terça-feira, 1 de novembro de 2022

MÚSICA CEARENSE

Humberto Pinho faz show no projeto Jazz em Cena, no Centro Cultural BNB
Uma das mais aplaudidas vozes do Ceará, Humberto Pinho é o convidado do projeto Jazz em Cena, em show no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Fortaleza, no sábado, 12/11, às 19h. Entrada franca, assim como em toda a programação do centro cultural, localizado à Rua Conde D´Eu, 560, Centro
Na ocasião, Humberto Pinho promoverá a estreia de um espetáculo especialmente concebido para o projeto. Uma homenagem ao cantor, compositor e instrumentista Celso Fonseca, que, após se destacar como guitarrista na banda de Gilberto Gil, construiu uma carreira solo que prima pelo cuidado com uma musicalidade influenciada pelo jazz e pela bossa nova, com destaque para sua produção autoral, inclusive com três discos lançados em parceria com o compositor Ronaldo Bastos.
“Juventude/Slow Motion Bossa Nova”, álbum que completou 20 anos durante a pandemia, é um desses discos, notabilizado pela beleza das canções e pelo esmero nos arranjos e na concepção, além de referências ao samba e a Bob Dylan, às artes visuais e a João Gilberto, ao cinema e à chanson francesa, entre várias outras. 
O apuro dos arranjos, os timbres diversificados e a presença de espaço para a improvisação complementam um álbum que brilha para muito além do “hit” “Slow motion bossa nova”, tornado famoso também pelo uso na publicidade. O disco guarda canções que merecem ser mais visitadas, inclusive ganhando interpretação nos palcos, como no caso deste show especialmente idealizado para o projeto Jazz em Cena, com Humberto Pinho e banda.

*Mais sobre Humberto Pinho*
Nascido em Fortaleza, licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará, Humberto Pinho está próximo de comemorar 30 anos de carreira. Tendo passado pelo circuito de bares e casas noturnas e sido premiado em festivais, lançou os discos “Com a Boca no Mundo” (1996, com direção e arranjos de Cristiano Pinho, tendo a faixa-título participado da coletânea “Eles Cantam Rita Lee” lançada nacionalmente) e “Samba, Pinho e Cartola” (2008), com direção e arranjos do saudoso mestre Tarcísio Sardinha , uma homenagem ao mestre Cartola um trabalho com ótima aceitação da crítica, incluindo participação de Raimundo Fagner na faixa ”Peito vazio”.
Humberto seguiu compondo, cantando e participando de discos de diversos autores, além de se dedicar por muitos anos aos trabalhos de gravação musical e de publicidade em estúdio. Agora, retoma com mais intensidade a agenda de seu próprio trabalho musical. Para sorte do público.

*SERVIÇO:*
*Projeto Jazz em Cena. Show de Humberto Pinho, em homenagem a Celso Fonseca. Com a íntegra do disco “Juventude/Slow Motion Bossa Nova”. Sábado, 11/11, às 19h, no CCBNB Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro). Entrada franca. Mais informações: instagram @jazzemcena. Redes sociais do CCBNB Fortaleza.*

Nenhum comentário: