domingo, 14 de agosto de 2011

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Seminário CASa de Filosofia é aberto discutindo o Amor

“A Filosofia do Amor” é o tema de abertura do Seminário CASa de Filosofia, na próxima quarta-feira (31), de 16h às 19h, no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici. A palestra inaugural será dada pelo Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida, do Curso de Filosofia do Instituto de Cultura e Arte (ICA). Segundo o palestrante, “como se trata de um tema híbrido, marcado por uma presença, ao mesmo tempo ausente, ou por uma ausência, ao mesmo tempo presente, o amor se constitui em tema estritamente filosófico, que somente a experiência é capaz de retirar da penumbra, do seu esconderijo astucioso e do anonimato. A filosofia, então, discute essa natureza teórico-prática, escorregadia, polifônica, que permite o filosofar”, afirma.

Durante o evento, o Prof. Manfredo de Oliveira, também do Curso de Filosofia da UFC, será homenageado por seus 70 anos, boa parte dedicados aos estudos filosóficos, e pela contribuição significativa à formação de filósofos graduados na Universidade.

Os seminários CASa de Filosofia vêm acontecendo desde o ano passado, como ação do Programa de Formação Docente da UFC, através do Projeto CASa (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa), coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação. No CASa, os mais de 800 professores que ingressaram na Instituição a partir de 2008 atuam de forma cooperativa, criando suas comunidades de aprendizagem, denominadas de Ambiência Temática.

Através da ambiência “Desenvolvimento Sustentável”, composta por engenheiros recém-ingressos e coordenada pelo Prof. Ronaldo Stefanutti, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, surgiu o interesse de estudar e promover seminários de Filosofia. Até o final de 2012 serão realizados 14 seminários mensais com a participação de docentes de Filosofia da UFC e de outras universidades brasileiras, que irão compartilhar suas reflexões sobre temas de interesse contemporâneo. Qualquer pessoa pode participar do CASa de Filosofia, inscrevendo-se no Portal CASa (www.casa.ufc.br).








EXIN traz palestrante internacional para uma série de eventos em setembro


Eventos em Fortaleza e Rio de Janeiro e treinamento inédito em São Paulo contarão com a participação de Marc Taillefer, integrante do seleto grupo de consultores experts do EXIN internacional

São Paulo, agosto de 2011 – O EXIN - instituto internacional, independente, que desenvolve programas de qualificação baseados em normas e melhores práticas de TI – traz mais uma vez ao Brasil Marc Taillefer, integrante do seleto grupo de experts do EXIN internacional. O consultor participará de uma série de eventos em setembro, sempre com o apoio do EXIN.

No dia 12 de setembro, em Fortaleza, acontece a sexta edição do Global Risk Meeting, evento que tem o objetivo de rediscutir amplamente a Gestão de Riscos e continuidade de negócios entre profissionais e empresas brasileiras. No evento, Marc Taillefer fará a palestra “People in the security plan is a must: news on ISO 27000 and the obligation for skilled people”, com tradução simultânea.

Já no dia 13 de setembro, no Rio de Janeiro, será realizado o Fórum Governança e Gestão de TI, evento que visa à troca de experiências entre profissionais interessados em governança e Gestão de TI e que tem foco nos eventos de Copa 2014 e Olimpiadas 2016. Na ocasião, Taillefer apresentará a palestra sobre Governance of competencies: practical results using IT Service Management international references, também com tradução simultânea.

E finalmente, entre os dias 14 e 17 de setembro, em São Paulo, acontece o Treinamento Internacional ISO 20000 Associate, inédito no Brasil. O treinamento será ministrado por Marc Taillefer e formará profissionais com a visão tática, já contemplando as últimas atualizações da norma (ISO/IEC 20000: 2011).

Marc Taillefer possui vasta experiência no Gerenciamento de Serviços de TI, Consultoria, Instrução de profissionais e Coaching para a formação de novos instrutores, já esteve no Brasil ministrando outros módulos do programa, bem como participando de eventos e convenções.

Mais Informações:

Global Risk Meeting – 12 de Setembro em Fortaleza
www.globalriskmeeting.com.br

Fórum Governança e Gestão de TI – 13 de Setembro no Rio de Janeiro
LOCAL: Senac – Flamengo Rua Marquês de Abrantes, 99 Auditório - Flamengo - Rio de Janeiro
www.forumgsti.com.br

Treinamento Internacional ISO 20000 Associate – 14 a 17 de Setembro em São Paulo
http://www.brunise.com.br/iso_marc/treinamento.html

Sobre o EXIN:
O EXIN é um instituto internacional, independente, que desenvolve programas de qualificação baseados em normas de TI, nas melhores práticas, frameworks e normas internacionais reconhecidos no campo da gestão da informação. Mais de 1 milhão de profissionais em mais de 125 países são certificados pelo EXIN, o que garante o reconhecimento do valor da marca EXIN num contexto global. Com uma rede de centros de teste em mais de 125 países e exames em 20 idiomas, o instituto promove o conhecimento e a comprovação das competências dos profissionais do setor.









Relação entre Espiritualidade, Saúde e Justiça Divina

O Instituto de Cultura Espírita do Ceará (ICE-CE) realiza seu 19° Encontro de Estudos Espíritas (ENESE). O evento, que acontece nos próximos dias 10 e 11 de setembro, no hotel Oásis Atlântico Fortaleza, vai abordar o tema “É possível conversar com os mortos? Como? – A mediunidade Positiva e o Livro dos Médiuns”. Além da programação de palestras e apresentações artísticas, teremos o sorteio de 100 livros “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec.

Em sua 19ª edição, o ENESE conta com a presença do já conhecido palestrante espírita cearense Francisco Cajazeiras, médico, professor do curso de Medicina da Unifor, presidente do Instituto de Cultura Espírita do Ceará e da Associação Médico Espírita do Ceará. Autor de mais de 10 livros, dentre eles “Conselhos Mediúnicos”, “Curso sobre Mediunidade”, “O Valor Terapêutico do Perdão”, pesquisa Espiritismo há mais de vinte anos.

Estaremos também com palestrante Clayton Levy, jornalista, formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuou por 17 anos como repórter nos jornais Gazeta Mercantil, O Estado de São Paulo e O Globo. É chefe da Assessoria de Imprensa da Unicamp e, desde fevereiro de 2001, professor universitário de Jornalismo. Desde 1995, dirige a Creche "Gustavo Marcondes", um dos departamentos assistenciais do Centro Espírita "Allan Kardec", de Campinas, que, com famílias e crianças carentes, presta assistência e desenvolve programas sócio-educativos. Como médium, psicografou diversas obras, entre elas A Mensagem do Dia, O Homem de Bem e Mediunidade e Libertação.
Por fim, contaremos com a presença da jornalista e escritora brasileira, Dora Incontri. Pós-doutora em Filosofia da educação pela Universidade de São Paulo, é fundadora da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita e coordenadora do primeiro curso latu sensu de pedagogia espírita do mundo, na Universidade Santa Cecília, em Santos. Por todo Brasil, participa de seminários proferindo palestras embasadas neste tema. Autora de diversos livros, entre eles, “Meditações de Pestalozzi” (obra psicografada) e A Educação Segundo o Espiritismo.

O ENESE é um evento aberto ao público em geral, não se restringindo aos espíritas. Mais informações pelos telefones 3243.7735 e 3283.6232 ou pelo site www.ice-ceara.org.br.



SERVIÇO:

19° Encontro de Estudos Espíritas (ENESE) – “É possível conversar com o mortos?”

Dias 10 e 11 de setembro

Local: Hotel Oásis Atlântico Fortaleza: Av. Beira-Mar, 2500 – Meireles (em frente à feira do Náutico)

Investimento: R$ 25,00

Realização: Instituto de Cultura Espírita do Ceará

Informações: 3243.7735/ 3283.6232

Informações para a imprensa: Ariane Cajazeiras (MTE 2173/CE)

8699.8434 (Claro)/ 3243.7735.

Siga-nos no twitter: @ICE_CE

e-mail opcional: iceimprensa@gmail.com

Gtalk: arianeadla@gmail.com

Abaixo a programação do evento:


PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO - 10 de Setembro

14h00min – Abertura
14h05min – Apresentação artística
14h30min - “Mediunidade: Aspectos Históricos e Antropológicos”
• Dora Incontri (SP)

15h20min – Intervalo

15h50min – Painel - “Mediunidade e Espiritualidade”
1. “Origem mediúnica das religiões”
• Francisco Cajazeiras (CE)
2. “Moisés proíbe a mediunidade?"
• Clayton Levy (SP)
3. “A mediunidade do cotidiano: relações mediúnicas constantes e inconscientes”
• Dora Incontri (SP)

17h05min – Mesa redonda
18h05min – Encerramento
Apresentação artística: Vansan


DOMINGO - 11 de Setembro

08h20min – Abertura
08h25min - Apresentação artística: Tarcísio Lima
08h50min - “Espiritismo e a mediunidade positiva”
• Clayton Levy (SP)
09h40min – Intervalo
10h10min - “Consciência e sobrevivência: aspectos científicos”
• Francisco Cajazeiras (CE)
11h00min – Mesa redonda

12h00min – Intervalo para o almoço

14h00min – Apresentação Teatral
Grupo AVE Teatral

14h30min – Intervalo

14h50min – Painel - “Conversando com os mortos”
1. “O modelo espírita do ser humano justifica a relação mediúnica?”
• Francisco Cajazeiras (CE)
2. “Educação mediúnica e O Livro dos Médiuns”
• Dora Incontri (SP)
3. “Atenção e cuidados nas relações mediúnicas”
• Clayton Levy (SP)

16h05min – Mesa redonda
16h50min - “A mediunidade e a educação do espírito”
• Dora Incontri (SP)
17h40min - Encerramento
Apresentação artística: Vansan










CONFIRA AS OFICINAS do Encontro Internacional da Feira da Música 2011

Iniciação à Musicografia Braille

Oferece conhecimentos básicos necessários para o ensino e tradução de sinais musicográficos e partituras em "notação Braille", os quais correspondem aos da Teoria Musical Tradicional. Visa ainda permitir que deficientes visuais e com baixa visão compreendam a linguagem musical através da Musicografia em Braille.
Ministrante: Nilton Pereira da Cunha (Recife/PE)
Currículo: Licenciado em Música pela UFPE, Especialista em Psicopedagogia, Mestrando em Ciência da Educação, Músico, Compositor, Escritor, Braillista, Miitante das Causas em Benefício da Pessoa com Deficiência.
Local: Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha)
Data: 18 e 19 de agosto
Horário: 14h às 16h
Vagas: 20 participantes

Música + Blogs + Zines!
Abordará noções de como criar ferramentas de comunicação como zine e blog sob o ponto de vista do mercado da música para ampliar a divulgação de bandas. A oficina irá percorrer brevemente uma linha espaço-temporal dos zines e blogs em Fortaleza e propõe a discussão de temas como blogosfera, crítica musical, redes sociais, ferramentas úteis para blogs, festivais, buscando formar redes e trocar informações entre os interessados sobre a temática.
Ministrantes: Jeanne Gomes Ferreira e Jéssica Gabrielle de Menezes Lima (Fortaleza/CE)
Currículos: Integrantes da ONG Zinco – Centro de Estudo, Pesquisa e Produção em Mídia Alternativa. Jeanne Gomes estuda Publicidade e Propaganda na UFC. É membro do programa de extensão TVez- Educação para o Uso Crítico da Mídia onde atuou como bolsista, ministrando oficinas em escolas da rede pública. Jéssica Lima estuda Letras pela UFC. Atuou na Capacitação dos Facilitadores das Oficinas de Fanzines na Conferência Internacional Infanto-juvenil Vamos Cuidar do Planeta, em 2010 e do Abril Pros Blogs, no Festival Abril Pro Rock, em Recife.
Local: SESC SENAC Iracema
Data: 17, 18 e 19 de agosto
Horário: 16h às 18h
Vagas: 20 participantes
Produção Executiva: o alicerce de um bom projeto
Todo artista precisa saber vender o seu produto – que é a sua arte. Mas para alcançar o almejado reconhecimento, não pode pensar apenas na arte. Deve haver todo um planejamento para que seu produto alcance o público alvo. É neste momento que entra o profissional de produção, seja ela executiva, artística, técnica ou musical. A oficina pretende introduzir conceitos para o planejamento de trabalho de projetos.
Ministrante: Graziela Calazans (Porto Alegre/RS)
Currículo: Tem formação acadêmica em Ciências da Computação, mas atua como Produtora Cultural desde 2005. É membro do Movimento SOMA e nele já produziu vários eventos em praças públicas, dentre outros eventos como a Semana de Formação Cultural de Porto Alegre. Fez diversos cursos de especialização na área, no IATEC-RJ, Universidade Estácio de Sá e PUC-RS.
Local: SESC SENAC Iracema
Data: 17 e 18 de agosto
Horário: 14h às 16h
Vagas: 25 participantes

Edição Musical e de Áudio utilizando Audacity
Demonstração de como operar o Audacity, um programa livre e gratuito, de código fonte aberto, para edição de áudio digital. O software opera em Mac OS X, Microsoft Windows, GNU/Linux e outros sistemas operacionais. Com as mudanças no mercado fonográfico as gravações caseiras e os Home Estúdios vêm crescendo. O programa é utilizado para gravar músicas ao vivo; captura de rádios online; gravação de vinhetas; conversão de formatos de áudio como mp3, wav e wma; adição de efeitos; masterização e mixagem.
Ministrante: Rodolfo Ricardo de Carvalho Lira (Fortaleza/CE)
Currículo: Graduando em Música na UFC, Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET – UFC.
Local: SESC SENAC Iracema
Data: 17 e 18 de agosto
Horário: 16h às 18h
Vagas: 25 participantes

Arte In Situ
Arte In Situ é uma oficina que propõe um laboratório de criação e montagem de instalação artística no ambiente da Feira da Música de Fortaleza, visando provocar sinestesia e interação da obra com as pessoas, bem como a desconstrução do modo tradicional de apreciação da arte, trocando o estado passivo de fruição por um estado interativo. Com isto pretende-se desconstruir também a temporalidade do discurso estético, pois a obra (instalação) pode ser apreciada e vivida a partir de qualquer ponto.
Ministrante: Moysés Lopes (Porto Alegre/RS)
Currículo: Graduado em Música pela UFSM/UFRGS e em Direito pela Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis. É fundador do "TUPINIQARTE" - primeiro laboratório de música eletroacústica privado do Brasil. Atualmente é integrante do Coletivo de Produção SOMA e integrante e administrador dos grupos musicais Camerata Brasileira, Santiago Neto y los Misionerotrónicos e Existidos da Rua Moura; atua como DJ e VJ sob o pseudônimo Noisy Loops e é sonoplasta e compositor de trilhas sonoras para teatro e cinema.
Local: Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha)
Data: 17, 18, 19 e 20 de agosto (Nos dias 19 e 20 a aula será prática no local escolhido para montagem da instalação)
Horário: 14h às 18h
Vagas: 25 participantes

Confronto: Remixar Utilizando a Poesia
A oficina trabalha conhecimentos do dub e hip-hop para criar remixes com bases em versos e discursos. Serão abordados temas como a história da música eletrônica, conceitos de remix, mashup e dub, além de linguagem técnica, com softwares e equipamentos para produção em musica eletrônica. Será produzido um remixe pelos participantes.
Ministrante: Pauliño Nunes (Recife/PE)
Currículo: Pauliño Nunes é músico, integrante da banda Júlia Says e Voyer, tendo lançado dois Eps (Júlia Says - 2008 e Menos é Mais - 2009), dois clipes (Salto Alto e Mohamed Saksak) e remixes de artistas como: Lucas Santana, Wado, Macaco Bong. Periodicamente Pauliño lança remixes e mashups de artistas que o influenciam: Afrika Bambaataa, M.I.A., Daft Punk, Beastie Boys.
Local: Faculdade Católica de Fortaleza
Data: 18 e 19 de agosto
Hora: 14h ás 16h
Vagas: 25 participantes


SERVIÇO:
X Feira da Música – Encontro Internacional da Música 2011.
Data: 17 a 20 de agosto
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema), SESC/SENAC Iracema e Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha).
Hora: A partir das 14h.
Acesso gratuito.
Info.: (85) 3262.5011 – www.feiradamusica.com.br
Mais Informações: encontro@feiradamusica.com.br








Vila das Artes lança novos espaços e cursos

A Vila das Artes amplia suas atividades e inaugura novos espaços de formação: um Centro de Artes Visuais, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste, e uma Escola Pública de Teatro, ao lançar um pacote de editais de cursos gratuitos de diversos formatos para diferentes públicos.

Os novos cursos e espaços vêm somar às atividades já desenvolvidas pela Vila das Artes, através das Escolas Públicas de Audiovisual e Dança e do Núcleo de Produção Digital, que funcionam desde 2006.

A Vila das Artes é um equipamento público da Prefeitura de Fortaleza, ligado à Secretaria de Cultura. O espaço cumpre uma política pública de cultura que democratiza e amplia o acesso a formação, sempre provocando a experiência e a reflexão sobre arte e outras questões do mundo contemporâneo.

Novos Cursos em 2011

Ao todo são 8 cursos de formação em artes visuais, audiovisual e dança com inscrições abertas. Os editais e as fichas de inscrições devem ser acessados pelo site www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes. Novos cursos e atividades serão lançados até 2012 como o curso Dança Corpo e Educação, Teatro: Conexões Contemporâneas e cursos Livres em Audiovisual.

Artes Visuais

Laboratório de Linguagens Visuais - inscrições até 9 de setembro

Para pessoas que pretendem desenvolver e sistematizar seus conhecimentos e experiências nas linguagens artísticas. O programa é composto por 12 cursos livres modulares (20h cada) de caráter teórico-prático

Pesquisa em Artes Visuais- inscrições até 9 de setembro
Para artistas, críticos e curadores. O programa é composto por 10 cursos livres modulares (20h cada) de caráter teórico.

Audiovisual

Pontos de Corte - inscrições até 6 de setembro
Formação de agentes culturais e exibidores independentes. Estimula a exibição de filmes em espaços públicos, levando à população novas formas de refletir sobre a vida. Curso com 208h/a.

Cinefotografia Digital - inscrições até 5 de setembro
O curso abordará as novas tendências, equipamentos e técnicas de produção de vídeo profissional utilizando câmeras fotográficas digitais para captação de imagens em movimento. Operação da câmera7D, montagem, manutenção e principais recursos.

Assistente de Figurino e Metodologia de Camarim -inscrições até 19/09
O curso apresentará metodologias eficientes em todas as etapas do processo de assistência de figurino e metodologia de camarim.

Edição em Vídeo - inscrições até 2 de setembro
Curso básico que abordará noções de edição não-linear e as principais ferramentas de edição presentes no programa Final Cut.

Dança

Formação Básica em Dança- inscrições até 6 de setembro
Programa de formação em dança cênica, com 6 anos de duração, para crianças e jovens de 8 a 12 anos de idade. Proposta pública inédita no Estado, o curso vai oferecer as bases para a formação de jovens artistas da dança.

Outras informações na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro, 85. 3252-1444, viladasartesfortaleza.blogspot.com | acompanhe também no facebook e twitter










COOPEN discute a trajetória do profissional de Enfermagem- cooperativismo em destaque

II CCPENCE
Congresso da Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará

Congresso de Enfermeiros e Acadêmicos de Enfermagem do Ceará

Congresso de Técnicos, Auxiliares de Enfermagem e Estudantes de Enfermagem do Ceará


Em 2011, o tema é ‘A Trajetória do Profissional de Enfermagem e o Mercado Contemporâneo’; o eixo temático, ‘Compromisso, Confiança e Cooperação’.
O II CCPENCE (Congresso da Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará), realização da COOPEN (Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará), acontece entre os dias 18 e 20 de agosto, no Hotel Oásis Atlântico (Beira Mar – 2500 – Meireles).

Com apoio o Sistema OCB/SESCOOP-CE, o encontro terá Palestra Magna proferida por Leila Navarro (palestrante renomada, empresária, especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP) e José Maria Gasalla (Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Autônoma de Madri - UAM).

Na quinta-feira, (18/8), manhã e tarde, teremos os Cursos Pré-Congresso (Farmacologia aplicada à Enfermagem, Estomaterapia etc.); à noite, a solenidade de abertura. Sexta-feira (19/8), manhã e tarde, a Palestra ‘Compromisso, Confiança e Cooperação’, o Case ‘Cultura da Cooperação’ e o Painel ‘Empreendimento na Gestão’. No dia 20/8, sábado, a apresentação de temas livres, Oficinas e a cerimônia de encerramento.
Universo da Enfermagem do Estado está convidado a participar do II CCPENCE. A ideia da Coordenação é que o Congresso deste ano supere o sucesso de 2010, em público e qualidade das lições. Nossos profissionais de enfermagem merecem.

As inscrições já estão abertas!
Mais informações pelos telefones: (85) 3277.8100 / 9953.6068
www.coopen-ce.com.br
coopen-ce@coopen-ce.com.br







Química da UFC promove palestra de professor da Inglaterra

Dentro das celebrações do Ano Internacional da Química, o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará recebe, dia 17, o Prof. Peter Sadler, da Universidade de Warwick (Inglaterra), que dará palestra, às 17h, no anfiteatro do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica - Bloco 940, Campus do Pici. O convidado falará sobre “A química de coordenação para o design de novos fármacos”, em evento aberto ao público.

Sadler é uma das maiores autoridades mundiais em metalofármacos, com 21 patentes e mais de 480 artigos publicados. Sua pesquisa centra-se na química dos metais em medicina, em particular no design e mecanismo de ação de compostos anticancer, e em alvos para DNA e proteínas. Ele já conquistou importantes distinções científicas e foi recentemente agraciado com o prêmio do European Research Council Advanced Investigator Award.

Ainda como parte das celebrações deste ano, o Programa de Pós-Graduação em Química promoverá mesa-redonda com renomados cientistas do Brasil e do exterior, que debaterão o tema “Desafios e Perspectivas da Química no Mundo Contemporâneo”.

Aberto ao público, o evento será dia 18 de agosto, às 17h30min, no anfiteatro da Pós-Graduação, com a participação dos professores Auro Tanaka (UFMA), Peter Sadler (Universidade de Warwick), Héctor Abruña (Universidade de Cornell - USA) e Edilberto Rocha (UFC).

Nenhum comentário: