sábado, 23 de agosto de 2014

DESTAQUES

 "BR-Trans", com Silvero Pereira, é eleito o Melhor Espetáculo pelo público do 21° FNT


Depois de oito dias de programação, terminou na noite de sábado (13) o  21° FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. "BR-Trans", do coletivo artístico As Travestidas, foi eleito o Melhor Espetáculo na opinião do júri popular, dentre as nove peças participantes da Mostra Nordeste. O nome do vencedor foi anunciado na solenidade de encerramento, realizada no Teatrinho Rachel de Queiroz. O grupo recebeu o troféu Beija-Flor e R$ 5 mil.
Com direção de Jezebel De Carli e Silvero Pereira, texto e atuação também de Silvero Pereira, "Br-Trans" é resultante de um processo de pesquisa cênica desenvolvido pelo através do Edital Interações Estéticas 2012 (FUNARTE/MINC), em residência no SOMOS Pontão de Cultura LGBT (POA/RS) e idealizado pelo ator cearense dentro do Coletivo Artístico As Travestidas, do Ceará, em compartilhamento com outros profissionais das Artes Cênicas do Rio Grande do Sul. Tendo como interesse temático o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas, a pesquisa atua na perspectiva do Teatro enquanto instrumento de transformação social e, também, da Arte Transformista enquanto legítima linguagem cênica e manifestação própria da Cultura LGBT.
Criado a partir de fragmentos de vida reais, coletados através de conversas com travestis, transexuais e transformistas da cidade de Porto Alegre, o espetáculo traz à cena histórias sobre exclusão e violência, presentes no cotidiano desta população, vivenciados de norte a sul deste país. Entretanto, subvertendo estas tristes histórias, a obra vai além ao abordar narrativas de superação e transformação.












Espetáculos de Cia. Oigalê (RS) e Lume Teatro (SP) encerram o 21° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

 

Cortejo, show, festa e anúncio do melhor espetáculo da Mostra Nordeste eleito pelo público, também marcam o encerramento do FNT, que tem o patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro.

 

Com o tema "O teatro e seus públicos" o 21° FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga vai chegando ao fim neste sábado, 13. Depois de oito dias de programação, o FNT 2014, iniciado no sábado, 06, terá apresentado mais de 30 peças de companhias teatrais de 09 estados do país e realizado debates diários, oficinas, shows e cortejos, com toda a programação gratuita.

 

O encerramento neste sábado será marcado por dois espetáculos essencialmente de rua, que evidenciam a forte relação com o público:  "O baile dos Anastácio", da Cia. Oigalê, de Porto Alegre/RS e "Parada de Rua", do Lume Teatro, de Campinas/SP. O último dia do festival será marcado também pelo anúncio do melhor espetáculo eleito pelo público, cortejo, apresentação dos Dramas de Guaramiranga, show da banda Descendentes da Índia Piaba (CE) e a "Fertinha" com DJs.



MOSTRA CEARÁ CONVIDA

 

Oigalê em "O baile dos Anastácio" - Sábado, às 19h, na tenda FNT, o grupo gaúcho Oigalê apresenta "O baile dos Anastácio", primeiro espetáculo de rua da próxima trilogia da companhia. Esta farsa gaudéria é uma livre adaptação de um fato histórico ocorrido em Dom Pedrito, no final do século passado, quando o estancieiro Victor Anastácio e sua esposa Dona Angélica, promoveram uma festa que virou lenda na região. Na versão teatral, uma trupe de mortos vai passando em cortejo de cidade em cidade, transportados por uma espécie de nau. São figuras tidas quase como santas, que contam ao público o causo do maior e mais fantástico baile que ocorreu nos pampas, que persistiu por 30 dias.

Pontuada pela trilha sonora executada ao vivo pelos próprios atores (que agrega a experiência da Cia. Oigalê construída em seus 13 anos de trabalho ininterrupto na rua) a peça foi escrita por Luis Alberto de Abreu, um dos maiores dramaturgos brasileiros, e construída de forma colaborativa com o grupo. Apresenta figuras inspiradas em lendas do Sul pouco conhecidas pela maioria dos gaúchos. São personagens criados a partir da vivência dos atores, que viajaram mais de 5 mil km durante 50 dias passando por 13 cidades do pampa rio-grandense e sete da Argentina e do Uruguai.  Além da realização da pesquisa documental que resultou neste que é o quinto espetáculo de rua da Cia. Oigalê, o grupo entrevistou 280 pessoas em 72 horas de gravação de vídeo.


Lume Teatro em "Parada de Rua" - No sábado, às 21h, na rua principal de Guaramiranga, o Lume Teatro, de Campinas, presenteia o público do Festival com um de seus espetáculos mais famosos, "Parada de Rua", que já foi apresentado pelo Brasil e em países como Bolívia, México, Estados Unidos, França, Itália, Dinamarca, Noruega, Israel e Egito. Criado em 1997, esta foi a primeira montagem a reunir os sete atores do Lume. Surgiu durante intercâmbio com o ator e músico Kai Bredholt, do grupo dinamarquês Odin Teatret, e é fruto da pesquisa Teatralização de Espaços Não-Convencionais. O espetáculo nasceu do desejo de ocupar lugares em que o teatro comumente não chega, utilizando a linguagem universal da música, do canto e da dança.

 

"Parada de Rua" já foi apresentado nos lugares mais inusitados, de plataformas de petróleo a terminais de ônibus, metrôs, hospitais psiquiátricos, assentamentos, mercados, resorts, bares, universidades e escolas, rendendo histórias hilárias, como a noite em que os atores foram “sequestrados” em pleno Old Cairo, como é conhecida uma área bastante antiga e pobre na capital egípcia, no ano de 1998. Muitas vezes, os deslocamentos com a “Parada de Rua” foram acompanhados de trocas culturais entre os artistas e a população, com ações que têm base nas manifestações artísticas gastronômicas locais. Sempre elogiado pela crítica especializada nacional e internacional pela capacidade de improvisação e relação com o público e apuro técnico dos atores, a Parada é um espetáculo encantador e contagiante.

 

SERVIÇO

21º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Até sábado dia 13 de setembro, em Guaramiranga/CE. Contatos: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. Site: www.fntguaramiranga.com.br. Programação gratuita.

 

PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO (13)

FORMAÇÃO NO FNT

 

10H - DEBATE MOSTRA NORDESTE

LOCAL: SALA 01 DO MOSTEIRO

 

08/SET A 13/SET

09h ÀS 11h E 13h ÀS 15h - OFICINAS CIRCO ESCOLA

Malabares, Acrobacias, Slackline, Técnicas de Palhaço e Perna de Pau

COM PEDRO LOPES 

LOCAL: TENDA FNT


CORTEJO

 

16H - CORTEJO FNT

LOCAL: RUAS DE GUARAMIRANGA

 

ESPETÁCULOS

 

17H - FNT PARA CRIANÇAS / MOSTRA SESC

"CHAFURDO". GRUPO DONA ZEFINHA

Direção: Orlângelo Leal | Duração: 60min | Classificação: Livre

LOCAL: TENDA FNT

 

19H - CEARÁ CONVIDA - RIO GRANDE DO SUL

"O BAILE DOS ANASTÁCIO". GRUPO OIGALÊ

Direção: Cláudia Sachs | Duração: 55min | Classificação: Livre

LOCAL: TENDA FNT

 

20H -  ENTREGA DO PRÊMIO JÚRI POPULAR - MOSTRA NORDESTE

MOSTRA PALCO CEARÁ

"DRAMAS DE GUARAMIRANGA".  Grupos Raízes / Tradição / Recordar é Viver

LOCAL: TEATRINHO RACHEL DE QUEIROZ

 

21H - CEARÁ CONVIDA - SÃO PAULO

"PARADA DE RUA". GRUPO LUME

Direção: Kai Bredholt | Duração: 60min | Classificação: Livre

LOCAL: RUA PRINCIPAL

 

MÚSICA NO FNT

 

22H - DESCENDENTES DA ÍNDIA PIABA (CE)

LOCAL: TENDA FNT

 

00H - "FERTINHA" - DJ'S

LOCAL: ODILON BAR

 


 CLIQUE AQUI, curta a página do Blog Divirta-CE no Facebook, e veja vídeos e fotos do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga 2014, e de outros eventos









O Maranhão entra em cena no Festival Nordestino de Teatro, em Guaramiranga


O espetáculo "Velhos caem do céu como canivetes", com a Pequena Cia, do diretor Marcelo Flecha, é uma das peças de hoje 


    A festa do teatro em Guaramiranga acontece até sábado  

A Pequena Companhia de Teatro, do Maranhão, é destaque na programação de quinta-feira (11) no 21° FNT - Festival Nordestino de Teatro, que teve início no dia 06 e acontece até o próximo sábado. O grupo participa da Mostra Nordeste com o espetáculo "Velhos caem do céu como canivetes", do diretor Marcelo Flecha. A apresentação será às 19 horas no Teatrinho Rachel de Queiroz.

O espetáculo concentra sua experimentação e pesquisa no desenvolvimento de uma dramaturgia que aborde a dificuldade humana em lidar com as diferenças, utilizando em seu escopo, temas como miséria, exílio e fé. O ponto de partida para essa dramaturgia é o conto de Gabriel García Márquez, "Um Señor muy Viejo com Alas Enormes". A narrativa apresenta um ser alado que cai em um quintal e altera a rotina do morador da casa. O ser humano, em sua labuta diária para conseguir sobreviver à miséria que assola sua família, vive como “Deus quer”, um dia por vez; quando vê sua rotina e a de sua comunidade mudar em detrimento da queda do ser alado, que deslocado, se retrai em detrimento da estranheza que causa aos moradores do local, evidenciando a dificuldade humana em lidar com as diferenças.  O exílio forçoso e a miséria pontuam a trama. Em cena, os atores Jorge Choairy (Ser Alado) e Cláudio Marconcine (Ser Humano). 

Com texto e direção de Marcelo Flecha, a encenação de "Velhos Caem do Céu como Canivetes" utilizou, na sua montagem, a metodologia desenvolvida pela Pequena Companhia de Teatro durante a última década, sistematizada no instrumento denominado Quadro de Antagônicos. É através desse instrumento, que indicam os caminhos da dramaturgia e encenação, partindo da oposição física como fundamento para o desenvolvimento do repertório gestual do ator e a construção final das personagens. "Nós compreendemos o teatro como a arte do ator. Assim, a encenação aqui proposta desenvolveu seu trabalho tendo o ator como centro gerador de linguagem", diz.

A programação artística de quinta-feira no FNT terá ainda: "Fiapos de História", do Grupo Assum Preto, e "A noite é uma criança morta", do Coletivo Cotinha de Teatro, ambos na Mostra Intercâmbio Regional; e "A triste história de Catarina e Billy Macarrão", da Companhia Epidemia de Bonecos, no FNT para Crianças/Mostra SESC.

Na área formativa, tem debate, às 10h no Mosteiro, sobre o espetáculo "Jacy", do Grupo Carmin, do RN, apresentado na noite de quarta-feira na Mostra Nordeste. Duas oficinas têm continuidade: a vivência No fundo é tudo teatro, que segue até sexta-feira, 12, com Lívia Falcão, do grupo Duas Companhias, de Pernambuco; e a Oficina Circo Escola, com Pedro Lopes, que acontece até sábado. 









CINEMA

"O Doador de Memórias", com Meryl Streep e Jeff Bridges, e "Anjos da Lei 2" são algumas das novidades da semana em cartaz nos cinemas

Nesta quinta-feira (11) os cinemas nacionais irão receber o filme "O Doador de Memórias", uma adaptação do livro The Giver, de Lois Lowry, que conta com a direção de Phillip Noyce (O Colecionador de Ossos). O elenco conta com Meryl Streep, Jeff Bridges, Brenton Thwaites, Taylor Swift, Katie Holmes, Alex Skarsgård, Odeya Rush, Cameron Monaghan, Carlotta Brentan, Justin Miccoli, Emma Tremblay e Katharina Damm.
O filme acompanha uma pequena comunidade aparentemente perfeita. Eles não têm doenças e nem sabe o significado de palavras como guerra, ódio, vingança ou inveja. No entanto, para que isso aconteça, existe uma pessoa responsável para armazenar toda o passado, toda a sabedoria e carregar todo o sofrimento. Esta missão muda de mãos de tempos em tempos e agora chegou a vez do jovem Jonas, que acabou de completar 18 anos, se tornar o responsável. Durante o treinamento, Jonas descobre que a vida de todos é uma ilusão e vive uma grande crise. O roteiro é de Michael Mitnick.


Outra novidade que entra em cartaz nesta quinta nos cinemas é "Anjos da lei 2", sequência da adaptação cinematográfica da série de TV ‘Anjos da Lei‘. Com o título original ‘21 Jump Street‘, o seriado foi exibido pela FOX no final da década de 1980 e consagrou Johnny Depp.
Na nova história, depois de enfrentarem o colégio (pela segunda vez), grandes mudanças esperam pelos oficiais Schmidt (Jonah Hill) e Jenko (Channing Tatum) quando eles encaram uma missão infiltrados em uma faculdade local. Mas quando Jenko encontra sua alma gêmea no time de atletismo e Schmidt se infiltra no centro do principal cenário de arte boêmia eles começam a questionar sua parceria. Agora eles não tem apenas que solucionar o caso, mas também tem que descobrir como amadurecer seu relacionamento. Se esses dois adolescentes crescidos puderem se transformar de calouros à homens de verdade, a faculdade pode ser a melhor coisa que já aconteceu com eles. Chris Miller e Phil Lord (‘Tá Chovendo Hambúrguer’) retornam à direção em "Anjos da lei 2".











BARES, BARRACAS DE PRAIA, CAFÉS, CLUBES



Cervejaria Devassa Aldeota é reinaugurada com novo cardápio

A Cervejaria Devassa Aldeota está ainda melhor para receber os clientes. O ambiente continua sofisticado e aconchegante como sempre. O cardápio com comidinhas para agradar todos os gostos, bebidas e chopes de qualidade para deixar o happy hour mais animado e, para completar o time de atrações, uma programação musical diversificada. A partir de quinta-feira, as noites do local, que já virou um dos points de Fortaleza, são comandadas por diversos ritmos. Amanhã, quem vai estar no palco é o cantor Neto Rodrigues, encantando na voz e violão. Na sexta-feira, estará por lá a Banda Vinil, interpretando canções marcantes da MPB. No sábado, o agito começa a partir do meio-dia, com o tradicional buffet da feijoada, que será regado ao som de muito samba da banda Sambafim. Já à noite, o pop rock do grupo Outdoor será responsável em manter todo o alto astral da casa.
Criatividade e sabores surpreendentes. São essas qualidades que se destacam no novo cardápio apresentado pela Cervejaria Devassa Aldeota. O menu chega com novidades, como os pratos “Stickadinhos” e “Unidos venceremos”, que prometem conquistar todos os clientes. Tudo isso, com indicação de qual Devassa harmoniza com cada escolha. Além disso, o há ainda opções de meias porções. Entre as outras atrações diversificadas, que passam por entradas, pratos principais e sobremesas, podem ser escolhidos ainda “Camarões camaradas”, “Mandioca na barraca”, “Gato mia”, “Da laje”, “Frango casca grossa”, “O Pexe”, “Olha o natural”, “Frango bolado”, “Cai de boca”, “Bananassa”.


NOVIDADES:

Unidos venceremos: 10 bolinhos hipersuculentos de arroz, recheados com muçarela e calabresa, tudo bem juntinho. Morda devagar pra saborear! (meia porção 5 unidades);

Stickadinhos: palitos de muçarela empanados. É morder e puxar. Chegam à mesa bem crocantes e muito bem acompanhados de um molho de tomate com orégano;

Camarões camaradas: por esse você vai se apaixonar! Camarões empanados com um temperinho bem Devassa. Crocantes, vêm acompanhados de uma maionese temperada com alho frito e salsa. (300gr);

Mandioca na barraca: versão especial e exclusiva da Devassa, então, prepare-se pra chutar o pau da barraca! Mandiocas fritas com molho bechamel (molho branco) e para finalizar parmesão gratinado. Satisfação garantida! (600gr)

Gato mia: para comer um pouquinho de cada ou tudo um pouco! Frango e queijo coalho grelhados, cebola e tomates assados, “bastões” de abobrinha e berinjelas grelhadas. Para finalizar, com gostinho de quero mais, uma batata rústica frita! Miau! (400gr);

Da laje: para quem gosta, um “míni” churrasco da laje! Alcatra, frango, calabresa frita com “gomos” de queijo coalho. Acompanha banana à milanesa, chips de batata, cebola empanada. À parte, segue uma manteiga com pimenta, molho à campanha, nossa farofinha e pão de alho. (550gr);

Frango casca grossa: por fora casquinha grossa, por dentro, um amor! Filé de frango empanado apenas de lado, com mini croutons, acompanha arroz branco e legumes. (100gr);

Ô pexe: pra quem gosta de uma carne branca! Filé de salmão em escalopes sobre camadas de berinjela marinadas no caramelo balsâmico, muito bem acompanhado do nosso arroz de brócolis, batatas rústicas e tomate assado. Cuidado! Você vai comer e se apaixonar (200gr);

Olha o natural: uma rapidinha de leve! Queijo bola + abobrinha + berinjela e tomate assado servido no pão francês. Pra ficar ainda mais gostoso acompanha maionese de alho e salsa;

Frango bolado:  filé de frango salteado na cebola, tomate, alface, queijo e molho inglês tudo isso no pão francês. Uma mistura bolada de delícias! (200gr);

Cai de boca: cinco “croquetes” de doce de leite aromatizadas com raspas de limão. Acompanha sorvete de creme com calda de chocolate. Hummm. Cai dentro! Quem provou aprovou e caiu de boca!;

Bananassa: lasquinhas de bananas fritas passadas no açúcar de especiarias acompanha sorvete de creme c/ calda de chocolate e o melhor, chegam quentinhas na mesa!.


SERVIÇO

Devassa Fortaleza Sul:

Av. Washington Soares, 3000, Shopping Reserva Open Mall

Telefone: (85)3273.5996

Couvert: R$ 5,00






HUMOR

Teatro Via Sul reúne o melhor do Stand Up Comedy cearense


Na próxima sexta-feira (12), o Teatro Via Sul irá receber um grande encontro do stand up comedy cearense. Nomes já consolidados no cenário local, os comediantes Victor Alen, Samuel Ferraro, Thiago Matso e Vagner Ancelmo irão dividir o palco durante o Stand Up Arretado. O gênero de humor escolhido para o evento teve como precursores nacionais Jô Soares e Chico Anysio e tem como principal objetivo satirizar o cotidiano, sem a ajuda de cenários ou figurinos. De cara limpa, com microfone na mão e a típica molecagem cearense, os quatro comediantes prometem muitas risadas com o melhor texto de cada um.

Conheça o elenco de humoristas que irá se apresentar:

Victor Alen é comediante, ator e roteirista. Considerado pela mídia local como uma das revelações da Comédia Cearense. Seu show já foi assistido por mais de 50 mil pessoas. Já se apresenta em grandes casas de show por todo Brasil e dividiu o palco com os maiores comediantes do gênero, como Gustavo Mendes, Murilo Gun, Fabio Rabin, Maurício Meirelles entre outros. Já participou como convidado dos mais antigos grupos de comédia stand-up do Brasil como Comédia em Pé (RJ), Comédia Ao Vivo (SP) e 3Tosterona (SP).

Samuel Ferraro é comediante stand-up, ator, roteirista e radialista. Samuel é um dos expoentes desse gênero, sendo o vencedor do II Festhumor. Um dos pioneiros da comédia stand-up, foi fundador de um dos primeiros grupos de stand-up do Ceará (Os Invocados), que foi um verdadeiro sucesso de público. Entre os seus trabalhos acumulam o humorístico Vila do Riso (TV Diário) e o Programa do Mução.


Thiago Matso é publicitário, ator, redator e comediante. Na Comédia, atua em três vertentes distintas e vem se destacando em todas elas. No Improviso, Matso compõe o elenco no espetáculo "Rimprovisando", o primeiro espetáculo de Improviso Teatral do Ceará. Ainda como ator, incorpora um matuto no monólogo "Casos e Causos" onde leva a interpretação cômica da Bíblia na simples visão de um nordestino caipira. E por fim, o stand-up comedy, onde surpreende a plateia com o seu texto e atuação únicos.


Vagner Ancelmo é produtor audiovisual, improvisador e comediante. Vagner faz parte de uma nova leva do stand up comedy e vem surpreendendo o público e a crítica. Finalista do Concurso de Stand Up Comedy do Jornal Folha de São Paulo e um dos fundadores do grupo cômico Qual é o Link?. Vagner trás em seu texto um viés bem distorcido da realidade, o que deixa o público rindo à toa.

Serviço
Stand Up Arretado
Data: 12 de setembro
Local: Teatro Via Sul
Horário: 21h
Valor do ingresso: Antecipado R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). No dia, R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Vendas na bilheteria e no site Ingresso.com
Mais informações: facebook.com/lampiao03 ou pelos telefones 88160203 / 3052.8027








ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

Luzes, cores e reflexões na nova individual do artista plástico Mano Alencar 

A exposição pode ser vista no Palácio da Abolição

Como saber o que cada um traz dentro de si? Os apreciadores das artes plásticas poderão visualizar o que o artista Mano Alencar traz em seu interior, provocando cada um de nós a visitar o seu próprio interior. Com o tema “O Sol que Brilha Bem Dentro de Mim”, a nova individual do artista plástico cearense será aberta na noite desta quinta-feira (21), com 28 obras, e fica aberta a visitação gratuita na galeria do Palácio da Abolição (Av. Barão de Studart, 500 - Meireles, Fortaleza – CE)  até o mês de dezembro. Os trabalhos de Mano são em tamanhos variados, de 40cm x 40cm a 1,5m x 2m.

Mano Alencar, que completa 35 anos de carreira em 2014, vive um momento livre, sem amarras nas suas pinceladas, equilibrando constantemente uma dança enigmática entre luzes e cores, desafiando os sentidos. “A verdade é que somente a arte nos propõe uma reflexão. Nós, artistas, somos meros coadjuvantes, porta-vozes de algo que também nos faz expectadores. Sendo assim só nos resta mergulhar nas cores e nas formas, para buscar no trabalho uma interpretação particular”, explica o artista.

Premiado em inúmeros salões de artes plásticas e com obras suas em acervos públicos e particulares de vários estados Brasileiros e inúmeros países, Mano Alencar volta a uma individual após dois anos de realização de "Revirando Meus Segredos", de 2012.

Sobre Mano Alencar

Nascido em Juazeiro do Norte, Ceará, em 1959, Mano Alencar mostrou interesse pela arte ainda pequeno, produzindo desenhos e pinturas. Autodidata, realizou seus primeiros trabalhos em Sobral, vindo para Fortaleza em 1974. Na Capital, desenvolveu trabalhos como desenhista publicitário e realizou sua primeira exposição coletiva em 1978. Mantém, desde então, uma média de uma exposição individual por ano. Já realizou exposições individuais em várias cidades brasileiras e no exterior, em países como Itália, França, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Argentina e Cuba. Como poeta, publicou quatro livros: Mistura, Letras e Palavras, em 1985, Pensando pela Boca, em 1992, Arremesso, em 1997 e Alucinação Urbana, em 2000. Como compositor, lançou o CD Parceiros e Amigos, em 1996, sendo relançado em 2009, com interpretação dos jovens talentos da música cearense. Mano completa 35 anos de carreira em 2014.


SERVIÇO
Exposição "O Sol que Brilha Bem Dentro de Mim” - Artista plástico Mano Alencar
Local: Palácio da Abolição (Av. Barão de Studart, 500 - Meireles, Fortaleza – CE)
Visitação Pública Gratuita
Dias e horários das visitações: de terça a sexta, das 09 horas às 17 horas. Sábados e domingos, das 13 horas  às 17 horas.






LIVROS - NÃO FICÇÃO

Livro de Ricardo Viveiros 'redescobre o Brasil'
“A Vila que descobriu o Brasil: A incrível história de Santana de Parnaíba" mostra como, a partir da cidade, paulistas e parnaibanos trilharam os caminhos que levaram à expansão territorial do País
O jornalista e escritor Ricardo Viveiros lançou em agosto, o livro A Vila que descobriu o Brasil: A incrível história de Santana de Parnaíba (Editora Geração, 288 páginas, R$ 44,90). Resultado do trabalho de oito anos de pesquisa, que envolveu viagem a Portugal e a análise de uma vasta bibliografia, a obra mostra como a cidade, na ocasião um pequeno povoado às margens do Rio Tietê, foi fundamental para as Bandeiras e a expansão do território sob o domínio dos portugueses, que resultou na formação do Brasil.
Cruzando os acontecimentos de época na Europa, com os episódios na Colônia, Viveiros constrói uma narrativa que mostra como a história do pequeno povoado – que mais tarde seria elevado a Vila e que é, hoje, uma cidade com mais de cem mil habitantes – influenciou e foi impactada pelos momentos vividos no Brasil e na Península Ibérica.
Um aspecto interessante trazido pelo livro é o mapeamento da trajetória dos primeiros exploradores do planalto de Piratininga, “o lugar onde o peixe seca”, com a descrição de acidentes geográficos hoje tão conhecidos – e completamente transformados – pela recentes gerações de paulistas. É o caso da bacia hidrográfica do Rio Tietê, “principal acidente geográfico do planalto, não só pela sua dimensão e quantidade de águas, mas também por correr na direção do interior e desaguar no Rio Paraná”. Segundo Viveiros, “o rio que não corre para o mar era, portanto, a principal via de penetração nos sertões dos domínios portugueses, nos séculos XVI e XVII”.
É este o ponto de partida da grande aventura descrita por Viveiros em uma obra que, nas palavras do prefaciador e último vencedor de Livro do Ano de Não Ficção do Prêmio Jabuti, Audálio Dantas, mesclam “a paixão do jornalista ao rigor da pesquisa histórica”. Na definição do prefaciador, “Ricardo Viveiros narra a fascinante história de Parnaíba com a preocupação do repórter atento que sempre foi. Ele é, como todo bom repórter, um caçador de histórias, do tipo que é capaz de ir até o fim do mundo para contar o que viu. De certa forma, um tipo de bandeirante da informação”.
Em 288 páginas, o autor refaz, literalmente, o caminho desde Portugal até Pindorama (como os índios chamavam o Brasil), de Porto Seguro (Bahia) até Santana de Parnaíba (São Paulo) e, dela, alcança as fronteiras de todo o País. “Foram muitas e impressionantes as constatações feitas. A principal é que partindo de Santana de Parnaíba se descobriu, efetivamente, o Brasil, fruto da coragem desbravadora de lendários bandeirantes, como: Fernão Dias Pais Leme, Raposo Tavares, Bartolomeu Bueno da Silva (o “Anhanguera”), Borba Gato e Domingos Jorge Velho”, resume Viveiros.














TOP DVD
Repleto de polêmicas por sua "liberdade criativa", filme "Noé" chega nas locadoras

O filme Noé, criticado por muitos cristãos por conta das diferenças entre a narrativa bíblica e o que é apresentado no longa-metragem dirigido por Darren Aronosfky, também despertou a ira de líderes cristãos. Listas de erros teológicos existentes no filme foram feitas pelo pastor Renato Vargens e pelo escritor J. Lee Grady. Nos pontos elencados por ambos, as críticas ao filme abrangem questões diretas, como diferenças entre a história constante da Bíblia, e questões indiretas, como a impressão que o filme deixa sobre os personagens por conta da forma como a história é narrada.
O próprio diretor do filme reconheceu que o longa-mentragem é “o filme bíblico menos bíblico de todos os tempos”, e o estúdio que o produziu se viu obrigado a emitir alertas de que o filme continha diversas diferenças em relação à Bíblia. Vargens afirma que não recomenda o filme porque ele “fundamenta-se em lendas, ficções e interpretações equivocadas de quem foi Noé”, e dentro desse ponto de vista, “a história de Nóe narrada pelas Escrituras se contrapõe em muito ao filme hollywoodiano”.
O escritor J. Lee Grady afirma que “Noé não estava distante de Deus”, ao contrário do filme, que o apresenta como uma “alma torturada que sente através de um sonho que o misterioso ‘Criador’ (ele nunca é chamado de Deus) planeja destruir o mundo com uma inundação”.


Grady aponta que “na versão fantasiosa de Aronofsky, apenas um dos filhos de Noé, Sem, tem uma mulher (interpretada por Emma Watson) e ela acaba grávida de gêmeas que, deixa supor, irão eventualmente se tornarem mulheres para os outros dois filhos de Noé”. O escritor ressalta que na versão bíblica, “os filhos de Noé não estavam sem esposas na arca”, citando a passagem de Gênesis 6:18: “Você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos”.
O pastor Renato Vargens critica o filme por apresentar Deus como um ser “desprovido de amor, bondade e misericórdia”, e Noé como alguém “obcecado, violento e insensível”. O líder da Igreja Cristã da Aliança frisa ainda que “o filme apresenta um péssimo conceito de Deus, onde o Criador não fala, ama ou se relaciona com Noé. Na verdade o filme retrata um deus vingativo, impessoal e cheio de ódio [...] e induz os expectadores ao erro por ensinar aquilo que jamais a Bíblia ensinou”.
Já Grady aponta uma das liberdades poéticas do diretor como um dos piores erros cometidos no filme. O escritor diz que “Noé não obteve ajuda de criaturas gigantes de pedra quando construiu a arca”, e afirma que Darren Aronofsky “pegou emprestado esse conceito estranho de antigos místicos judeus que sugeriram que os anjos de Deus expulsos do céu após a criação caíram e foram aprisionados em rochas, caminhando pela Terra em busca de oportunidades para ajudar os seres humanos”.
O escritor J. Lee Grady encerra a lista de defeitos do filme dizendo que, na Bíblia, “os descendentes de Noé não tratam a pele da serpente do Éden como uma relíquia de família”, e revela que o diretor do filme baseou-se em “escritos gnósticos de séculos atrás”, quando “judeus ensinaram que o Deus do Gênesis era realmente um perdedor e que Satanás era um deus melhor. A implicação sutil é que Noé precisava de ajuda de Satanás, não de Deus”.











TURISMO
CVC APRESENTA NOVIDADES E OFERTAS PARA O NATAL E O RÉVEILLON

Pacotes para o período estão até 20% mais baratos do que no ano passado; clientes que programam suas férias com antecedência têm mais chance de encontrar preços bons e disponibilidade para o destino desejado

A CVC, maior operadora de turismo da América Latina, já tem diversos pacotes disponíveis para quem não quer ficar em casa durante as festas de fim de ano. Entre as dezenas de opções, há lançamentos, destinos tradicionalmente visitados nesta época do ano e ofertas imperdíveis. Além disso, os roteiros para o fim do ano estão até 20% mais baratos do que os vendidos para o mesmo período de 2013.
Para quem quer economia, aliás, esta é uma ótima época para programar o descanso de fim de ano, já que a antecipação de compra garante, na maioria das vezes, melhores preços e condições de pagamento mais vantajosas. Quem adquire suas férias antecipadamente também consegue se programar melhor, evitando assim surpresas desagradáveis com itens como vistos de entradas, vacinas e seguro viagem, que podem ser necessários para a entrada em alguns países.
Entre as novidades, estão três fretamentos, com voos diretos a partir de São Paulo, para Caldas Novas (GO). Na cidade, o cliente pode hospedar-se em resorts com ampla infraestrutura - um deles é o Ecologic Ville Resort & Spa, que oferece gratuidade na hospedagem de uma criança de até 12 anos. A operadora também oferece roteiros com embarques rumo a outras cidades do Brasil e exterior, saindo das principais regiões do País.
Agora, se a ideia é aproveitar o tempo livre para fugir do calor que faz no Brasil nesta época do ano, a opção perfeita é passar o Natal ou o Réveillon esquiando em Aspen, no Estado americano do Colorado, que neste período é disputado pelos aficionados pelo esporte e pela neve. O novo pacote da CVC inclui aulas de esqui, hospedagem, traslado entre aeroporto e hotel, aluguel do equipamento de esqui e acesso às montanhas. Se esta opção parece radical demais, uma sugestão é passar a virada do ano com todo o glamour possível, no Chateau Frontenac, um castelo em Quebec (Canadá), com direito a um jantar especial e vista para a queima de fogos de artifício, ou em Paris, assistindo a queima de fogos aos pés da Torre Eiffel. Durante a estadia na Cidade Luz, o cliente ainda pode aproveitar para conhecer a Disneyland Paris, já que o pacote inclui ingresso para o parque.
E já que Réveillon combina com festa, quem curte agitação na virada do ano, tem uma opção que é garantia de astro-astral: o Hotel Marina Park, localizado em frente à Praia de Iracema, em Fortaleza, promoverá a festa temática "Inshallah", com presença do cantor Bell Marques e da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, entre outras atrações. Além do ingresso para a festa da virada, o pacote dá acesso a um buffet de pratos variados e a bebidas a vontade durante toda a noite.
Para os mais tradicionais ou para quem não dispõe de muito tempo para viagens longas, destinos nacionais, como Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), e cidades da América do Sul, como Buenos Aires e Mendoza (na Argentina) ou Santiago (no Chile), são ideais. 
O portfólio da CVC inclui ainda destinos exóticos como África do Sul, Austrália, Dubai, Japão e Marrocos, onde o turista pode presenciar diferentes formas de comemorar o Natal e o Ano Novo mundo afora.

Confira abaixo algumas das opções disponíveis na CVC para as festas de fim de ano:
Nacionais

Casa Grande Resort - Guarujá - 6 dias                                                                                              
Cinco noites de hospedagem em apartamento premium, com meia pensão e ceia de Natal.
Período: 21 a 26 de dezembro                                                                                                            
*A partir de R$4.055, em até 10 vezes sem juros, por apartamento, para duas pessoas.

Bourbon Atibaia - 6 dias
Cinco noites de hospedagem em apartamento superior, com pensão completa.
Período: 28 de dezembro a 2 de janeiro
*A partir de R$ 6.200, em até 10 vezes sem juros, por apartamento, para duas pessoas.

Bonito - 8 dias
Passagem aérea São Paulo/Bonito/São Paulo, sete noites de hospedagem no Lucca Hotel Pousada com café da manhã , traslado entre aeroporto e hotel e passeio à Gruta de São Miguel.
Saída Natal: 21 de dezembro. 
*A partir de R$1.438, em até 10 vezes sem juros, por pessoa, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 28 de dezembro.
*A partir de R$ 2.298, em até 10 vezes sem juros, por pessoa, em apartamento duplo.

Caldas Novas - 4 dias
Passagem aérea São Paulo/Caldas Novas/São Paulo, quatro noites de hospedagem no hotel Golden Dolphin Express com café da manhã, traslado entre aeroporto e hotel e city tour em Caldas Novas.
Saída Natal: 21 de dezembro. 
*A partir de R$1.058, em até 10 vezes sem juros, por pessoa, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 28 de dezembro.
*A partir de R$ 1.338, em até 10 vezes sem juros, por pessoa, em apartamento duplo.

Resort em Caldas Novas - 5 dias
Passagem aérea São Paulo/Caldas Novas/São Paulo, quatro noites de hospedagem no Ecologic Ville Resort & Spa, com café da manhã, traslado entre aeroporto e hotel e city tour em Caldas Novas
Saída Natal: 21 de dezembro. 
*A partir de R$1.248, em até 10 vezes sem juros, por pessoa, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 28 de dezembro.
*A partir de R$ 1.468, em até 10 vezes sem juros, por pessoa, em apartamento duplo.
Promoç ão: hospedagem gratuita para uma criança de até 12 anos

Réveillon no Hotel Marina Park - 8 dias
Passagem aérea ida e volta, sete noites de hospedagem no Hotel Marina Park, traslado entre aeroporto e hotel, ingresso para festa de Réveillon e city tour em Fortaleza.
Saída: 25, 27, 28 e 31 de dezembro.
*A partir de R$ 5.898, em até 10 vezes sem juros, por pessoa, em apartamento duplo.

Rio de Janeiro - 5 dias
Passagem aérea de ida e volta, 4 noites de hospedagem com café da manhã, traslado entre aeroporto e hotel.
Saída: 30 de dezembro
*A partir de R$ 1.900, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Maceió - 8 dias
Passagem aérea de ida e volta e sete noites de hospedagem no Hotel Lagoa Mar, com café da manhã.
Saída Natal: 18 de dezembro
*A partir de R$ 1.788, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 31 de dezembro
*A partir de R$ 2.278, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Aracaju - 8 dias
Passagem aérea de ida e volta, sete noites de hospedagem no Hotel Aracaju Praia, com café da manhã.
Saída Natal: 21 de dezembro
*A partir de R$ 1.758, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon:  27 de dezembro
*A partir de R$ 2.148, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Porto de Galinhas - 8 dias
Passagem aérea de ida e volta, sete noites de hospedagem no Armação Porto de Galinhas, com café da manhã, ceia nos dias 24 e 31 de dezembro e traslado entre aeroporto e hotel.
Saída Natal: 18 a 23 de dezembro
*A partir de R$ 2.868, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 25 a 30 de dezembro
*A partir de R$ 4.368, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Costão do Santinho - 5 dias
Passagem aérea de ida e volta, quatro noites de hospedagem no sistema all inclusive no Costão do Santinho e traslado entre aeroporto e hotel.
Saída: 22 de dezembro
*A partir de R$ 2.768, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Iguaçu Resort - 5 dias
Passagem aérea de ida e volta, quatro diárias de hospedagem no Iguaçu Resort, com café da manhã ou meia pensão, traslado aeroporto / hotel / aeroporto, passeio às Cataratas brasileiras (não inclui ingresso) e visita panorâmica à hidrelétrica de Itaipu Binacional (com ingresso). Nos dias 24 e 31 de dezembro, inclui ceia de Natal e/ou Réveillon.
Saída Natal: 21, 22, 23 e 24 de dezembro
*A partir de R$ 2.118, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 29, 30 e 31 de dezembro
*A partir de R$ 3.178, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento d uplo.

Serrano Resort & Spa - Gramado - 8 dias
Passagem aérea de ida e volta (Via Porto Alegre), sete noites de hospedagem no Serrano Resort & Spa com café da manhã ou meia pensão, traslado entre aeroporto e hotel, city tour em Gramado e Canela e um ingresso para o espetáculo Nativitaten. Nos dias 24 e 31 de dezembro o jantar será substituído por uma ceia de Natal e de Réveillon, respectivamente.
Saída Natal: 20 e 21 de dezembro.
*A partir de R$ 6.988, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 27 e 28 de dezembro
*A partir de R$ 7.018, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Florianópolis - 5 dias
Passagem aérea de ida e volta, quatro noites de hospedagem no Al Mare Hotel e traslado entre aeroporto e hotel.
Saída Natal: 22 e 23 de dezembro
*A partir de R$ 1.048, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 29 e 30 de dezembro
*A partir de R$ 2.208, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Camboriú e praias - 5 dias
Passagem aérea de ida e volta, quatro noites de hospedagem no Hotel Barra Sul e traslado entre aeroporto e hotel.
Saída Natal: 20 e 21 de dezembro
*A partir de R$ 1.048, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 30 de dezembro
*A partir de R$ 1.908, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Internacionais

Flórida Reino da Magia - 12 dias
Passagem aérea São Paulo/Miami/São Paulo, traslados rodoviários Miami/Orlando/Miami, 10 noites de hospedagem no Cabana Bay Beach Resort, em Orlando, com café da manhã, traslados e ingressos para os parques Magic Kingdom, Epcot, Disney´s Hollywood Studios, Animal Kingdom, Universal Studios, Islands of Adventure e Sea World; dois tours de compras com duas paradas  (Prime, Florida Mall, Wall Mart e Best Buy); um jantar no Hard Rock Café; transporte para um restaurante brasileiro; guianos parques.
Saída: 29 de dezembro
*A partir de US$4.358, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em acomodação quádrup la.

Flórida Reino da Magia - 12 dias
Passagem aérea São Paulo/Orlando/São Paulo, traslado de chegada e saída em Orlando, 10 noites de hospedagem no Hotel Rosen Centre com café da manhã, traslados e ingressos para os parques Magic Kingdom, Epcot, Disney´s Hollywood Studios, Animal Kingdom, Universal Studios, Islands of Adventure e Sea World, passeios noturnos em CityWalk e Downtown Disney (sem ingressos nas casas noturnas), dois tours de compras com duas paradas (Prime, Florida Mall, Wall Mart e Best Buy), um jantar no Planet Hollywood, transporte para um restaurante brasileiro, acompanhamento de guia CVC dentro dos parques em Orlando.
Saída: 22, 23 e 26 de dezembro
*A partir de US$3.988, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em acomodação quádrupla.

Orlando Reino da Magia - 12 dias
Passagem aérea Viracopos / Orlando / Viracopos, traslado de chegada e saída em Orlando, 10 noites de hospedagem no Hotel Rosen Inn at Pointe com café da manhã, traslados e ingressos para os parques Magic Kingdom, Epcot, Disney´s Hollywood Studios, Animal Kingdom, Universal Studios, Islands of Adventure e Sea World, passeios noturnos em CityWalk e Downtown Disney (sem ingressos nas casas noturnas), dois tours compras com duas paradas (Prime, Florida Mall, Wall Mart e Best Buy), um jantar no Planet Hollywood, transporte para um restaurante brasileiro e acompanhamento de guia CVC dentro dos parques em Orlando.
Saída: 8 de janeiro
*A partir de US$2.418, em até 10 vezes sem juros, por p assageiro, em acomodação quádrupla.

Réveillon em castelos no Canadá - 12 dias
Passagem aérea de ida e volta, sete noites de hospedagem com café da manhã, sendo três no The Fairmont Royal York (Toronto), uma no Hotel Château Frontenac Laurier (Ottawa), uma no The Fairmont Chateau Frontenac (Quebec City), duas no Fairmont The Queen Elizabeth (Montreal), guia falando português ou espanhol, traslado de chegada e saída, city tour em Toronto, em Quebec, em Montreal e em Ottawa, visita às Cataratas do Niágara, ao Mont-Morency Falls, ao Casino de Montreal e à basílica Ste. Anne, passeio panorâmico em Kingston, almoço de boas vindas no Skylon, nas Cataratas do Niágara  e jantar de Réveillon no Chateau Frontenac.
Saída: 27 de dezembro
*A partir de US$3.918, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Natal e Réveillon em Nova York - 8 dias
Passagem aérea ida e volta, cinco noites de hospedagem no hotel The Roosevelt e traslado entre aeroporto e hotel.
Saída Natal: 22 de dezembro
*A partir de US$3.098, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 29 de dezembro
*A partir de US$3.458, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Natal e Réveillon em Aspen - iniciantes - 6 dias
Cinco noites de hospedagem no Stonebrigde Inn, traslado entre aeroporto e hotel, três dias de lift ticket (acesso às montanhas), um dia de aula pra iniciante e três dias de aluguel de equipamentos de esqui.
Saída Natal: 22 de dezembro
*A partir de US$1.858, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 29 de dezembro
*A partir de US$2.428, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Natal e Réveillon em Aspen - iniciados - 8 dias
Sete noites de hospedagem no Stonebrigde Inn, traslado entre aeroporto e hotel, cinco dias de lift ticket (acesso às montanhas), um dia de aula pra iniciante e cinco dias de aluguel de equipamentos de esqui.
Saída Natal: 22 de dezembro
*A partir de US$2.978, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 29 de dezembro
*A partir de US$3.318, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Cancun - 8 dias
Passagem aérea de ida e volta, seis noites de hospedagem no Oasis Palm Beach no sistema "tudo incluído" e traslado entre aeroporto e hotel.
Saída Natal: 22 de dezembro
*A partir de US$2.768, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 30 de dezembro
*A partir de US$2.718, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Punta Cana - 8 dias
Passagem aérea de ida e volta, seis noites de hospedagem no hotel Ifa Villas Bavaro no sistema "tudo incluído" e traslado entre aeroporto e hotel.
Saída: 20 de dezembro
*A partir de US$2.328, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Aruba - 6 dias
Passagem aérea de ida e volta, cinco noites de hospedagem no hotel Brickell Bay com café da manhã e traslado entre aeroporto e hotel.
Saída: 28 de dezembro
*A partir de US$3.398, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Buenos Aires - 5 dias
Passagem aérea de ida e volta, quatro noites de hospedagem no Hotel BA Central com café da manhã e traslado entre aeroporto e hotel.
Saídas: 21, 22, 23 e 24 de dezembro
*A partir de R$ 1.140, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Santiago com passeios - 5 dias
Passagem aérea de ida e volta, quatro noites de hospedagem no Hotel Panamericano Santiago com café da manhã, traslado entre aeroporto e hotel, passeio panorâmico pela cidade e passeio de dia inteiro a Viña del Mar (sem almoço).
Saídas: 21, 22, 23 e 28 de dezembro
*A partir de R$ 2.150, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Segredos de Machu Picchu - 8 dias
Transporte aéreo São Paulo/Lima/Cusco/Lima/São Paulo, traslados entre aeroporto e hotel, passeio pela cidade em Lima, sete noites de hospedagem com café da manhã, sendo três em Lima, no hotel Britania, três em Cusco, no Hotel Augusto´s, e uma em Águas Caliente ou em Machu Picchu , no El Mapi, traslado entre o hotel e a estação de trem, passagem do trem Expedition Cuzco / Águas Calientes / Cuzco com passeio de dia inteiro à Machu Picchu com almoço + acompanhamento de guia brasileiro saindo do Brasil com guias locais em cada cidade.
Saídas: 21 e 28 de dezembro
*A partir de R$ 5.020, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Lagos Andinos - 10 dias
Traslado entre aeroporto e hotel, nove noites de hospedagem com café da manhã, sendo três em Santiago, no hotel Crowne Plaza, duas em Puerto Varas, no Hotel Cabanas del Lago, uma em Peulla, no Hotel Natura Patagonia, e três em Bariloche, no Hotel Nahuel Huapi, um jantar em Peulla, passeios em Santiago, Puerto Varas, Puerto Montte Bariloche, Viña del mar e Valparaiso e  travessia dos Lagos Andinos.
Saída: 20 e 21 de dezembro.
*A partir de R$ 4.420, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Mendoza - 5 dias
Transporte aéreo São Paulo/Mendoza/São Paulo, quatro noites de hospedagem no hotel NH Cordilheira com café da manhã, traslado entre aeroporto e hotel e passeio panorâmico na cidade.
Saída: 21 e 28 de dezembro
*A partir de R$ 2.970, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Brasileiros no Egito com Abu Simbel e Deserto Branco - 11 noites - somente terrestre
Visto de entrada no Egito, todos os traslados, quatro diárias com café da manhã no Cairo; uma diária com pensão completa em Bahareya, uma diária com pensão completa em Daklha, uma diária com pensão completa em Kharga, quatro diárias com pensão completa em cruzeiro, bilhete Aéreo Aswan - Cairo, transporte rodoviário entre Cairo-Bahariya-Daklha-Kharga-Luxor, acompanhamento de guia em português durante todo o percurso e jantar de gala no Réveillon, no Cairo.
Saída: 30 de dezembro
*A partir de US$ 2.318, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Brasileiros na Índia, Nepal e Dubai - 13 noites
Visto de entrada em Dubai, todos os traslados, 13 noites de hospedagem com café da manhã; transporte terrestre entre as cidades de Delhi/Agra /Jaipur/Orchha/Khajuraho; trechos aéreos internos em companhia aérea local em classe econômica entre Khajuraho /Varanasi/Kathmandu/Delhi, ticket de trem em vagão com ar condicionado entre Agra e Jhansi, acompanhamento de guia brasileiro no destino e jantar de gala no Réveillon em Dubai.
Saída: 20 de dezembro
*A partir de US$ 3.868, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Brasileiros em Dubai e Abu Dabhi - 7 noites - somente terrestre
Visto de entrada nos Emirados Árabes, todos os traslados, sete noites de hospedagem com café da manhã, acompanhamento de guia brasileiro no destino e jantar de gala no Réveillon, em Dubai.
Saída: 26 de dezembro
*A partir de US$ 2.408, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Brasileiros na Austrália e Nova Zelândia - 15 noites - somente terrestre
Todos os traslados de chegada e de saída,  15 noites de hospedagem com café da manhã, quatro alm oços (sem bebida), acompanhamento de guia brasileiro no destino e  passeios de acordo com o roteiro dia a dia. No Réveillon, o passageiro estará na cidade de Sydney e ele pode se deslocar até a Opera House para assistir um dos mais famosos shows de fogos de todo o mundo.
Saída: 30 de dezembro
*A partir de US$ 6.998, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Brasileiros na África do Sul - 9 noites - somente terrestre
Todos os traslados de chegada e de saída, nove noites de hospedagem com café da manhã e meia pensão na região do Kruger Park, passeios conforme roteiro dia a dia em ônibus ou van com  ar-condicionado, acompanhamento de guia no destino.  No Natal o  passageiro estará em Johanesburgo e, no Réveillon, em Sun City.
Saída: 24 de dezembro
*A partir de US$ 2.068, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Brasileiros no Japão e Dubai - 10 noites - somente terrestre
Acompanhamento de guia brasileiro no destino; transporte entre aeroporto e hotel, hospedagem com café da manhã, bilhete de trem em categoria econômica de Kyoto a Odawara, um visto de entrada aos Emirados Árabes Unidos, maleteiro nos hotéis, percurso por todo o circuito em ônibus com ar-condicionado e passeios conforme roteiro dia a dia.
Saída: 23 de dezembro
*A partir de US$ 4.488, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Brasileiros na China com Dubai - 13 noites - somente terrestre
13 noites de hospedagem com café da manhã, traslados de chegada e saída, passeios nas cidades de Pequim, Xian, Xangai e Hong Kong, na China, City tours em Dubai e safári no deserto com jantar, acompanhamento de guia brasileiro em todo o circuito, cinco almoços e cinco jantares, trecho aéreo interno Pequim / Xian / Xangai / Hong Kong em classe econômica e passeios conforme roteiro dia a dia.
Saída: 28 de dezembro
*A partir de US$ 5.198, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Brasileiros no Marrocos e Tunísia - 14 noites - somente terrestre
Acompanhamento de guia brasileiro no destino, traslado entre aeroporto e hotel, hospedagem com pensão completa, jantar típico em Tozeur, no restaurante La Khaima, maleteiro nos hotéis, percurso por todo o circuito em ônibus ou van com ar-condicionado, trecho aéreo interno Casablanca/Tunis em classe econômica; passeios conforme roteiro dia a dia.
Saída: 27 de dezembro
*A partir de US$ 3.588, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Paris - 6 noites
Passagem aérea de ida e volta, seis noites de hospedagem no hotel Victor Hugo, próximo ao Arco do Triunfo, traslado entre aeroporto e hotel, passeio panorâmico em Paris, ingresso de um dia para os dois parques da Disney (Disneyland e Walt Disney Studios) e traslado entre o
hotel e o parque.
Saída Natal: 23 de dezembro
*A partir de R$ 7.282, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 29 de dezembro
*A partir de R$ 7.227, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Londres - 6 noites
Passagem aérea de ida e volta, seis noites de hospedagem com café da manhã no hotel Royal National, localizado próximo ao Museu Britânico e traslado entre aeroporto e hotel.
Saída Natal: 21 de dezembro
*A partir de R$ 5.467, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.
Saída Réveillon: 29 de dezembro
*A part ir de R$ 6.594, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Alemanha Romântica - 6 noites - somente terrestre
Seis noites de hospedagem com café da manhã, sendo uma em Frankfurt, uma em Friburgo, uma em Füssen, uma em Garmisch-Partenkirchen e duas em Munique, transporte durante todo o roteiro, traslado de chegada e saída, jantar típico em Munique e entradas nos castelos de Heidelberg, Neuschwanstein e Linderhof.
Saída: 29 de dezembro
*A partir de R$ 4.147, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Itália Arte e Cultural - 8 noites - somente terrestre
Traslados entre aeroporto e hotel, oito noites de hospedagem com café da manhã, sendo duas em Milão, duas em Veneza, duas em Florença e duas em Roma, percurso e m ônibus com ar-condicionado, acompanhamento de guia falando espanhol desde a saída de Milão até o fim do programa, city tour em Veneza, Florença e Roma.
Saída:20 de dezembro
*A partir de R$ 2.772, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

Encantos da Turquia - 9 noites - somente terrestre
Traslados entre aeroporto e hotel, transporte em ônibus com wi-fi e água por todo o circuito, nove noites de hospedagem em hotéis cinco estrelas, sendo duas em Istambul, um em Canakkale, uma em Kusadasi, uma em Pumakkale, duas na Capadocia, uma em Ankara e uma em Istambul, acompanhamento de guia falando em português ou em espanhol, seis jantares em hotéis.
Saída: 26 de dezembro
*A partir de R$ 1.919, em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

O melhor de Portugal e Espanha de carro - 13 noites - somente terrestre
13 noites de hospedagem com café da manhã, sendo uma em Lisboa, duas em Porto, uma em Santiago de Compostela, uma em Zamora, três em Madri, uma em Granada, uma em Servilha, uma em Évora e duas em Lisboa, e 14 diárias de aluguel de carro.
Saída: 15 de dezembro
*A partir de R$ 2.139,50 em até 10 vezes sem juros, por passageiro, em apartamento duplo.

*Valores dos pacotes internacionais serão convertidos para o Real de acordo com o câmbio do dia. Preços e disponibilidade sujeitos à alteração sem aviso prévio.