sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Especialista explica a importância do posicionamento para profissional liberal ou autônomo

 

Muitas vezes inspiradas pela situação de dificuldade que atravessa o mercado de trabalho formal, cada vez mais as pessoas vêm ocupando uma carreira profissional autônoma. Em geral, o crescimento de tal condição nos últimos anos se deve principalmente pela dificuldade na recuperação da economia e a escassez de novos postos de trabalho.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o 4º trimestre de 2021 fechou com mais de 22 milhões de trabalhadores na condição de profissional autônomo. Além disso, a taxa média de desocupação no período, que fechou em 13,9%, representa o maior índice desde 2012. Em parte, esses números explicam por que muitas pessoas migraram do mercado formal para o informal. 

De acordo com o especialista em carreira, Bruno Cunha, no trabalho liberal ou autônomo, os profissionais acabam encontrando maior liberdade para se desenvolverem, além da possibilidade de garantir rendimentos mais expressivos, se comparado ao regime de trabalho celetista, por exemplo.  “Com o aumento de pessoas na área, cresceu também a necessidade de se destacar da concorrência para conquistar mais clientes. E é aí que o posicionamento entra em cena. Inicialmente, é comum que a carreira de profissional autônomo ou liberal levante dúvidas sobre como se posicionar, seja como pessoa física ou criar uma marca para ganhar destaque enquanto empresa”, explica.

Basicamente, para estabelecer o posicionamento mais adequado para um profissional autônomo ou liberal, é necessário planejar, avaliar os cenários e adotar estratégias de posicionamento frente ao seu público-alvo. Isso porque tais fatores podem exigir a adoção de diversas ações estratégicas, tais como estabelecer um planejamento adequado, aproveitar sua experiência profissional, construir um portfólio, elaborar um planejamento comercial e até mesmo ampliar sua visibilidade de mercado.

Para o especialista, o posicionamento de mercado nada mais é do que uma análise que proporciona ao profissional a compreensão dos fatores envolvidos para o seu posicionamento frente à carreira a ser explorada — objetivando uma visão aprofundada e, subsidiando à elaboração de um plano de ação. “Podemos citar, por exemplo, um psicólogo que não define sua área de atuação ou as estratégias que se pode utilizar frente aos seus concorrentes. Neste caso, há um risco de não se posicionar de forma estratégica e, consequentemente, falhar na consolidação do posicionamento profissional a longo prazo”, esclarece, acrescentando que apenas definir a área de atuação não é o suficiente para um bom posicionamento de carreira. 

Se faz necessário também analisar cenários e desenhar sua persona, estratégias de diferenciação, canais de vendas, portfólio de produtos ou serviços, processos de vendas, relacionamento com cliente, dentre outros, para assim melhorar sua performance na carreira. “Os melhores resultados para os profissionais autônomos ou liberais vem da aplicação assertiva de um bom planejamento de carreira, uma eficaz estratégia de posicionamento frente aos concorrentes e do desenvolvimento de uma ampla visibilidade profissional. Afinal, o foco ajudará na atração da atenção do público e posicionamento no mercado”, conclui.

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