sexta-feira, 30 de outubro de 2015

6º Jeri Eco Cultural

Festival que une música e ecologia acontece nesse fim de semana do feriadão, em Jericoacoara, com shows de Tulipa Ruiz e outros artistas

A combinação entre a paisagem da paradisíaca praia de Jericoacoara, grandes atrações artísticas e o envolvimento da comunidade local em atividades sustentáveis, é a essência do Jeri Eco Cultural, que chega à sua sexta edição em 2015.  O 6º JERI ECO CULTURAL acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro. Na programação, oficinas ambientais de horta solidária e sabão ecológico para a comunidade e o show inédito Dancê da cantora Tulipa Ruiz, com abertura da dupla piauiense radicada em Jeri, Luã Passos e Zaqueu Souza.
O projeto JERI ECO CULTURALvisa incentivar a cultura, a economia e a consciência ambiental no Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e vizinhanças, utilizando apresentações musicais como instrumento de sensibilização para valorização do desenvolvimento local e da população brasileira. A realização do evento é do Instituto Vértice, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará,Coca Cola e Expresso Guanabara através da Lei Estadual de Apoio à Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Jijoca.


OFICINAS AMBIENTAIS PARA COMUNIDADES
Esse ano, o 6º JERI ECO CULTURAL promoverá oficinas de horta solidária e sabão ecológico, em parceria com o projeto Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Fanor, da faculdade Fanor/Devry. Com aulas teóricas e práticas, essas têm por objetivo despertar a consciência ecológica, seja reaproveitando espaços subutilizados para plantação de alimentos sem agrotóxicos ou reutilizando o óleo de cozinha para a fabricação do sabão, estimulando ainda o convívio social, a qualidade de vida e o empreendedorismo.
As oficinas serão realizadas durante a sexta-feira (30), de 8h às 12h e de 14h às 18h, no Espaço Multiuso. É importante ressaltar que todas as ações e atrações do 6º JERI ECO CULTURAL são gratuitas para viabilizar a participação da comunidade e dos visitantes e que, durante o evento, todos serão estimulados a recolherem corretamente seu lixo.

 SHOW DE TULIPA RUIZ


Em 2015, o JERI ECO CULTURAL retoma suas atividades, trazendo uma atração musical nacional. No sábado (31), Luã Passos e Zaqueu Souza se apresentam às 20h, abrindo para Tulipa Ruiz, quesobe ao palco às 21h com o seu último trabalho, Dancê. Inédito no Ceará, o show é um convite para dançar, do começo ao fim.
Cinco anos depois de estrear no mercado independente com “Efêmera” e seu repertório pop solar, se consolidando como revelação da música brasileira dois anos depois com “Tudo Tanto”, mais na pegada pop rock, a cantora e compositora paulista surpreende e se reinventa com Dancê. Produzido por Gustavo Ruiz - irmão, guitarrista, parceiro em dez das 11 novas composições e produtor de todos os seus trabalhos -, o repertório de Tulipa continua pop e mantém ecos solares, mas foi feito para dançar. “É um álbum para se deixar levar”, explica o produtor.
A sonoridade está ainda mais encorpada, em faixas com forte presença de metais e sopros, com arranjos de Marcio Arantes e Jacques Mathias. Mas também tem canção para dançar a dois, colado. É uma pista particular para todas as cabeças e gerações. Ao longo de onze faixas, Tulipa versa, como sempre fez, sobre o agora. E o agora de Tulipa Ruiz é atemporal. 
Sobre Tulipa Ruiz - Nascida em Santos, criada na mineira São Lourenço e formada em Multimeios na PUC, de São Paulo, Tulipa Ruiz e o irmão, Gustavo, têm berço musical: o pai, Luiz Chagas, é guitarrista da vanguardista Isca de Polícia, banda que acompanhou Itamar Assumpção. As referências, entretanto, se espalham por Baby do Brasil, Zezé Motta, o grupo Rumo e as artistas internacionais e multimídias Meredith Monk e Yoko Ono, além de Joni Mitchell.
Ainda garota e já universitária, Tulipa teve algumas experiências musicais por hobby. O “valendo”, porém, veio só em 2009 quando a então redatora e ilustradora se assumiu como cantora e compositora. Os desenhos continuam presentes na carreira: em todos os encartes dos álbuns, em colaborações para o jornal Le Monde Diplomatique Brasil e na marca de roupas Brocal, que ela lançou em 2014 com sua empresária Heloisa Aidar e tem seus desenhos como matéria-prima para estampas.



 RETROSPETIVA JERI ECO CULTUTAL

De 2008 a 2012, o JERI ECO CULTURAL atingiu um público total de 60 mil pessoas. Entre as atrações que já tocaram na internacionalmente famosa praia de Jericoacoara, figuram: Paulinho Moska, Groovytown, Nando Reis, Chico César, Falcão (O Rappa) e os Loucomotivos, Batucada Elétrica, Céu, Mundo Livre S/A, Banda Eddie, Orquestra Sinfônica de Jijoca, Nigroover, DJ Leo Teruz, Nayra Costa e Criolo.
Vale destacar que nas primeiras edições do projeto, o grande foco foram as capacitações para as artesãs da Associação das Crocheteiras de Jijoca, que realizam importante trabalho artesanal e de geração de renda para os moradores da região. Em 2012, houve uma ampliação dos temas abordados e do público atingindo, com a realização as seguintes oficinas: fábrica de vassouras ecológicas, forno solar, combate às drogas; multi utilidades do lixo.



SERVIÇO - 6º JERI ECO CULTURAL


Dia 30/10 (Sexta-feira) – OFICINAS DE HORTA SOLIDÁRIA E SABÃO ECOLÓGICO

Horário: De 8h às 12h e de 14h às 18h

Local: Espaço Multiuso

GRÁTIS



Dia 31/10(Sábado) – SHOW DE TULIPA RUIZ COM ABERTURA DA DUPLA LOCAL LUÃ E ZAQUEU

Horário: A partir das 20h

Local: Espaço Multiuso

GRÁTIS