segunda-feira, 1 de junho de 2015

DESTAQUES

 V Festival de Jericoacoara Cinema Digital chegou ao fim neste domingo, premiando filmes de sete estados 

Encerrado neste domingo, 21/6, na paradisíaca praia do oeste cearense, o V Festival de Jericoacoara Cinema Digital premiou curtas-metragens de cineastas de sete estados. Os realizadores cearenses estiveram entre os premiados, com Josafá Ferreira Duarte recebendo o prêmio de melhor filme pelo júri popular, Pedro Rocha conquistando o troféu de melhor filme do Ceará, Piauí e Maranhão e George Alex Barbosa conquistando menção honrosa. Os grandes vencedores do festival foram os filmes “O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau (BA) e “Preto no branco”, de Alison Zago Silva (SP), com quatro troféus “Pedra Furada” para cada um. Diretor do festival, o cineasta Francis Vale agradeceu a todos que contribuíram para que o evento pudesse alcançar com sucesso a importante marca da quinta edição
Ao longo de uma semana, moradores e visitantes de Jericoacoara conferiram um amplo painel da história do cinema nacional e da produção audiovisual brasileira contemporânea, com o V Festival de Jericoacoara - Cinema Digital. Tudo com entrada franca, em exibições que uniram nativos, cearenses de outros municípios e visitantes de diversos estados brasileiros e diferentes países, na Sala Multimídia do Polo de Atendimento à Infância e Adolescência de Jericoacoara. Mesmo local em que, na noite deste domingo, 21/6, foram divulgados os filmes vencedores, selecionados pelo júri do festival. Os realizadores, atores e técnicos premiados receberam o Troféu Pedra Furada, concebido pelo renomado artista plástico cearense Zé Tarcísio, em referência ao grande ícone de Jeri, sempre apontada como uma das mais belas praias de todo o mundo.
Além da mostra competitiva de curtas-metragens, que incluiu 30 filmes de até 20 minutos, de realizadores de 11 estados, o festival, iniciado na última segunda-feira, 15/6, contou com uma mostra informativa, com exibições à tarde contemplando filmes como “O Desafio”, de Paulo César Saraceni, e “Os Subterrâneos do Futebol”, de Maurice Capovilla, que contou com debate, após a exibição, com a presença do ex-jogador de futebol Afonsinho, colunista da revista Carta Capital. Também foram realizadas sessões de cinema com filmes para o público infantil e ainda uma oficina de cinema digital, para os moradores de Jericoacoara. Tudo com entrada franca e participação aberta a todos os interessados.
Neste domingo, na grande noite de encerramento do festival, realizado pela Anhamum Produções Audiovisuais e pelo Cineclube Avenida, com co-produção da Jerimoon Tour, patrocínio da Coelce, por meio do Mecenato, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Governo Federal/Ministério da Cultura, foi prestada homenagem ao cineasta baiano Tuna Espinheira, falecido em janeiro deste ano e que participou do festival por três vezes, como convidado. Do diretor, foi exibido o filme “O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão Veredas”. A exibição contou com a presença de Yara Espinheira, viúva do cineasta, que, muito emocionada, subiu ao palco junto da filha, Rosa, para agradecer pela homenagem. “Tuna tinha uma obsessão em fazer cinema. Espero que a seriedade de fazer cinema prevaleça também para os jovens diretores que estão aqui. Viva o cinema”, destacou Yara.



Jovens realizadores e cineasta-mirim


Logo após a homenagem, aconteceram a exibição de filmes produzidos pelos participantes da oficina de cinema digital e a entrega de certificados aos jovens realizadores audiovisuais de Jericoacoara. Em seguida, o pequeno Pablo Ferreira, de apenas seis anos, recebeu um troféu especial, por ter feito seu primeiro filme – um vídeo de um minuto, sobre futebol, feito com bonecos e exibido no festival sob fortes aplausos. Pablo é filho de Arnaldo Formiga, coordenador técnico do festival, e participa do evento desde a primeira edição.
Foi a vez então da solenidade de premiação aos realizadores dos curtas-metragens participantes da mostra competitiva que, para o júri do festival, mais se destacaram ao longo de todo o evento, em que o diretor de cada um dos 30 curtas selecionados permanece durante toda a semana em Jericoacoara, participando de debates, trocando ideias sobre cinema e gerando possibilidades de novos projetos

 

Filmes premiados


Passada a curiosidade de realizadores e espectadores, foram premiadas produções provenientes de sete estados, em decisão do júri presidido pelo cineasta e cineclubista paraibano Hermano Figueiredo.
O prêmio de melhor ficção ficou com “Preto no branco”, de Alison Zago Silva, de São Paulo, que também foi premiado como filme de melhor montagem e de melhor direção de arte, além de render o prêmio de melhor ator, para Sérgio Mastropasqua. "O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau, da Bahia, foi premiado como o melhor documentário e também deu a seu realizador o troféu de melhor diretor, além de levar o prêmio de melhor fotografia e de melhor desenho de som. “Guida”, de Rosana Urbes, de São Paulo, foi considerado o melhor filme de animação e também o de melhor trilha sonora. “Cântico dos Ventos”, de Laurita Caldas, da Paraíba, levou o troféu de melhor filme experimental.
O prêmio de melhor roteiro foi para “O Passageiro”, ficção, de Eduardo Cantarino, do Rio de Janeiro.  O prêmio de melhor atriz ficou com Zezita Matos, do filme “Olhos de Botão”, ficção, de Marlom Meirelles, de Pernambuco.



Prêmios para os cearenses


“Cadê meu zóculos”, filme de ficção, do realizador cearense Josafá Ferreira Duarte, levou o prêmio de melhor filme na escolha do júri popular. Já o troféu de melhor filme dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Prêmio Cepima) ficou com “Curitiba, mon amour”, documentário, de Pedro Rocha (CE). “As Aventuras de Chaga das Onças”, animação, do realizador cearense George Alex Barbosa, e “Gutierres”, documentário, de Fernando Bassani, do Rio Grande do Sul, foram destacados pelo júri com menções honrosas.



Curtas e debates
Além da Mostra Competitiva de Curtas-metragens, o festival exibiu em Jericoacoara longas importantes para a história do cinema brasileiro, como "São Paulo Sociedade Anônima”, de Luiz Sérgio Person, filmes homenageados por completarem 50 anos em 2015.
"O festival também promoveu uma exibição especial do filme ‘Aos ventos que virão’, do cineasta cearense Hermano Penna, radicado em São Paulo, contando com a presença dele. Foi uma oportunidade excelente para que um grande nome do nosso cinema brasileiro pudesse trocar ideias e experiências com jovens realizadores e com o público do festival”, destacou o diretor do evento, o cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, apontando que o evento chegou com muito sucesso à marca da quinta edição.
“É uma vitória, para um festival voltado exclusivamente para o cinema brasileiro e para a democratização do acesso ao cinema, através do digital, do espaço aberto para que o público possa conhecer a cada ano o trabalho de novos e talentosos diretores que estão fazendo o novo cinema acontecer, em todas as regiões do País”, acrescenta Francis Vale.
“O ambiente de convivência proporcionado pelo Festival de Jericoacoara Cinema Digital é outro grande diferencial do evento, que une jovens realizadores a cineastas experientes, revisitando e refletindo sobre o passado, conhecendo o presente e debatendo o futuro do cinema brasileiro, que é o grande foco do evento. Somos um dos poucos festivais em todo o Brasil voltados exclusivamente ao cinema nacional", enfatiza Francis Vale, agradecendo pela participação de todos os cineastas, espectadores, patrocinadores, apoiadores e entusiastas do festival, nesta marcante quinta edição.



V FESTIVAL DE JERICOACOARA - CINEMA DIGITAL - RESULTADO FINAL - FILMES PREMIADOS


Melhor ficção: “Preto no branco”, de Alison Zago Silva (SP)

Melhor documentário: “O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau (BA)

Melhor filme de animação: “Guida”, de Rosana Urbes (SP)

Melhor filme experimental: “Cântico dos Ventos”, de Laurita Caldas (PB)

Melhor direção de arte: “Preto no branco”, de Alison Zago Silva (SP)

Melhor montagem: “Preto no branco”, de Alison Zago Silva (SP)

Melhor ator: Sérgio Mastropasqua, do filme “Preto no branco”, de Alison Zago Silva (SP)

Melhor diretor: “O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau (BA)

Melhor fotografia: “O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau (BA)

Melhor desenho de som: “O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau (BA)

Melhor roteiro: “O Passageiro”, ficção, de Eduardo Cantarino (RJ)

Melhor atriz: Zezita Matos, do filme “Olhos de Botão”, ficção, de Marlom Meirelles (PE)

Melhor filme, pelo júri popular: “Cadê meu zóculos”, ficção, de Josafá Ferreira Duarte (CE)

Melhor filme dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Prêmio Cepima): “Curitiba, mon amour”, documentário, de Pedro Rocha (CE)

Menções honrosas: “As Aventuras de Chaga das Onças”, animação, de George Alex Barbosa (CE), e “Gutierres”, documentário, de Fernando Bassani (RS)




 

Primeiros curtas da Mostra Competitiva do Festival de Jericoacoara 2015

Filmes de novos realizadores começam a ser exibidos na mostra de cinema digital que acontece até domingo no paraíso de Jijoca

Como uma família que se reúne anualmente para o Natal, o Festival Jeri Digital começou mais uma edição, para fazer a diferença cultural na Vila de Jericoacoara. O diretor e criador do evento, Francis Vale, reuniu mais uma vez amigos, colaboradores, a imprensa, cineastas consagrados, além dos novos realizadores do cinema nacional para apresentar aos turistas e cearenses que passarem pelo pequeno paraíso do município de Jijoca um pouco da diversidade e do trabalho de diretores, atores e produtores. Foi exibido na noite de abertura, na segunda, o longa metragem do cearense Halder Gomes, sucesso de bilheteria, "Cine Holliudy", sucesso de bilheteria com a presença do diretor que falou sobre suas realizações e sobre as dificuldades do cinema feito no Ceará.
O segundo dia do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital 2015 foi marcado pela celebração do quinto ano do evento, com um curta falando da história e do crescimento do festival, por parte de seus idealizadores e colaboradores, falando deste evento que adiciona à comunidade da Vila de Jeri o conhecimento técnico e a possibilidade de entrar no mundo mágico da sétima arte, gerando assim uma nova perspectiva de vida e da cultura.
A abertura foi marcada pelo curta de Pablo Formiga, filho do produtor Arnaldo Formiga, com o curta “Uma Partida de Futebol”, mostrando a criatividade e inocência de um jogo através dos olhos de um menino de cinco anos: "fofo" e inesperado.
Já na Mostra Competitiva, que começou nesta terça, foram exibidos seis curtas metragens. O primeiro foi "Gutierres", do gaúcho Fernando Bassani, que explora também o paradigma de definição de arte.
Já o filme "Nua por dentro do couro", do maranhense Lucas Sá, é um filme emblemático que mostra uma perspectiva da dimensionalidade de um modo diferente de vida, superando os clichês e se mostrando de uma criatividade inovadora, que tenta romper o padrão normal.
"Agradecimento", do cearense Diego Akel, é uma proposta de animação que foge do conceitual, mostrando uma interação com projeção e animação de um modo singular, com uma música marcante. 
"O Pau da Bandeira", do baiano Felipe Wenceslau é um filme bem equilibrado, com uma ótima fotografia e uma história interessante.
"Preto no Branco", do paulista Alison Zago Brito apresentou uma trama intrigante e misteriosa, inclusive com efeitos especiais. 
"Lampejos de Resistência", do cearense Roger Pires, encerrou a mostra competitiva de ontem, com uma narração acalentada de um tema que afeta todos nós, mostrando a indignação da população em relação ao sistema falido e retrógrado.
 O Festival Jeri Digital 2015 continua nesta quarta, a partir das 14h, com a Oficina de Cinema Digital.Logo após, às 14h30, já começa a Mostra Informativa, com uma homenagem ao diretor Paulo César Saraceni, com a exibição do filme "O Desafio", de 1965. Aliás, uma das boas diferenças desta edição do festival é a mudança de horário nos debates com cineastas, e a inclusão dessa Mostra Informativa, que na terça apresentou uma homenagem ao ator cearense Sidney Souto, e a apresentação de um filme sobre os jumentos (animais) do Ceará. A abertura dos debates, ontem, contou com a apresentação do Secretário de Turismo de Jijoca.
Nesta quarta, na Mostra Competitiva, serão exibidos curtas do Ceará, Sergipe, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro: "O Passageiro", de ficção de Eduardo Cantarino (RJ), "Às margens do Itapecuru", documentário de José Gomes (MA), "Guida", uma animação de Rosana Urbes (SP), a ficção "Amigo Anônimo", de Fábio Batista (SE), e os filmes dos cearenses Pedro Rocha e Virgínia Pinho, "Curitiba Mon Amour" e "Miragem".









TV DIVIRTA-CE em Jericoacoara

No primeiro dia da quinta edição do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, conversei com o cineasta Halder Gomes, que mostrou seu filme "Cine Holliúdy" na abertura do evento; veja outros vídeos do Jeri Digital 2015















Festival de Jericoacoara chega a quinta edição popularizando o Cinema Digital 

Evento acontece de 15 a 21 de junho apresentando grandes filmes, debates e o trabalho de jovens cineastas

Com o tema “Cinema Popular e Cinema Político”, a quinta edição do festival reconhecido no calendário nacional do cinema independente começa nesta segunda-feira, 15/6, reunindo grandes nomes e novos realizadores do audiovisual brasileiro. Ao todo, 30 curtas-metragens, de cineastas de 11 estados, foram selecionados para participar da mostra competitiva. Neste ano o festival, que acontece no Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Jericoacoara, realizará exibição especial do filme “Aos ventos que virão”, do cineasta cearense, radicado em São Paulo, Hermano Penna, e promoverá debate sobre a atual crise do futebol mundial, com a exibição do filme “Os Subterrâneos do Futebol”, de Maurice Capovilla, e um debate com os ex-jogadores Afonsinho e Sérgio Redes. Haverá ainda homenagem ao ator cearense Sidney Souto. Confira a programação completa
Pela quinta vez, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas de todo o mundo. De 15 a 21 de junho, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital realizará a sua nova edição, sempre fiel à proposta original, de oferecer um novo olhar sobre o cinema brasileiro, um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada tanto em conteúdo quanto em forma, por meio da tecnologia digital.
O V Festival de Jericoacoara – Cinema Digital contará, na Mostra Competitiva de Curtas, com a exibição de 30 filmes, de realizadores de 11 estados, selecionados entre mais de 260 inscritos. Participam do festival filmes de até 20 minutos, sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.
O festival também destacará o trabalho do cineasta cearense Hermano Penna, radicado em São Paulo, onde construiu uma trajetória de destaque no cenário do audiovisual brasileiro. Seu filme “Aos ventos que virão” será exibido especialmente no festival. Após o filme, tem debate com a presença do diretor.
"O destaque ao trabalho de diretores referenciais, como o Hermano Penna, que já foi homenageado no Festival de Jericoacoara e faz parte da história e do presente do evento, é uma forma de chamar atenção para momentos importantes e diferentes, na história do cinema brasileiro", destaca o cineasta Francis Vale, diretor do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, uma realização da Anhamum Produções Audiovisuais e do Cineclube Avenida, com co-produção da Jerimoon Tour, patrocínio da Coelce, por meio do Mecenato, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Governo Federal/Ministério da Cultura.

Futebol na tela e em debate
A quinta edição do festival, que começa nesta segunda-feira, 15/6, também tem entre suas atrações um debate sobre a atual crise do futebol mundial, com a exibição do filme “Os Subterrâneos do Futebol”, de 1965, dirigido por Maurice Capovilla, e a presença dos ex-jogadores Afonsinho, colunista da revista Carta Capital e personagem da história do esporte brasileiro ao se tornar o primeiro jogador a conquistar o passe livre, e Sérgio Redes, ídolo do futebol no Rio de Janeiro e no Ceará, aplaudido comentarista esportivo, autor de crônicas elencadas no livro “Nem tudo é futebol” e poemas como os reunidos no livro “O Raio do Futebol”, lançado em parceria com o artista visual Sérgio Pinheiro e com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
A exibição do filme acontece no sábado, 20/6, às 14h30, seguida do debate. “Neste momento em que o tema está quente, teremos certamente uma grande discussão sobre essa questão e as perspectivas de mudanças administrativas pra valer, no futebol no Brasil e no mundo, o que é esperado há muito tempo”, aponta Afonsinho, celebrando a oportunidade de retornar ao Festival de Jericoacoara Cinema Digital, do qual se tornou participante cativo.

O festival e o novo cinema brasileiro


“Chegando ao marco importante da quinta edição, o Festival de Jericoacoara Cinema Digital prossegue consolidando cada vez mais sua dimensão nacional, reunindo os novos realizadores do cinema brasileiro, que estão em todas as regiões, fazendo seus trabalhos, mesmo enfrentando, muitas vezes, dificuldades para divulgação, repercussão, visibilidade”, afirma Francis Vale.

“Na contramão dessa realidade, o festival existe justamente para contribuir para dar mais destaque a novos nomes do cinema brasileiro, provando que passamos de um eixo geográfico de produção para novos e múltiplos polos, espalhados pelo País”, acrescenta o diretor do festival.

 “O festival contribui para mostrar o pluralismo, essa riqueza de origens, temas e formas dos filmes, os realizadores de várias gerações que fazem o novo cinema brasileiro acontecer de um modo muito forte, pulsante”, complementa Francis, que também enfatiza a relação do festival com a comunidade como um diferencial.

Programação 2015: abertura com “Cine Holliúdy”

 A programação completa da edição 2015 do festival foi divulgada pela organização nesta semana. A abertura do festival, na segunda-feira, 15/6, às 19h, contará com solenidade e com a exibição do aplaudido filme “Cine Holliúdy”, do cearense Halder Gomes.
Na terça-feira, 16/6, tem início a Mostra Competitiva de Curtas-metragens, que segue até sexta-feira, 20/6, sempre a partir das 19h30. A cada dia serão exibidos seis filmes.
Já o período da tarde contará, sempre a partir de 14h, com a Oficina de Cinema Digital (ministrada pela professora Rosa Berardo e pelo doutorando Guilherme Souza, da Universidade Federal de Goiás) e, a partir das 14h30, com a Mostra Informativa e a programação de debates. Na terça-feira, acontece também homenagem ao ator cearense Sidney Souto, falecido em janeiro de 2015, deixando um vasto legado de contribuições ao cinema e ao teatro. Serão exibidos, a partir das 14h30, filmes dos quais ele participou.
Outras produções histórias do cinema brasileiro que serão exibidas no festival, sempre às 14h30, são “O Desafio” (1965), de Paulo César Saraceni (quarta-feira, 17/6) e “São Paulo Sociedade Anônima” (1965), de Luiz Sérgio Person (quinta, 18/6). Na sexta, 19/6, tem exibição de “Aos Ventos que Virão”, de Hermano Penna, e no sábado, 20/6, de “Os Subterrâneos do Futebol”, de Maurice Capovilla, seguida do debate com os ex-jogadores Afonsinho e Sérgio Redes.
No domingo, 21/6, as atividades acontecem a partir das 19h, com homenagem ao cineasta Tuna Espinheira, com exibição de seu filme “O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão Veredas”. Às 20h acontece a solenidade de encerramento do festival e de premiação aos vencedores nas diversas categorias, com entrega dos troféus.
Para assegurar, na prática, a democratização da participação no evento, a produção do festival garante transporte entre Fortaleza e Jericoacoara, alimentação e hospedagem, ao longo de todo o período, para um representante de cada um dos filmes selecionados.
“Mais do que apenas exibir os filmes, o festival se diferencia por proporcionar que os realizadores e o público possam conviver em Jericoacoara, ao longo de uma semana, debatendo cinema e permanecendo em contato direito com o público e a comunidade de Jeri”, reforça Francis Vale. “Muitas vezes novas produções nascem desse encontro”.
Ao longo do festival, os filmes serão apreciados por um júri composto por nomes de destaque no audiovisual. Receberão o Troféu Pedra Furada as obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá o troféu a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses.
O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.
 
Filmes selecionados – Festival de Jericoacoara Cinema Digital 2015

Joaquim Bralhador - Ficção - Márcio Câmara - CE

A Caminho de Casa – Ficção - Paula Szutan - SP

Olhos de Botão – Ficção – Marlom Meirelles - PE

Paixão Nacional – Ficção - Caio Baú - PR

Nua Por Dentro do Couro – Ficção - Lucas Sá - MA

O Passageiro – Ficção - Eduardo Cantarino - RJ

Preto ou Branco! – Ficção - Alison Zago Brito - SP

Tereza – Ficção – Mauricio Baggio - PR

Cadê Meu Zóculos – Ficção - Josafá Ferreira Duarte - CE

Amigo Anônimo – Ficção - Fábio Batista - SE

Tubarão – Documentário - Leo Tabosa - PE

Araca - O Samba em Pessoa – Documentário – Fausto Junior - RJ

Às Margens do Itapecuru – Documentário – José Gomes Pereira - MA

Curitiba Mon Amour – Documentário – Pedro Rocha de Oliveira - CE

O Pau da Bandeira – Documentário – Felipe Wenceslau - BA

Gutierres – Documentário – Fernando Bassani - RS

SerTão Resistente – Documentário - Roger Pires - CE

Beatitude – Documentário - Délio Freire - ES

Envolvidos –Documentário – Roger Pires - CE

O Muro é o Meio – Documentário – Eudaldo Monção Jr - BA

Agradecimento – Animação – Diego Akel - CE

Guida – Animação – Rosana Urbes - SP

As Aventuras de Chaga das Onças – Animação - George Alex Barbosa - CE

Bem me Quer – Animação - Brenno Levi de Sousa Magalhães - CE

Até a China – Animação – Marcelo Marão - RJ

Hotel Farrapos – Animação – Lisandro Santos - RS

A Arte Tem que ter Ambição - Experimental – Alex Nunes Barroso - CE

Cântico dos Ventos – Experimental – Laurita Caldas - PB

Miragem – Experimental – Virgínia Pinho - CE

Lampejos da Resistência – Experimental - Roger Pires - CE

SERVIÇO
V Festival de Jericoacoara – Cinema Digital. De 15 a 21 de junho, em Jericoacoara. Toda a programação tem entrada franca. Mais informações:www.jeridigital.com.br.







+ CINEMA CEARÁ


Cine Ceará volta ao São Luiz

25ª edição acontecerá de 18 a 24 de junho

O Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema  divulga a programação da 25ª edição, que ocorrerá de 18 a 24 de junho, no Cineteatro São Luiz e outros equipamentos em Fortaleza. Durante uma semana serão exibidos 60 filmes - 20 longas e 40 curtas - representando o cinema de oito países. No dia 16, terça, já serão distribuídos 250 ingressos duplos para a noite de abertura.
Nesta edição do Cine Ceará, nove longas concorrem ao troféu Mucuripe. O chileno “O Clube”, de Pablo Larraín, será o filme de abertura. Durante o fim de semana, serão apresentados dois filmes a cada noite: na sexta, ocorrem as sessões do espanhol “Loreak”, de Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, e da coprodução Brasil/Argentina “Jauja”, de Lisandro Alonso; no sábado é a vez do cubano “A Obra do Século”, de Carlos M. Quintela, e do nacional “Real Beleza”, de Jorge Furtado; já o domingo terá a exibição do peruano “NN”, de Héctor Gálvez e de “Cordilheiras no Mar: a Fúria do Fogo Bárbaro”, de Geneton Moraes Neto.
A competição de longas se completa com a sessão de “Cavalo Dinheiro”, do português Pedro Costa, na segunda, e da coprodução Espanha/Etiópia “Crumbs”, de Miguel Llansó, na terça. "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, foi retirado da lista final do Cine Ceará pelos produtores do filme devido à mudança da data de lançamento no Brasil.
Os filmes serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Olhar do Ceará, espaço para ver e discutir o audiovisual cearense com a exibição de curtas-metragens, Novo Cinema Espanhol, com produções de longas e curtas-metragens do país homenageado, Mostras Sociais - Melhor Idade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Acessibilidade - e exibições especiais. Há ainda a realização do seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense, debates diários com realizadores dos filmes e oficinas.
A atriz Leandra Leal e o cineasta Cacá Diegues são os homenageados deste ano e já confirmaram presença. Entre os convidados internacionais estão os diretores Lisandro Alonso, de "Jauja", Miguel Llansó, de "Crumbs", e Héctor Galvez de "NN", o ator Alejandro Goic, de "O Clube", e a atriz Itziar Ituño, de "Loreak". Jorge Furtado, Vladimir Brichta, Francisco Cuoco e Vitoria Strada estarão na pré-estreia de "Real Beleza". E o diretor Geneton Moraes Neto representará seu novo longa "Cordilheiras no Mar" junto com o ator Claudio Jaborandy.
Os curtas-metragens, também valorizados no Cine Ceará, concorrem ao troféu Mucuripe em várias categorias. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens, estão 16 produções de dez estados,  e na Mostra Olhar do Ceará são 13 selecionados.
Este ano, a Espanha é o país homenageado com a Mostra Novo Cinema Espanhol, que apresentará sete longas e oito curtas-metragens. Entre os destaques estão o longa "Nem Tudo é Vigília", de Hermes Paralluelo, eleito Melhor Filme nos festivais do Uruguai e de Cosquim, e o curta "Ser e Voltar", de Xacio Baño, vencedor do Prêmio do Júri no Festival Clermont Ferrand, na França. Produções icônicas de Luis Buñuel (SIMÓN DEL DESIERTO. 1965) e Víctor Erice (EL ESPÍRITU DE LA COLMENA. 1973) também serão exibidas.

SERVIÇO

25° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 18 a 24 de junho de 2015. Cerimônias de Abertura e Encerramento, Mostras Competitivas, Melhor Idade e Acessibilidade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Exibições Especiais: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Mostras Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol e Exibição Especial: Cinema do Dragão/ Fundação Joaquim Nabuco - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema); Masterclasses: Cena 15 (Rua José Avelino 495 - Praia de Iracema) e Debates com Realizadores: Mareiro Hotel (Avenida Beira Mar, 2380 - Meireles), em Fortaleza, Ceará. Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.

INGRESSOS PARA A NOITE DE ABERTURA - Os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria do Cineteatro São Luiz no dia 16, a partir das 13h até esgotarem os 250 convites duplos disponíveis, respeitando o limite das 18h.

Para mais informações, acesse o site oficial do www.cineceara.com. E curta também a página do Facebook: https://www.facebook.com/FestivalCineCeara










TEATRO

Espetáculo “Ladrões de Estrelas” é destaque da semana no Teatro Via Sul

Um espetáculo inteligente, que apresenta uma mensagem de respeito, amor e igualdade. Esse é o lema da peça “Ladões de Estrelas”, com direção de Carlos Feroli e texto de Vinícius Marquê, que estreia nacionalmente em Fortaleza estará em cartaz no Teatro Via Sul de 19 a 21 de junho. A produção é estrelada por Brenno Leone, Gabriela Lopes, Caique Nogueira e Lais Pinho, que também são destaques da atual temporada do folheteen Malhação, da rede Globo


A história é contada no terraço de um edifício, onde quatro jovens procuram entender qual o lugar poderiam ocupar no mundo. Não em cima de nenhum prédio, naturalmente, mas lá embaixo, onde os carros atropelam as pessoas e as pessoas passam por cima uma das outras sem saber quem são, ou pra onde estão indo também; usando seus filhos como desculpa para toda uma série de inversões éticas.

O espetáculo conta com diversos fatores lúdicos que vão da trilha sonora, composta minuciosamente para o espetáculo, até a boa composição textual, que inédito escrito por um dos autores da novela da rede Globo Boogie Oogie. O elenco foi escolhido especialmente para este trabalho, cada um trás um currículo de peso, a fim de somar na qualidade obra.

A história é dirigida com encenação ágil e divertida, além de cenas surpreendentes, que dão movimento e realidade ao espetáculo. Contendo informações compreensivas na linguagem dos espectadores, é feito uma ligação direta do mundo imaginário ao mundo real e suas barreiras, que também fazem parte dessa jornada de tirar o fôlego.

O público também pode se entreter com a iluminação, que terá efeitos especiais em led, fumaça, projeção e cenário impecável, um dos pontos lúdicos deste trabalho. “Ladrões de Estrelas” é um espetáculo juvenil que agrada a todas as classes sociais, por ser além de tudo, um espetáculo atual e bem humorado.

ELENCO:

Brenno Leone – Mangourd
Gabriela Lopes – Violeta
Caique Nogueira – Tristan
Lais Pinho – Cocô

Serviço “Ladrões de Estrelas:

Dias: 19,20 e 21 de junho de 2015
Horário: Sexta e Sábado 21h e Domingo às 20h
Local: Teatro Via Sul (Av. Washington Soares, 4335)
Ingressos: R$ 80,00 inteira e R$ 40,00 meia
Pontos de Venda: Na bilheteria do shopping Via Sul no 3º (terceiro) piso e no site www.ingresso.com.br
Formas de pagamento: dinheiro e  débito
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BILHETERIA DO TEATRO VIA SUL
Segunda-feira: fechada
Terça a domingo: 13h às 20h
Obs: Nos dias de espetáculos na sexta, sábado e domingo a bilheteria funciona de 13h às 22h. Crianças até 2 anos e 11 meses não pagam.
Mais informações:(85) 3052-8027









SHOWS

LIBERADO 2° LOTE DO CAMAROTE PARA SHOW DE CAPITAL INICIAL E BIQUINI CAVADÃO
 
As bandas se apresentarão na 1ª edição da festa “Porque Hoje É Rock” no Colosso Stage


Já estão liberadas as vendas do 2° lote do camarote para a festa “Porque Hoje É Rock”, com Capital Inicia e Biquini Cavadão, no Colosso Stage. O 2° lote do camarote está sendo comercializado a R$ 250,00, valor único por pessoa com open bar de cerveja, vodka, whisky, água e refrigerante durante toda a festa.

A Pista Premium continua no 1° lote nos valores de R$ 70,00 (meia) e R$ 140,00 (inteira) e com parcelamento em 2x sem juros. Os fãs podem adquirir os ingressos na Don Paletas no shopping Reserva Mall, Beira Mar e shopping Rio Mar, nas lojas Blinclass (shoppings Aldeota, Iguatemi e North Shopping), no quiosque da Bilheteria Virtual (shopping Del Paseo - 3° piso) e no site  www.BilheteriaVirtual.com.

A festa, que acontece dia 17 de julho foi pensada com objetivo de resgatar a tradição do rock’n roll em Fortaleza.A primeira edição nacional do “Porque Hoje É Rock” aconteceu dia 22 de maio no Chevrolet Hall em Recife, com a participação das bandas Biquini Cavadão e Humberto Gessinger.


SOBRE AS BANDAS:

Biquini Cavadão
Nome de destaque no cenário pop rock nacional nas décadas de 1980 e 1990, a banda Biquini Cavadão celebra 30 anos de carreira com o lançamento de um novo trabalho ao vivo. Disponível em CD, DVD e Blu-Ray, este novo lançamento foi batizado como “Me Leve Sem Destino”, nome retirado da letra de um dos sucessos da banda, “Vento Ventania”.

“Me Leve Sem Destino” traz o registro de uma apresentação realizada pelo grupo em dezembro de 2014, no palco do Palácio da Música Oscar Niemeyer, em Goiânia/GO. Mas nem só de passado vive o Biquini Cavadão. “Me Leve Sem Destino” também traz quatro músicas, até então, inéditas: “Pequeno Romance”, “No Mesmo Lugar”, “Vou Deixar Tudo Para Trás” e “Livre”. Esta última música, inclusive, é o single de divulgação do lançamento.
Capital Inicial

Em turnê pelo Brasil, a banda de Dinho Ouro Preto (vocal, violão e guitarra), Fê Lemos (bateria, percussão e vocais), Flávio Lemos (baixo) e Yves Passarel (guitarra, violão e vocais) resolveu revolucionar o rock'n'roll. A banda celebra em seu novo trabalho “Viva a Revolução” às manifestações ocorridas no País em 2013, mas, apesar do nome dizer tudo, as letras não são tão explícitas assim, também trazem um tom romântico, sem deixar de lado o tema que inspirou a banda durante a produção do EP.

A novidade desse álbum é a mais nova aventura de Dinho Ouro Preto no mundo da composição. Dinho, Alvin L e do ex-guitarrista do Charlie Brown Jr., Thiago Castanho, assinam juntos as duas baladas do disco, “Coração Vazio” e a primeira música de trabalho, “Melhor do que Ontem”. Na contramão do que sempre fez, o Capital Inicial agora utiliza metáforas, fazendo com que o seu novo disco de trabalho represente também outras mobilizações.

Porque Hoje É Rock! Fortaleza
Atrações: Capital Inicial e Biquini Cavadão
Data: 17 de julho de 2015
Local: Colosso Stage
Abertura dos Portões 21h
Ingressos:
Pista Premium: R$ 70,00 (meia) e R$ 140,00 (inteira )
Camarote Open Bar: R$ 250,00 (valor único por pessoa)
*Open Bar de cerveja, vodka, whisky, água e refrigerante.
Pontos de Venda
- Don Paletos ( soppings Reserva Mall e Rio Mar e na Beira Mar)
- Lojas Blinclass (shoppings Aldeota, Iguatemi e North Shopping)
- Quiosque da Bilheteria Virtual no shopping Del Paseo (3° piso)
- Site www.BilheteriaVirtual.com
- Paletas Mania
Classificação:
Pista Premium: 16 anos
Camarote Open Bar: 18 anos
Patrocínio: Budweiser
Promoção: Cidade 99.1 FM
Realização: Arte Produções e Stallo’s Produções
*Parcelamento (1° lote da Pista Premium poderá ser parcelada em 2x SEM JUROS).








MÚSICA



São Gonçalo do Amarante realiza solenidade de lançamento da Orquestra Municipal



 No próximo dia 18 de junho, o Município de São Gonçalo do Amarante, realiza a solenidade de lançamento da primeira Orquestra Municipal da região, que pretende despertar um novo olhar para o cenário cultural do município e possibilitar a inclusão social através da arte e da cultura. O evento acontece na Praça Matriz da cidade, às 18h30, com a presença de convidados e autoridades locais, além das apresentações do Quarteto de Trombones, uma das extensões da Banda Municipal Aldenor Barbosa, que também se apresentará nesta noite e contará com participações especiais do cantor local Osmildo e também de Marcos Lessa, Mel Mattos e Lídia Maria

O Projeto da Orquestra Municipal de São Gonçalo é uma realização da Associação das Famílias de Pecém em parceria com a Endesa Fortaleza e Enel, apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante através da  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura e a coprodução da WM Cultural.  Segundo o diretor da WM Cultural e produtor do projeto, William Mendonça, essa ação na macro região de Fortaleza, é importante para fomentar a diversidade de produtos culturais no estado. "Com estas ações socioculturais objetivamos diversificar a oferta cultural local oferecendo produtos aos moradores e contribuir para a melhoria e o bem-estar da cidadania mediante o fomento à fruição artística. Por tratar-se de um projeto democrático, estaremos proporcionando o acesso à comunidade em geral  com seus mais diferentes segmentos e classes", ressalta William. 

Com o intuito de ser um canal de valorização da musicalidade local e tornar-se uma atração musical de referência no estado, a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante, será composta por 60 crianças e jovens a partir 10 anos, das redes públicas de ensino, que terão a oportunidade de se profissionalizar na música e escolher entre os instrumentos: violino com espalateira, viola, violoncelo, contrabaixo, saxofone alto, saxofone tenor, sax barítono, tuba, flauta, piccolo, clarineta, trompa, trombone, pandeiro, conga e bateria. Um dos requisitos para fazer parte da Orquestra é que as crianças e jovens estejam devidamente matriculadas, no caso de jovens e adultos, é necessário que já tenham concluído o ensino médio. As aulas de cordas, com o professor Paulo Cleber, acontecem nas Terças e Quintas, de 14h30 às 16h30, já as aulas de Sopro e Percussão, com o professor Diogo Barbosa, serão realizadas nas Segundas e Quartas, de 18h30 às 20h30.

Essa primeira fase de formação terá duração de 10 meses. O conteúdo programático do projeto faz parte de um Plano Pedagógico composto por: Aulas de Teoria Musical e História da Música, Prática Instrumental (Individual e Coletiva), Ensaios e Apresentações Artística (Fruição e Difusão).  Após a fase de iniciação com os instrumentos e orientação dos professores os alunos passarão a compor oficialmente a Orquestra e poderão se apresentar nos espaços públicos e praças do município, sendo necessários ensaios periódicos com os integrantes, exercitando assim, a prática de conjunto, possibilitando o aprimoramento da escuta e da expressão musical em um contexto coletivo e de troca com a cidade.

O time que compõe a equipe pedagógica do projeto é formado por profissionais como: Maestro Madiel, que assume a Coordenação Pedagógica e a Regência da Orquestra Municipal, assim como,  Maestro Diogo Braga, como professor de sopro e percussão, ambos titulares na regência da Banda Municipal Aldenor Barbosa que atua no município desde 2005. A equipe conta também com a participação do músico fortalezense Paulo Cleber, que tem em seu currículo a Orquestra Cearense de Cordas e a Orquestra Eleazar de Carvalho e traz consigo uma valiosa contribuição para a formação do naipe de cordas da Orquestra Municipal de São Gonçalo. Em sua fase final o projeto beneficiará não só os estudantes através de iniciativa socioeducativa, mas toda população que encontrará em seus espaços de convivência, mais um recurso de entretenimento e inclusão cultural de forma gratuita.

De acordo com Maria Vênus de Andrade Cunha, Secretária de Cultura e Turismo de São Gonçalo do Amarante, apoiar o Projeto da Orquestra Municipal significa oportunizar aos adolescentes e jovens um futuro melhor. “Aprender a tocar um instrumento e participar de uma orquestra tem grande significado na educação e no futuro de qualquer adolescente e jovem. Além de aprender sobre a música, ele desenvolve disciplina, cultura, concentração e senso de equipe, bem como a descoberta de novos talentos, onde todo mundo ganha”, pontua a secretária.

 

SERVIÇO



Lançamento da Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante

(Apresentação do Quarteto de Trombones, com participações especiais do cantor local Osmildo e também de Marcos Lessa, Mel Mattos e Lídia Maria)

Quando: 18 de junho, às 18h30

Local: Praça Matriz de São Gonçalo do Amarante 

Inscrições de alunos

Período: 15 a 19/06 e 22 a 24/06 (8h às 12h/14h às 16h)

Local: Sede da  Secretaria de Cultura e Turismo de São Gonçalo do Amarante- CE









LUXO

CLAUDIO QUINDERÉ FALA SOBRE CRIAÇÃO AUTORAL
E ARTESANAL DE JOIAS NA DESCONEXO DESIGN


O designer Claudio Quinderé promove, na próxima quarta-feira (17/06), um bate papo sobre a criação autoral e artesanal de joias na loja Desconexo Design, a partir das 17h. A ideia é compartilhar a sua experiência em mais de 20 anos de carreira neste segmento, no qual se destaca através da pluralidade de temas e técnicas presentes em sua obra, que combinam elementos regionais e sustentáveis com sua matéria-prima, a prata, na concepção de peças que expressam toda a sua força criadora

Os convidados também conferem as peças de maior relevância em sua trajetória, como a coleção Cores e Traços de Miró. Inspirado na arte do pintor espanhol, que tem suas obras em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza atualmente, o designer utiliza a técnica inlay de pedras para criações multi-coloridas, vibrantes e de formas geométricas. Através dessa técnica, a pedra é quebrada em pequenos pedaços, que são colados manualmente, um a um, numa espécie de mosaico definido pelas formas em prata. São utilizadas pedras de diversas cores, como turquesa, coral e ônix.

Ganha destaque ainda a coleção Tramas de Buriti. Ecologicamente correta e exclusiva, essa coleção foi selecionada para duas edições da Bienal Brasileira de Design, em 2010 e 2012. Para além do território nacional, Tramas do Buriti foi selecionada para a exposição Joia Brasil em Paris, por ocasião do Ano do Brasil na França, em 2005. Já em 2011/2012, representou o Ceará na exposição itinerante Jewels from Brazil, que percorreu quatro cidades na Inglaterra difundindo o design brasileiro no exterior, sob curadoria da jornalista especializada em design, gestora cultural e escritora Adélia Borges.

Sobre Claudio Quinderé - Iniciou sua incursão pelo mundo da arte ainda criança, quando foi morar com sua família no Rio de Janeiro. “Lá eu tive a oportunidade de estudar artes plásticas durante alguns anos no Museu de Arte Moderna com Ivan Serpa, pintor, desenhista, professor e gravador premiado. Enquanto psicanalista lacaniano, fiz um curso de escultura em fibra de vidro e poliuretano e me apaixonei pela arte em três dimensões. Como sempre considerei as joias verdadeiras obras de arte, resolvi procurar uma formação nessa área”, relembra.

Seguiu então para o Canadá para uma imersão criativa e teve a oportunidade de estagiar com o renomado designer Rolf Schmidt. De lá foi para São Paulo, onde estudou ourivesaria, retornando a Fortaleza em 1994 para abrir seu primeiro ateliê.

Ao longo de sua carreira, ganhou destaque participando de eventos como Casa Cor São Paulo e Ceará, Fashion Rio (RJ), Daslu Artes (SP), Bienal Brasileira de Design (2010 e 2012), além das exposições Joia Brasil, na França, e Jewels from Brazil, na Inglaterra. Na televisão, suas peças já foram exibidas em novelas globais como Mulheres Apaixonadas, América, Celebridade, Duas Caras, Caminho das Índias e Ti-Ti-Ti.

Atualmente, investe no e-commerce, através da sua loja virtual (www.claudioquindere.com.br), e ao atendimento personalizado de clientes. Suas peças ainda são comercializadas no Museu de Arte Moderna e no Museu de Arte do Rio (RJ).

SERVIÇO

BATE PAPO SOBRE CRIAÇÃO AUTORAL E EXIBIÇÃO DE JOIAS COM CLAUDIO QUINDERÉ

DATA: 17/06 (Quarta-feira)

Horário: Das 17h às 20h

Local: Desconexo Design (Praça Portugal, 73 A)








GASTRONOMIA

Festival Fartura traz estrelas da gastronomia brasileira  para Fortaleza de 19 a 21 de junho

Lia Quinderé, Kátia Barbosa, Manu Buffara, Thomas Troisgros e Isabela Raposeiras, entre outros, estarão juntos no evento que terá mais de 70 chefs e produtores convidados com degustações com preço máximo de R$25.

Fortaleza recebe pela primeira vez, de 19 a 21 de junho, o Festival Fartura, evento que reunirá grandes chefs, produtores, empreendedores e visitantes para experimentar menus especiais e conhecer a relevância cultural e econômica da gastronomia brasileira. A programação conta com mais de 70 atividades gastronômicas, entre cursos, degustações, cozinhas ao vivo, espaço para degustação de menus de chefs e restaurantes, espaço para degustação de petiscos, lanches e doces, vendas de produtos, mais de 20 atrações musicais, apresentações de grupos teatrais e espaço infantil. O evento acontece no shopping Iguatemi Fortaleza, na sexta (19), de 17 às 23 horas, sábado, de 12 às 22 horas, e domingo (21), de 12 às 20 horas. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos no stand do evento no shopping Iguatemi ou pelo site www.farturagastronomia.com.br.

Serão três dias de programação que mesclará cursos, degustações, venda de comidas e bebidas com preço máximo de R$25. O festival é o resultado de quatro anos de pesquisa da Expedição Fartura Gastronomia, que terá percorrido, em 2015, mais de 20 estados em busca de produtores, restaurantes e chefs que representem a culinária e a cultura de todo o território nacional.

Mais de 70 chefs e produtores convidados de 17 estados do país participam do evento, que tem a chef Lia Quinderé, de Fortaleza (CE), como co-curadora. Os visitantes poderão degustar menus dos chefs Thomas Troisgros (RJ), Léo Paixão (MG), Carlos Kristensen (RS), Katia Barbosa (RJ), Manu Buffara (PR), Onildo Rocha (PB), Wanderson Medeiros (AL) e Joca Pontes (PE).

Em 2014 foi realizada em Belo Horizonte a primeira edição do Festival Fartura e agora, Fortaleza será a primeira cidade fora de Minas Gerais a receber uma edição do evento. O projeto tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva gastronômica brasileira. O evento apresenta os resultados das pesquisas realizadas durante as viagens da Expedição Fartura Gastronomia e possibilita a interação de produtores, chefs e empreendedores, clientes e visitantes que, além de experimentar,  passam a conhecer a relevância cultural e econômica da gastronomia brasileira.

 “O FARTURA é um grande guarda chuva que envolve os mais diversos atores ligados à cadeia produtiva da gastronomia, logo, tudo que está ligado à Gastronomia, está ligado ao Fartura. Fortaleza vai ganhar um super presente com a realização da primeira edição do Festival Fartura Fortaleza, quando a nossa cultura gastronômica irá se misturar à cultura gastronômica brasileira” diz Lia Quinderé, chef de cozinha convidada do Festival Fartura BH e co-curadora do Festival Fartura Fortaleza.

FARTURA GASTRONOMIA

O Projeto FARTURA Gastronomia, realizado pela mesma equipe do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que em 2015 terá sua 18º edição, tem como objetivo promover o desenvolvimento da gastronomia nacional por meio de eventos, expedições, filmes, documentários, web séries, programa de rádio, livros e conteúdo para redes sociais. Assim, explora o segmento em todos os seus aspectos: produtores e produtos de uma determinada região, que inspiram receitas preparadas por grandes chefs da culinária nacional.

EXPEDIÇÃO FARTURA GASTRONOMIA

No final de maio de 2015 a expedição terá percorrido mais de 20 estados brasileiros e quase 56 mil km: o objetivo é explorar todo o Brasil. Nos quase quatro anos de pesquisa, já passou por 135 cidades e entrevistou aproximadamente 355 personagens da gastronomia brasileira. Este ano, o grupo passou por Goiás, Tocantins e Pará, e irá visitar ainda Piauí e Maranhão. Assim como nos outros anos, a conclusão do trajeto dará origem a um livro e um documentário com relatos de todos os produtores visitados, além das receitas executadas pelos chefs que acompanharam as etapas utilizando os ingredientes de cada local. Em 2014, o livro Expedição Brasil Gastronômico – volume 1 – venceu o Prêmio Jabuti na categoria Gastronomia e também foi eleito o segundo melhor livro de gastronomia do mundo, na categoria Culinary travel, pelo Gourmand World Cookbook Awards, considerado o “Oscar” da literatura gastronômica.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL FATURA FORTALEZA

ESPAÇO CHEFS E RESTAURANTES
No espaço dedicado aos chefs, os convidados irão preparar aquilo que sabem fazer de melhor. Os pratos serão vendidos a R$ 20 e R$ 25, para que o público possa experimentar um pouco de tudo.
Participantes: Bistrô de Moá (chef Louise Benevides), Colher de Pau (chef Ana Campos), Glouton (chef Léo Paixão), Hashi (chef Carlos Kristensen), L´Ô (chef Cícero Junior Souza), Moana (chef Eduardo Sisi), Olympe (chef Thomas Troisgros), Manu (chef Manu Buffara), Tuju (chef Ivan Ralston), Vojnilô Praia (Lucio Figueiredo) e Xapuri (chef Flávio Trombino).

ESPAÇO PETISCOS, LANCHES E DOCES
Neste espaço, as estrelas serão comidas que são referência no Ceará e em outros Estados, deixando sempre um gostinho de quero mais.
Participantes: Antepasto de carne de sol com torrada de manteiga de garrafa, do chef Wanderson Medeiros, do Picuí (Maceió, AL), Brigadeiro de cacau, da Filhas do Combu (Belém, PA), Bolinho de feijoada, da chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca (Rio de Janeiro, RJ), Casquinha de caranguejo, do Hawaií (Fortaleza, CE), Coxinha de macaxeira com camarão, da Sucré Patisserie (Fortaleza, CE), Kebab de cordeiro em cana de açúcar, coalhada seca e páprica defumada, do chef Onildo Rocha, da Casa Roccia (João Pessoa, PB), dentre outros.

ESPAÇO PRODUTOS E PRODUTORES
Este espaço irá apresentar produtos que são referência cultural e econômica de várias localidades do Brasil.
Participantes: Cachaçaria Mineira Dona Beja (MG), Café das Amoras (MG), Coffee Lab (SP), Unique Cafés (MG), Doce de Leite Viçosa (MG), Doces da Christy (MG), Doces Joaninha  (MG), Casa dos Licores (CE) e Raimundo do Queijo (CE).

ESPAÇO COZINHA AO VIVO
Neste espaço o público poderá assistir, em tempo real, o preparo de pratos por chefs e cozinheiros.

Programação:
Sexta-feira (19) -  19:00 - Moqueca de caju com camarão acompanhada de farinha d’água na manteiga de garrafa, da chef Tanea Romão, do Kitanda Brasil (Tiradentes, MG)
Sábado (20)
15:00: Feijão Verde com Nata, da Docentes e Decentes (Fortaleza, CE)
19:00 Fideuá de Galinha Caipira com Ora-pro-nóbis e Queijo Gran Canastra do Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Catering (Belo Horizonte, MG)
Domingo (21)
14:00 Panelada, da Kina do Feijão Verde (Fortaleza, CE)
18:00 Arroz de marimbondo, do chef Ivo Faria, do Vecchio Sogno (Belo Horizonte, MG)

ESPAÇO AULAS SENAC
Neste espaço chefs e profissionais que trabalham com gastronomia vão ministrar 14 aulas teóricas abertas e gratuitas para o público. *Não haverá inscrições. Os cursos são gratuitos e os assentos por ordem de chegada.

ESPAÇO DEGUSTAÇÃO SENAC
Neste espaço o público poderá conhecer os métodos de preparo e degustar pratos típicos de algumas regiões do país. Será uma oportunidade de experimentar as riquezas gastronômicas brasileiras. *Não haverá inscrições. Os cursos são gratuitos e os assentos por ordem de chegada.

ESPAÇO INTERATIVO SENAC
Espaço de aula prática onde os participantes poderão “colocar a mão na massa” sob a orientação de chefs renomados. *Não haverá inscrições. Os cursos são gratuitos e os assentos por ordem de chegada.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
PALCO PRINCIPAL
Sexta (19)
17h - DJ Guga de Castro
17h30 - Mimi Rocha
18h30 - DJ Guga de Castro
19h30 - David Ávila e Chacondéga
20h30 - DJ André Wesarusk
21h30 - Renato Borghetti
22h30 - DJ André Wesarusk
Sábado (20)
12h - DJ Guga de Castro
12h30 - Thiago Almeida
13h30 - DJ Guga de Castro
14h30 - Duo Elo
15h30 - DJ Guga de Castro
16h30 - Carlos Patriolino
17h30 - DJ André Wesarusk
18h30 - Artur Menezes
19h30 - DJ André Wesarusk
20h30 – Strobo
21h30 - DJ André Wesarusk
Domingo (21)
12h - DJ André Wesarusk
12h30 - Manassés de Souza
13h30 - DJ André Wesarusk
14h30 - Moacir Bedê
15h30 - DJ Guga de Castro
16h30 - Hamilton de Holanda Trio
17h30 - DJ Guga de Castro
18h30 - Nayra Costa
19h30 - DJ Guga de Castro

*Programação sujeita à alterações sem aviso prévio.

PALCO CORETO
Sexta (19)
17h - DJ Isadora Capelo
19h30 - DJ Denilson Albano
Sábado (20)
12h - DJ Fran Vianna
14h30 - DJ Denilson Albano
17h30 - DJ Memória e Projeto
20h30 - DJ Isadora Capelo
Domingo (21)
12h - DJ Denilson Albano
13h30 - DJ Isadora Capelo
15h30 - DJ Fran Vianna
18h30 - DJ Memória e Projeto

ESPAÇO CÊNICO
Para animar o público, o Festival Fartura Fortaleza vai oferecer uma programação artística de peso que acontecerá em três espaços diferentes.
Sexta (19)
17h - Grupo Garajal - espetáculo “Circo Alegria”
18h30 - Teatro Científico Seara da Ciência - espetáculo “Lampião e Maria Bonita em Busca da Química do Amor” -
20h30 - Cia Calangus Circus - espetáculo “Panela Cheia”.
Sábado (20)
12h - Zepelim Conte Outra Vez - espetáculo “Contos de Princesas e Plebeus”
13h30 - Teatro de Caretas - “Cortejo de Caretas”
15h30 - Cia Calangus Circus - espetáculo, “Panela Cheia”
17h30 - Cia de Inventos - espetáculo “Marionetes a Fio”
19h30 - Coletivo Nopok - espetáculo “No Pocket – Um espetáculo para todos os bolsos”
Domingo (21)
12h - Rebeka Lúcio - espetáculo “Contando se conta um conto
13h30 - Cia de Inventos - espetáculo “Marionetes a Fio”
15h30 - Coletivo Nopok - espetáculo “No Pocket – Um espetáculo para todos os bolsos”
17h30 - Cia Catirina- espetáculo “As Catirinas – Uma Comédia Tradicional Popular”
*Programação sujeita à alterações sem aviso prévio.

Serviço - Festival Fartura Fortaleza
Local: Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz)
Data: 19 a 21 de junho
Horário: Sexta 17h às 23h / Sábado 12h às 22h / Domingo 12h às 20h
Ingressos: Para um dia - R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para estudantes, professores e idosos com mais de 60 anos) | Passaporte para os três dias- R$80 (inteira) e R$40 (meia).
Vendas no stand do evento no Shopping Iguatemi ou pelo site: www.bilheteriavirtual.com.br








Segunda edição do DIVIRTA-CE NEWS, direto da barraca Santa Praia

Direto da Praia do Futuro, Alexsandra Vaz e Thais Bootz contam as últimas novidades de festas, shows, exposições, gastronomia, teatro e outras atrações em Fortaleza - CONFIRAM!

 









CULTURA POPULAR

Festivais Juninos animam as sete regionais de Fortaleza

Edital, no valor de R$ 700.000,000, inscreveu 138 projetos e selecionou 75

Junho chegou e com ele quadrilheiros e apaixonados pelas festas que homenageiam São João, São Pedro e Santo Antônio já entraram no embalo de um dos movimentos mais ricos de nossa cultura popular, os Festejos Juninos. Acompanhando esse ritmo, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, selecionou, via Edital, grupos de quadrilhas e festivais juninos que tomarão conta da cidade durante o período. Confira programação completa ao final.
Neste ano, foram 138 inscritos para o Edital – um aumento de cerca de 19% em relação ao número de inscritos do ano passado – dos quais 75 projetos foram contemplados, sendo 35 projetos de Grupos de Quadrilha Junina Adulta (R$ 10 mil cada), 15 projetos de Grupos de Quadrilha Junina Infantil (R$ 10 mil cada) e 25 projetos de Festival Junino (R$ 8 mil cada). O Edital distribuirá um montante de R$ 700.000,000.
A construção do Edital foi debatida com os quadrilheiros em reunião realizada no mês de abril, no Teatro Antonieta Noronha. Durante o encontro, foi apresentada a minuta do Edital de Consulta Pública, antes de seu lançamento, no intuito de ouvir e atender às demandas da classe. A partir do diálogo, foram sugeridas algumas mudanças para esta edição do Edital. Dentre elas está a redução do número de grupos de quadrilhas adultas selecionadas de 40 para 35, em prol do número de grupos de quadrilhas infantis selecionadas, que passou de 10 para 15. A decisão, sugerida pelos quadrilheiros, foi tomada de comum acordo com os dirigentes de quadrilhas adultas.
Outra alteração definida no encontro foi em relação aos Festivais Juninos. Antes classificados de médio e de grande porte, para esta edição do Edital ficou definido que não haverá mais distinção de categoria, nem de valor entre os Festivais, possibilitando, assim, um aumento no número de selecionados de 20 para 25. Além disso, a partir desse ano todos os Festivais estão aptos a receber qualquer grupo de quadrilha independente de filiação.
"O encontro com o movimento quadrilheiro foi bastante produtivo e, em relação ao Edital de Festejos Juninos, foram atendidas todas as demandas da categoria dentro das nossas possibilidades, o que gerou um grande contentamento. O nosso objetivo é manter esse diálogo com todos os segmentos", ressalta a Gerente da célula de Patrimônio Imaterial da Secultfor, Graça Martins.
Além do debate realizado no Teatro Antonieta Noronha, os interessados em participar do Edital Festejos Juninos de Fortaleza 2015 também tiveram a oportunidade de protocolar sugestões e alterações ao Edital, que ficou aberto para Consulta Pública de 23 a 30 de abril.
Vice-presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce) e promotor do Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América, Márcio Martins pontua que esse foi um dos anos em que o processo foi mais democrático. “A equipe da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor deu um passo significativo, tiveram a sabedoria de ouvir os quadrilheiros e isso foi muito positivo para o processo”, afirma Martins.
Além disso, ele ressaltou outros dois passos importantes: a participação das entidades representativas na discussão da consulta pública do Edital de Seleção Pública de Pareceristas e do Edital de Seleção Pública de Coordenador e Pesquisadores do Edital de Festejos 2015, bem como a participação do Secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, no Fórum de Debate do Movimento Junino, que aconteceu no domingo (17/5), no Teatro Antonieta Noronha. Portanto, segundo Martins, “o movimento junino está muito satisfeito com as mudanças que tiveram nesse ano”, pontua.


Editais de pareceristas, coordenadores e pesquisadores receberam incremento


Concomitante ao Edital de Apoio aos Festejos Juninos de Fortaleza 2015, também foram lançados o Edital de Seleção Pública de Pareceristas do Edital de Festejos Juninos 2015 e o Edital de Seleção Pública de Coordenador e Pesquisadores do Edital de Festejos Juninos 2015, que nesta edição tiveram incremento no valor.
O Edital de Seleção Pública de Pareceristas do Edital de Festejos Juninos 2015, que anteriormente previa um valor bruto de R$ 2 mil para cada parecerista, nesta edição passou a prever R$ 2.500,00. O Edital selecionou três pareceristas, membros da sociedade civil, para compor a Comissão de Seleção do Edital de Apoio ao Festejos Juninos de Fortaleza 2015, juntamente com mais dois técnicos da Secultfor, indicados pelo Secretário Municipal de Cultura de Fortaleza, para a avaliação dos projetos.
Quanto ao Edital de Seleção Pública de Coordenador e Pesquisadores do Edital de Festejos Juninos 2015, este recebeu um aumento no valor bruto destinado ao coordenador, antes R$ 5 mil e agora R$ 8.500,00, bem como no valor dos candidatos classificados para pesquisadores, antes R$ 800 e agora R$ 2mil. Além disso, outra alteração deste Edital diz respeito às atividades dos pesquisadores. A partir deste ano, além de acompanharem os festivais selecionados pelo Edital de Apoio aos Festejos Juninos 2015, os pesquisadores também acompanharão todas as quadrilhas selecionadas. O Edital de Seleção Pública de Coordenador e Pesquisadores do Edital de Festejos Juninos 2015, selecionou um coordenador técnico e dez pesquisadores, membros da sociedade civil, para compor a Equipe de Pesquisa e Acompanhamento dos Festejos Juninos de Fortaleza 2015.

Programação completa dos Festivais Juninos selecionados pelo Edital de Apoio aos Festejos Juninos de Fortaleza 2015
Dias 6 e 7/6

XXV Festival de Quadrilhas Juninas Pagode Sertanejo no São João do Ceará (Praça da Conquista – Barra do Ceará)

Dias 10 e 11/69º Festival do Almeidão (Praça do Bairro Ellery - situada no encontro entre rua Almeida Filho e rua Dr. Atualpa – Bairro Ellery)

De 11 a 20/6Arraiá da Cumade Chica (Pólo de Lazer do mercado - avenida “L” com avenida “I” – José Walter)

Dia 11/621º Festival Arraiá do Paulão (Praça do Colégio Joaquim Nogueira - Próximo a Rodoviária do Antônio Bezerra)

De 12 a 14/6XXXVI Arraiá Luiz Gonzaga - (Avenida central - 1ª etapa do Conjunto Ceará)
21º Festival Arraiá do Paulão (Praça do Colégio Joaquim Nogueira - Próximo a Rodoviária do Antônio Bezerra)

Dias 16 e 17/6
6º Festival de Quadrilhas Juninas AMCTN (Colegio Fei Maria De Lourdes - Rua 1, 930 - Tancredo Neves)
XX Festival de Quadrilha do Otávio Bonfim (Avenida Jatahy, 1256 - Antiga Estação de Trem - Otávio Bonfim)

De 18 a 20/6
12º Festival de Quadrilha Arraia Moura Brasil (Quadra da Igreja Santa Edwiges - Avenida Leste Oeste)

Dia 18/6
XX Festival de Quadrilha do Otávio Bonfim (Avenida Jatahy, 1256 - Antiga Estação de Trem - Otávio Bonfim)

Dias 19 e 20/6
Festival Flor da Bela (Rua Elias Francisco, 312 - Sapiranga)
13º Festival de Quadrilha Junina do Pan Americano (Praça São Pio X com rua Acre – Panamericano)

Dia 20/6
VIII Arraiá do Genibaú (Praça do Genibaú – entre a Rua 24 de Outubro e a Avenida Fernades Távora)
7º Festival Chuva do Sertão (Avenida L – entre as Ruas Beija Flor e Beira Rio – Vila Velha III)

Dia 21/6Festival Flor da Bela (Rua Elias Francisco, 312 - Sapiranga)
13º Festival de Quadrilha Junina do Pan Americano (Praça São Pio X com rua Acre – Panamericano)
VIII Arraiá do Genibaú (Praça do Genibaú – entre a Rua 24 de Outubro e a Avenida Fernades Távora)
7º Festival Chuva do Sertão (Avenida L – entre as Ruas Beija Flor e Beira Rio – Vila Velha III)

De 24 a 26/6

VIII Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América (Praça Presidente Roosevelt – Jardim América)

De 24 a 28/658º Du Arraiá do Pantaleão e Shows Folclóricos (Entre as Ruas Carlos Camara e Wladery Uchôa – Jardim América)

Dias 26 e 27/6

Arraiá do Cumpade Iracema (Rua Rio Solimões, 605 – Jardim Iracema)
Festival de Quadrilhas AM@M (Rua Bartolomeu Gusmão, 200 – Bairro de Fátima)
23º Festival de Quadrilha Junina do Grande Bom Jardim (Praça Santa Cecilia – Bom Jardim)
5º Arraiá da Cumade Xuvinha (Praça Marupiara – Demócrito Rocha)
V Arraiá da Cumade Fran (Escola Jornalista Demócrito Dummar – Planalto Vitoria)

Dias 27 e 28/6

23º Festival de Quadrilhas de Messejana (Praça da Messejana - Messejana)

De 30/6 a 2/7

XIV Ceará Festa Junina (Rua Tiradentes, 852 - Parque Araxá)

De 2 a 4/7

XXXIV Evefest Junino Intermunicipal (Ginásio Poliesportivo da Parangaba - Avenida Osório de Paiva)

Dias 3 e 4/7

X Arraiá da Dona Bárbara (Rua Bárbara de Alencar - Entre João Cordeiro e Antônio Augusto)

Dias 4 e 5/7

16º Festival Junino de Quadrilha Folia na Roça (Rua Major de Assis com Rua Rio Paraguai - Bom Jardim)

Dias 10 e 11/7

22º Festival de Quadrilha Junina do Cumpade Rogério (Praça do Parque Araxá - Ao lado da Escola Ari de Sá da Avenida Jovita Feitosa - Parque Araxá)

* Programação sujeita a alteração














ENTREVISTAS


Alberto Perdigão lança novo livro e revê a carreira em talk show 

Nova obra defende a comunicação como forma de inclusão política - o DIVIRTA-CE conversou com o jornalista
 

O livro Comunicação Pública e Inclusão Política – reflexões sobre cidadania ativa e democracia participativa será será lançado nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Espaço Cultural Sindibar, como parte das comemorações dos 62 anos do Sindjorce. O livro traz 38 artigos jornalísticos e duas entrevistas sobre comunicação pública, televisão pública e ciberdemocracia, publicados nos últimos quatro anos.
No lançamento, o entrevistador Perdigão passará a entrevistado, num talk show sobre comunicação pública. A entrevista será conduzida pelo diretor do Sindjorce e representante do Fórum Nacional pela democratização da Comunicação, Rafael Mesquita. O público também participará do debate O autor autografará o livro no local. A comemoração termina com um coquetel.  O livro, de autoria do jornalista Alberto Perdigão, traz 38 artigos e duas entrevistas sobre comunicação pública, televisão pública e ciberdemocracia.
Os textos, publicados nos últimos quatro anos, analisam novos comportamentos dos governos e de cidadãos diante das possibilidades de diálogo político, proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação. No ato de lançamento, o jornalista e a obra serão apresentados pelo deputado federal Artur Bruno. O autor autografará o livro no local.
Comunicação Pública e Inclusão Política, de 170 páginas, traz prefácio de Cosette Castro, da Universidade Católica de Brasília, e apresentação de Gilmar de Carvalho, da Universidade Federal do Ceará. A ilustração de capa é de Sérvulo Esmeraldo. O projeto gráfico é de Sérgio Fujiwara. E a impressão é da RDS Editora, de Fortaleza. Confira a entrevista que o jornalista Alberto Perdigão concedeu para o blog DIVIRTA-CE.

DIVIRTA-CE - Como nasceu seu interesse pela comunicação e pelo jornalismo e quais as diferenças da profissão desde quando você se interessou e até hoje?
ALBERTO PERDIGÃO -
Acho que nasci jornalista. Criança, brincava de locutor de rádio, colocando disco para tocar na radiola portátil de casa. Adolescente, fazia o jornal do colégio na máquina de escrever, com papel carbono e corretivo. Aos 16, já escrevia na extinta Tribuna do Ceará. Hoje, procuro estar recomeçando todo dia, num jornalismo que muda muito e rapidamente. O que mudou? O Estado, o mercado, a sociedade e, com eles, a notícia. Acho que, hoje, fazemos mais comunicação, menos jornalismo.

DIVIRTA-CE - Quais as grandes deficiências da categoria hoje em dia, e quais as grandes necessidades dos jornalistas cearenses, na sua opinião?
ALBERTO PERDIGÃO -
  Acho o jornalista mal pago. Então, ele não tem valor para o mercado, para a sociedade, e o Estado faz que o problema não é também com ele. Somos mais fiscais que os parlamentares e que o Ministério Público. Por outro lado, acho também que somos mal formados, aprendemos mais a ser empregado de jornal do que jornalistas.

DIVIRTA-CE - Qual o ramo do jornalismo teve mais prazer, e o que menos gostou em suas experiências?
ALBERTO PERDIGÃO -
Acho que tem de tudo. Depende dos interesses comerciais e políticos do meio de comunicação. Os meios públicos são normalmente governamentalizados, e ninguém se incomoda com isso. Os meios privados veem a pauta de política com o olhar restrito da eleição. Os conteúdos são para denegrir a política e os políticos, como se os meios fossem isentos ou estivem livre da condenação pública.

DIVIRTA-CE - Seu livro, O livro Comunicação Pública e Inclusão Política – reflexões sobre cidadania ativa e democracia participativa, analisa os novos comportamentos dos governos e dos cidadãos diante das possibilidades de diálogo político proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Como você vê a cobertura política do jornalismo cearense nos mieios de comunicação? Imprensa marrom, chapa branca ou outra "cor"?
ALBERTO PERDIGÃO -
O livro é uma peça de militância. Depois de publicar artigos em jornais e sites durante quatro anos, reuni 40 deles e vi que tinha um livro, ou a obrigação de fazer um livro. Desta forma, estou repautando temas que são muito atuais, como a comunicação pública, a TV pública e a ciberdemocracia. São temas que remetem ao direito à comunicação, de que sou militante.

DIVIRTA-CE - Quais as maiores dificuldades na produção desse segundo livro?
ALBERTO PERDIGÃO -
Encontrei as dificuldades que qualquer autor do Nordeste encontra. mas prefiro falar das facilidades. O Sérvulo Esmeraldo me deu o desenho de capa, o Sérgio Fujiwara me deu o projeto gráfico. O Dórian Filho facilitou o pagamento da impressão, teve mais gente ajudando, gente que acreditou no projeto e que sem elas seria bem mais difícil.
 

DIVIRTA-CE - Sente falta do trabalho de apresentador de TV? Tem projetos nessa área? Como foi sua experiência durante anos na TV Verdes Mares, filiada a Globo de Fortaleza?
ALBERTO PERDIGÃO -
Não resta dúvida de que sou um profissional de televisão. Gosto da imagem como palavra, gosto do depoimento direto, gosto do som das coisas. Mas, digo brincando, tenho dupla personalidade, também gosto da assessoria de comunicação, de construir estratégias, de mídia paga ou espontânea, e depois ver o assessorado feliz. Rádio, impresso, webjornalismo têm seu valor, mas tem gente que faz melhor.

DIVIRTA-CE -Como você analisa as acusações em redes sociais sobre "mídia golpista" no Brasil?
ALBERTO PERDIGÃO -
Esse é um tema muito complexo e delicado. Acho que vivemos no Brasil o primeiro momento em que os dois últimos presidentes não saíram de projetos dos empresários da comunicação. Isso é uma posta que deve ser analisada. Assim, vemos alguns comportamentos dos meios de comunicação que lhes fazem valer a alcunha de Partido da Imprensa Golpista, o PIG, numa referência a uma campanha eleitoral que parece que não terminou. Há estudos com método científico que confirmam isso. De toda maneira, defendo que os jornais, que não dependem da concessão de um canal para funcionar, mas só do capital e da iniciativa, estes devem ser livres para defender o que quiserem, serem o partido que quiserem. No caso da radiodifusão, penso diferente. O Espectro é público, deve ser explorado comercialmente sob certo controle, de forma a proteger outros direitos do Estado e da sociedade, que vemos todo dia ameaçados ou mesmo atropelados.

DIVIRTA-CE - Quais seus projetos, atuais e futuros, além do lançamento deste livro?
ALBERTO PERDIGÃO -
Ir para a academia foi um projeto de vida, a transição foi lenta, exigiu sacrifícios. Fiz especialização, depois mestrado, agora estou no doutorado. Leio bastante, escrevo, pesquiso, oriento pesquisas. Tenho me dedicado á comunicação pública, com ênfase em duas áreas, o acesso à informação e a TV pública, cada uma ganhou um livro. Agora, estou interessado na comunicação pública como condição ao desenvolvimento humano, é um tema novo, acho que tenho uma contribuição a dar, quem sabe vem outro livro por aí. Sinto-me recompensado como professor de jornalismo e do MBA em Gestão Pública da Unifor. A novidade é que vou dar um curso de comunicação pública no Centro de Estudos Latino-Americano de Comunicação e Cultura, que funciona na Escola de Comunicação e Artes da USP. Quando abrirem as inscrições, te aviso.   
















ESTREIA: primeira edição do DIVIRTA-CE NEWS

O informativo semanal do Blog Divirta-CE - veja o vídeo com as vloggers Thais Bootz e Alexsandra Vaz e confira toda a agenda cultural da semana


 
 






ENTREVISTA

 

A intimidade profissional de Pitty 

Cantora respondeu as perguntas do DIVIRTA-CE sobre seu novo DVD, "Pela Fresta", que mostra os bastidores de shows e gravações 

Após seis anos sem material inédito com sua banda, Pitty lançou seu novo álbum, “Setevidas” (Deck – 2014). Durante as gravações, feitas com todos os instrumentos tocados simultaneamente, foi produzido um documentário. Com grande parte filmada pela própria cantora, dirigido e editado por Otavio Sousa, o DVD leva o sugestivo nome “Pela Fresta” (Deck).
No filme estão nove das 10 faixas do álbum, executadas no estúdio Madeira (SP), onde foi gravado o disco, entre elas “Pouco”, “Serpente” e “Boca Aberta”. Ampliando as experimentações, em “Setevidas” Pitty e banda incorporaram sutilmente ritmos africanos, utilizando elementos típicos desse universo (instrumentos como agogô e caxixi) de uma forma diferente, que complementasse o rock da banda. O trabalho de voz, assim como coros e aberturas vocais, vão um pouco além do que apresentaram em “Chiaroscuro” e o som está ainda mais pesado.
As projeções que foram criadas para o novo show de Pitty são usadas no estúdio durante a execução das músicas, criando uma estética diferente daquela usualmente empregada nesse tipo de registro. O DVD também traz entrevistas com a cantora, banda e o produtor, Rafael Ramos. Fechando com chave de ouro, ainda estão nos extras do registro uma galeria de fotos inédita e os videoclipes de “Sete Vidas”, “Serpente” e o vídeo inédito da faixa “Um Leão”.
O DVD é uma ótima pedida para quem gosta de rock e, claro, àqueles que gostam de espiar “Pela Fresta”. Veja entrevista de Pitty com Divirta-CE:


DIVIRTA-CE- De quem foi a ideia de produzir um documentário sobre os bastidores das gravações e dos processoes de criação de sua música? Você filma algumas vezes no seu DVD e capta momentos muitos íntimos da sua banda. Você acha que é isso que "alimenta" ainda mais a admiração dos fãs pelo seu trabalho? A intimidade exposta te incomoda?
PITTY - 
A ideia na verdade veio depois da gravação, quando percebemos que o material que eu havia captado sem pretensão poderia render um bom documentário. E a ideia de compartilhar esses momentos mais íntimos vem justamente de uma visão particular minha como público: adoro quando posso me sentir no estúdio com bandas que eu gosto, por exemplo. Queria proporcionar isso às pessoas que curtem meu som. Nesse caso a intimidade não incomoda, porque é uma intimidade profissional, sobre a música, o disco.

DIVIRTA-CE- Você fala no DVD sobre o processo de criação da música "Sete Vidas", um dos seus maiores hits. Quais foram os maiores perigos que você passou com o sucesso e a fama, em seus shows, ou antes de tudo isso?
PITTY - 
Acho que todo mundo que entra nessa espiral de shows, luzes, holofotes, corre o risco de se perder. Porque é uma vida muito agitada e solitária ao mesmo tempo, você está sempre cercado de gente que, no fundo, só quer um pedaço de você e quando tudo acaba você está sozinho num quarto impessoal de hotel. E essa rotina de viagem, ônibus, avião, lugar do show, hotel - que é tudo o que você vê, na verdade- e ouvir as mesmas coisas repetidamente, são enlouquecedoras. Por isso que descobri que dar um tempo de vez em quando, como eu dei antes do "Setevidas", talvez seja o jeito de me manter sã. Sair da rotina, renovar a paciência e o amor pelas coisas ao redor. Cada um deve encontrar sua fórmula, por enquanto acho que a minha é essa.

DIVIRTA-CE- Você tem outras intenções de incursão em audiovisual....  fazer algo mais "cabeça", tipo um filme de ficção ou uma peça de teatro? Você dá opiniões ou já dirigiu algum clipe seu? Já teve algum convite para televisão ou outros trabalhos, como ser jurada de reality show ou apresentadora?
PITTY - Não tenho nenhum plano específico nesse sentido, mas estou aberta a experiências novas e desafios. Participei de todos os meus clipes, nuns mais, noutros menos; com roteiros, argumentos, ideias estéticas, etc.

DIVIRTA-CE- Você é politizada e tem opiniões fortes, de pensamento livre. Demonstrou isso em diversos programas de TV ou mesmo nos shows. O que você pensa da situação atual do Brasil e da política brasileira?
PITTY - 
Penso que estamos num momento delicado e de mudanças. Muito afrontamento e polarização irracional, que normalmente só empacam o processo democrático e o diálogo consistente. Me interessa o que podemos fazer para continuar caminhando com as pautas sociais e progressistas diante desse congresso extremamente conservador.

DIVIRTA-CE- O que menos gosta na música brasileira atualmente? E o que mais te chama atenção? Que definição você daria para o gosto do brasiliero.
PITTY -
 O que menos gosto é o de sempre: a falta de espaço para ritmos e estilos mais alternativos. Entendo que isso aconteça porque nossa cultura popular é muito forte, mas gostaria que essa divisão fosse mais igualitária. E o que mais me chama atenção é justamente o contraponto disso; tantas bandas e artistas que continuam na batalha por identificação e amor por um determinado estilo, independentemente do caminho fácil e das armadilhas das concessões. Acho que o gosto do brasileiro é eclético e muito ligado a coisas que falam diretamente do seu cotidiano, seja amoroso ou social.

DIVIRTA-CE - Foi lançado seu livro autobiográfico no ano passado, e um escritor alagoano criou uma ficção baseada na sua música. Com suas letras sendo essas obras de arte, tem pretensões literárias para lançar algum romance?
PITTY - 
(Risos) Obrigada pelo "obras de arte". Um dia, quem sabe, estamos aí na batalha. Mas não tenho pretensões literárias concretas. o que escrevo, escrevo porque preciso, porque me faz bem, é uma espécie de terapia. daí a achar que isso pode interessar a alguém... não sei, mesmo.















POLÍTICA CULTURAL

VEREADORA QUESTIONA SECULTFOR SOBRE EDITAL 'FORTALEZA CRIATIVA

Diante da ausência de editais de fomento à produção artística desde o início desta gestão,  vereadora Toinha Rocha (PSOL) considerou "risível" a proposta apresentada pela Secretaria de Cultura no edital Fortaleza Criativa.

A vereadora Toinha Rocha (PSOL) voltou à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza para tratar de questões ligadas à pasta da cultura. A parlamentar considerou “risível” o edital Fortaleza Criativa, apresentado à consulta pública pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Segundo texto publicado nos sites institucionais, o edital é aberto a mais de 20 categorias artísticas e tem uma premiação no valor total de apenas R$ 60 mil.

ONDE ESTÁ A SECULTFOR?

Toinha Rocha iniciou sua fala lembrando que está, há mais de dois meses, fazendo apelos diretos à prefeitura pela liberação de recurso destinado à realização do Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece, uma verba que foi incluída no orçamento do município através de emenda impositiva apresentada por ela.
“Estou nessa cobrança insistente porque diariamente sou procurada nas redes sociais por esses artistas pedindo uma resposta, mas essa não é uma função minha”, argumenta a vereadora, “nesse meio tempo eu fico me perguntando onde está a Secretaria de Cultura de Fortaleza? Por que é que a classe artística precisa apelar ao legislativo municipal para vislumbrar um mínimo suporte do poder público na realização de um evento como este? Alguma coisa está errada.”, disse.
Toinha frisou que o mínimo que se espera de uma secretaria de cultura é que ela publique editais de fomento que contemplem, entre outras coisas, ações como este festival. Mas, para ela, a gestão Roberto Cláudio (PROS) não tem feito o “dever de casa” nesse sentido. “É indesculpável deixar chegar aos dois anos e meio de mandato e não ter publicado nenhum edital de fomento”, disse.

FORTALEZA CRIATIVA

Nesse sentido, a vereadora do PSOL informou que está aberto à consulta pública um edital chamado “Fortaleza Criativa”. De acordo com o texto institucional, esse edital vai ser aberto a mais de 20 categorias artísticas e tem como premiação o valor total de apenas R$ 60 mil, “em uma gestão que está há mais de dois anos no governo e não publicou nenhum edital de fomento, isso é risível”, disse Toinha.
Ela lembra que no último edital publicado pela gestão passada o valor de prêmio por categoria artística era de R$ 330 mil. Toinha comenta que o secretário Magela Lima explicou ao Conselho Municipal de Cultura que este não se trata de um Edital das Artes, "é claro, não há comparações deste edital com um edital de fomento", argumentou. No entanto,  o texto de apresentação do Fortaleza Criativa, no site institucional, diz que ele visa concretizar os direitos culturais em âmbito municipal e garantir a realização de metas do plano municipal de cultura.
As metas do plano municipal de cultura que esses R$ 60 mil pretendem atingir, segundo o site da prefeitura, são: criar um Programa Municipal de Economia da Cultura; dar apoio à sustentabilidade econômica da produção cultural desenvolvida em TODOS os territórios da cidade; e criar um calendário cultural consolidado, com produção e circulação de espetáculos e atividades artísticas fomentadas com recursos públicos municipais NAS SETE REGIONAIS.
“Com 60 mil reais secretário? Com 60 mil reais Senhor Prefeito? Acho que a Câmara Municipal precisa convidar o secretário de Cultura para explicar como ele pretende atingir essas metas do Plano Municipal de Cultura contemplando apenas três projetos em um edital tão “farto” de recursos”, finalizou Toinha.