terça-feira, 20 de dezembro de 2022

TRILHARTE

Esporte une jovens e profissionais do sistema socioeducativo
O esporte como forma de integrar e construir pontes entre os mais diferentes públicos. Com essa proposta, o Instituto Dragão do Mar realizou a culminância das atividades esportivas do Projeto Trilharte, nesta terça-feira, 20, das 8h às 12 horas, no Centro de Formação Olímpica (CFO). Os jogos amistosos, de Vôlei, Basquete e Freestyle, ocorrerão entre os jovens e profissionais do Sistema Socioeducativo, uma forma de aproximá-los e reforçar vínculos saudáveis entre eles. 
Foi esperado um público de 150 pessoas, entre jovens e profissionais do Sistema Socioeducativo, professores das oficinas esportivas do Trilharte, representantes do IDM e autoridades. Ao todo, o Projeto ofereceu 11 oficinas esportivas, em cinco Centros Socioeducativos (CSs), nas modalidades Futsal, Vôlei, Basquete e Capoeira, alcançando 66 jovens do Sistema Socioeducativo. 
“A transversalidade da Cultura foi o guia do trabalho, neste processo de abrirmos espaços para jovens, suas famílias e profissionais do Sistema Socioeducativo se aproximarem dos equipamentos públicos como uma forma também de efetivação do direito à cultura,  que é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A atuação de todos envolvidos no Trilharte oportuniza múltiplas formas de expressão e criação, além do benefício das práticas esportivas. Essa parceria necessária com o poder público permitiu contribuir para fortalecer políticas que vão alterar positivamente as trajetórias das pessoas.”, ressalta Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional do IDM.
O Trilharte, que alcançou um público de 1.700 pessoas em 2022, é parte do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará (Seas-CE). Este projeto, especificamente, tinha por objetivo dar aos jovens socioeducandos a possibilidade de, por meio de acesso à cultura, arte, esporte e profissionalização, enxergar a si e ao entorno a partir de outras opções, diferentes das que os levaram ao cumprimento das medidas, Assim, ao longo de 2022, sete metas que envolveram jovens, profissionais e familiares do Sistema Socioeducativo: Visitas guiadas, Apresentações artísticas nos Centros Socioeducativos, Iniciação profissional, Atividades esportivas, Desenquadrar (formação em audiovisual), Produção de oito Conteúdos audiovisuais e Oficinas e Intervenções em Arte Urbana.
Entenda o Trilharte e seu contexto
O POC foi desenvolvido pela Seas-CE para garantir o acompanhamento multiprofissional, oferta de oportunidades e promoção de direitos aos jovens socioeducandos e seus familiares. Para dar conta desse objetivo em parceria com a Sociedade Civil, a Superintendência selecionou, por meio do Edital 009/2021, três instituições: Instituto Dragão do Mar (IDM), Instituto Juventude Inovação (IJI) e Luta pela Paz. Respectivamente, estas Organizações Sociais ficaram responsáveis pelo Trilharte, Embaixadores da Paz e Novas Trilhas. 

IDM
O Instituto Dragão do Mar (IDM) é a mais antiga Organização Social (OS) em cultura do Brasil, completando 25 anos em 2023. Tem junto ao Governo do Ceará um modelo de parceria público-privada: ao ser qualificado como OS, uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos,  o IDM pode assinar Contratos de Gestão junto às secretarias para administrar equipamentos e espaços públicos. Trata-se de um modelo de parceria bastante específico, no qual a OS recebe as diretrizes das políticas públicas que devem ser executadas e as transforma num plano de trabalho, contribuindo de forma qualitativa para que os recursos e as políticas públicas cheguem até os cidadãos.

Assim, o IDM tem a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) como sua maior e mais antiga parceira, atuando em 12 equipamentos culturais: 1) Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, 2) Theatro José de Alencar, 3) Cineteatro São Luiz, 4) Centro Cultural Bom Jardim, 5) Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, 6) Centro Cultural Porto Dragão, 7) Escola Porto Iracema das Artes, 8) Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, 9) Biblioteca Estadual do Ceará, 10) Vila da Música (Crato), 11) Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim) e 12) Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá).

A parceria se estende ainda a projetos especiais, como o Festival MI, a Temporada de Arte Cearense (TAC) e a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

A transversalidade da Cultura e o modelo de gestão em rede que o IDM apresenta permitiram ainda a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará: agora são geridos também o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, local que congrega a memória dos Povos tradicionais da região, ali presentes sobretudo por meio da Gastronomia e do Memorial/ Museu que reunirá seus relatos e história; o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, em Juazeiro do Norte, que além do teleférico do Horto realiza ações formativas e de fruição cultural unindo religiosidade, tradição e desenvolvimento sustentável; e o Complexo Ambiental Mirante do Caldas que, no Cariri, em Barbalha, ancora dentro da Floresta Nacional do Araripe para a fruição da rica cultura popular local. A Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv-CE) mantém com o Instituto Dragão do Mar a gestão do Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO) que também articula a formação pedagógica e a cultura aliadas ao esporte. O Trilharte é um projeto especial, integrante do Programa de Oportunidades e Cidadania, desenvolvido pela Superintendência do Sistema Educacional de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará - SEAS CE.

Nenhum comentário: