quarta-feira, 4 de março de 2009

CINEMA CEARÁ

Crianças produzem curta-metragem de animação para estrear no 19º Cine Ceará

Por meio do Cine Itinerante 2008, a Coelce promoveu exibição de filmes em mais de 20 municípios e oficinas em dez bairros de Fortaleza

Eles são estudantes com idade acima de oito anos, vivem em bairros diferentes, não se conhecem, mas têm em comum o talento na arte do desenho de animação. São dez crianças que a partir de quarta-feira, dia 11 de março, vão estar juntas, durante um mês, na mesma sala de aula do Curso de Extensão de Cinema de Animação, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Esta é a última etapa do projeto Cine Itinerante 2008 (Cine Coelce), que ano passado promoveu exibição de filmes em mais de 20 municípios e oficinas em dez bairros de Fortaleza.

Com foco no desenvolvimento educacional a partir do audiovisual, o projeto Cine Itinerante 2008 é promovido e patrocinado pela Coelce, por meio de sua política de responsabilidade social e fomento à cultura e educação. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult) e da Universidade Federal do Ceará, por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

As dez crianças que vão participar do Curso de Extensão de Cinema de Animação são meninos e meninas que se destacaram entre os 200 participantes das oficinas realizadas entre os meses de setembro e outubro de 2008. Nelas, puderam conhecer a história do cinema de animação e as diferentes técnicas usadas. Agora, terão a oportunidade de produzir o próprio filme de curta-metragem, que será lançado no dia 28 de julho, na noite de abertura do 19º Cine Ceará.

No início de dezembro as 200 crianças se encontraram no Salão Brasil do Hotel Oásis Atlântico para assistirem ao filme montado a partir dos desenhos animados que eles produziram durante as oficinas nos bairros. Na ocasião, todos receberam o certificado de conclusão e os dez que se destacaram foram premiados com a bolsa de estudo para curso que farão agora em março.

Os dez selecionados

Os dez estudantes que participarão este mês do curso são: Antônio Thiago Mesquita Silva (Bairro Edson Queiroz), Lílian Taynara da Silva do Nascimento (Parque São Gerardo), Artur Bruno (Barra do Ceará), Alisson Junior Rodrigues de Menezes (Genipabu), Alysson Sousa (Conjunto Ciro Gomes), Talita Rodrigues Martins (Antônio Bezerra), Letícia da Costa Barros (Messejana), Rodrigo Monteiro (Conjunto Ceará), Francisco Renan Silva do Nascimento (Conjunto Tupamirim), Romário Carlos da Silva (Dias Macedo).

Durante um mês, sob a orientação do professor e cineasta Telmo Carvalho, com a participação de Josimário Façanha, os dez alunos vão aprender mais sobre a história do cinema de animação, as diferentes técnicas usadas pelos animadores (desenho animado, recortes, tridimensional, lápis de cor, aquarela), vão assistir e analisar vários filmes. Na parte prática, vão produzir, juntos, um filme de curta-metragem de animação, que será lançado na próxima edição do Cine Ceará, quando subirão ao palco para receber o certificado do curso.

Este será o segundo filme produzido por alunos das oficinas de cinema de animação nos bairros da capital. Outros dez estudantes selecionados nas oficinas de 2007 produziram, no início de 2008, o curta-metragem “Tele Visão”, lançado em abril do ano passado, também no Cine Ceará.

O projeto Cine Itinerante 2008

Com a proposta de fomentar a cultura e a educação através do cinema, o projeto já capacitou 400 crianças. Mas esse trabalho de educação através do audiovisual vai além das oficinas. Levar cinema de qualidade para os mais diversos municípios cearenses é também uma meta.

Desde sua criação, em 2006 o projeto passou por mais de 80 municípios cearenses, do Cariri ao Sertão Central, dos Inhamuns à Serra Grande, do Vale do Jaguaribe às cidades litorâneas, transformando praças públicas em grandes cinemas a céu aberto, atingindo um público superior a 26 mil expectadores. Na bagagem, uma estrutura completa de projeção para a exibição gratuita de premiados filmes cearenses, divulgando a sétima arte para uma população que dificilmente teria acesso às salas de cinema.

Ano passado, além das oficinas em dez bairros de Fortaleza, o projeto Cine Itinerante 2008 exibiu filmes nos municípios de Itapajé, Itapipoca, Massapé, Sobral, Boa Viagem, Carnaubal, Acopiara, Araripe, Campos Sales, Crato, Juazeiro do Norte, Aracati, Redenção, Aquiraz, Pacajus, Itaiçaba, Lavras da Mangabeira, Palhano, Jaguaruana, Mauriti, Graça e Nova Russas.





CINE SOBREMESA


Exibição gratuita de filmes no Sobrado dr. José Lourenço

A programação de março contará com a exibição de produções locais


Alunos e ex-alunos do curso Pontos de Corte promovem nas quartas-feiras de janeiro, dias 11, 18 e 25 o cineclube "Cine Sobremesa", no Sobrado dr. José Lourenço. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado, via Sobrado dr. José Lourenço, e a Associação Cearense de Cinema e Vídeo (ACCV). Tendo como público alvo os trabalhadores do Centro de Fortaleza, o projeto exibe gratuitamente no horário do almoço filmes de média e curta-metragem, priorizando a produção cearense.
O primeiro curta é o tema principal da programação de março, que contará com a exibição de produções locais que introduziram grandes realizadores cearenses no mercado audiovisual, além de obras de artistas iniciantes dessa arte. Os primeiros projetos de realizadores reconhecidos, dialogando com os trabalhos dos novos profissionais, é o que vem propor o Cine Sobremesa com a mostra "Meu primeiro curta”, proporcionando um bom momento para discutir os caminhos de inserção no mercado local, suas dificuldades e incentivos.

Programação 11 de março:
CONTO LOGO O QUANTO LOUCO (23 min). Primeiro curta de Lília Moema, realizado em 1992, com uma câmera S-VHS. Adaptado do conto homônimo de Eliza Gunther, esta ficção descreve os delírios de um marinheiro (Joca Andrade) confinado num hospício. Um monólogo marcado pela presença de personagens que povoam sua confusa mente. Homossexualismo, adultério e morte são ingredientes que determinam a desestruturação do militar, cuja maior honra é ter sido condecorado pelo Presidente.

CINE HOLIÚDY O ASTISTA CONTRA O CABA DO MAL (15min) é o primeiro curta de Halder Gomes, realizado em 2004, no filme Francisgleydson é o proprietário do Cine Holiúdy, humilde cinema no interior do Ceará nos anos 70. Ele se multiplica nas funções de bilheteiro, lanterninha e projecionista, para levar a magia dos filmes de Kung Fu às telas. Um súbito defeito no projetor o levaria ao maior desafio de sua vida: conter os ânimos da enfurecida platéia e de quebra contar o restante do filme. Tarefa fácil para o desenrolado Francisgleydisson… se ele tivesse assistido ao filme! Primeiro filme inteiramente falado em cearencês!

ALMEIDA NA ESCADA (16min) Lenildo Gomes nos traz em sua primeira realização Almeida, personagem que leva uma vida aparentemente tranqüila. Poucos amigos, parece sofrer de um problema típico de pessoas na sua condição física de gordo: a baixa estima. Toda essa normalidade é abalada quando Jorge, um típico conquistador estereotipado se muda para o apartamento vizinho. Entre gozações diversas, a sua vida muda. Ele passa a se dedicar a uma forma de vingança, acompanhando todos os movimentos de Jorge.

O FACÍNORA (3min) de Diego Akel é um curta metragem de produção cearense em desenho animado. Nele um homem caminha tranqüilamente pela rua e acaba envolvido em acontecimentos de enormes proporções. Até que ponto um simples fato pode mudar a vida de uma pessoa? Seria a sociedade controlada pela mídia ou a mídia controlada pela sociedade? Segundo Diego Akel (25 anos) "O Facínora" é seu primeiro filme "de verdade", isto é, que fez pra valer, arriscando todas as fichas numa carreira de cineasta. O curta foi feito de forma totalmente independente, e foi concebido e desenvolvido em praticamente duas semanas apenas, por Akel e seu irmão Denis Akel, para tentar entrar nos últimos dias de inscrição de um festival de animação - do qual foi recebido a tempo e selecionado.

Serviço:
Cine Sobremesa
Dias: 11 18 e 25 de março de 2009.
Horário: de 12h às 14h.
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 [WINDOWS-1252?]–
Centro)
Informações: 3101.8826
ENTRADA GRATUITA



100 anos de Patativa

Documentário de Rosemberg Cariry estreia no dia do centenário do poeta de Assaré


Estreou dia 5 de março, no Espaço Unibanco Dragão do Mar, o documentário “Patativa do Assaré: Ave Poesia”. O filme entra em cartaz na data do centenario do poeta cearense e é uma produção de Rosemberg Cariry e foi vencedor do 5º Festival de Belém do Cinema Brasileiro. Neste documentário histórico, o público poderá acompanhar um pouco dos 93 anos de vida e poesia de Patativa do Assaré. Além da imagem “oficial” do poeta, o documentário mostra aspectos do seu trabalho na roça e do cotidiano com a família e os amigos. A narrativa começa com imagens do velório de Patativa, em nove de julho de 2002, e, a partir daí, percorre sua vida, com referências a acontecimentos pessoais e históricos. “Patativa é mais do que um poeta. Ele representou a figura arquetípica do velho sábio, do grande mestre, a quem sempre prestamos reverência. A poesia, a consciência política e a ética do Patativa são coisas que marcaram a conduta de vida de uma geração”, comenta Cariry. Desde 1978, que o cineasta cearense vem filmando aspectos da vida de Patativa do Assaré. “Quando estava em Fortaleza, ele ficava lá em casa, onde registrei muitas de suas conversas gostosas. E eu sempre retribuía a visita, indo até Assaré. Tenho mais de 100 horas de filmagens com ele. Registros em Super-8, 16mm, 35mm, U-Martic, Betacam, em todas as bitolas de vídeo e cinema”, conta. Na construção de “Patativa do Assaré - Ave Poesia”, com 84 minutos de duração, Rosemberg Cariry mergulhou em seu arquivo pessoal. “Depois da morte do poeta, passei algum tempo para criar coragem e fazer o filme. Foi quando me debrucei sobre meu farto material”, diz. “O resultado é um filme onde o Patativa fala e mostra-se em suas dimensões poética, humana e política. Não procurei fazer um grande exercício de linguagem.Não tem nada de inovador na produção. Fiz este filme para o velho mestre, para que as pessoas vejam e compreendam a grandeza de Patativa do Assaré. Espero que o filme esteja à altura do poeta”, completa. Muitos depoimentos ajudam a construir a imagem de Patativa do Assaré. Ricardo Bezerra, Raimundo Fagner, Fausto Nilo, Oswald Barroso, Amâncio, que conviveram com o poeta, participam do filme com seus depoimentos. A obra é resultado de anos de vivência e pesquisa. Além de depoimentos, imagens documentais de Patativa do Assaré e acontecimentos históricos, são usados registros de jornais, tevê, rádio e muitas apresentações públicas do poeta, em teatros, feiras.




DVD do filme “Bezerra de Menezes” chega às lojas e locadoras

Sucesso de bilheteria nos cinemas de todo o país, o filme “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” chega às lojas e locadoras de todo o país em formato de DVD a partir do próximo dia 4 de março. Nos extras, o DVD traz o making of das gravações, comentários dos diretores e um depoimento do ator Lúcio Mauro sobre o médico cearense Bezerra de Menezes. Lançado nos cinemas no dia 29 de agosto de 2008 com distribuição da Fox Filmes e apoio da Globofilmes, “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” foi visto por mais de 480 mil espectadores em todo o Brasil. Para suprir a demanda crescente nas primeiras semanas de exibição, a distribuidora ampliou o número de salas, levando a produção cearense para cinemas de cidades que fogem ao roteiro tradicional percorrido pela sétima arte.



No filme, a trajetória do médico cearense Bezerra de Menezes (1831-1900) é contada através da lente do passado, levando às telas cenários construídos em Fortaleza, Guaramiranga e Maranguape, no Ceará, além de Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” é uma realização da Associação Estação da Luz e tem na produção a Trio Filmes, com um orçamento de aproximadamente R$ 2,7 milhões. A direção é dos cineastas Glauber Filho e Joe Pimentel e, no elenco, os telespectadores contam com a atuação de atores de renome nacional, como Carlos Vereza, Lúcio Mauro e Caio Blat, além de um casting de atores cearenses, como Magno Oliveira, Lucas Ribeiro e B. de Paiva, entre outros. Baseado em fatos reais, o longa adota uma seqüência cronológica das experiências vividas por Bezerra de Menezes, conduzidas em narrativa pelo protagonista do filme, Carlos Vereza. Dramas pessoais de uma mudança íntima, o rompimento com a família pela opção religiosa e o conflito com as oligarquias no combate à escravidão são alguns pontos marcantes da trajetória do médico, adaptados para o audiovisual.







Curta metragem cearense na sessão "Curta às seis"

Começa no dia 27 de fevereiro, em Fortaleza, a próxima etapa do projeto Curta Petrobrás às Seis. O programa deste mês apresenta o tema “ Deslocamento” e traz em sua programação o curta cearense “Dos Restos e das Solidões” do diretor Petrus Cariry.

“Ocidente”, de Leonardo Sette e “Sete Vidas”, de Marcelo Spomberg e Zé Mucinho também fazem parte da programação que fica em cartaz até o dia 24 de março. O Projeto Curta Petrobrás às Seis segue com suas sessões gratuitas e sempre às 18h em Fortaleza e em mais 19 cidades do país.

Fotos de divulgação estão disponíveis no site http://www.curtaasseis.com.br/. Mais informações para a imprensa, com Renata e Juliana (renata@procultura.com.br, juliana @procultura.com.br), pelo telefone 11 3263-0197.


FORTALEZA


Programação de 27 de fevereiro a 24 de março
Curta Petrobras às Seis – Grátis- http://www.curtaasseis.com.br/
Espaço Unibanco Dragão do Mar - Centro Cultural Dragão do Mar
Rua Dragão do Mar, 41 - Fortaleza – CE

Programa: Curta Deslocamento
Dos Restos e das Solidões – Petrus Cariry
CE – 2006 – 13 min – Doc – cor
Nos sertões dos Inhamuns, o pedaço de terra mais seco e pobre do Ceará, a cidade fantasma de Cococi, entre ruínas e abandono, é uma espécie de museu vivo de épocas imemoriáveis. No meio da caatinga profunda, vagando entre as ruínas e as sombras, vive Dona Laura.

Ocidente – Leonardo Sette
PE – 2008 – 7 min – Doc – cor
Um casal em viagem.

Sete Vidas – Marcelo Spomberg e Zé Mucinho
SP – 2007 – 19 min – Fic – cor
Sete pessoas acreditam ser donas de um gato que é, na verdade, um escritor reencarnado. A narrativa obriga também o bichano a tomar uma importante e difícil decisão: escolher a quem ele pertence, afinal.

Sumidouro – Cris Azzi
MG – 2006– Doc – 18 min – cor
Documentário que aborda a migração de duas comunidades, Porto dos Coris e Peixe Cru, situadas na região do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, que serão inundadas pelo reservatório de água da Usina Hidrelétrica de Irapé.


Selecionados do projeto "Fortalezas"

Foram selecionados 11 projetos, dos 35 inscritos, que vão (re)desenhar as Fortalezas da Cidade num vídeo coletivo a ser exibido em Abril, celebrando o aniversário de 283 anos de Fortaleza. O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, complexo cultural vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, divulga a relação dos 11 candidatos selecionados para compor o vídeo coletivo sobre as Fortalezas da Cidade. Foram inscritos 35 projetos e a comissão julgadora levou em consideração para a seleção propostas que apresentavam inovação de linguagem, criatividade e viabilidade de produção. Os projetos audiovisuais Fortalezas e Fortaleza 24H (produzido no ano passado) foram criados para celebrar o aniversário da Cidade, comemorado no dia 13 de Abril. Este ano o vídeo será lançado no final de Abril. Cada participante selecionado produzirá um curta-metragem de até cinco minutos que, editado, será reunido em um único vídeo. Para a gravação, que já tem início no dia 16 de março, os selecionados receberão do NPD apoio técnico e estrutura para produção. Conforme consta no edital até 4 pessoas poderiam ser convidadas. A comissão decidiu convidar uma personalidade da cidade para realizar o 12º vídeo. O nome será divulgado após a confirmação de aceitação do convite. A comissão de seleção, indicada pelo Conselho Gestor do NPD, foi composta pelo cineasta e presidente da Associação Cearense de Cinema e Vídeo (ACCV), Duarte Ferreira de Sousa, pela doutora em sociologia e realizadora audiovisual Sylvia Beatriz Furtado, e pelo coordenador de Arte e Política da Vila das Artes, especialista em antropologia visual Fábio Giorgio Azevedo. Os projetos selecionados foram:“Dona Geralda ... São Sebastião”, de Marcelo Brasileiro“Até onze e meia”, de Raimundo Régis Negreiros de Andrade Filho“Entre trânsitos (Retorno a um lugar)”, de Leonardo Ferreira“Ibiora”, de Pedro Paulo Fernandes Araújo“Calçadas”, de Beatriz Jucá Pinheiro“Um lord abandonado com cinco famílias de um minuto cada”, de Tiago Pedro de Araújo Pereira“Seu Vavá e as paixões pela sétima arte”, de Iasminda Barbosa de Matos“Titãs”, de Daniele Amaral Lima“Comunidade Sabiaguaba”, de Ítalo Rodrigues Sousa“Alcides”, de José Ribamar Coelho Neto“Um Tal Bob Tal”, de José Meneleu Neto O NPD Vila das Artes é um programa da Rede Olhar Brasil, mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura. Apóia e fomenta a atividade audiovisual local, através de ações de formação, qualificação técnica, difusão e acesso público a serviços de captação e edição. Informações na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, esquina com Meton de Alencar, Centro), através do email npdfortaleza@gmail.com e pelos telefones 3105-1410 ou 3252-1444.

Nenhum comentário: