Produção cearense para a TV nacional sobre a Independência do Brasil irá ao ar hoje na Globo
Especial "200 Anos da Independência - Ainda tem Pendência?" mostra com humor a História do país, e será exibido após a novela Pantanal; O DIVIRTA-CE conversou sobre o projeto com o diretor do Sistema Verdes Mares, Fábio Ambrósio
O diretor do Sistema Verdes Mares, Fábio Ambrósio, é casado com a apresentadora do programa "Se Liga", Niara Meirele, e um dos responsáveis pelo especial sobre a Independência na Globo
Vai ao ar hoje na TV Globo a versão do Ceará para a Independência do Brasil. O programa, que será exibido logo após a novela Pantanal, promete refletir, de forma bem-humorada, o dia 7 de Setembro. "200 Anos da Independência - Ainda tem Pendência?" foi produzido pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará, e faz uma divertida releitura dos principais marcos e personagens do movimento e sobre o que significa independência para o povo.
"Na verdade o projeto partiu da própria Globo como uma nova estratégia de conteúdo pra Rede", explica o diretor do Sistema Verdes Mares (SVM) Fábio Ambrósio. "Em abril deste ano a Globo realizou um pitching com participação de todas as emissoras afiliadas do país. A partir daí ideias na cabeça e um time do SVM disposto a vencer. Sentamos eu, Iarla Carolina (supervisora de produção), G André Melo (Diretor Audiovisual) R.B. Diogo (roterista) e o Ricardo Mattos (supervisor de criação) e discutimos as ideias. Obviamente que partindo daqui foi forte a ter o humor como referência e de cara Falcão nessa espinha dorsal do projeto. Ele é fora de série e grande parceiro. Em julho tivemos uma reunião com Amauri Soares e todo o time de curadoria de conteúdo da programação e fomos anunciados como vencedores. Todo o investimento foi da Globo e a realização em parceria com a Aga Produções", completou Fábio, que também é responsável por programas da TV Verdes Mares como "Se Liga" e "Mistura Boa".
No programa, o cantor e apresentador Falcão (como ele mesmo) é o diretor e guia de uma equipe audiovisual que vai rodar o país para re-contar a nossa História em um documentário sobre a independência. Integram a trupe: o ator Joselino (Gero Camilo), o comediante Felisberto (Moises Loureiro), o roteirista Joca (Edglê Lima), a produtora Nina (Carolina Geraldo), o câmera e faz-tudo Chico (Ilan Gurgel) e a diretora de fotografia Carlota (Geovana Martan). Assinada por R.B.Diogo e Vinicius Augusto Bozzo, a produção tem direção artística de Fred Mayrink e roteiro final de Leonardo Lanna.
O Jornal O ESTADO quis saber qual a maior dificuldade em fazer o programa e sobre o processo de criação do Especial. Fábio Ambrósio respondeu: "Claro que todo grande projeto tem seus contratempos e esse não foi diferente. Foi um projeto embrionário pra Globo, e para nós, que traz lições pra todos, mas o importante mesmo é ver a Globo acreditar nos talentos de todos os cantos do Brasil. É importante a representatividade artística e profissional de todas as partes do pais. O Brasil é gigante, tem talentos brilhantes e ver a Globo abrir esse espaço pra que uma afiliada leve seu time para todo o Brasil é sensacional", afirmou. "Mas não ache que só ficamos no Ceará, nossa trupe deu a volta no país atrás de boas histórias, na verdade atrás da nossa história. Viva o Brasil e a independência do povo brasileiro", comemora o diretor.
“O Falcão é o nosso mestre, conduzindo essa história ao lado do Gero Camilo e de um elenco todo aqui de Fortaleza, que traz a prosódia do Ceará, essa vibração, a beleza dessa terra”, afirmou o diretor Fred Mayrink (foto acima). “Estamos tentando aprender a História do Brasil todo mundo junto, com todos esses atores novos do Ceará, e, o mais interessante, por esse viés dos humoristas”, celebra Falcão, que também espera trazer, além da diversão, reflexões: “É sobre desvendar como o Brasil chegou aonde estamos e como faremos para sair dessa enrascada em que nos metemos (risos)”, explicou Falcão em matéria da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário