta-feira), no Estação Net Rio, com a exibição de "Food, Inc. 2" (trailer) é uma continuação de "Food, Inc.", que em 2008 causou furor ao alertar que nossas refeições diárias têm profundas consequências éticas e ambientais, tendo sido indicado ao Oscar, conquistado o Emmy e exibido na Mostra Ecofalante de Cinema. Agora, "Food, Inc. 2", de Robert Kenner e Melissa Robledo, revela que as corporações multinacionais aumentaram ainda mais sua influência, se especializaram no mercado de alimentos ultraprocessados e estão promovendo uma crise internacional de saúde.  
A programação da Mostra Ecofalante de Cinema que tem lugar no Rio de Janeiro não se caracteriza como uma itinerância e sim como uma prévia da 13ª edição do evento, que acontece em São Paulo, de 31 de julho a 14 de agosto. Segundo o diretor do evento, Chico Guariba, "Boa parte dos filmes que estamos apresentando nas telas cariocas é inédita e só será exibida na 13ª edição do festival, em São Paulo, no final de julho. O público pode conhecer as mais recentes obras de destaque no circuito internacional, ao lado de novos filmes brasileiros e títulos clássicos da América Latina e da África. É uma seleção estimulante que permite refletir sobre questões urgentes do país e do planeta".
O diretor da mostra, Chico Guariba, e outros diretores, realizadores e convidados, estão disponíveis para entrevistas.

Nenhum comentário: