quarta-feira, 3 de maio de 2023

A fisioterapia pélvica é uma importante aliada na prevenção e tratamento de diversas doenças

Muito indicada para tratar complicações da gestação e do parto e problemas relacionados a questões fisiológicas, como a incontinência urinária, a fisioterapia pélvica vem sendo cada vez mais utilizada pelos pacientes como um importante mecanismo na hora de cuidar da saúde. O tratamento se baseia no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, grupo de músculos e ligamentos conectados a estruturas ósseas que se fundem e sustentam os órgãos abdominais e pélvicos, com a bexiga, o útero e o intestino.
Além de servir de suporte para esses órgãos, o assoalho pélvico ainda atua na micção e na defecação, na continência da urina e fezes, na função sexual, no parto e na resistência ao aumento da pressão intra-abdominal. “Essa especialidade da fisioterapia contribui para a avaliação e tratamento de problemas relacionados aos músculos da região pélvica, sendo recomendada para diversas queixas provocadas pelo tensionamento ou enfraquecimento desses músculos. Funciona muito bem para questões fisiológicas, como incontinência urinária ou fecal, constipação, evacuações dolorosas, prolapso de órgãos e infecção urinária de repetição”, esclarece a médica e diretora da Clínica Salvata, Sara Arcanjo. “Também pode ser indicada para disfunções sexuais, como impotência, ejaculação precoce, dor à penetração e ereções dolorosas”, complementa a médica. 
A médica e também diretora da Clínica Salvata, Andreisa Bilhar, enfatiza que esse tipo de tratamento também é indicado após uma gestação, independente do parto ter sido cesárea ou normal. “O corpo sofre muitas mudanças durante o crescimento do bebê, sobrecarregando os músculos do assoalho pélvico. Com esse tipo de fisioterapia, é possível fazer um trabalho preventivo, reduzindo a possibilidade de uma bexiga baixa e até de uma laceração no parto vaginal”, justifica. 
A dra. Sara Arcanjo reforça que não é normal escape de xixi em idade nenhuma. “Na maioria dos casos, isso acontece devido ao enfraquecimento da musculatura pélvica. A fisioterapia pélvica é uma importante aliada no processo de aumentar o tônus muscular e solucionar o problema”, frisa a médica. 

*Saiba mais sobre a Clínica Salvata
Localizada em Fortaleza, a Clínica Salvata é referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher. Com as médicas Andreisa Bilhar, Kathiane Lustosa e Sara Arcanjo à frente, a clínica é especializada em cuidar da mulher de forma multidisciplinar, contando com profissionais de diversas áreas de atuação e oferecendo consultas médicas e nutricionais, exames de imagem e fisioterapia pélvica. Com um cuidado especial para as mulheres que sofrem com doenças como endometriose, incontinência urinária, prolapsos vaginais e miomas uterinos.

Nenhum comentário: