O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque recebe uma programação dedicada à música. Nos dias 4 e 5 de maio, o pesquisador Dilmar Miranda conduz a oficina “Música Popular Brasileira e Sociedade”, das 16h às 18h, no auditório do MIS. E no dia 6 de maio, acontece o lançamento de seu livro "Tempo da festa x Tempo do Trabalho: carnavalização na belle époque tropical”. Além de uma palestra do autor, o público poderá assistir uma breve apresentação musical de artistas cearenses. O evento acontecerá na Praça do MIS, às 17h30. Todas as atividades são gratuitas e contam com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.
Música Popular Brasileira e Sociedade
Nos dias 4 e 5 de maio (quinta e sexta-feira), das 16h às 18h, o MIS realizará em seu auditório a oficina “Música Popular Brasileira e Sociedade”, a ser ministrada pelo pesquisador Dilmar Miranda. O momento será uma análise e apreciação da moderna música popular brasileira, a partir da apresentação de suas épocas e eventos históricos mais significativos, com exemplos de performances expressivas de seus artistas. São 40 vagas e as inscrições podem ser feitas no primeiro dia da oficina, por ordem de chegada, a partir de 15h, na recepção do Casarão.
A palestra do lançamento do livro se debruça sobre questões que permeiam o processo de constituição da música popular no Brasil, objeto de análise de Tempo da festa x Tempo do Trabalho: carnavalização na belle époque tropical , de Dilmar Miranda. O momento contará ainda com uma breve apresentação musical, com a participação do grupo Tresillo (Catherine Furtado, Maria Juliana e Michel Costa), Marcos Fukuda, Aparecida Silvino, Consiglia Latorre e Duoarteano (Heriberto Porto e Thiago Almeida). O evento acontece em 6 de maio (sábado), das 17h30 às 20h, na Praça do MIS. A programação é gratuita e aberta ao público.
Dilmar Miranda
Doutor em Sociologia da Música pela USP, professor associado aposentado da UFC. Participou da criação do PNA (Política Nacional de Alfabetização) com Paulo Freire e sua equipe de educadores. De 1969 a 1973 integrou a Equipe Técnica Nacional do Movimento de Base, vinculado à CNBB, voltado para a educação popular das Comunidades Eclesiais de Base. Foi diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará de 2014 a 2017.
SERVIÇO
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Oficina Música Popular Brasileira e Sociedade
Data: 4 e 5 de maio (quinta e sexta-feira)
Horário: 16h às 18h
Local: Auditório do Casarão do MIS
Vagas: 40
Inscrições: podem ser feitas no primeiro dia da oficina, por ordem de chegada, a partir de 15h, na recepção do Casarão.
Programação com intérpretes de Libras.
Lançamento do livro “Tempo da festa x Tempo do Trabalho: carnavalização na belle époque tropical”, de Dilmar Miranda
Data: 6 de maio (sábado)
Horário: 17h30
Local: Praça do MIS
Entrada gratuita.
Programação com intérpretes de Libras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário