terça-feira, 1 de novembro de 2022

CELEBRAÇÃO

Cantor, instrumentista e arranjador Adelson Viana comemora 35 anos de carreira e lança o estilo forró praieiro 

Para comemorar 35 anos de carreira, o cantor, instrumentista e arranjador Adelson Viana lança novo estilo musical, batizado de forró praieiro, com influência dos ritmos do Norte e Nordeste. A primeira composição, que marca essa nova fase do artista, é também intitulada “Forró Praieiro”. A música já pode ser ouvida nas emissoras de rádio de todo o Brasil e ainda em outubro estará disponível nas principais plataformas digitais.  

O forró praieiro surgiu da mistura de ritmos, como coco de praia, carimbó e lambada, com a inserção do ukulele, instrumento havaiano, que vem como uma novidade junto à tradicional sanfona.  A ideia de Adelson Viana e do produtor musical e artístico Khalil Goch é trazer referências da cultura do mar para, assim, criar esse novo som.    

Aproveitando a temporada de eventos culturais no Ceará, Adelson Viana faz show gratuito no próximo dia 05 de novembro, às 20h30, no Festival da Sardinha, na praia da Caponga, em Cascavel (CE). Além de apresentar um repertório dançante, entre canções autorais e releituras, o artista promete mostrar ao público do evento essa sonoridade inspirada no nosso litoral. 

Outra novidade é a gravação do videoclipe de “Forró Praieiro”, gravado na praia de Águas Belas, com previsão de lançamento em outubro deste ano. A escolha do cenário se deu em razão das belas paisagens, entre dunas, piscinas naturais, lagoas e balsas. A direção do clipe é de Khalil Goch e Flávio Oliveira, e direção de arte de Marcelo Rodrigues, da Quadrilha Junina Babaçu. 

Trajetória de sucesso

Adelson Viana é cantor, compositor, instrumentista, arranjador e produtor musical. Como instrumentista, já participou de vários festivais nacionais e internacionais, shows e concertos, tendo atuado com Raimundo Fagner por mais de uma década. Também já se apresentou em shows de artistas como Zeca Baleiro, Ednardo, Jorge Vercillo, Elba Ramalho, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Paulo Moura, Fausto Nilo, Nonato Luiz e, claro, Dominguinhos, seu maior mestre e incentivador, que participou da gravação da sua música “Querer”.  

Os mais recentes trabalhos são os álbuns "Nessa praia", duo com o violonista Cainã Cavalcante, o vídeo clipe “Quixeramobim”, com Raimundo Fagner, e o documentário “Sanfona, Minha Arte, Minha Vida”, evidenciando composições autorais e clássicos mundiais, exibido no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.  Adelson Viana também já lançou quatro álbuns que trazem a voz do próprio sanfoneiro, já reconhecido nos palcos pela maestria com uma ampla gama de ritmos da autêntica música nordestina. 

De 2016, o álbum “Pra ser feliz” traz participações especiais de artistas como Flávio José, Waldonys e João Lyra. Além disso, em 2018, foi o homenageado no Troféu Gonzagão, onde puxou o fole cantando no Festival de premiação do Oscar da Música Nordestina, realizado em Campina Grande-PB.

SERVIÇO: Lançamento da nova música, “Forró Praieiro”, nos canais digitais e nas emissoras de rádios de todo Brasil  

Acesse as redes sociais: https://www.instagram.com/adelsonviana/ 

Canal do Adelson Viana no Youtube: https://www.youtube.com/c/adelsonvianace

Nenhum comentário: