quarta-feira, 19 de junho de 2024

Abertura do Festival For Rainbow e festa de São João animam Estação das Artes neste fim de semana

Programação do equipamento inclui apresentações de Potyguara Bardo, Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, Forró Briseira e conta ainda com atividades infantis

No mês dedicado à luta por direitos e igualdade da população LGBTQIAPN+, a Estação da Artes - espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante - recebe a abertura da 18a edição do Festival For Rainbow. A programação do fim de semana conta ainda com festa de São João, em parceria com o Mercado AlimentaCE, apresentações de forró e do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza e oficinas infantis.

Na noite de sexta (21), as luzes da Gare garantem todo o colorido para a abertura da 18a edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, reconhecido internacionalmente pela abordagem da temática LGBTQIAPN+. O evento acontece entre os dias 21 e 28 de junho em quatro cidades cearenses e, além da Estação das Artes, recebem atividades o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura e equipamentos em Quixadá, Crato e Sobral.

Na Estação, a solenidade de abertura acontece às 19h e homenageia o humorista e ator cearense Paulo Diógenes, falecido em fevereiro deste ano. Na sequência, sobe ao palco da Gare pela primeira vez a cantora, compositora e atriz Potyguara Bardo. Natural de Natal (RN), onde iniciou sua carreira e ganhou notoriedade por seu engajamento político e artístico, ela interpreta seu primeiro álbum, intitulado “Simulacre”, que flerta com a interpretação da realidade do ouvinte.

Durante a noite acontece ainda a performance "Pessoas não binárias existem", com Bárbara Banida, aprovada no Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes de 2023. A ocupação itinerante do espaço opera com o intuito de provocar fissuras no naturalizado sistema coercitivo de gênero binário. A animação da festa vai até às 22h com a DJ Angel History, promovida em parceria com o Sesc. Residente na Barra do Ceará, a artista iniciou sua trajetória musical em 2016 e foi criadora da lista “transfree”, medida política que promove a inserção de forma gratuita de pessoas trans, travestis e não-binárias nos espaços de socialização.

Festejos juninos em parceria com o Mercado AlimentaCE 

O clima junino retorna à Gare no sábado (21). A festa de São João, em parceria com o Mercado AlimentaCE, tem início às 17h com a Banda Pira, que apresenta seu “São João Elétriko”, cujo repertório passeia pelo forró, xote, arrasta-pé, piseiro, além de lambada, carimbó, guitarrada, arrocha e pagodão. Misturando a raiz do forró com outros gêneros, a Pira faz a festa nordestina mais tradicional com instrumentos elétricos e muita energia no palco.

Às 19h é a vez do trio As Serpentinas, formado pelas DJs Kaká Di Paula, Ada Porã e Maria Tavares. O repertório é uma versão da pesquisa musical intitulada “Nação Nordeste” que, permeada por ritmos como coco, maracatu, forró, embolada e baticuns, faz ode a cantores que contribuíram e contribuem para a expansão da rica cultura popular da região, como Amelinha, Fausto Nilo, Cila do Coco, Alcione, Alcymar Monteiro, João do Vale e Cátia de França.

A animação vai até o fim com o grupo Forró Briseira, que com sua uma fusão de ritmos nordestinos promete uma experiência musical única. Com performances dos renomados artistas Juruviara, Nayra Costa, Vanessa Cantora, Vitoriano e Nonato Lima, o evento se destaca pela autenticidade e diversidade de estilos, além de arranjos musicais de alta qualidade que proporcionam uma experiência sonora imersiva para o público.

E as guloseimas estão garantidas na feira gastronômica junina do Mercado AlimentaCE, com milho cozido, bolos, canjica, pamonha, mungunzá, cocada, grude, entre outras delícias.

Domingo na Estação tem tradição popular e oficinas para a criançada

Na véspera do dia de São João, a Estação das Artes recebe o show "Tempero Nordestino", com Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, a partir das 10h40. O espetáculo, que conta com a encenação de dançarinos ao som de música ao vivo, ressalta, por meio da dança, algumas das mais características manifestações da cultura popular da região do Nordeste, como o baião, xote, forró, xaxado, frevo, caboclinhos, boi do maranhão e danças do carnaval baiano.

Na hora do almoço do Mercado AlimentaCE, é a vez do grupo de forró Os Muringa, formado por Ráu Rocha na sanfona e voz, Hailton na zabumba, Jarina Maia voz e triângulo e Rafael Stone no baixo. Criada em 2009, a banda apresenta de forma irreverente a tradição musical com influência de referências musicais como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Trio Virgulino, Dominguinhos, Alceu Valença, Petrucio Amorim, Dorgival Dantas, Falamansa, Rastapé, Flavio José, Luiz Fidelis e Santana.

Como já é tradição, o Domingo na Estação tem ainda oficina de pintura infantil, de 10h às 13h, desta vez com a temática “Arte Urbana com Stencil”, mediada pelos arte-educadores Iuri Tavares e Fleuri Cardoso. O momento promove o contato das crianças com as manifestações artísticas contemporâneas por meio do Stencil Art, que é uma técnica de reprodução de imagens utilizada por artistas urbanos para intervir em uma superfície por meio de desenhos vazados.

Em parceria com o Sesc, acontece também a oficina “Brinquedos e Brincadeiras da Matriz de Cultura Popular”, de 10h30 às 12h30. Facilitado pela Casa do Brinkedo, o espaço pretende valorizar os objetos lúdicos e as brincadeiras folclóricas como ferramentas de socialização e promoção das habilidades psicomotoras, mostrando a importância para o desenvolvimento infantil e o estímulo à criatividade.

Serviço:

Fim de semana na Estação das Artes

Dias 21 a 23.06

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 - Centro

Entrada gratuita.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em

recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara


Nenhum comentário: